[CURIOSIDADES] Tudo a ver!

O autor de todo texto, teoria e imagens eh Hue Saturation membro produtor de videos da BMS, e eu Junior_Djjr criei o post… Caso queira postar isso em seu blog/site, coloque créditos!


Curiosidade: Bandeira da Ammu-Nation, Consumismo e Anonymous: tudo a ver!
O GTA: San Andreas é cheio de mistérios e curiosidades bem conhecidas, mas a fachada da
principal loja da Ammu-Nation de Los santos nunca despertou a curiosidade em ninguém (pelo
menos até agora). Repare que no lugar das estrelas da bandeira americana há outros símbolos.
Onde está a curiosidade? Pois bem, compare com a bandeira do movimento Adbusters :


Mas o que é Adbusters?
Adbusters Media Foundation é uma organização sem fins lucrativos, anti-consumista e próambiente
fundada em 1989 por Kalle Lasn e Bill Schmalzem em Vancouver, Canadá. Eles se
autodescrevem como “uma rede global de artistas, ativistas, escritores, estudantes,
educadores e empresários que querem desenvolver um novo movimento ativista social da era
da informação”. É conhecido também como “Anti-publicidade”. Eles fundaram uma revista
livre de propagandas que critica o consumismo, mantida por doadores de várias partes do
mundo. As marcas na bandeira são seus alvos de protesto.
Repare que a história do GTA San Andreas se passa em 1992, três anos após a criação da
Adbusters. Até aqui faz muito sentido.
Os ativistas dessa organização querem chamar a atenção da população mundial para o estrago
que as grandes marcas (McDonald’s, KFC, Pepsi, Coca Cola, Texaco, Nike, Adidas, Microsoft,
Calvin Klein, Marlboro, Camel, Absolut Vodka, Benetton, Etc.) causam ao “idiotizar” as pessoas,
além de destruir a cultura e o meio ambiente. É isso mesmo: Uma guerra contra as grandes
marcas do mundo.
Pra quem ainda não se ligou na importância do Adbusters, o grupo hacker Anonymmous
surgiu por influência dele, em 2003. (O GTA San Andreas foi lançado em outubro de 2004).
Desde então o grupo derrubou sites de grandes empresas como Universal Music (que acusou o
Megaupload de pirataria), a Warner Music e etc. Até o site do FBI foi derrubado pelos
Anonymous em protesto contra SOPA e PIPA…


Bem, saindo da internet e voltando ao assunto inicial, o ataque preferido dos ativistas
adbusters são placas e Outdoors (essa prática é conhecida como “Culture Jamming”):


Agora vejamos algumas Placas e Outdoors do jogo:
Este outdoor da Sprunk é uma piada do refrigerante Sprite da Coca-Cola. Foi destruído após
uma das missões no jogo. Mera coincidência?

Este outdoor da “Biglogs” diz: “começe o dia com energia” e tem uma mão segurando um galo
em forma de pênis. É uma piada da Rockstar para os sucrilhos Kellog´s e sua propaganda de
energia para adolescentes (adolescentes “fapeiros”)

Marca de uma loja de roupas de San Andreas: “Binco: Mais lixo por menos dinheiro”

Não precisa nem falar né…


Tem um vídeo bem interessante no Youtube, um ativista Adbusters em ação numa loja de luxo
da marca “Chanel”:
www.youtube.com/watch?v=cAjbAm61Ixo
Nesse print do vídeo, repare na marca da placa:
Agora veja essa loja na área nobre de Los santos:


Placa da Grotti ironizando a marca Ferrari. O coelho significa sexualidade, luxúria e fertilidade.
Não é á toa que a revista Playboy adota esse símbolo.



Conclusão: São tantas as coincidências que não restam dúvidas: A Rockstar foi influenciada
pelo movimento Adbusters porque:

  1. A bandeira da Ammu-Nation é semelhante à bandeira da Organização Ativista;
  2. A história do jogo se passa em 1992 e é compatível com a existência da Adbuster (de 1989 até hoje);
  3. Há várias paródias de marcas conhecidas em placas e outdoors de San Andreas;

E tem um detalhe interessante: A Rockstar se auto- incluiu na bandeira Adbusters da
Ammu-Nation ao colocar sua estrela nela… O que será que isso significa? Que ela se
tornaria uma empresa mercenária? Ou foi um designer “Adbuster” da empresa que
colocou a estrela da rockstar propositalmente? Quanto a isso só podemos imaginar…


GTA San Andreas também é cultura! Essas informações são de alto nível! No Brasil, esses
movimentos “anticultura” ou “anti-mainstream” não são muito divulgados, o que torna difícil
compreender certas coisas. Nos EUA é bem mais fácil alguém ter notado esses detalhes no
game, apesar de eu nunca ter encontrado nada na internet fazendo a relação. Espero que
tenham gostado e que tenha sido informativo!

Autor: Hue Saturation (BMS


No momento este site está parado (motivos aqui) portanto não estamos mais moderando e aceitando comentários.

Prefira usar o nosso Discord, fórum, Facebook ou Youtube.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments