[CURIOSIDADES] Rastros de desenvolvimento do GTA SA #1

Rockstar Games é muito pouco cuidadosa? ou não imagina que um dia centenas de pessoas se intrometeria em seu GTA SA para ver os lados ocultos dele? ou possivelmente, deixaram tudo para nós olharmos...? não sabemos, mas os rastros de desenvolvimento do GTA SA está em toda a parte dentro do jogo

  • main.sc
  (Atualização: Este script é do GTA 3, por algum motivo está nos arquivos do GTA SA, mas mesmo assim, ele demonstra para nós o metodo de criação dos scripts do GTA III, VC, SA e LCS)
Um arquivo que você pode olhar com seus próprios olhos, ele fica na pasta DATA, e você pode abrir com o bloco de notas, você muito possivelmente não entenderá o conteúdo, mas olhando bem você perceberá que se trata de um script de teste escrito em "gta3script" (linguagem da Rockstar Games usada na criação da Era III do GTA) 
  Este script basicamente cria um player no local 1498.8 -1661.3 12.5 , carrega o local 137.0 -1574.0 11.0, e logo em seguida há uma parte retirada onde demonstra a criação de um carro, carregando o modelo e criando um Cheetah no local -1138.406 -661.471 -100.0, mas na atual versão do arquivo esta parte está ignorada, e o que tem em seguida é a criação de um pedestre de modelo com nome "male01" veja que o nome dele é um nome de testes (homem01), e mesmo assim ele ainda está no jogo com este mesmo nome! ainda no GTA SA, o male01.dff/.txd, aparece dirigindo trem (possivelmente deixaram ele beta pra dirigir trem pra depois criarem um modelo de maquinista e trocarem, mas esqueceram e por fim o modelo beta de testes foi deixado até hoje dentro do jogo lá no trem kkk) ....continuando, o script checa e debuga o angulo do player (pra onde ele está olhando), e é criado um carro que deram o nome de "magic_car", possivelmente pelo o que vem depois... pois o script fica rodando  trocando as cores do carro kkk 88 cores, logo em seguida com mais um comando do joystick, o carro é apagado
  Aqui vemos como foi o inicio de criação do jogo, também uma lista de vários veículos de diferentes funcionamentos para serem criados e testados, os primeiros veículos do inicio de criação do GTA III
  Este é um arquivo super interessante pra nós modders cleo, pois com ele nós sabemos como foi a escrita dos scripts de missões etc do GTA III, VC, SA e LCS, o que hoje a gente faz coisas parecidas

  • playercoords.txt
Uma função interessante que demonstra um pouco da Rockstar Games fazendo testes no GTA SA em sua fase de desenvolvimento (função encontrada por fastman92)
0x005BD7B0 - CPlayer::SetPlayerCoordsFromFile
void __cdecl CPlayer__SetPlayerCoordsFromFile()
Basta você criar um arquivo com nome "playercoords.txt" no diretório do GTA SA contendo alguma coordenada, chamar essa função e o player aparecerá naquele local
Esta função provavelmente (ou obviamente) foi usada nos testes de criação do mapa do jogo, possivelmente bem no inicio da criação

  • handling debug?
6A2F80     ; CAutomobile::DebugCode(void)
Muito possivelmente Rockstar usou isso para editar e testar os handlings dos carros dentro do jogo

  • multiplayer
É Rockstar, vocês nos não engana não, sabemos que GTA SA iria ter multiplayer, e podemos ver isso em sub_508F90, aqui uma parte do script:
v9 = "target_ip";
 v10 = v37;
 v7 = 10;
 v6 = 1;
 do
 {
   if ( !v7 )
     break;
   v6 = *v10++ == *v9++;
   --v7;
 }
Nas palavras de fastman92 (que encontrou isso a anos atrás), ele diz que acredita que o multiplayer existiu no GTA SA, mas aparentemente os desenvolvedores ficaram entediados com a má qualidade e não acharam bom para liberar isso para o publico, aparentemente o multiplayer foi usado rede LAN

ATUALIZADO:
Agradecimentos ao Douglas Biazus por me lembrar disso
No seu próprio GTA SA, abrindo o arquivo "models\txd\ld_chat.txd" você irá dar de cara com os botões do que poderia ser o Multiplayer do GTA SA


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Um autodidata polímata. Amante de computação, música, desenvolvimentos e ciências em geral. Ibitinga - SP

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50 Comentários


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50 comentários:
João Candeias

Foda Junior tu é o cara!

Gtasbrasil leonardo

muito foda cara o junior e de mais ele sabe de tudo cara queria ser o junior djjr

Gtasbrasil leonardo

cara faz mais coisas sobre o multiplayer do gta sa vlw

vinnyVTL

nossa gostei da parte que falou que a grove street foi o começo do game mais já era de se esperar é a parte mais bem feita do game

Junior_Djjr

nao sei :c achei isso meio q sem querer na GTA Forums
se tiver mais coisa sobre, acho q LINK/2012 sabe, ele eh mais ligado nessas coisas doq eu

Junior_Djjr

acho q algum dia eu faço um post mostrando "provas" deq foi lah q começou o inicio da criação do mapa
dah pra ver claramente q o jogo começou a ser criado na grove st e foi indo pro norte, há texturas quase em HD naquele local, tanto q lah eh o local mais pesado do jogo, quase dah lag no ps2 @_@

Mateus Lima

É fácil tu ser ele apenas copie o nome dele "junior_djjr"(como já fizeram)e taaraaaammmm!você já ficou foda k²¹ :D

Ricky Cahems

cara eu sempre quis saber onde que encontrava o tal do male01 pois nunca vi ele nas ruas de nenhuma cidade kkkk agora sei onde ele esta xD

Douglas Biazus

na pasta models/txd tem um arquivo chamado "LD_CHAT.txd", nele há alguns emoticons e botões, se abrir com o TXD Workshop, há também mais coisas nesta pasta se quiser dar uma olhada.

Junior_Djjr

ah pqp vlw por lembrar vei, eu tinha visto a um tempao atras @__@ nem lembrava mais desse arquivo

ABK's

o junior voce poderia fazer um mod cleo para poder entrar em aviões como andromada ou aquele outro avião sem precisar de escada talz.. igual o samp

Erickt

Pode até ser uma das primeiras criadas, mas uma das ultimas a serem finalizadas. Vai em data\maps\LA e organiza pro "Data de Modificação", veja que o LAe2 (Grove St.) foi um dos últimos a serem inseridos.

vinnyVTL

intão eu acho que fizeram ela primeiro depois colocaram até porqué é a arte que eu mais gosto do game :3

Junior_Djjr

Erickt, sua logica nao tem sentido algum, GTA SA foi criado pra pc e lançado pra ps2? nao, inverso, em 2004 q foi lançado o jogo, oq a gente tem eh a versão pra pc, lançada em 2005... nao tem nada a ver data de arquivo com data de termino de criação das coisas

Junior_Djjr

çefode

Mateus Lima

k².k² @___@

ponto gamer

encontrei alguns veiculos do gta sa que não foram adicionados ou foram deletados, da uma olhada para min pf!
codigo de um "test-car" de nome stinger no arquivo data/main.cs
AND initial_car_selected = 0
counter_create_car = 92 //CAR_STINGER
initial_car_selected = 1
initial_create_car = 1
ENDIF

achado partes de um codigo de um barco de nome cupboat, segundo pesquisa seria barco de competições na tradução livre achado nos arquivos data/handling.cfg
% CUPBOAT 0.50 0.6 0.9 9.0 0.80 -1.0 4.0 0.92 0.998 0.998 0.87 0.96 0.97 4.0

CUPBOAT 3000.0 40000.0 1.0 0.0 0.0 0.0 35 2.00 15.0 0.50 5 190.0 3.0 5.0 R P 0.02 0.00 0 24.0 0.75 4.0 0.0 0.10 0.3 1.5 0.0 0.2 0.45 48000 8000400 0 0 1 0

ainda na data/handling.cfg encontrei um codigo de fisica de um veiculo ainda misterioso chamado moped
! MOPED 0.35 0.25 0.25 0.01 35.0 25.0 0.90 0.75 0.8 0.1 35.0 -45.0 -0.010 0.02 0.01

parece que no handling tem coisa viu! achei uma moto! chopperb é o nome tem um codigo bem parecido com a da faggio
! CHOPPERB 0.35 0.50 0.30 0.09 40.0 30.0 0.92 0.60 1.0 0.1 45.0 -35.0 -0.007 0.6 0.5

ainda na handling achei um tal rio seria um carro como qualquer outro mais foi deletado sem motivo
! CHOPPERB 0.35 0.50 0.30 0.09 40.0 30.0 0.92 0.60 1.0 0.1 45.0 -35.0 -0.007 0.6 0.5

tinha aviões que pousava na agua chamado de seaplane tem na handling
SEAPLANE 5000.0 27083.3 12.0 0.0 0.0 0.0 9 0.83 45.0 0.5 1 200.0 1.7 5.0 4 P 0.01 0.05 0 24.0 1.5 0.75 0.0 0.10 0.0 2.0 0.0 1.0 0.05 10000 04000400 00000000 0 1 0

maverick da costa? eu acho que é um helicoptero tipo da policia so que dos bombeiros ou dos salva-vidas o nome é coastmav achei na handling
COASTMAV 3500.0 8458.3 0.2 0.0 0.0 -0.1 75 0.65 0.9 0.5 1 200.0 16.0 5.0 4 P 5.0 0.45 0 30.0 2.0 0.1 0.0 0.50 -0.20 0.5 0.0 0.30 0.65 50000 02004000 00400000 0 1 0

mais um, no handling tem um veiculo(eu acho que é uma escada motorizada) chamada de stairs
STAIRS 1000.0 8500.0 5.0 0.0 0.4 -0.2 70 1.00 0.85 0.5 3 160.0 31.0 120.0 R E 3.4 0.50 0 30.0 2.0 0.09 0.0 0.25 -0.10 0.5 0.0 0.26 0.50 9000 00003100 00000004 1 1 0

roller é o nome de mais um veiculo, que me parece ser um tipo de veiculo militar achei la no handling
ROLLER 1000.0 1354.2 4.0 0.0 0.0 -0.1 70 0.55 0.85 0.5 3 160.0 20.0 80.0 4 E 3.5 0.50 0 30.0 1.0 0.09 0.0 0.28 -0.13 0.5 0.0 0.26 0.50 9000 00001100 00008804 1 1 0

achei um veiculo com um nome muito parecido com policia ranger o nome é polranger ta no handling
POLRANGER 5000.0 9700.0 3.0 0.0 -0.2 -0.2 85 0.65 0.85 0.5 5 160.0 64.5 250.0 4 D 5.0 0.60 0 30.0 0.8 0.06 1.0 0.30 -0.27 0.5 0.21 0.27 0.23 25000 00394020 00308800 0 1 0

por enquanto so achei isso, da uma olhada, veja se vale apena, quem sabe vcs ate fazem um mod que adiciona tudo isso que foi deletado, talvez na gta3.img tem alguma coisa relacionada a essas que eu disse, então obrigado pelo apoio!

Junior_Djjr

cara, vc jah jogou GTA SA?
-----------
CAR_STINGER = carro do GTA III
CUPBOAT = Jetmax
MOPPED = Faggio
CHOPPERB = Bike
SEAPLANE = Skimmer
COASTMAV = vcnmav (Heli de noticias)
STAIRS = tugstair (escada do aeroporto)
ROLLER = patins, isso sim foi subst, iria ter patins, mas mudou pra animações nos pedestres
POLRANGER = Police Rancher

------------
Serio cara...... vai jogar GTA SA antes, parece q vc nunca jogou GTA SA, nao conhece os veiculos etc
PQP

Gtasbrasil leonardo

junior djjr porque no models/txd tem aguns coisas de gta vice city a te das pimeiras misoes tem la

Gtasbrasil leonardo

cara n faz eu me mata de ri kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk po kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk mais mesmo se eu fizer isso n vo ficar parecido com ele kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Gtasbrasil leonardo

a e junior djjr tanbem tem as loaderscruims betas do gta na pazta models/txd

Junior_Djjr

pq o GTA SA foi feito por base do GTA VC (jah dava pra se imaginar claro, pois veio logo em seguida .-.) assim como o GTA VC foi feito por base do GTA III tbm (claro, GTA IV nao foi feito por base do LCS kk dae jah eh outra historia .-. outra Era)

Douglas Biazus

Um dia no jogo estava naquela casa do palomino's creek's e com o mod do QVHS do LINK/2012 eu digitei MAVERICK dentro da casa para spawnar o helicóptero, eu caí numa ilha misteriosa com apartamentos azuís betas prints: https://www.dropbox.com/s/5e64mfxal6lbrq2/Cidade%20fantasma%2C%20com%20a%20vers%C3%A3o%20beta%20dos%20apartamentos%20azuis.png

https://www.dropbox.com/s/qjpfvhwe0cmxlfp/Olhe%20a%20placa%20da%20cidade%20fantasma.png

https://www.dropbox.com/s/wiu2bxzaijotecu/Imagina%20fazer%20uns%20stunts%20na%20cidade%20fantasma.png



Gtasbrasil leonardo

o os nomes dos coisas betas coisas do gta vc t etc que achei gta vc intro1/intro2/intro3/intro4/outro/splash1/splash2/splash3 agora acho que isso aqui e do gta online o ld_beat/ld_bum/ld_chat agora coridas originais com fotos do mapa beta ld_race agora loaderscrim beta load0uk loaderscrim beta 2 loader beta loadsc9/loadsc12loadsc13 e o loadsc14 e o beta do bs provavelmente ele usaria essa ropa no betaISSO FOI TUDO QUE ACHEI VLW

Gtasbrasil leonardo

pelas fotos como vc bugo dentro da casa vc cail dentro do propio mapa de san andreas bugado isso ja aconteceu comigo mais n e uma ilha e o propi mapa de san andreas kkkk

Gtasbrasil leonardo

eu n sabia diso junior vlw

Kevin 3D

Como que deixa o carro trocando de cor ... ?

Mateus Lima

kkkkkk pior que isso é verdade é só ver no marcador "DENUNCIAS DE COPIADORES" é cada um hein!!!

Nadozz9

esse male01 é tipo um cobaia, esse pedestre era meio que bugado, dps de conquistar todas os territorios de gangues, se um carro de uma outra gangue com 2 desses male01, os carinhas da grove atiravam neles, tipo como que fossem de uma gangue inimiga (uma coisa ai pra ser explicada kkkk) fora que ele aparecia de vez em quando em carros de serviços, não sei se vão entender Exemplo: ele era o primeiro a aparecer em um taxi, ai dps de um tempo vem os skins de taxistas normal, e eu acho que o skin modelado pra ser o maquinista era o bmosec

Gtasbrasil leonardo

kkkkkkk

UltraGameplays eTutoriais

Esse Deaddodo é um NPC do GTA 3 e GTA Vice City pelo que eu vi parece que na beta o stinger , deaddodo , airtrain, e outros carros de vice city iriam para o gta san andreas como o taxi bem o rc cam parece ser beta e o rc baron, rc tiger , e rc

Diego Ribeiro

MDS cara, isso é o Black Hell, e essas partes do mapa são de Cutscenes, devem ser daquela missão de o CJ Salvar aquela VACA da Denise.

Dimitri_Rascalov

ainda bem que atualizarão com o arquivo ld_chat.txd , dando ao post algo mais ''solido''

Srta. Martinelli

Junior, você é muito inteligente para lógica de programação, música e certamente em muitas outras coisas (talvez com exceção de Língua Portuguesa). Mas alguém já te falou que você às vezes aparenta ser extremamente arrogante e mal-educado? Não estou te julgando, é só a impressão que você dá em alguns comentários. Espero que eu esteja errada e seja apenas uma impressão.

Parceria Mundo Fake

Ae, mixmods, será que é possível de vocês fazerem uma jaqueta no estilo da que o Aiden Pearce usa no Watch Dogs?

Douglas Biazus

:)

Douglas Biazus

Em um servidor que eu jogava de SA-MP tinha essa função, e sim fãs de MTA:SA, eu sei que MTA tem mais funções.

Douglas Biazus

Eu sei que é o BLACK HELL, só não sabia que era das cutscene, faz muito tempo que zerei o jogo.

Douglas Biazus

GTA BRASIL LEONARDO, O LD_BEAT.txd é para aqueles desafios de lowridder e danças do jogo, tem alguns arquivos nesse txd do ps2 sim e os últimos parecem ser rascunhos de ícones de armas.O LD_BUM realmente é esquisito, talvez de algum minigame seilá, não faz sentido ter imagens de um homem reclamando de dor e pegando o sabonete, porém a mão está meio escura, podem ser a mão do CJ, ou rascunhos de algo da versão de celular do jogo.

Gtasbrasil leonardo

A MIXMODS BOTARO ERADO A LI EM CIMA TA ASIM GOSTO ? NAIS EM BREVE E MAIS EM BREVE NÃO NAIS NÃO FIQUEM BRABO POR TE CORIGIDO E SO PARA VCS N PASAREM VERGONHA FALO FUI

Amilton

MEU DEUS, OQ VC TA TENTANDO CORRIGIR?
BOTARO
ERADO
A LI
ASIM
TE
CORIGIDO
PASAREM

PASSAR VERGONHA COM UM ERRO DE DIGITAÇAO? AH PARA. PARA DE GAZEAR AULA DE PORTUGUES POR FAVOR

Erickt

éé pods crê!!

Dickson Carvalho

Junior_Djjr, o melhor postador/modder da mixmods, vocÊ poderia arrumar a categoria/tópico ''texturas'', so tem uma coisa lá(rosa project) porq as texturas do gta iv/ gta v entre outras nao estao la? Aguardo a resposta...

Dickson Carvalho

Concordo.

DOUGLAS.BIAZUS

Outra coisa que esqueci de lembrar, na pasta data, há um arquivo chamado "weapon.dat" e nele há a seguinte linha destacada:
http://i.imgur.com/n3b9IET.jpg
GTA San Andreas teria skates?
Há até mods que ativam isso, mas são bugados.

DOUGLAS.BIAZUS

Esqueci também de falar, que o mapa da área 51, aquela da sala que tem um mapa 3D com relevo e um radar, ele é diferente do mapa do menu:
http://i.imgur.com/C8atHb8.png

Junior_Djjr

oq há de diferente? nao vi nada @_@

Junior_Djjr

soh agr vc viu isso? kk

e nenhum mod ativa isso nao, nao existe script de fisicas de skate nem nada dentro do gta_sa.exe, os caras recriaram msm...

o skate do gta sa foi substituido pelas pessoas de patins, tanto q continuou com arquivos .ifp entre vários .dat com nome skate dentro mas sendo direcionado aos peds de patins

DOUGLAS.BIAZUS

As cores e as bordas do mapa são maiores.

Junior_Djjr

KKKKKKKKKKKKKKK
a cor do mapa tah mais apagada numa textura, entao ele eh diferente?
eh o msm mapa cara