[CURIOSIDADES] Rastros de desenvolvimento do GTA SA #1

Rockstar Games é muito pouco cuidadosa? ou não imagina que um dia centenas de pessoas se intrometeria em seu GTA SA para ver os lados ocultos dele? ou possivelmente, deixaram tudo para nós olharmos…? não sabemos, mas os rastros de desenvolvimento do GTA SA está em toda a parte dentro do jogo

  • main.sc
  (Atualização: Este script é do GTA 3, por algum motivo está nos arquivos do GTA SA, mas mesmo assim, ele demonstra para nós o metodo de criação dos scripts do GTA III, VC, SA e LCS)
Um arquivo que você pode olhar com seus próprios olhos, ele fica na pasta DATA, e você pode abrir com o bloco de notas, você muito possivelmente não entenderá o conteúdo, mas olhando bem você perceberá que se trata de um script de teste escrito em “gta3script” (linguagem da Rockstar Games usada na criação da Era III do GTA) 
  Este script basicamente cria um player no local 1498.8 -1661.3 12.5 , carrega o local 137.0 -1574.0 11.0, e logo em seguida há uma parte retirada onde demonstra a criação de um carro, carregando o modelo e criando um Cheetah no local -1138.406 -661.471 -100.0, mas na atual versão do arquivo esta parte está ignorada, e o que tem em seguida é a criação de um pedestre de modelo com nome “male01” veja que o nome dele é um nome de testes (homem01), e mesmo assim ele ainda está no jogo com este mesmo nome! ainda no GTA SA, o male01.dff/.txd, aparece dirigindo trem (possivelmente deixaram ele beta pra dirigir trem pra depois criarem um modelo de maquinista e trocarem, mas esqueceram e por fim o modelo beta de testes foi deixado até hoje dentro do jogo lá no trem kkk) ….continuando, o script checa e debuga o angulo do player (pra onde ele está olhando), e é criado um carro que deram o nome de “magic_car”, possivelmente pelo o que vem depois… pois o script fica rodando  trocando as cores do carro kkk 88 cores, logo em seguida com mais um comando do joystick, o carro é apagado
  Aqui vemos como foi o inicio de criação do jogo, também uma lista de vários veículos de diferentes funcionamentos para serem criados e testados, os primeiros veículos do inicio de criação do GTA III
  Este é um arquivo super interessante pra nós modders cleo, pois com ele nós sabemos como foi a escrita dos scripts de missões etc do GTA III, VC, SA e LCS, o que hoje a gente faz coisas parecidas

  • playercoords.txt
Uma função interessante que demonstra um pouco da Rockstar Games fazendo testes no GTA SA em sua fase de desenvolvimento (função encontrada por fastman92)
0x005BD7B0 – CPlayer::SetPlayerCoordsFromFile
void __cdecl CPlayer__SetPlayerCoordsFromFile()
Basta você criar um arquivo com nome “playercoords.txt” no diretório do GTA SA contendo alguma coordenada, chamar essa função e o player aparecerá naquele local
Esta função provavelmente (ou obviamente) foi usada nos testes de criação do mapa do jogo, possivelmente bem no inicio da criação

  • handling debug?
6A2F80     ; CAutomobile::DebugCode(void)
Muito possivelmente Rockstar usou isso para editar e testar os handlings dos carros dentro do jogo

  • multiplayer
É Rockstar, vocês nos não engana não, sabemos que GTA SA iria ter multiplayer, e podemos ver isso em CBugstarInterface::ParseParameterLine, aqui uma parte do código:
02b-2bcopia-5468426
Nas palavras de fastman92 (que encontrou isso a anos atrás), ele diz que acredita que o multiplayer existiu no GTA SA, mas aparentemente os desenvolvedores ficaram entediados com a má qualidade e não acharam bom para liberar isso para o publico, aparentemente o multiplayer foi usado rede LAN

ATUALIZADO:
img0289a-9787606
No seu próprio GTA SA, abrindo o arquivo “modelstxdld_chat.txd” você irá dar de cara com os botões do que poderia ser o Multiplayer do GTA SA


Gostou? mais em breve…


No momento este site está parado (motivos aqui) portanto não estamos mais moderando e aceitando comentários.

Prefira usar o nosso Discord, fórum, Facebook ou Youtube.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments