Algumas curiosidades de Grand Theft Auto

ERRATA (corrigida a informação sobre 9/11)
(agradecimentos ao LINK/2012 pela correção)

Conheça algumas curiosidades pouco conhecidas sobre a série que emocionou (e ainda emociona) todos que acompanham o blog. Neste post não vamos abordar apenas sobre GTA:SA, mas sim sobre toda a série, desde os primórdios. Confira um pouco:

Bug
Acredito que essa vários sabem, porém, um bug em Race 'n' Chase originou a série GTA. O jogo era basicamente polícia-ladrão, podendo escolher um dos personagens. O "pequeno" bug fazia com que os policiais buscassem explodir seu carro ao invés de tentarem de prender. O conceito do jogo acabou sendo exatamente isso até hoje.

Proibido
Apesar do primeiro jogo ter uma violência óbvia como troca de tiros, sangue, a possibilidade de atropelar pedestres, entre outros, apenas o segundo jogo foi proibido para menores de 18 anos em alguns países, sendo bem mais violento que o primeiro.

O mais vendido
GTA San Andreas é o jogo mais vendido da história do PS2. GTA Vice City segue de perto, sendo o quarto jogo mais vendido da história do PS2.
GTA:VC chegou após GTA III (que foi o primeiro da série com o cenário em 3D) e é considerado um dos melhores jogos da série (por muitos até o melhor). O jogo recebeu forte influência de O Poderoso Chefão, Scarface e Goodfellas como explicado NESTE post.

Mercenários, só que não
A R* é inacreditável, essa nem eu sabia.
Simplesmente pagaram para o jogo ter reviews negativas em revistas de jogos ou em sites, dando a atmosfera que GTA era um "jogo proibido". E deu certo, basta ver o sucesso que GTA faz até hoje (principalmente entre os menores de idade).

Record
GTA III foi zerado pelo usuário do YouTube MSuraev em 1h e 11min, sendo o record até agora
Os vídeos foram feitos no começo de 2013

Confira os vídeos:


9/11
Essa também acho que a maioria, sabe, porém...
Após o atentado terrorista ao WTC, a Rockstar teve que fazer alguma mudanças para o jogo não lembrar o ataque ou ter jogadores simulando o ataque
Entre as mudanças estiveram a retirada de uma missão, mudança no carro da polícia para não fazer alusão a Nova Iorque e até mesmo a retirada do personagem Darkel, que seria um revolucionário dedicado a destruir a economia da cidade. Uma das missões dadas por ele envolvia o roubo de uma van de sorvete para explodir pedestres. A voz dele chegou a ser gravada e seu nome conta nos créditos do manual.

ERRATA: na verdade o Darkel não tem nada a ver com o 9/11
A única coisa removida foi a missão citada que tinha a ver com terroristas e poucos detalhes, como pintura de carros ou alguns comentários feitos por pedestres
Darkel, na verdade, foi removido por suas missões serem ruins mesmo (e bem antes do ocorrido terrorista)

Mais proibido
GTA III foi proibido na Austrália por conter violência sexual, já que, após ter ato sexual com uma prostituta no jogo, você poderia matar ela e pegar seu dinheiro (quem nunca?)

Inspiração
Durante as entrevistas que comemoravam o 10º aniversário do lançamento de Grand Theft Auto III, o produtor da série Street Fighter, Yoshinori Ono, disse: "Não seria exagero dizer que Grand Theft Auto III mudou a indústria, e podemos basicamente separar o tempo antes e depois de sua existência como eras distintas". No mesmo artigos, o diretor de estúdios, Todd Howard, disse: "A marca de um jogo verdadeiramente grande é quantas pessoas tentam recapturar ou imitá-lo e falham. Há uma longa fila atrás de um presente."

Fontes:
Legião dos Heróis
TechTudo
E-glu Ponto Frio
Wikipedia
Rockstar Games

Só posto mesmo. Desisti da carreira de modder. Amante de punk, filmes e ciência. Não sei o que eu quero, mas sei como conseguir. Eu quero destruir transeuntes.

Veja também

Próximo
« Anterior
Anterior
Próximo »
Nota: Envie sugestões de postagens neste link. Caso problemas, use a Lista de Crash.
20 Comentários


Foi removido os comentários pelo sistema do blogger. Por favor, use o Disqus.


20 comentários:
Danilyn93
Este comentário foi removido pelo autor.
Junior_Djjr

viro varzea? q

Killer_xD

WAT???

kelwen lucas grilo

O cara zero gta III em 1:11:57???????!!!!!!!!, eu vo tentar superar, vai ser dificílimo, mas quem sabe.....

Thug Life DOGE

Fatos interessantes.

Anderson Cardoso

Lol... Morreria sem sabr!! Eu gosto da serie gta e sempre( quando da ou me lembro ) procuro curiosidades sobre o gta sa ( vc, 3, 4, etc...) #ah desculpa meus erros d portugues!!

K9 Games

isso da um belo de um documentário, ótimo post.

mksDan

Quando eu atropelo um pedestre, ou quando eu pego uma NRG e fico correndo por ai, ai q emoçaun

anderson bitencourt

Funkeiros não sabem o que falam

Bruno Henrick

Cara na boa se mata .-.

Nathan de Oliveira Souza

Qual é o opcode pra um veículo seguir o player?

Junior_Djjr

há vários como 07F8:
http://gtag.gtagaming.com/opcode-database/opcode/07F8/
q no caso, eh um carro seguir o outro, dae bota algum carro seguir o carro do player

há tbm outros entre 05F1: e 05F4:

kelwen lucas grilo

Mais info pra mim tbm :)

Elton Ferreira

Vocês já viram o título do tópico incorreto não é ? (Só pra avisar.)

Amilton

wat

Elton Ferreira

O Título tá: ERRATA wat

Junior_Djjr

nao tem nenhuma "errata" no título dessa postagem wtf


mas se vc nao sabe:

"Errata são correções feitas em materiais escritos, como livros, manuais ou obras científicas. É um termo oriundo do latim.

A inclusão de uma erratas em determinada obra, se faz necessária quando o autor da obra admite oficialmente que houve um erro, e que não foi modificado durante as correções.

As erratas são bastante comuns, e são geralmente impressas nas últimas páginas ou em uma folha separada da obra que contêm o erro. A errata acontece quando o autor do livro não viu o erro a tempo, e teve que publicar então a errata, que é sinalizar a forma que deveria ter sido escrita."

Elton Ferreira

Ah, tá valeu.

Jhonatan Paiva

rapaz tu terminou o ensino médio? ....

Renato Russo

Serio GTA III e Vc Foram e Sao Uns Jogasos ainda jgo GTA III agora mesmo 10/10/2015 tava jogando GTA III