Algumas curiosidades de Grand Theft Auto

 
 
ERRATA (corrigida a informação sobre 9/11)
(agradecimentos ao LINK/2012 pela correção)

Conheça algumas curiosidades pouco conhecidas sobre a série que emocionou (e ainda emociona) todos que acompanham o blog. Neste post não vamos abordar apenas sobre GTA:SA, mas sim sobre toda a série, desde os primórdios. Confira um pouco:

Bug
Acredito que essa vários sabem, porém, um bug em Race ‘n’ Chase originou a série GTA. O jogo era basicamente polícia-ladrão, podendo escolher um dos personagens. O “pequeno” bug fazia com que os policiais buscassem explodir seu carro ao invés de tentarem de prender. O conceito do jogo acabou sendo exatamente isso até hoje.
screenshot_1-8454940

Proibido
Apesar do primeiro jogo ter uma violência óbvia como troca de tiros, sangue, a possibilidade de atropelar pedestres, entre outros, apenas o segundo jogo foi proibido para menores de 18 anos em alguns países, sendo bem mais violento que o primeiro.
gta_2-6681783

O mais vendido
GTA San Andreas é o jogo mais vendido da história do PS2. GTA Vice City segue de perto, sendo o quarto jogo mais vendido da história do PS2.
GTA:VC chegou após GTA III (que foi o primeiro da série com o cenário em 3D) e é considerado um dos melhores jogos da série (por muitos até o melhor). O jogo recebeu forte influência de O Poderoso Chefão, Scarface e Goodfellas como explicado NESTE post.
ign-presents-the-history-of-grand-theft-auto-20080328043536857-9471805

Mercenários, só que não
A R* é inacreditável, essa nem eu sabia.
Simplesmente pagaram para o jogo ter reviews negativas em revistas de jogos ou em sites, dando a atmosfera que GTA era um “jogo proibido”. E deu certo, basta ver o sucesso que GTA faz até hoje (principalmente entre os menores de idade).
sem2btc3adtulo-7497235

Record
GTA III foi zerado pelo usuário do YouTube MSuraev em 1h e 11min, sendo o record até agora
Os vídeos foram feitos no começo de 2013

Confira os vídeos:


9/11
Essa também acho que a maioria, sabe, porém…
Após o atentado terrorista ao WTC, a Rockstar teve que fazer alguma mudanças para o jogo não lembrar o ataque ou ter jogadores simulando o ataque
Entre as mudanças estiveram a retirada de uma missão, mudança no carro da polícia para não fazer alusão a Nova Iorque e até mesmo a retirada do personagem Darkel, que seria um revolucionário dedicado a destruir a economia da cidade. Uma das missões dadas por ele envolvia o roubo de uma van de sorvete para explodir pedestres. A voz dele chegou a ser gravada e seu nome conta nos créditos do manual.
gtaiii_lcpd_copcar_change-2335720
 
ERRATA: na verdade o Darkel não tem nada a ver com o 9/11
A única coisa removida foi a missão citada que tinha a ver com terroristas e poucos detalhes, como pintura de carros ou alguns comentários feitos por pedestres
Darkel, na verdade, foi removido por suas missões serem ruins mesmo (e bem antes do ocorrido terrorista)
 
Mais proibido
GTA III foi proibido na Austrália por conter violência sexual, já que, após ter ato sexual com uma prostituta no jogo, você poderia matar ela e pegar seu dinheiro (quem nunca?)
 
Inspiração
Durante as entrevistas que comemoravam o 10º aniversário do lançamento de Grand Theft Auto III, o produtor da série Street Fighter, Yoshinori Ono, disse: “Não seria exagero dizer que Grand Theft Auto III mudou a indústria, e podemos basicamente separar o tempo antes e depois de sua existência como eras distintas”. No mesmo artigos, o diretor de estúdios, Todd Howard, disse: “A marca de um jogo verdadeiramente grande é quantas pessoas tentam recapturar ou imitá-lo e falham. Há uma longa fila atrás de um presente.”
 
Fontes:
Legião dos Heróis
TechTudo
E-glu Ponto Frio
Wikipedia
Rockstar Games


No momento este site está parado (motivos aqui) portanto não estamos mais moderando e aceitando comentários.

Prefira usar o nosso Discord, fórum, Facebook ou Youtube.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments