[CURIOSIDADES] Rastros de desenvolvimento do GTA SA #2


1 – Help me, Obbe!
jpg3-4553004
“tell Obbe it happened again”
“diga ao Obbe que isso aconteceu de novo” ou “diga, Obbe, isso aconteceu de novo”

São as palavras de um programador confuso pedindo ajuda ao Obbe Vermeij, diretor da Rockstar North.

Este código acima é um pseudo-code (uma “simulação” do código real) dentro do .exe do GTA SA.
Isso está no fim de uma função que checa a distância e pega o local para criar um carro na rua. Aparentemente este programador estava com problemas no código e colocou essa mensagem, que no caso, ao dar o problema, iria aparecer na tela do jogo o aviso seguido de alguns números decimais (no lugar dos %d) com informações da situação.



2 – Just a little test…
jpg3-4613210
Só um “pequeno teste” no meio dos códigos das marcas de pneu no chão.



3 – Tuning in chassis?
Todos já devem saber que no GTA SA iria ter tuning em motos, muito possivelmente em Las Venturas, dentro do arquivo carmods.dat, no fim dele tem até as linhas de configurações das peças tuning para as motos onde inclui 3 escapamentos, 2 peças de decoração e 2 nitros.

Bem, mas teve outra coisa que encontrei que me deixou confuso…

jpg3-8273543

Na print acima, na parte debaixo pode se ver os nomes das peças tuning normais, como no caso “spl_” é o spoiler (aerofólio)(todos os arquivos .dff de spoilers começam com “spl_” etc etc. O que chama atenção é que há um “chss_” (chassi), e no jogo não há nenhuma peça de chassis tanto para carros quanto para motos, nem nos arquivos e nem no carmods.dat.
GTA SA iria ter também como trocar alguma coisa do chassi dos carros ou motos? Até chassi iria ser tunavel e foi retirado?


Atualização:
4 – zombtest1.txd
Um arquivo .txd com nome “zombtest” (que nome, estranho…) encontra-se dentro do gta3.img e aparentemente não é usado, pelo visto, foi usado só para testes.
jpg3-4474105
Diferente de todas as outras texturas do GTA SA, estas são de alta-definição, têm 1024px, e ainda por cima numa das texturas mostra uma empresa REAL de trabalhos com aço, Bo’Ness, uma empresa do Reino Unido, diferente de todas as texturas do GTA onde são empresas fictícias.


5 – Palmeira do mobile?
Quando o GTA SA pra mobile saiu, várias pessoas correram atrás de pegar as texturas dele para colocar no GTA SA pra PC, mas um fato engraçado é que a maioria das texturas do mobile, sempre esteve dentro dos arquivos do GTA SA, a War Drum Studio simplesmente remisturou as texturas.
jpg2-5679386
Dentro do gta3.img tem o arquivo fosterflowers.txd, onde tem, sim, a palmeira do mobile… (em maior definição)(aparentemente não usada pelo jogo)
A palmeira original do GTA SA tem 128px de resolução, a do mobile é 512px, mas é porque foi esticada (para diminuir o alpha serrilhado), na verdade a textura do mobile foi pega dai, do fosterflowers.txd, um arquivo que está e sempre esteve dentro do seu GTA SA.
Mas bem, não importa mais, hoje já temos ela até em 1024px


Quando eu encontrar mais coisas eu publico.


No momento este site está parado (motivos aqui) portanto não estamos mais moderando e aceitando comentários.

Prefira usar o nosso Discord, fórum, Facebook ou Youtube.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments