Palestra sobre desempenho

Ontem hoje (quando comecei a digitar esse post era ontem) foi postado um vídeo zoando um vídeo sobre “tirar o lag” do GTA SA.
Já que zoar sem argumentar/corrigir/ensinar é um tanto infantil, eis aqui uns “ensinamentos” para as pessoas entenderem como um PC age no GTA SA para você aprender a evitar lags ou o mapa sumindo (duas coisas totalmente diferente da outra, você verá aqui).


É como uma “palestra” mesmo, meio que uma aula bem completa e simples (para mesmo leigos entenderem) onde você aprenderá muito sobre como funciona um PC, se beneficiando melhor nos jogos e principalmente GTA SA.



(Abra o post para ler)




Frame = Uma renderização do jogo, basicamente é uma “imagem” renderizada no seu monitor.
FPS = Frames por segundo, número de frames que são renderizados a cada segundo.
Lag = Baixa taxa de FPS, onde faz o jogo ficar dando pequenas travas e lento.




Como um PC funciona:


RAM = Memória

O que faz: Onde armazena dados rapidos.

Sobre: A “Random Access Memory” (memória de acesso aleatório) tem pouca influência na performance de um jogo, geralmente memórias maiores há também mais Hz e melhores tecnologias, mas número em si muda pouca coisa em jogos leves como GTA SA… você tendo 2 GB já está ótimo para jogar GTA com muitos mods sem lag, com 4 GB você não terá problema algum mesmo lotando de mods HD.

O problema é que o GTA SA original tem limite de somente 128 MB de uso de RAM, assim vários mods aumentam esse limite, os melhores atualmente são: MixSets (onde digita quantos MB você quer) e Open Limit Adjuster (onde digita quantos % você quer). O jogo original roda normalmente em 128 MB, qualquer mod de maior definição (como carro, texturas etc) será necessário aumentar o uso de memória RAM do PC, no mínimo um pouco, acredite ou não, 256 MB já estará de bom tamanho para alguns mods… Se colocar muitos mods, até 512 MB já pode bastar, mas se você está lotado de mods como packs de carros e texturas, use 1 GB (eu particularmente nunca passei dos 600 MB), você necessitar de 2 GB é raríssimo.

Mas por que não usar sempre grandes números? Pois seu PC começará a dar lag ao começar a encher sua RAM. Vamos supor que você tenha só 1 GB de RAM e está usando limite em até 512 MB, irá começar a dar lag, por isso você não pode usar tanto (lembre-se que a RAM tem que cuidar de outras coisas no seu PC, como o próprio Windows), se você por exemplo tem 2 GB, você possivelmente pode usar 1 GB no jogo sem problemas.

Quando o jogo bate o limite de RAM imposto, ele irá começar a desaparecer o mapa para liberar mais espaço para as novas coisas… e assim vem o famoso “mapa sumindo”, sumir por um lado é bom, já que se não sumisse iria precisar usar mais RAM ainda e também teria mais coisa para processar na tela e assim o FPS iria só para baixo.




CPU = Processador

O que faz: Onde processa, literalmente.

Sobre: A “Central Processing Unit” (unidade central de processamento) influencia muito no FPS do jogo, já que é nele em que o jogo é processado, no caso, feito todos os cálculos e processando todas as informações, quase 10 bilhões de cálculos por segundo (dependente muito ao CPU, claro)

No senso comum, as pessoas medem o processador pela quantidade de Hz que ele tem, o que é uma coisa muito errada, mesmo que seja bilhões de cálculos por segundo, muitas outras coisas influenciarão nessa velocidade. Sem contar o fato do número de núcleos, onde um processador 2 GHz com 4 núcleos terá um total de 8 GHz, e um processador de 3 GHz com 2 núcleos terá um total de 6 GHz. Em outras palavras, processador é um assunto super delicado, mas que podemos calcular os melhores por base da tecnologia/geração, como Intel i3 de terceira geração é melhor que o de segunda etc.

Outro detalhe que pode deixar algumas pessoas meio chocadas (não sei porque, é até meio óbvio), é o fato de que você pode ter um Intel i7 de 8 núcleos, mas ao jogar GTA SA, até um i3 de 2 núcleos será melhor… afinal, GTA SA só usa 1 núcleo do processador…
Exemplo o meu CPU: Intel i3-3250 2 núcleos de 3,5 GHz + 2 virtuais (os núcleos se separam em 4), assim eu tenho 4 núcleos, e meu GTA SA fica sempre usando 25% de CPU, eu tenho um ótimo processador de terceira geração, mas para GTA só usa 1/4 da potência dele, puro desperdício, e quem compra PC bom para rodar GTA SA com mods pesados, é pra rir…
Fazer o GTA SA usar mais núcleos de processador é possível, mas extremamente complicado… Fabio (da BMS) fez um teste já com a certeza dos crashes, só para ver, ele separou os mods cleos rodando em um segundo núcleo do processador, testei e aqui começou a usar de 40% a 50% de CPU, mas é obviamente injogável, já que é necessário “recriar” várias partes do processamento do jogo para ele trabalhar bem em 2 núcleos, se não, crash em 5 segundos de jogo.

Geralmente mods de script só precisam de processador e uma quantia microscópica de RAM, e causar lag por muitos mods de script também é uma coisa difícil, por isso muitas pessoas preferem encher o jogo de scripts sem mexer na gráfica.




GPU = Placa de vídeo

O que faz: Onde processa, o gráfico.

Sobre: A “Graphics Processing Unit” (unidade de processamento gráfico) é basicamente um CPU, mas para os gráficos do seu PC, tudo, desde jogos, vídeos a até mesmo área de trabalho (aero do Windows 7 usa bastante GPU).

Offboard: Placa de vídeo dedicada, onde dentro dela há um GPU independente do seu CPU. Este GPU tem uma estrutura de melhor velocidade aos gráficos, fazendo shaders, anti-aliasing etc rodarem muitíssimo mais veloz do que uma onboard. Usar offboard também libera espaço para o CPU.
As pessoas erram muito em contar a velocidade pela memória da placa de vídeo, sendo que memória é armazenamento e não velocidade, portanto a VRAM da placa de vídeo pode ser gigante e a placa lenta, ou pouca com placa veloz, não se enganem olhando a VRAM.

Onboard: Placa de vídeo integrada na placa mãe que para processar usa a potência do CPU e para armazenar usa a memória RAM, no caso, se você por exemplo tem 4 GB de RAM, seu jogo usa 1 GB, você terá uma placa de vídeo de quase 3 GBs (assim provando o que eu disse anteriormente). Isso não acontece exatamente, mas na BIOS tem opção para um ajustamento da memória automaticamente, geralmente todas as onboards já vem configurado para “auto”, assim se o seu jogo precisar de mais VRAM, o seu PC automaticamente irá pegar mais RAM e usará como VRAM (e obviamente, você perderá RAM com isso).

Concluindo… Onboard comerá o seu CPU e RAM, e ao usar Offboard isso não acontecerá, além da Offboard ter uma estrutura muitíssimo melhor e de alta velocidade, feita especialmente para processar gráficos.

Shader Model: Uma das partes mais importantes para quem instala mods gráficos no GTA SA (ou outro jogo), que é a versão do Shader.
ENB Series e outros mods precisam de no mínimo Pixel Shader 2.0 ou 3.0, lembrando que ENB Series de PS 3.0 pode ser adaptada para 2.0. Para saber qual o Shader Model da sua GPU, simplesmente pesquise pelo nome dela no Google… Se você não sabe o nome da sua placa onboard, pesquise pelo nome exato do seu processador (no painel do controle por exemplo dá para ver) ou use outros modos, ou programas etc para visualizar estas informações, há diversos.




HDD = Hard Disk Drive

O que faz: Armazena dados.

Sobre: O “Hard Disk” (disco rígido) é um disco pequeno que armazena informações de um modo que lembra um disco de vinyl, mas agora microscópio, trilhas com menos de 1 centésimo de milímetro e um disco rodando na velocidade de um motor de um carro com a polaridade da cabeça magnética mudando milhões de vezes por segundo dirigindo os pólos para os lados formando bits (1 e 0), saporra é muito foda mano.

Um mito muito nada a ver, são pessoas achando que HD tem a ver com a performance do PC, como por exemplo deletando coisas do HD para o PC rodar mais rapidamente… sendo que o HD é só um armazenamento, você não terá peso da mochila enquanto você deixou um livro na sua casa (casa = HD, mochila = jogo, você = PC, livro = conteúdo do HD)

A performance que seu HD tem, é a velocidade de rotação (RPM) e também o fato de estar ou não fragmentado…
Fragmentação faz demorar mais para as coisas serem lidas, isso acontece ao ficar criando e apagando muitos arquivos do HD constantemente, em semanas/meses irá criar fragmentos que atrapalharão na leitura ou escritura (principalmente leitura) do conteúdo… onde é um dos grandes motivos do mapa sumindo ao por exemplo correr com um carro, ou um carro dando pequenos freezes (congelamentos) ao aparecer, pois o GTA SA carrega os arquivos diretamente do HD para a RAM, continua na RAM enquanto está sendo usado e logo em seguida “joga fora” da RAM, quando precisar de novo, pega do HD de novo etc… isso valendo para 100% dos modelos do jogo, desde carros, peds, mapas à radar entre outras texturas ou arquivos.
Portanto, desfragmente seu HD de tempo em tempo para evitar esse tipo de coisa, principalmente porque instalar e desinstalar mods para GTA SA causa muita fragmentação na pasta dele, deixando-a lenta para aparecer arquivos e carregá-los no jogo.
Clique aqui para baixar o desfragmentador que eu uso.

Como dito anteriormente, o jogo carrega os modelos do HD e coloca na RAM (um processo chamado “streaming”), e como eu disse na sessão sobre memória RAM lá em cima, o GTA SA há um limite de memória e você pode aumentá-lo etc… O limite é basicamente isso, HD para RAM, ao chegar no limite, o jogo simplesmente não carregará mais os modelos do mapa, e assim o mapa sumirá.
O mapa demorando para carregar, principalmente ao correr com um carro, é mais possível que seja o seu HD fragmentado… ou até mesmo seu HD lento demais, assim só comprando um novo mesmo.

Uma ironia, é que FPS alto faz o mapa também demorar para carregar (além de outros bugs), o que é estranho, mas você pode ver com seus próprios olhos no Readme.txt que vem no GTA San Andreas.
Q: Why do the buildings in the world take time to catch up with me when I drive in a fast vehicle in a built up area?
A: Most likely you have disabled the Frame Limiter, or your Hard Drive is not supplying world data at a fast enough rate. Re-enabling the Frame Limiter will help this.
Então agora voltamos para o vídeo do “ante-legs”, um vídeo famoso de quase meio milhão de views na qual ensina para as pessoas que lag é sumir o mapa, e ele tenta aumentar o FPS do jogo para parar de sumir o mapa… …? Mas aprendemos aqui que o mapa some por causa inclusive do FPS alto, a Rockstar mesmo disse para não desativar o Frame Limiter (limitador de FPS) pois ao rodar o jogo com FPS acima do normal poderá fazer demorar para carregar o cenário, então é o inverso, não podemos aumentar o FPS caso o mapa esteja sumindo. O que temos que fazer é aumentar o uso de memória do jogo, e/ou desfragmentar o HD (ou até mesmo trocar por um HD de maior RPM), ou deixar de usar mods de muito peso, como carros e texturas.

Edit: Oh, sim! Um SSD, esqueci de citar o uso do SSD para isso.
O “Solid-State Drive” (unidade de estado sólido) funciona como um HD normal, mas a velocidade dele é muito superior.
O problema de um SSD se dá ao fato de ainda (2015) serem mais caros guardando menos dados.


Cuidado onde e com quem você se informa para aprender.



Escrito por: Junior_Djjr (MixMods)


No momento este site está parado (motivos aqui) portanto não estamos mais moderando e aceitando comentários.

Prefira usar o nosso Discord, fórum, Facebook ou Youtube.

2 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments