[Tutorial] Carros sem substituir + Carro extra + Huntley 89′

Substituir por outro
Acho que todas as pessoas já devem saber que para substituir um carro por outro é só editar os nomes dos arquivos e das linhas etc, eu mesmo quando fui instalar meu primeiro carro no GTA SA já logo pensei em fazer isso (fiz dias depois).
De qualquer modo, lá em 2011 postei um tutorial de como fazer isso e recentemente eu dei umas editadas no texto etc, clique aqui para ver.


Adicionar sem substituir
Atualização:
Criado!!! Clique aqui para ler o tutorial de como adicionar quantos veículos você quiser sem precisar substituir nenhum.


Carro extra
E aqui uma dica muito legal que veio depois de uma conversa com a Firefly: Usar a “Lure Rancher” como um veículo extra.
Isto pode servir caso você queira adicionar um carro sem substituir, mas não queira seguir aquele tutorial de adicionar sem substituir.
gta_sa12-2819537
rnchlure” é uma versão da Rancher que iria ser usada na missão “Lure”, onde a única diferença dela para a Rancher normal é o fato dos vidros serem insulfilmados, onde iria te esconder nesta missão. Estranhamente ela não foi usada na missão mesmo assim, usou a Rancher normal mesmo, assim sobrando um veículo nunca usado no jogo e que pode ser usado na rua.
Clique aqui para um mod que re-adiciona ela na missão.

Assim, basta usar a tática de substituir um veículo por outro e substituir a rnchlure. Logo em seguida abra o seu “datacargrp.dat” (se quiser, coloque ele dentro do Mod Loader e edite ele lá, para não precisar fazer backup), e adicione “rnchlure” em QUALQUER lugar (cuidado com as vírgulas).

Por exemplo:
greenwoo, savanna, voodoo   # Gang 2 (FAMILIES – PLAYER – BLACK)
Esta é a linha dos carros da Grove (Greenwood, Savanna e Voodoo), se você, por exemplo:
greenwoo, savanna, voodoo, rnchlure   # Gang 2 (FAMILIES – PLAYER – BLACK)
Assim a Lure Rancher irá aparecer também sendo utilizada pela Grove… pronto.
Basta dar uma lida no arquivo e adicionar ela em qualquer linha, por exemplo a linha “# POPCYCLE_GROUP_CASUAL_AVERAGE” são dos carros de pessoas de classe média.

Para trocar o nome da Lure Rancher ou outro veículo:
Uma dica também muito simples que serve para trocar o nome de qualquer veículo, uma coisa que demora só 10 segundos.

Por exemplo trocar o nome do Elegy:
Abra o bloco de notas, digite “ELEGY Skyline R32” e salve em formato .fxt dentro da pasta “CLEOCLEO_TEXT” ou qualquer pasta do Mod Loader… pronto.
Você inclusive pode usar o mesmo .fxt para vários carros, só colocar 1 em cada linha, e cuidado para não deixar um espaço na frente da linha (irá fazer não aparecer o nome). Cuidado também que muitos carros de mais de 7 letras tem nomes encurtados, como Blista Compact é na verdade “BLISTAC”, assim você precisa digitar por exemplo “BLISTAC Honda CR-X”.

Voltando para nossa rnchlure, será necessário mudar o nome da entrada GXT dela na linha do vehicles.ide, aqui a original:
505, rnchlure, rnchlure, car, RANCHER, RANCHER, null, normal, 10, 0, 0, -1, 0.9, 0.9, -1
O segundo “RANCHER” é o nome da entrada GXT, onde podemos ver que usa o mesmo nome da Rancher normal, no caso, troque por algum outro nome exclusivo com até 7 letras, qualquer um, por exemplo:
505, rnchlure,  rnchlure,  car, RANCHER,  FODASE,  null, normal, 10, 0, 0, -1, 0.9, 0.9, -1
Assim, basta criar um arquivo .fxt com dentro dele “FODASE Lure Rancher”, simples.

O primeiro “RANCHER” é o handling, e como pode se ver, também usa o mesmo handling da Rancher original.
Para contornar isso é também fácil, troque por “ROLLER”, onde ROLLER é um handling não utilizado pelo jogo (iria ser utilizado pelos patins), e assim coloque as configurações do seu novo veículo lá no “ROLLER”.
Outro handling não usado pelo jogo, é o AIRTRAIN, que é um leftover do GTA Vice City.


Conclusão: Ler e entender os arquivos da pasta Data é útil e divertido, sério, eles inclusive vêm com mini-tutorial de edição (na qual os desenvolvedores da Rockstar usou entre eles), deem umas lidas nestes arquivos e vejam as possibilidades. Eu particularmente, mesmo antes de conhecer os mods para GTA SA já editava estes arquivos, muito fácil aprender.

ps: Há também o “bloodrb”, outro carro não utilizado pelo jogo, onde só há o .dff e .txd, e a linha de handling, não há ele no vehicles.ide assim não sendo possível reutilizá-lo tão facilmente (a não ser que reutilize a linha de handling como fizemos com a “ROLLER”, né? funcionaria igual). Outro detalhe é que este carro é do Vice City e tem um modelo super bugado, você pode vê-lo com seus próprios olhos simplesmente renomeando os arquivos (bloodrb.dff para, por exemplo bloodra.dff e .txd, assim substituirá o Bloodring Banger)


Que tal um exemplo?

Huntley 89′

mod-3-1197319

Uma versão mais clássica da Huntley, lá do ano de 1989.

No download virá tudo já pronto para instalar ela substituindo a rnchlure, inclusive ela aparecerá sendo dirigida por pessoas de classe média e pobre, e terá o nome “Huntley 89” dentro do jogo (aproveitei também para corrigir a cor do vidro que estava muito claro (escureci mais ainda depois da print))

É só colocar tudo no Modloader. Dê uma olhada para ver como eu fiz para você poder também fazer.

(caso você use QVHS troque por outro nome (pois dará conflito com o nome “Huntley”) e instale o .fxt manualmente (fora do Mod Loader) se não não poderá spawnar com o QVHS, não irá aparecer o nome no TAB do Tuning Mod entre outros problemas (isso é problema da livraria cleo, reportamos isso hoje, possivelmente será corrigido na nova versão da CLEO))

Autor da Huntley 89: МакМилан
download-baixar-4770080
download-baixar-2-5643985


No momento este site está parado (motivos aqui) portanto não estamos mais moderando e aceitando comentários.

Prefira usar o nosso Discord, fórum, Facebook ou Youtube.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments