[Curiosidades] Não use drogas

Atualização:
Hipster depois de ver esse post criou um vídeo incrível e muito completo.
O vídeo além de abordar o assunto desse post, também conta em mais detalhes a história do jogo e seus personagens.
Vale muito a pena conferir o resultado!

Parte 1


Parte 2





Quem já terminou a história de algum GTA, principalmente o GTA San Andreas, percebeu que há várias referências sobre drogas. O GTA SA mesmo é um jogo puramente feito para acabar com as drogas no estado de San Andreas.

Carl Johnson sempre recusa drogas, sempre querendo (e precisando) acabar com elas para salvar seus amigos e companheiros de gangue.

mod-4-5378326

Se a sua mãe, vó ou seja lá quem for reclama de você jogar GTA San Andreas, deveria demonstrar para ela a real história do jogo, fazer a pessoa conhecer quem realmente é o CJ, um cara que teve sua vida abalada pelo assassinato da mãe que luta contra as drogas da região e sempre evita ter que matar alguém, vai até o fim esperando por desculpas, diferente de um maníaco, diferente da fama que os gamers deram e tratam ele, ele é na verdade um personagem santo e de bom coração.

Mas bem, este não é o assunto deste post, o assunto aqui é sobre drogas, dentro e fora do jogo, muito bem destinado aos visitantes do blog na qual têm faixa etária média de 12-20 anos de idade.

Não é de se impressionar que até um jogo violento como GTA SA tenha tanto assunto contra as drogas, realmente a Rockstar quis abordar o não-uso dela. Inclusive, o jogo iria ter pick-ups de adrenalina que deixaria o jogo em câmera lenta… e até isso foi removido por ser considerado uma droga ilícita!

mod-4-6048983
Ryder- Pegue o molhado (gíria para PCP). Pegue o molhado.
CJ- Tire isso do meu rosto, cara, você sabe que eu não me fodo com isso, cara. Vai!

Os mocinhos do GTA San Andreas não usam qualquer tipo de droga ilícita, sendo eles: CJ, Sweet, Cesar Vialpando, Madd Dogg (na verdade, ele acabou perdendo a casa depois de usar cocaína), Zero entre outros. The Truth usa e cultiva maconha, mesmo sendo considerado um mocinho ele está no GTA só para o humor se chamando de “A Verdade” e contando conspirações.
Ryder usa maconha misturada com PCP (Fenilciclidina, uma droga de efeitos anestésicos que causa alucinações) e sempre oferece o CJ a experimentar, assim sempre respondendo coisas como “Eu não me fodo com essas merda, cara”, “Não, cara. Eu estou bem assim.” (tradução livre)
Big Smoke não usa, mas como todos já devem saber, foi o principal “traficante”, onde, diz ele, ter feito isso pois queria dinheiro.
Antes mesmo disso, Big Smoke já demonstrava interesse desde quando ele se mudou para Idlewood (território dos Ballas) em 1989 e viu o quanto os Ballas lucravam com aquilo, chegou até mesmo a falar para o Sweet sobre os Families venderem drogas mais fortes para lucrar mais (já que eles só vendiam maconha e PCP), onde Sweet recusou. Assim Big Smoke inicia uma aliança secreta com os Ballas, indo em seguida para Vagos e Mafia Russa, traindo seus amigos por dinheiro.

Big Bear, como o próprio apelido diz, “O Grande Urso”, era gordo e foi um dos principais membros da Families atuando entre 1987 e 1992, mas parou depois de se viciar em drogas.
Carl Johnson ao vê-lo, até não o reconhece e se surpreende ao ver o estado dele, sendo tratado como um escravo pelo B Dup, trocando limpeza na casa por drogas.

mod-4-3528208
CJ- Ei, Bear? Big Bear, é você? Ei, você continua sendo do bairro, mano, ou o que?
B Dup- Não, a única coisa que o Bear se importa é fumar e deixar minha casa limpa.

mod-4-8812184
CJ- Eu vejo o que você quis dizer agora, cara. Se o crack consegue fazer isso com Big Bear, transformar ele num escravo, a média dos filhos da puta não terá chances.
Ryder- Há viciados em toda a cidade, me irrita.

Assim como o Madd Dogg foi falido por causa da cocaína e entregou a mansão dele para um traficante.
1-1044452

Perto do fim do jogo, por muito pouco o Sweet começa a usar crack também, mas felizmente o CJ aparece. Sweet diz estar “cansado” de tudo, que tudo foi destruído e agora ele vai destruir ele mesmo. Este realmente é um dos principais inícios de uso de drogas das pessoas em geral.
mod-4-8010209

CJ fica extremamente frustrado e triste de ter visto aquela cena, vão juntos direto acertar as contas com B Dup e saber onde Big Smoke está. Assim acontece uma cena realmente muito divertida, onde B Dup manda Big Bear matar o CJ e Sweet, Big Bear vira e começa a confrontar com B Dup dizendo estar cansado das drogas.

mod-4-3076885
Big Bear- Eu estou cansado de fumar, eu estou cansado de crack e estou cansado de fazer seus serviços caseiros.

E assim ele dá um soco. Em breve, Sweet chama ele para reabilitação.
mod-4-4355634

Referências à drogas estão presentes em literalmente o jogo inteiro, não só Los Santos, mas isso se estende em todas as cidades, como CJ acabando com todas as máfias de drogas em SF e até mesmo explodindo a fábrica de drogas lá depois de acabar com tudo e o engraçado Ken Rosenberg, conhecido também no GTA VC, onde lá ele era um advogado de sucesso mas caiu na cocaína assim detonando sua vida.

mod-4-6466991
Ele entrou na reabilitação no centro médico de Fort Carson (San Andreas), conseguiu deixar as drogas, mas perdeu a amizade com Tommy Vercetti e nunca mais pôde ser advogado.
No vídeo de introdução do GTA SA, aos 10:28 mostra ele saindo da reabilitação, cena interessante e engraçada. Aos 12:38 mostra que ele perdeu a amizade com o Tommy.

Mas não demorou muito para ele voltar a usar…
mod-4-5764593
Por um motivo muito comum: Amigos oferecendo para “acabar com os problemas”.

Esse tipo de coisa acontece muito na vida real, e cada vez mais, já que atualmente estamos numa época em que ser diferente é legal, os “zé-droguinhas” que se mostram usando drogas só para chamar a atenção e ser o “carinha diferente”, e são esses os que geralmente te chamam para só experimentar… Logo você estará querendo mais e mais e ele estará vendendo para você.

Tanto eu (Junior_Djjr) como Amilton tivemos várias (várias!) pessoas próximas (próximas!) de nós na qual caíram nas drogas por motivos diferentes e tiveram suas vidas destruídas. Uma pessoa próxima da pessoa próxima me agradeceu por eu ter publicado este post.
Quem vê esse tipo de coisa com os próprios olhos consegue ter a noção. É muito drama enquanto está sóbio (sem os efeitos). Ele consegue perceber como ele destruiu a própria vida dele e quer voltar para atrás, e quem vê isso pensa “Como ainda existem pessoas que começam a usar isso?”.
Desde adolescentes à pais com filhos pequenos, seus filhos crescendo ao lado de um pai viciado.
São coisas que eu particularmente não compreendo, eu não compreendo nem o uso do cigarro, onde todas as pessoas sabem o tão mal que isso faz mas ainda existem pessoas começando a fumar, imagina então drogas ilícitas! Enquanto o cigarro acaba com sua vida lentamente, drogas ilícitas podem acabar com sua vida no mesmo segundo em que você “experimenta”, um caminho “quase sem volta”.

Experimente perguntar à algum usuário de cocaína ou crack — enquanto está sóbio — se ele está satisfeito de ter usado isso…
Ninguém fica satisfeito, TODOS querem voltar para atrás mas não conseguem. A melhor maneira é entrar numa reabilitação e ficar um bom tempo lá se medicando, uma coisa também difícil pois as leis não aceitam obrigar as pessoas à irem para a reabilitação (exceto em casos de violência etc), portanto a própria pessoa tem que querer ir e ter forças para lutar contra. Mas claro, isso só se algum dia você pensar em cair nesse mundo.


Eu já falei uma vez mas fico feliz em repetir que a MixMods, em 2012, salvou um usuário das drogas:
mod-4-3197794
Foi uma coisa que me emocionou, ele em seguida começou a estudar programação e modelagem. Tentou me ajudar nos mods Show do Skrillex (criando a skin, mas o Maciel fez uma melhor e usei a dele), e Anim de Mudar Marcha (mas depois refiz a animação), em seguida um simples editor de handling.cfg. Não criou muita coisa, mas se esforçou muito e ficava todos os dias baixando os mods do blog ao invés de, segundo ele, estar na rua fumando maconha. Em seguida esta pessoa comprou um PC gamer e começou a passar os dias jogando. E ainda há as pessoas que não apoiam adolescentes jogando jogos, né.

Nos comentários deste post há também outros relatos de pessoas que foram ajudadas por este blog.
mod-3-8901511


Compartilhe

Texto: Junior_Djjr (MixMods)
Agradecimentos: GTA Wiki


No momento este site está parado (motivos aqui) portanto não estamos mais moderando e aceitando comentários.

Prefira usar o nosso Discord, fórum, Facebook ou Youtube.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments