[NFSU2] Tutorial de como usar o Dyno

Eu já vi várias e várias pessoas pedindo para fazerem algum tutorial da parte mais tática do NFSU2: Dyno, ou “dinamômetro”.
Eu realmente gosto de ensinar esse tipo de coisa, e passei muito tempo mexendo nele, acredito que tenho experiência para o tal tutorial.

ps: Eu recentemente comecei voltei a jogar NFS Pro Street, onde há um tuning extremamente mais complexo do que o NFS Underground 2. Quando eu ter mais prática eu faço um tutorial também (ainda estou meio perdido).



Se você joga NFSU2 e quer se tornar um mecânico das corridas de rua, abra o post.



Introdução

Por que usar o dyno?
Muitas pessoas ignoram o dyno, vão lá só para testar o carro e ver a divertida linha misteriosa subindo enquanto o carro acelera.
Dyno é muito importante, eu particularmente estou terminando (possivelmente enquanto você estar lendo isso já até terminei) …a história do NFSU2 jogando no modo difícil somente com um Mazda Miata, onde muitos criticam, mas eu o amo, basta saber tunar que seu Peugeotzinho irá ultrapassar um Lancer Evolution! Tudo isso é por causa do dyno, sem ele eu acho impossível jogar o jogo em dificuldades altas.
O tuning no dyno é importante para ficar acima dos outros carros, configurando para o seu estilo de jogo, só sendo diferente dos oponentes você consegue ganhar em dificuldades altas, pois os oponentes do NFSU2 usam as mesmas peças que você usa, se você tem um carro de total nível 3, os oponentes também terão! Se você tem de nível 1, eles também terão! Portanto as peças de desempenho do NFSU2 nunca te deixarão por cima dos oponentes… TUDO É FALSO!
Bem, acontece isso, mas lembre-se de que quanto mais peça de desempenho, maior será os ajustes do carro no dyno, assim ajustando-o você conseguirá por exemplo ser mais rápido em corridas com muitas curvas… Como? -> Aumentando aceleração do seu carro. Basicamente isso.
Também pelo fato de que, no NFSU2, por exemplo um Corolla pode ser mais rápido que um Skyline, basta ter todo o nível 3 de peças de desempenho. Realmente uma coisa que eu amo neste jogo! Carros fracos se tornando máquinas!

Dinamômetro
Obviamente, o dinamômetro é real, possivelmente você já deve ter visto.
O dinamômetro mede a potência e torque a base dos RPM (rotações por minuto)
mod-3-3438416
É muitíssimo simples interpretar. Quanto mais para cima, mais potência ou torque. Assim como quanto mais para a direita, é o RPM (o famoso conta-giros).

As medidas do NFSU2 são de kilowatt e newton metro. No Brasil e vários outros países é usado o cavalo-vapor (cv) e quilograma-força (kgf), portanto se você quiser corrigir este detalhe e ficar nas medidas que mais conhecemos, baixe e instale este mod! Assim nos entenderemos melhor aqui.

Possivelmente você só deve dar importância para os cavalos de potência, já que é a “moda”, mas o PONTO está no torque, os “cavalos-vapor” (cv) é só a capacidade do motor, não diz necessariamente a velocidade.
O torque combina com a rotação do motor que gera a potência, e no NFSU2, nós ajustaremos a curva do torque sobre os RPMs para gerar a potência nos RPMs que nós desejarmos, o que pode mudar dependente do estilo de corrida em que você está fazendo, assim colocando a potência do carro nos RPMs corretos.
(lembrando também que as precisões do dinamômetro da vida real são muito imprecisas, podendo variar dependente da temperatura e até do nível do mar do local onde está se fazendo, então não se leve pelos resultados)


Suspensões
A molas absorvem o impacto, enquanto os amortecedores seguram o impacto para o carro não oscilar.
mod-3-4016392
As barras estabilizadoras (também presentes no NFSU2) controlam o quão deixará o seu carro se inclinar.
Carros com suspensões mais duras conseguem fazer curvas melhores, mas qualquer impacto pode fazer o descontrolar, arrancar o pneu do chão ou raspar, assim fazendo perder a velocidade e controle facilmente. Você tem que apostar em um ou ficar em cima do muro.


Aerodinâmica
É a força que o vento faz sobre um corpo. No caso do tuning, iremos usar isso para a sustentação positiva ou negativa, puxando o seu carro para baixo ou deixando-o “voar” caso esteja em alta velocidade.
mod-3-5986164
Entender isso é extremamente fácil, basta usar o olho e o cérebro.
No NFSU2 também é extremamente simples de configurar, diferente de outros NFS, como o Pro Street, onde você é até limitado sobre quais peças colocar ou não em um carro, como por exemplo você deve evitar usar aerofólios em carros de drag, mas no NFSU2 você pode fazer o que bem entender e depois configurar no dyno.


Além de outras coisas que não precisei explicar aqui pois são simples.



Configurando
Todas as prints e explicações eu usei por base da tradução criada por mim junto com uns amigos, na qual é a mais correta da atualidade.
A tradução da gamevicio está totalmente errada, não use-a.
Lembrando também que clicando na palavra “Dica” abrirá uma dica rápida sobre o que aquilo faz, mas aqui neste post eu irei dizer detalhadamente o que faz e o que é mais recomendado fazer.

Suspensões
mod-4-5837524
Circuitos, Sprints e URL
Circuitos e sprints são muito relativos, é colocar o SEU modo de jogo em campo!
URL há menos impactos no chão, coloque ele para baixo e pode deixar firme.
Caso seu carro esteja patinando (queimando pneu) demais, tente amaciar a traseira, ou até mesmo abaixar atrás.
Altura: Não é recomendado usar muito baixa em corridas na rua, mas eu sou um teimoso e uso mesmo. Em corridas URL é ótimo uma suspensão baixa (principalmente nas corridas do aeroporto), mas levantar um pouco também é legal para a zebra não te descontrolar.
Não é recomendado carro baixo pois na maioria das corridas na rua há muitas elevações (principalmente em Coal Harbor, lá você precisa de suspensão alta), se você não for um bom piloto irá perder o controle facilmente durante as elevações, até mesmo das elevações das calçadas, além do carro perder a velocidade raspando no chão ou rodas saindo de contato com o solo.
O lado bom da baixa suspensão é a firmeza nas curvas, carros baixos tendem a virar mais e melhor força aerodinâmica.
Molas: É basicamente como dito acima, molas mais duras irão absorver menos o impacto, mas deixará o seu carro firme no chão durante menos elevações, conseguindo fazer curvas melhores. Molas macias deixarão seu carro mais firme em caso de impactos, principalmente calçadas.
Em Coal Harbor é ótimo usar molas bem macias, enquanto em Jackson Heights e URLs é ótimo molas mais duras.
Amortecedores: Também como dito acima, mas aqui também influenciará a subviragem e sobreviragem. Clique aqui que esta imagem falará tudo. Amortecedores mais duros darão mais sobreviragem (Oversteer) e mais macios darão mais subviragem (Understeer).
Se você for um bom piloto, sobreviragem é o ótimo caminho, pois o seu carro virará mais, mas também tendo mais tendências à derrapar.
Balancear é uma ótima opção caso você não tem muita habilidade no volante. Amortecedores macios aqui podem atrapalhar na dirigibilidade deixando o carro virar menos, mas melhorando os impactos do chão e também derrapando menos.
Barras estabilizadoras: Funcionando parecido com os amortecedores. A recomendação é para que use o mesmo valor dele.
Resposta do volante: Cuidado com este, tudo depende da sua habilidade em segurar o seu carro. Quanto mais resposta, mais o carro irá responder mais rapidamente. Se você não consegue segurar o seu carro, irá derrapar ou andar como uma cobra (em zig-zag), mas se você consegue, você não imagina o quanto isso é útil para curvas fechadas e principalmente desviar do tráfego! Seu carro irá virar em menos de 1 segundo, desviará das coisas como um ninja (caso o carro também ser bom em curvas, como Miata, Civic, 240sx etc).

Drag
Altura: Aqui você não irá precisar de carro baixo para melhorar as curvas, pode levantar ele para absorver qualquer impacto da pista.
Abaixar a frente e levantar a traseira para simular os carros reais de drag também pode ser interessante, se isso realmente funcionar neste jogo.
Molas: Macias, principalmente na traseira.
Amortecedores: Macios, também principalmente na traseira, pois nós precisamos que o carro afunde a traseira durante a saída e assim patinar menos (pois jogará o peso do carro para atrás e terá mais pressão na roda traseira, assim dando aderência na saída).
Barras estabilizadoras: Mesma coisa acima.
Resposta do volante: Deixe bem lenta, não queremos ver seu carro descontrolando ou perdendo velocidade durante as mudanças de faixa. Mas não deixe uma resposta muito baixa também pois pode demorar para desviar de obstáculos da pista.

Drift
Precisamos de uma suspensão dura, mas você pode optar em deixar ou a frente ou a traseira macia, isso depende do estilo de condução de cada um, ambos funcionam.
A recomendação para mais derrape é uma suspensão dura, mas se você está achando que seu carro está derrapando muito e não consegue o controlar, amacie elas!
Altura: O mais baixa possível.
Molas: Duras, não necessariamente tão duras, você pode optar por amaciar um pouco para absorver impactos.
Amortecedores: Bem duros.
Barras estabilizadoras: Bem duras.
Resposta do volante: Acredito que aqui não precisamos ter dúvidas: Coloque no máximo! Precisamos de um volante o mais rápido possível para trocar os lados rapidamente e o drift não parar.

Street X
Curvas, curvas, CURVAS!
Altura: O mais baixa possível.
Molas: Bem duras.
Amortecedores: Bem duros.
Barras estabilizadoras: Bem duras.
Resposta do volante: Se você for um bom motorista, coloque no máximo.


Transmissão
mod-4-1743388
Na transmissão há as relações das marchas, onde é simplesmente a “distância” entre uma marcha e outra… Não precisa se preocupar, já que temos a barra “Relação Final de Transmissão” onde ajusta rapidamente todas.

Circuitos, Sprints e URL
Varia muito o tipo de pista, algumas você precisará chegar a mais de 300 km/h, mas em outras você não passará de 200.
De uma coisa é certa: URL precisa de muita aceleração, não máxima, mas sim muita, pois sempre são circuitos com poucas retas, você dificilmente chegará na velocidade máxima de seu carro.
Então é legal configurar as corridas na rua do modo que você quiser, aumentando ou diminuindo um pouco. Simplesmente tente olhar a velocidade do seu carro durante alguma corrida, se você percebe que mesmo em retas há muita marcha pela frente, aumente a aceleração do carro, tente fazê-lo alcançar o RPM máximo da última marcha para aproveitar toda a potência do motor.

Drag
É meu amigo, possivelmente você precisará voltar ao dyno várias e várias vezes só por causa do drag, principalmente jogando em dificuldades difíceis, pois dependente da extensão da pista, o seu carro chegará na velocidade máxima antes de terminá-la, ou terminará a pista sem nem chegar na última marcha do carro…
Você precisará de muitos testes e para ajustar a velocidade máxima correta para as pistas de drag, se terminou a pista ainda faltando marcha, acelere-o, se chegou na velocidade máxima antes de terminar a pista, aumente a velocidade máxima!

Drift
ACELERAÇÃO MÁXIMA.

Street X
ACELERAÇÃO MÁXIMA.


Aerodinâmica
Esta é o único desempenho configurável depois da colocação de para-choques, capôs, aerofólios etc.
mod-4-7588860

Circuitos, Sprints e URL
Dificilmente você colocará baixa aerodinâmica aqui. Quanto mais aerodinâmica, mais estabilidade em curvas em alta velocidade, certo? E é isso que queremos.

Drag
Abaixar o máximo possível. Queremos o carro voando, saindo do chão, quanto menos aerodinâmica mais o carro irá ficar leve, terá menos pressão nas rodas durante uma velocidade alta, deixando as rodas girarem mais facilmente e menos agarradas no chão, mais velocidade.

Drift
Geralmente a força aerodinâmica no drift real é bem negativa (empurrar o carro para baixo) para evitar que ele saia do chão durante uma curva, o que não é o nosso caso, mas aumentar pode ter alguns outros significados, como se você acha que a traseira está saindo demais, aumente a força aerodinâmica dela (e vice versa)(aproveitando, amaciar a suspensão atrás também ajuda nisso)

Street X
Força aerodinâmica máxima para frente e atrás, com certeza, mesmo que você nunca chegará em altas velocidades irá ajudar um pouco.


Pneus e freios
mod-4-7269245
Há poucas dúvidas aqui. Aderência nos pneus é muitíssimo bom, nós queremos isso. Isso aumentará a tração, os pneus darão mais resposta e derraparão menos.
Freios é o seu critério, quanto mais para atrás, mais derrapará quando você frear, quanto mais pra frente, mais freará bruscamente e de reto. Qual é seu modo de direção?

Só há uma exceção: Drift
No drift, temos que abaixar as aderências dos pneus, principalmente os traseiros, assim deixando os da frente ainda com aderência, pois a aderência na frente irá segurar o carro e te possibilitará de mudar o lado do drift mais facilmente.
Só não exagere na baixa aderência, pois pode fazer o seu carro ser descontrolado demais.
Os freios, sem dúvida: Atrás! Queremos frear e a traseira já se jogar pro lado.


Curvas de torque
Wow, o que diabos isso faz??
mod-4-8390854
Como explicado no início, é a potência sendo jogada sobre os tais RPMs.
Isso é usado tanto no ECU como no Turbo, a única diferença é que o turbo é mais destinado ao aumento de potência aos altos RPMs, enquanto o ECU vem lá dos baixos até o topo.
Vamos falar deles igualmente como um só, já que as regras são as mesmas para ambos.

Circuitos, Sprints e URL
Nestes tipos de corrida, há muita troca de marcha, já que há muitas curvas e logo em seguida voltando a acelerar. Portanto, o importante é o RPM onde volta a marcha, até os mais altos.
Veja, em um Miata, quando troca de marcha ele volta um pouquinho para cima dos 6000 RPM:
mod-4-2304020
Então, temos que fazer isso:
mod-4-6603786
Aumentamos o máximo possível do 6000 RPM até o fim, onde é o local onde estas corridas se passarão.

Atualização: no modo de troca automática, o carro troca de marcha logo após passar do 8 mil RPM (logo ao chegar na parte vermelha), portanto você pode abaixar a última barrinha, pois ela nunca será usada, a não ser que você troque de marchas manualmente. Agradecimentos ao Fabio por ter notado isso.

Mas também não esquecendo do 5000 RPM, pois em várias curvas você pode acabar caindo o RPM até lá, e assim precisará da potência também nestes RPMs, o que é importante, pois ajudará o carro a reagir quando cair o RPM, assim voltando a acelerar.
O problema disso, é o fato de que o seu carro perderá a potência em RPMs baixos, suas arrancadas serão fracas, mas quando sair da primeira marcha o seu carro voará na potência máxima.

Drag
Nas arrancadas, você NUNCA chegará em baixos RPMs, você sempre andará no máximo, você precisará jogar toda potência nos RPMs máximos, principalmente pelo fato de que você andará em marchas altas no fim da corrida, quinta e sexta, e o carro ficará um bom tempo em altos RPMs destas marchas, você precisa com certeza de potência nos RPMs altos!

Drift
No drift você nunca pode cair a velocidade, precisa manter-se o carro na velocidade alta ao mesmo tempo que faz os derrapes. O problema é que o carro sempre irá abaixar a velocidade durante as curvas, é inevitável, ou evitável?
Veja que durante um drift, o seu RPM fica baixo, menor do que os 6000 RPM que citei acima, ele geralmente fica 5 ou até 4 mil (testando no Miata), e os RPMs altos não importam, na verdade, é até bom evitar potência demais neles, pois quando o carro está em RPM alto, batendo no topo da marcha, na verdade ele está patinando desgovernadamente.
mod-4-9791594
E o que temos que fazer?
mod-4-1286683
Coloque a potência nos baixos RPMs, onde o carro geralmente fica durante uma derrapagem em baixa velocidade e de muito ângulo, aumentando a potência ai irá evitar que ele abaixe a velocidade durante a derrapagem.

Street X
É basicamente como o circuito e demais, a diferença é que aqui o RPM abaixa mais ainda, pelo fato de ter curvas fechadas demais.
mod-4-6852289
Assim, aumente a potência sim nos altos RPMs, mas dê prioridade aos baixos, pois muitas curvas seu carro irá fazer a curva inteira em baixo RPM, e só depois da curva que o RPM irá aumentar de novo, então o mais importante aqui são os baixos.
Fique atento a qual RPM o seu carro fica enquanto ele faz a curva e ajuste a potência naquele RPM, assim o seu carro irá ter potência e ganhará velocidade mesmo durante a curva.


Nitro
mod-4-4554312
Não seja enganado!!!
Aumentar demais a potência do nitro não quer dizer ter um foguete da Nasa.
Experimente você mesmo. Com nitro de nível 3, coloque ele na potência máxima e solte ele durante uma reta… em 1 segundo o nitro inteiro será comido e sua velocidade aumentará, sei lá, uns 20%?
Deixe o nitro padrão ou aumente um pouco a durabilidade, no máximo só um pouquinho da potência (caso você for só daqueles que usam nitro quando realmente precisa e termina a corrida com nitro sobrando).


E assim montei esse Miata


Autor do tutorial: Junior_Djjr
(ao copiar, deixe créditos e um link visível para este post)



No momento este site está parado (motivos aqui) portanto não estamos mais moderando e aceitando comentários.

Prefira usar o nosso Discord, fórum, Facebook ou Youtube.

1 Comentário
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments