[Curiosidades] O mod que fez o GTA SA ser re-lançado

Hot Coffee foi um mod criado pelo holandês Patrick Wildenborg (PatrickW), 38 anos, também criador do DYOM.


O mod é na verdade uma re-ativação de uma utilidade escondida no jogo. Não sabemos se foi realmente removido ou um easter egg para os modders (já que na época os GTAs eram bem modificados, então a Rockstar poderia ter colocado pra propósito para brincar com nós, tanto que várias vezes a Rockstar disse que dará suporte ao modding no GTA SA).

Isso sempre esteve no jogo, desde o PS2, e foi descoberto logo no lançamento para o pra PC (já que abrir o main.scm dos GTAs sempre foi comum). E assim o mod foi criado com um simples editar de bit, uma coisa minúscula na qual reativou tudo isso.

hot-coffe-mod-gta-sa-7465455

O problema é que: Ao lançar este mod, o jogo deixou de ter classificação “M” (Mature, para jogadores maduros) mudança para “AO” (Adults only, somente adultos), assim sendo vendido somente para adultos (assim como jogos pornográficos). Sim, os jogos “para maiores de 18 anos” não é o topo, ainda tem classificações mais duras.

A Rockstar Games fez o óbvio: Deu a desculpa de que isso é só um mod, não é o conteúdo original do jogo, o jogo em si não tem isso, foi criação de uma comunidade. Mas não adiantou.

A Rockstar Games foi obrigada a re-lançar o jogo assim removendo os scripts do Hot Coffee, e só assim conseguiram voltar para a classificação “M”.
Em seguida, também foi lançado um patch (v1.01) com correções para o jogo (geralmente correções que o SilentPatch faz) que também remove o hot coffee dos scripts e bloqueia quem tentar instalar.

Para finalizar toda a treta, a Estátua da Felicidade do GTA IV traz o rosto de Hillary Clinton segurando um copo de café, uma provável sátira às ações dela contra este mod em 2005.


Atualização:
Depois de toda a treta, a IGN falou isto sobre o mod Hot Coffee:
Obviamente, estamos cientes da comunidade de modding, mas a habilidade, experiência e conhecimento do código de Grand Theft Auto necessários para criar este mod surpreendeu a todos nós. Esses elementos nunca foram feitos para serem encontrados.
Um grande bullshit. Para criar este mod é necessário alterar literalmente 1 bit do jogo, na minha opinião, isto está lá para ser encontrado, e é fácil encontrar isto no código do jogo sem ao menos fazer qualquer tipo de pesquisa ou documentação, pois o nome das animações são “sex”. É possível encontrar referência disso até com o Bloco de Notas. Isto era só uma questão de (muito pouco) tempo.
Digitando isto eu fui atrás, para criar este mod sem nenhum uso de CLEO (onde CLEO é 1 linha de código), basta abrir o arquivo “data/main.scm” com algum editor de Hex, como HxD, ir (Ctrl+G) até o offset hexadecimal “226FF” e alterar aquele “1” por “0”, que é a censura (não testado).
 

 
Mas então… Que tal baixar o mod mais famoso e controverso da história do GTA?
Download Mod CLEO Hot Coffee
 


Escrito por Junior_Djjr (MixMods)


No momento este site está parado (motivos aqui) portanto não estamos mais moderando e aceitando comentários.

Prefira usar o nosso Discord, fórum, Facebook ou Youtube.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments