171 – O jogo que não sairá do papel

Atualização:
Os devs do 171 soltaram uma nota defendendo algo que eu estou há 3 dias sem parar falando que eu NÃO SOU CONTRA, que é o uso de assets.

Isto já foi além da desonestidade, já faz 3 dias que eu estou falando que eu não sou contra o uso de assets, eu até falei que eu já comprei até mais assets que o 171 pros meus jogos, mas não adianta, as pessoas continuam falando que eu disse isso, e ignoram totalmente o ponto da crítica, que é a falta de transparência nas metas e o resultado entregado.

Não adianta, já faz 3 dias a mesma coisa, todo mundo só inventa coisas que eu não falei e não concordo, para defender, sendo que o que eu realmente falei ninguém consegue defender.
 
Eu duvido que a maioria das pessoas que doaram pra esse projeto acreditavam que essas metas de dezenas de milhares de reais eram somente para implementar sistemas prontos (e ainda mal implementados). Isto é uma denúncia de falta de transparência com os apoiadores, mas youtubers e sites de notícia adoram a palavra “fraude” pra gerar cliques.
 

Atualização 2022:
Com o lançamento do jogo 171, analisando os arquivos, agora eu tenho as provas concretas do que eu andei falando desde 2015:
  • Havia uma meta de 85 mil reais para criar um sistema de dia e noite, pegaram o dinheiro e compraram um asset de 39 dólares (200 reais) na Unreal Marketplace: Ultra Dynamic Sky. Há inclusive chuva, mas por algum motivo, eles propositalmente desativaram ainda (nós reativamos). Edit: as pessoas estão falando que menti dizendo que eu falei que eles disseram que custa 85 mil, sendo que não é isto o que está escrito, está escrito “havia uma meta”, mesmo que você desconsidere metas anteriores, esta meta adicional ainda é de 27 mil reais, que inclui um item que custou 200 reais, então eu pergunto, é honesto existir essa meta? Eles pelo menos deviam ter dito que eles iriam comprar um sistema pronto, pois a meta dava a entender que eles iriam criar o sistema do zero (e por isso precisa atingir aquela meta). Edit 2: Explicando ainda mais isso do ciclo de dia e noite para deixar claro, existia uma meta de 58 mil, não tinha o ciclo de dia e noite lá, mas na meta de 85 mil tinha como um item, isto dá a entender que eles precisavam de 85 mil reais para criar o ciclo de dia e noite, que nem com 58 mil eles não conseguiriam, no entanto, o sistema custa só 200 reais.
  • O sistema de carros obviamente também não foi criado por eles, é o FGear, de 100 dólares (550 reais).
  • O sistema de controle de personagem e armas é grátis: Advanced Locomotion.
  • Animações grátis da Mixamo.
  • Cachorros editados do Animalia.
  • Minimapa do Journeyman Minimap, de 300 reais.
  • GPS é o Roadmap Navigation de 50 reais.
  • Não criaram nem o sistema de NPCs, é o World Director NPC de 550 reais.
  • Os efeitos de impacto são do Ballistics FX, 550 reais.
  • Vento do Adaptive Binaural Wind (não mais a venda).
  • O menu do jogo é o Ezitna Kit System (nos arquivos se chama “Antize Menu”) (400 reais).
  • Água do Branching River Tool (180 reais).
  • Fios/cabos do Ultimate Cable System FT, 26 reais.
  • Escadas do Impromptu Stairs (27 reais).
  • Árvores do In Tree Creator (250 reais).
  • Algumas vegetações e texturas do Redwood Collection (não sei qual deles).
  • Sangue do YI Blood Droplets (eu acho que este), 160 reais.
  • Os códigos do jogo quase não têm conteúdo deles, e quando tem, é péssimo.
  • Quase todos os nomes dos arquivos são em inglês de vários assets, inclusive vegetação, props e texturas, e vários arquivos em português foram só renomeados também.
  • Vários personagens e armas estão com nomes em inglês e estilos de texturas completamente diferentes, indicando que também não foram criados por eles. A granada por exemplo é daqui, veja, 60 reais.
  • Eles adicionaram um shader de upscale/sharpness e disseram que é DLSS, sendo que é ativado mesmo em placas de vídeo da AMD.
  • Ao analisar os arquivos, fica ainda mais claro a má otimização do jogo.
  • Edit: já que a merda tá feita, vou listar mais alguns (nem todos são pagos e uns são só ferramentas, o que não é problema, pode ser útil pra vocês entenderem melhor como foi criar este jogo): DonMeshPainting, PrefabTool, MagicNode, PTMTool, FMod, Linter, ObjectPool, SkinnedDecal, rdLODtools, UIWS, RoadmapNavigation, AsyncLoadingScreen.

Isto é quase o jogo inteiro, e totaliza menos de 3 mil reais de custo (edit: com mais assets encontramos, deve chegar a 4 mil), e eles muito provavelmente compram em promoção (não sei da Unreal, mas Unity sempre faz 50% de desconto). Ainda deve ter mais que ainda não vimos, pois eles trocaram o nome de vários arquivos.

Ou seja, o sistema do jogo é um asset flip onde a única coisa criada por eles foi o mapa (exceto boa parte da vegetação e texturas), carros, armas (não todas), alguns personagens e quase nenhum script.

Se compra o lápis e papel para criar o desenho, mas não se compra o desenho (e ainda inventando metas de maneira desonesta). Eu mesmo já comprei muitos assets pros meus jogos, mas eu nunca inventei metas de milhares de reais pra depois comprar um sisteminha barato e pronto e enfiar no jogo de qualquer jeito todo bugado. Se comprar sistemas prontos fosse a ideia inicial deles, eles deviam ter deixado transparente! Pois muita gente doou para eles pensando que eles iriam criar essas coisas em vez de comprar prontas, afinal, as metas eram valores altos.

É um absurdo afirmar que esse jogo é “100% brasileiro” onde 90% do sistema é comprado de gringos na Unreal Marketplace.

Respondendo mais uma vez esse argumento de que o dinheiro serviu pra sustentar os 7 desenvolvedores, primeiro, não são 7, são 3 ou 4 (1 game designer, 2 modeladores e 1 designer (de texturas ou artes?), chega a ser engraçado as pessoas realmente acharem que o dinheiro foi usado como salário para eles trabalharem diariamente nesse jogo, se tivessem trabalhado diariamente, o jogo seria muito melhor, sendo que eles nem sequer estudaram coisas básicas, como otimização, não souberam programar nem o básico, preferiram gastar 300 reais num minimapa em vez de criar um do zero (eu já programei um minimapa do zero duas vezes, uma delas durante uma game jam).

E quem fica dizendo que Catarse pega 13%, tem que pagar recompensas etc, ainda sobra uns 200 mil, assim como quem fica falando que o jogo é criado em 7~8 anos devido a mudança de engine, em vez de 10 anos, se contar o início de tudo (final de 2010) é quase 12 anos. Dizer “10 anos” é uma média, depende se você quer contar antes ou depois da mudança de engine.

Daí eu deixo a pergunta no ar:
Será que vale o que eles entregaram (neste nível de conteúdo, polimento e otimização), mesmo com 10 anos de desenvolvimento e quase 300 mil reais de investimento, mesmo com quase todo o gameplay base comprado já pronto? E foi justo eles terem inventado metas de crowdfunding que depois foram convertidas na compra de 3 mil reais de assets prontos?

Edit: eu não consigo acreditar que há pessoas (inclusive o Gigaton) não entendendo o ponto disso tudo, eu estou dizendo que é desonesto eles terem comprado o jogo praticamente inteiro, e inventando metas onde quando atinge, eles usam o dinheiro para comprar itens prontos e baratos (algo que nem precisava de meta alguma), ou seja, tudo é desonesto, e principalmente para mostrar para as pessoas que ficam comparando o 171 com o GTA dizendo que eles criaram tudo sozinhos e que o jogo é 100% brasileiro etc, sendo que não é assim que indie funciona. Mesmo eles tendo comprado quase o jogo inteiro, eles ainda tinham quase 300 mil reais e 10 anos para polir, e não poliram.

Edit: agora há pessoas mentindo falando que eu afirmei que foi fraude, sendo que em absolutamente nenhum momento eu falei isso, eu só falei que é desonesto e criticável o que eles entregaram mesmo tendo usarem coisas prontas e gastarem tanto dinheiro e tempo com o jogo, não há absolutamente nada de fraude no que eles fizeram, somente incompetência e falta de transparência em dizer que eles iriam comprar assets em vez de criar os sistemas do zero. Eles ainda não se pronunciaram.

Edit: eu postei tudo isso no início do dia, e durante o dia INTEIRO eu recebi mensagens de pessoas discordando de mim falando que não há problema em usar assets prontos, sendo que eu deixei claro que isto não é o ponto desse texto! Eu mesmo falei que eu uso muitos assets em meus jogos, e eu já gastei até mais dinheiro do que o 171 em assets, eu não disse que é errado jogos usarem assets prontos, mas as pessoas estão distorcendo para fazer parecer que eu falei isso.


 
2019: Veja a minha opinião atualizada.

2018: Eu avisei:
Agora, em 2018, eles estão pedindo 153 mil reais para criar o jogo com 15 carros e 4 armas.
Não acreditou? Veja: Jogo 171 – Analisando a campanha…
  
 
Antes de tudo, peço para que não pensem que estou tentando rebaixar este jogo porque o jogo em que faço parte (Projeto 2NTD) é concorrente, na verdade, ambos são totalmente diferentes um do outro, é o mesmo de comparar GTA Chinatown Wars com GTA V, ou seja, um joguinho simples e divertido com câmera drone eye contra um realista e detalhado. Inclusive que este artigo abaixo foi escrito por mim Junior_Djjr, somente um dos mais de 10 membros da equipe 2Nibble, minha opinião, outros da nossa equipe até pedem para eu ignorar o 171 e deixar eles pra lá, portanto se quer criticar, critique comigo, pois esta é a minha opinião e não do blog e 2Nibble. Além de que eu não estou atacando a equipe do 171 e muito menos a Beta Games, o que estou fazendo é defendendo quem pensa em doar para este jogo. Tentando abrir o olho das pessoas. < e aparentemente ninguém está entendendo isso, pois mesmo eu deixando tudo isso muito claro, as pessoas continuam falando exatamente o contrário do que acabei de explicar aqui no topo do post. Além de que não há nenhum motivo para as pessoas apoiarem só um jogo e não ambos ou todos os jogos brasileiros sendo criados.

 
Só para deixar claro o título da postagem, já que 99% das pessoas só leem o título e vem falar merda pra mim sem entender o objetivo desta postagem:
Não sair do papel = Colocar objetivos no papel mas não conseguir aplicá-los — prometer mais não cumprir — (“sair do papel” é sinônimo para “pôr em prática”), assim como fiz esta postagem para dizer que o jogo está prometendo o que não pode, e para vocês não doarem para este jogo pensando que terá o que prometeram ou pensam que terá.

Pensem 10X antes de doarem seu dinheiro para um jogo que mal começou a ser produzido.
É isso que estou falando nesta postagem, parem de inventar e leia a postagem.
Adicionei um FAQ no fim do post para responder o que mais as pessoas falam sobre este post.


Esta postagem é do início de 2016 e com informações atualizadas ao decorrer de 2016. Você encontra um texto atualizado aqui.


O jogo “171” está atualmente (2016) explodindo pelo Brasil. Sites e youtubers famosos (nem por isso bons) divulgando e até mesmo pedindo para nós (o povo) contribuirmos.
 
Vídeo do SanInPlay:
 
Está claro que este jogo está sendo criado por pessoas que não tem a mínima noção do que é criar um jogo indie, além de ideias inaceitáveis é um jogo de pura promessas acima até dos jogos “AAA” da atualidade.

~aqui havia um parágrafo destinado à falar sobre a página do face deles, mas depois me corrigiram que na verdade não era uma página oficial e apaguei~

E lembrando que este é um jogo de apologia ao crime (edit: ok, “apologia” foi uma palavra forte demais, eu quis dizer que isso atrai quem curte crimes (mano, eu apaguei o “apologia” na primeira semana desta postagem, e até hoje (quase 1 ano depois) as pessoas ficam falando que eu inventei que o jogo faz apologia só para rebaixá-lo, leiam a postagem gente)). Roubos, formação de gangues, assim como o nome “171” sugere (código penal 171 = Estelionato). Jogo focado em violência mostrando a realidade brasileira.



Vejamos as promessas deste jogo:

Todas as casas exploráveis – Sério mesmo? Parece brincadeira, se o jogo realmente sair, ou será algumas casas ou o mapa será absurdamente minúsculo… Isso é coisa que nem a Rockstar Games pensa em fazer. GTA V mesmo teve pouquíssimos interiores, muito abaixo do GTA IV, onde no IV teve mais por causa do mapa menor, agora vem uma equipe pequena indie querendo um jogo de 100% de casas entráveis?
E imagine que realmente terá casas exploráveis, o que você poderá fazer nelas? Invadir metralhando as pessoas lá dentro? Isso com certeza será pesado demais, é uma realidade pesada e violenta, o jogo será bloqueado as vendas no Brasil e outros países por causa disso, e olha que eles pensam em colocar menores de idade! Falarei mais em breve.
 
Carros brasileiros – Nota-se que quem está criando o jogo não faz a mínima ideia do que são direitos autorais… Num comentário meu na Tecmundo (onde foi também o segundo mais curtido junto com várias outras pessoas que também criticaram o jogo) eu expliquei bem sobre isso. Para você ter uma noção do que é usar modelos de carros reais, o Midnight Club 2 não tem modelos reais pelo fato de poder simplesmente atropelar as pessoas na calçada! No Midnight Club 3 a função de atropelar foi removida, e só assim eles puderam usar carros reais. Agora, voltando, você não pode nem vender um jogo usando modelos reais, e vem o jogo 171 querendo usar modelos reais, não num jogo qualquer, não num jogo de corrida onde pode atropelar pessoas na calçada, não num jogo de tiro, não num jogo de somente roubos de carros e perseguições, mas sim num jogo violento com invasões, crime organizado e menores de idade! Sério mesmo que eles acharam que isso não daria problema?
Atualização: Recentemente eles finalmente aceitaram que isso daria merda e arrumaram uma solução… Qual solução?
mod-2-4685357
Por favor, me digam que isso foi zoeira…
Editaram o logotipo da Volkswagen e arredondaram dos cantos dos faróis e lanternas achando que isso faria não ter direitos autorais sobre o veículo… (além de uma roda feia)
Agora imagine você ser dono do design destes carros, você, dono da Volkswagen, gostaria de ver seu Gol sendo relacionado à crimes? Gostaria de seu modelo de Gol ser usado por ladrões num jogo?
Esse tipo de coisa é mais séria do que você imagina, e eu já provei isso ali em cima citando o Midnight Club 2 que não pôde usar os carros reais só porque o jogo pode atropelar pessoas!

Atualização: E continuaram! Criaram vários carros assim com o mesmo design só trocando logotipos e mostrando renders das modelagens. Me diga, e modelar carros e mostrar render é criar um jogo? Modeladores de carros para GTA fazem isso muito melhor que eles, e você sabe disso, pra que dar tanta atenção pra tais carros (geralmente tortos)? Você encontra mods para GTA com modelagem melhor que isso facilmente, por que dar valor ao 171 e ignorar o que criam para GTA? Posso afirmar fortemente que criar um carro para GTA SA é muito mais difícil do que criar um carro para um jogo (eu sei criar carros para ambos, não estou inventando) — e olha que até o momento os carros que eles criaram ainda são só previews e nem funcionam dentro do jogo ainda.
 
Atualização 2022: Depois eles mudaram isto, o jogo foi lançado com carros bastante diferentes dos originais. Eu também gostaria de deixar claro que eu mudei um pouco minha opinião, de 2016 pra cá cada vez mais está notável que direitos autorais de carros não é algo tão pesado assim, GTA Online por exemplo no momento faz carros quase iguais aos modelos reais, e até mesmo a BMW já propositalmente financiou modelos de carros reais no FiveM, o mundo mudou muito.
 
Músicas brasileiras – Mesmo dito acima, puros direitos autorais. Direitos autorais é uma das coisas que mais as produtoras gastam na hora de produzir um jogo (além dos óbvios salários gordos de centenas de funcionários), se irão colocar músicas famosas brasileiras vão precisar desembolsar uma grana preta para ter direitos autorais durante um bom tempo (vale lembrar que vários jogos deixaram de ser vendidos por direitos autorais vencidos, assim como GTAs antigos (incluindo San Andreas) tiveram que remover várias músicas para continuar a venda), e além disso, terão de ter aceitação da música ser incluída num jogo de crime organizado! Não só o autor da música, mas a gravadora!!!
Imagine você ser dono da gravadora do Racionais, você aceitaria um jogo de assaltos, invasões, formação de gangues etc usando suas músicas? É claro que não! Possivelmente as únicas músicas que terão neste jogo são os funks podres que fazem apologia. Racionais por exemplo você pode ter certeza que nunca entrará neste jogo, assim como a grande maioria dos músicos e gravadoras.
Atualização: Eles também aceitaram que isso daria merda, e também afirmaram que não irão adicionar músicas famosas no jogo.

Marcas – Agora em geral, seria muito divertido ver as marcas reais sendo usadas, né? Bandidos usando bonés da Oakley etc, mas, realmente isso terá? É óbvio que não, como eu disse, imagine você, dono da Oakley, gostaria de ver sua marca sendo relacionada à bandidos? Ninguém gostaria disso, e não adianta pagar os direitos autorais, você precisa de aceitação, e você nunca será aceito tendo um jogo desse tipo.
Este é o motivo da Rockstar Games inventar tudo no jogo, desde os modelos às marcas, eles misturam partes dos carros (por exemplo traseira de um e frente do outro), eles praticamente criam carros novos baseados em reais (mas ainda diferentes), pois realmente isso é um problema, eles não querem dores de cabeça com isso.
Atualização: Começaram agora a inventar as marcas (é notável que ainda estão aprendendo a criar um jogo), mas ainda, como eu disse acima, é uma edição básica, por exemplo eles mudaram o nome da polícia “ROCAM” para “ROCAMO”… …Esperando o processo…

Terá menores de idade – …Se esses menores de idade serão NPCs e você poder matar eles ou formar gangue com eles ou quaisquer coisas assim, preciso dizer no que vai dar?
Lembra das casas exploráveis? Imagine você invadindo uma casa metralhando a família lá dentro, inclusive crianças!? É óbvio que o jogo será proibido de ser vendido no Brasil e outros países.
Acredito que isso logo eles também irão remover das ideias, pois também irão entender que isso daria muita merda.

Sistema de luta, aperfeiçoamento etc – Mais para a nossa lista do “sonhar sonhar…”.
Sonhos assim são muito comuns em pessoas iniciantes, principalmente ao criar o primeiro jogo, achando que pode tudo, afinal, imaginar é fácil, quando vai tentar botar em prática percebe o quão é difícil até as mais simples coisas, além de ter grande número de coisas simples criam uma coisa grande e em seguida voltam para trás, isso acontece até em jogos de empresas grandes, você já deve ter visto.
Você pode confirmar isso com qualquer pessoa que entende do assunto. Por exemplo.

Mas isso é só uma parte do que pode fazer esse jogo não ir pra frente ou não ser lançado como prometido.
Basta cair na real no que é exatamente isso que está acontecendo. No início dessa explosão do jogo eles tinham somente 5 integrantes… 5 pessoas querendo criar um jogo acima até do GTA V, atualmente que estou digitando isso são 8, você acha mesmo que 8 pessoas conseguiriam isso? Nem 50, nem 100… Basta olhar para empresas profissionais, olhe por exemplo para a Rockstar North, desenvolvedora do GTA, olhe para como é o GTA, gastam milhões com centenas de funcionários graduados no que fazem (um pequeno exemplo: Andrew Soosay), como que uma equipe amadora e independente conseguiria criar um jogo com coisa que nem GTA V faz? E disseram que será lançado mais ou menos em 2018, haha… Estamos em 2016 e a única coisa que vejo são renders de carros e sistema de gameplay baixado na net — num vídeo eles até tentaram esconder os escritos em inglês das instruções do sistema de gameplay que baixaram na net. Até o momento praticamente tudo o que você vê não foi criado por eles.

Para este jogo ser lançado terá que cortar praticamente todas as promessas (principalmente de todas as casas exploráveis, além da história que, realmente, criar um jogo com histórias, cenas etc não é para qualquer um e requer muitas animações, roteiro bom e dublagem impecável)

~havia outro parágrafo aqui que eu falava sobre como a violência no GTA é montada para não causar problemas com a justiça, mas as pessoas ficavam ignorando todo o post e falando só sobre isso, além de que o Trevor do GTA V era um argumento contra, portanto apaguei o parágrafo~

E vamos lembrar sobre a diferença de violência realista com a violência fictícia. GTA é um jogo de pura ficção, perseguições com a polícia são comuns, mas isso é pura ficção diferente de você invadir uma casa e sair atirando nas pessoas lá dentro, cometer assaltos em grupo etc. Ou seja, crimes realistas que acontecem no dia-a-dia são fortes e causam problema com a justiça, o que é totalmente diferente de sair explodindo carros por ai e roubar bancos que é mais uma coisa cinematográfica.

Você pensa em rodar esse jogo no seu PC? Com uma rápida pesquisa no Google você vê o quanto é necessário para um PC rodar um jogo da Unreal Engine. Unreal 4 é next-gen, e é notável que eles estão querendo um jogo realista e pesado, e não leve.

Está vendo estes gráficos lindos?

É o que todo mundo faz: Cai em tentação aos gráficos, avalia o gráfico do jogo para dizer se ele é bom ou não.

O jogo está sendo criado na Unreal Engine 4, os gráficos são todos da engine, as animações ou são da engine ou são baixadas no site da engine. Enfim, o que você vê nas imagens é só modelagem, não há nada além de modelagem, toda essa graminha bonitinha, sombras e iluminação realista é tudo da Unreal Engine 4, uma engine altamente poderosa e grátis! Se você baixá-la e ver tutoriais no youtube, você consegue criar um jogo incrível num dia! — Meck experimentou, em poucas horas ele voltou com um jogo FPS de tiro com belos gráficos.

No vídeo só há modelagem, onde é ai que eu elogio, realmente uma bela modelagem e atmosfera bem brasileira, mas é só modelagem, modelar alguma coisa e arrastar pra dentro da Unreal Engine qualquer modelador faz (nem a vegetação é deles!). Agora, me apresente o sistema do jogo, a programação, a inteligência artificial… Pois gráficos e física a Unreal te dá, mas e o mais importante do jogo? A única coisa mostrada neste vídeo foi um carro sendo teletransportado pra frente — lembrando que a Unreal também tem física para carros incluída além de outros sistemas de gameplay — e a inteligência artificial dos pedestres, combates, trânsito e missões? Cabe ao programador, e é a partir disso que podemos ver realmente se o jogo será bom. Até o momento, esperaremos.

Criar um jogo é muito mais fácil do que vocês pensam.
Para você ter noção, você pode ter um total sistema de jogo gratuitamente, sim, clique no link e sinta-se livre para baixar um sistema de jogo de guerra em FPS com tudo, até mesmo sistema de carros, helicópteros, natação etc… Tudo isso é grátis e aberto, qualquer pessoa baixa isso, modela alguma coisa e publica dizendo que está criando um jogo, sendo que não está! Você quer testar? Tente fazer isso, seu jogo cairá em sites importantes como uma grande promessa, todos pensarão que você é O Cara, sendo que tudo o que você fez foi modelar uma coisa (ou baixar algum mapa aleatório pela net) e baixar este sistema citado acima. Usuários leigos não sabem disso, só quem entende de criação de jogo sabe como é as partes fáceis e difíceis de criação, e tudo o que o jogo 171 fez foi a parte fácil.

O jogo só mostrará como ele realmente será ao demonstrar a inteligência artificial… E ainda que o jogo pensa em grandes histórias.
Imagine como é criar tudo isso, até mesmo empresas grandes falham muito na inteligência artificial. Imagine a história do jogo, cenas necessitam de Motion Capture, e todos os diálogos (incluindo de todos os pedestres(!!!)) para ter qualidade, só podem ser gravados num estúdio, pois obviamente microfones normais não são bons o bastante para isso. Estúdios custam uns 50 reais por hora para você usá-lo (+ fazer gravações deve custar mais), ou você terá artefatos no áudio deixando a qualidade das dublagens muito ruim. Há jogos indies que tentam usar materiais baratos para dublagem, e não fica nada bom, e se usarem, será isso que acontecerá também com o 171.

O que dizer dos jogos brasileiros? Até empresas profissionais não conseguem fazer algo decente (Game Stock Car que o diga!). E quando fazem é um jogo simples e divertido como A Lenda do Herói, e diferente do que SanInPlay disse, ele não gastou 200 mil, e sim arrecadou 200 mil reais.


Disseram que o forte é o fato do JulioNIB estar ajudando
Atualização: em pouco tempo, ele saiu da equipe, não sabemos o motivo.
Ele é um tipo de scripter cleo de GTA IV/V, criar mods é totalmente diferente de criar um jogo e ainda que ele esteja muito longe de ser um dos melhores modders, não é porque ele cria mods que te agrada que ele seja um bom programador, mais detalhes aqui. E vocês sabem que eu também sou um modder, eu sei do que estou dizendo, e até o grande NTAuthority (amigo do LINK/2012) que vocês já devem ter ouvido falar — aquele que teve rolo com Activision e a Take 2 baniu ele de criar mods para qualquer jogo da Rockstar — critica o JulioNIB falando que ele não tem habilidade que mereça a fama que ele tem.
Daí quando eu critico o JulioNIB falam que eu tenho inveja… Sério, de novo, está tudo explicado aqui, não tire conclusões precitadas, eu inclusive de início elogiei o fato do JulioNIB estar na equipe falando que ele pode ser a única salvação e em seguida quem entende de mods de GTA IV/V discordou de mim me explicou a verdade sobre o JulioNIB sobre o modo de criação dos scripts dele, portanto não estou inventando, só estou repetindo o que pessoas mais experientes do que eu me disseram, e eu consigo imaginar como é isso pois também faço mods e sei muito bem a dificuldade em fazer cada coisa em cada tipo de jogo, como por exemplo o SilentPatch foi elogiado até pela equipe que porta os GTAs pro mobile, mods assim que são incríveis e desafiadores que não é qualquer um que faz. Por isso JulioNIB não merece a fama que tem (se não me engano, ele também nunca ganhou nenhum prêmio oficial de modding, assim como eu também não ganhei. Edit: Ganhei um agora no fim de 2016)

Jogo sendo criado pela Beta Games, onde como o nome indica (beta), um jogo que nunca chegará no final.



Finalizando
Este jogo está sendo criado desde 2011! 5 anos e ainda está nisso (quase 6, foi fim de 2010), e eles estão dizendo que poderá ser lançado em média 2018.
E eu tenho uma testemunha. Eu conheci um ex modelador do 171, na qual ele saiu do projeto por também não acreditar que seria lançado.

Se você discorda de alguma coisa que eu disse, argumente e prove. Muitas pessoas que seguiam o jogo não gostaram de eu criticá-lo, mas nenhuma delas argumentou provando que estou errado em algum tópico desta postagem, e geralmente estas pessoas dizem que tudo o que falei aqui foi só ofensas sem nenhum ponto ou falam de algum ponto na qual já foi abordado e explicado aqui, ou seja, estas mesmas pessoas nem ao menos leram esta postagem e só vieram aqui para enviar comentários reclamando. Basta olhar nos comentários deste post para entender do que estou falando. Depois de 1 ano tive que remover, porque, naboa… Melhor é deixar um FAQ mesmo.

“LÁLÁLÁLÁLÁ NÃO ESTOU OUVINDO”

Gente, antes de discordar, leia esta postagem inteira, entendo que praticamente ninguém lê pois é difícil ler um texto gigante argumentando sobre alguma coisa que você gosta, mas é a verdade.

1-5972698

Também, devido ao “efeito telefone sem fiohá pessoas que mudaram totalmente o que eu disse nesta postagem, há pessoas até falando que eu inventei que o jogo foi cancelado!!! Sendo que tudo o que falei foi para pensarem antes de doar para o jogo pois ele atualmente não é confiável e pode não ter o resultado esperado — Não sairá do papel = Não conseguir colocar em prática as ideias prometidas. Nem o título deste post as pessoas entendem.

Se você acha que só estou rebaixando o jogo, na verdade eu só disse verdades e estou defendendo as pessoas na qual doaram ou pensam em doar para este jogo. < outra coisa que ninguém entende e falam exatamente o inverso disso de que eu chamei o jogo de lixo e tudo mais que não falei.

Muitas pessoas já doaram ou doarão e eu prefiro defender estas pessoas para elas pensarem 10 vezes antes de dar seu dinheiro para as outras. É como dar esmola para um mendigo bêbado.

Portanto, cuidado em doar para este jogo, ou ele fará um 171 em você. Nós ainda não conhecemos essa equipe e o que são capazes de fazer ou não fazer, então pense 10X antes de doar!






Eu queria agradecer muito ao comentário do Thiago Matheus Santos da Silva. Eu estava esperando alguém como ele vir aqui responder, pois sei que não tenho conhecimento o suficiente ainda, mas ele sabe muitíssimo bem como esse mundo dos jogos funcionam, e é isso que tento passar para as pessoas (pois só tenho experiência comprovada em modificar jogos, mas é um tanto parecido).
Leia:
cr25c325adtica-jogo-171-5174493
(clique para ver melhor)



Mais uma atualização:
Vídeo interessante apontando também sobre os problemas do 171:

Especialmente um comentário de um desenvolvedor da equipe indie brasileira BranextGames que me chamou a atenção:
000-6569935
Foi um comentário muito inteligente da parte dele.
Espero que não comecem a tratar a equipe BranextGames como “inimiga” também por terem efeito este comentário. Ninguém é criança de ficar de briguinha, somos simplesmente pessoas que vivem nesse mundo e entendemos das dificuldades.





FAQ

Eu ficava todos os dias tendo de responder sempre os mesmíssimos comentários dizendo as mesmíssimas coisas, portanto resolvi remover os comentários para deixar um FAQ:

“O jogo será lançado sim!”
Onde eu disse que o jogo não será lançado?
“Não sairá do papel = Prometer coisas que podem não cumprir”, ou seja, colocar coisas no papel, mas não conseguir colocar em prática.
O máximo que falei foi que o jogo pode ser proibido caso tiver violências exageradas, como poder invadir casas e matar crianças etc, onde dizem que o jogo terá menores de idade e crianças. (eles podem no futuro mudar e tirar essa ideia do papel).
E se algum dia entrar grandes desenvolvedores na equipe e começar a ajudar eles? Eu não sei o futuro, eu estou no presente, esta postagem é do início de 2016, em breve o jogo pode ser lançado e irão falar pra mim “haha, o jogo foi lançado, você disse que não iria”, dã! Eu não disse, e não sei o futuro, tudo pode mudar! E se amanhã eles virassem pelo avesso e se transformassem numa bela equipe? Por exemplo RegiGames entrar ajudar na programação já será um passo gigante (mas ele não deve querer fazer isso pois ele tem a sua própria empresa de jogos).

“Pare de criticar o jogo dos outros e cuide dos seus trabalhos!”
Só porque eu tenho trabalhos para fazer eu não posso criticar os outros?
Você deve ter mais coisa para fazer do que vir aqui comentar isso.

“Você está com inveja”
Sério, se você não me conhece, nem tente argumentar usando minha personalidade.
Quem me conhece sabe que eu não curto esse estilo funk-pobre-favela. Qual o sentido de eu ter inveja de um jogo de um estilo que eu não gosto?
Eu não me importo com o jogo sair ou não, por isso eu consigo criticá-lo, diferente das pessoas que estão aguardando ansiosamente o jogo e viram fanáticos cegos.

“Você só fez este post para divulgar o outro jogo”
Sinta-se livre para ir no RegiGames e perguntar se houve uma troca. Eu nem ao menos nunca falei uma palavra com ele. Ele tem absolutamente nada a ver com isso.
Por favor não coloque ele onde não há, eu só fiz um elogio à ele, e se você quer criticar até meus elogios, você está exagerando.

“Você chamou o jogo dos caras de lixo”
Pelamordedeus, me diga onde falei isso.
Eu falei que ainda não é confiável para investir devido à isso, e isso, e isso.
Eu só falei os fatos, que inclusive ficou comentários aqui durante vários meses, e ninguém argumentava contra meus argumentos, e quando argumentavam era coisas que não fazia sentido, como abaixo:

“A sua lógica do mendigo bêbado não faz sentido”
Então pare e pense melhor.
Nota: Falei “mendigo” para não chamar os caras de drogados, pois seria ofensa, mas mendigo é mais adequado pois é uma pessoa “que está pedindo dinheiro”, como eles estão, sendo que eles ainda nem tinham começado a criar o jogo ainda (só tinham arrastado o mapa pra engine, ajustado umas coisas e usado um movimento de personagem já pronto para andar).
Imaginando um pouco mais acima: Dar dinheiro pra um drogado. Você sabe que você não está realmente ajudando ele ao dar dinheiro pra ele, então porque você daria? Pra ajudar mais ainda na merda dele?
A lógica é que você não pode confiar em quem dar o seu dinheiro. Só doem se você confia na pessoa, foi isso que este post quis dizer.
Estas caras prometeram um monte de coisa quando o jogo mal tinha iniciado a ser feito, e estão já pedindo dinheiro! Eles estão ganhando dinheiro com promessas que podem não ser cumpridas!

“O GTA tem sim muita violência e foi lançado, não tem problema de violência não”
As pessoas bateram muito nessa tecla, até demais, há um post inteiro pra ler, e só tocaram nesse argumento que nem é tão importante assim, mas ainda acho válido. Se você não acha, não tem que ignorar a postagem inteira só por causa dele.
O negócio é: A violência do GTA é fictícia. Correr de 20 carros da polícia metralhando todo mundo e roubando bancos é coisa cinematográfica. Mas no post eu falei sobre a violência que seria ter “todas as casas entráveis” + “menores de idade” (inclusive publicaram artworks de crianças, não só menores de idade). E se pode formar gangues com menores? E você invadir uma casa com uma família lá dentro metralhando as crianças? Sério, é incomparável. Mas eu acredito que o 171 irá remover essa ideia do papel algum dia, ou pelo menos adaptar para não ser possível tais coisas (adicionar somente menores, e eles são pessoas comuns e não sofrem os tiros, sei lá).
E outras disseram “vai ser 18+, então não tem problema”. Sério? O 18+ é light, há classificações maiores, como precisar provar que é adulto para poder comprar (geralmente acontece com jogos pornográficos) e principalmente, o jogo precisa de aprovação, não é só botar um 18+ e tudo será resolvido. Se informe.

“Por que temos que dar atenção à um jogo e não ao outro?”
Dã, esse post inteiro foi explicando isso, que só pode apoiar um jogo quando ele realmente estiver num nível confiável.
Outra, se você acha ambos os jogos confiáveis, é óbvio que você pode optar por apoiar ambos (qual o motivo de não apoiar? São jogos diferentes!)
De maneira alguma eu pensaria desta forma, eu até critico muito quem pensa assim.

“Mas o jogo nem lançou ainda e você está tirando conclusões precipitadas!”
Dãã! Este post foi para falar que o jogo ainda mal começou a ser criado e portanto tem que esperar para ver realmente o potencial, e você vem com argumento de que ele não foi lançado? Dã! Se tivesse sido lançado, este post seria um post de opiniões pessoais sobre o jogo, e não de alerta.

“Você inventou que o jogo foi cancelado!”
Pelamordedeus, quando eu vi pessoas falando isso eu até fiquei de boca aberta.
Eu digo que o jogo não é confiável para investir, que não sairá do papel, que as promessas são muito exageradas, e a pessoa fala que eu falei que o jogo foi cancelado.
É incrível como o efeito do telefone sem fio acontece.

“O jogo não tem apologia ao crime não! / Não há problema de apologia ao crime não!”
Desculpe, mas PUTA QUE PARIU!
Eu falei isso quando lancei este post, na primeira semana um desenvolvedor do 171 viu o meu post e me corrigiu dizendo que não terá apologia não. Portanto eu removi isso. Na primeira semana!
Quase 1 ano depois as pessoas continuaram falando que eu falei isso!!! Gente eu já corrigi!!!!!!! Não terá apologia não.

“Pela sua lógica, um jogo tem que ser criado por somente uma pessoa e sem engine pronta”
Por favor, leia melhor, pelo visto você não entendeu.
Eu falei que eles não têm capacidade, e portanto não merecem a atenção que tem. Em seguida falei do O Complexo, que tem capacidade, mas merece mais atenção.
Foi só um elogio ao RegiGames, que foi incrível e admiro ele pois sei que o que ele fez é muito difícil, e infelizmente pessoas leigas não têm a noção daquilo. Agora a Beta Games está prometendo coisa demais, e estou duvidando que eles consigam fazer o que prometeram. Entende a diferença? São pessoas diferentes, o ponto é que RegiGames é um programador incrível, e Beta Games… Ainda nem ao menos mostraram programação até o momento!

“Você só atacou o trabalho deles falando que era tudo pego pronto”
E não é?
É desses comentários que estou falando. Eu dou provas sobre meus argumentos, e a pessoa vem aqui, reclamam, e nunca provam que estou errado.

“Deixa os caras trabalharem!”
Mas eu estou deixando, ué, já falei pra todo lado que este post teve o objetivo de alertar as pessoas que apoiam e doam para este jogo.
À parte, este post também deve ter ajudado indiretamente no jogo:
Quando eu fiz este post, o jogo só tinha um mapa arrastado pra uma engine com sistema de animações prontos e um VW Golf sendo teletransportado pra frente (como mostra no vídeo). Eu critiquei tudo e falei que não pode ter marcas reais, carros reais nem nada. Por fim, eles começaram a inventar carros e marcas fictícias. Possivelmente ainda irão mudar mais coisas, como desprometer o que prometeram etc. As pessoas evoluem e críticas têm que ser aceitas e pensadas.
À parte também, os desenvolvedores aceitaram a minha crítica, eles viram o post logo no primeiro dia e comentaram aqui. Portanto, deixe de ser fanático. (viu? Estou falando com você, e não com os desenvolvedores da Beta Games).

“Vocês da 2Nibble só estão querendo abaixar a concorrência”
É aqui que fico impressionado como as pessoas são cegas. Tem até um texto no topo deste post explicando claramente.
Eu poderia optar por não dar minha opinião para não causar má impressão na minha equipe. Mas a minha opinião é só a minha opinião!!!! E como dito no topo, outros membros da minha equipe me criticaram por ter feito este post. Mas o post é meu, e não da equipe.
Não é porque não gosto de pamonha que a minha equipe é contra a fabricação de pamonhas.
Inclusive, qual é o motivo de rebaixar outro jogo? Os usuários não podem comprar ambos? Isso faz sentido algum! Eu estaria enchendo linguiça se estivesse tentando fazer uma coisa do tipo, pois não é assim que funciona. Os jogos possivelmente custarão entre 20 e 50 reais (baseado em jogos indie), não há problemas em gastar dinheiro com ambos os jogos, não há motivos para escolher comprar somente um (caso você sinta vontade de jogar ambos).

~ possivelmente será adicionado mais em breve ~



~Fim do FAQ~

Como dito acima, eu precisei remover os comentários pois eu ficava todos os dias tendo de responder sempre as mesmas coisas, então preferi compilar as perguntas e respostas.
O resumo dos comentários é: Zilhões de comentários me apoiando no início do post, e depois de alguns meses, apareceu zilhões me criticando.

Por favor, os comentários ficaram públicos aqui durante 1 ano, fui até bonzinho, mas tive que remover por causa das pessoas que comentavam ser ler o post. Me tirava muito tempo e dava estresse. Isso é só uma opinião, não seja um fanático.