[Artigo] O melhor criador de mods do mundo

Atualização:
Eu escrevi um novo post que é como um upgrade deste. Tudo explicado aqui está explicado lá de maneira mais profunda.
É muito mais longo, muitíssimo mais bem explicado. Eu simplesmente adorei o resultado. No momento, deve ser o melhor texto que já escrevi pro blog! 🙂
   

A definição da palavra “maior” é usada como tamanho, quantia etc.
Já a definição de “melhor” é geralmente direcionada a qualidade.

Eu sempre evitei assistir destes vídeos, só que num vídeo chamado “GTA – O maior criador de MODS do MUNDO é BRASILEIRO” eu também fui obrigado a abrir o vídeo pra ver a merda que iria falar, e falou.

Como o título do vídeo diz, o “maior”, mas o vídeo em si foi para dizer o “melhor” e não o “maior”, e isso que me preocupa.
Ele citou JulioNIB como o “maior criador de mods do mundo”, possivelmente posso concordar, pois a quantia de mods legais dele é grande, assim pode ser o “maior”, mas o vídeo foi destinado mais como “melhor” ao invés de “maior”, como se JulioNIB fosse um modder de habilidade e não de grande número de mods.

Vamos ficar com que realmente quis divulgar o “melhor” modder do mundo. Com que base ele tira esta conclusão? Ele é o quê para afirmar quem é ou não o melhor modder? Ele nem modder é! Afirmar que é o “maior”, tudo bem, mas tratar JulioNIB como o “melhor” é loucura e eu tenho certeza que o próprio JulioNIB não aceitaria ser chamado de “melhor” pois ele deve saber que isso foi injusto (ps: não sei como ele reagiu à isso, mas se fosse eu no lugar dele com certeza não aceitaria), pois ele sabe o que ele pode ou não criar, portanto se ele estiver lendo isso, acredito que ele concordaria comigo e que esta avaliação foi totalmente errada, pois JulioNIB sendo um modder sabe como os outros modders são e sabe melhor dizer quem é bom ou não.

Por exemplo, há bom tempo atrás eu citei num post da MixMods o Silent chamando ele de “melhor modder de GTA SA do mundo”, Silent viu isso e pediu pra eu remover do blog pois ele mesmo não aceita ser chamado de “o melhor”. Se nem o Silent aceita isso, quem é o JulioNIB para aceitar?

Vamos à como os mods são criados, mais especificamente GTA IV, onde JulioNIB ganhou tanta fama.
Ele cria mods .asi, se você entende de criação de mods de script deve saber que mods .asi no GTA SA é uma coisa muito avançada, geralmente programados em C++ “hackeando” o .exe do jogo tudo “na unha”, criando hooks, hacks para mudar o funcionamento do .exe etc (Atualização 2018: atualmente com plugin-sdk a criação de .asi está ficando muito fácil!), enquanto os mods cleos para GTA SA são na verdade um monte de linhas de funções já prontas para você colocá-las em sequência e assim por exemplo criar um pedestre andando por aí, coisas realmente muito simples pois os scripts .cs são iguais o modo de criação das missões do jogo, ou seja, é um sistema facilitado para cenas. Criar e mover coisas usando mods .cs é mais simples do que você pensa, só é uma exceção os mods cleos que realmente fazem coisas complexas na qual não existe função pronta dentro do jogo e na livraria cleo, pois assim o mod cleo será obrigado a fazer coisa parecida com os .asi, tudo manualmente “hackeando” o .exe para conseguir o que deseja. Um exemplo é a diferença de um mod de checar se está freando etc e assim tocar um som [1], contra um mod que tira cópias da mesh de um modelo e escreve dentro da estrutura da mesh de outro modelo [2]. Num é feito por funções próprias do jogo e livraria cleo, noutro é manipulação de endereços de memórias e chamadas de funções C++ dentro do .exe.
A diferença pro GTA IV e GTA V é que os .asi não são necessariamente o que foi dito acima, são considerados scripts cleos do GTA SA, ou seja, os mods .asi do GTA IV são criados quase sempre com funções prontas assim como acontece na livraria cleo do GTA SA. Em outras palavras, a “livraria cleo” do GTA IV e GTA V é o próprio asi loader dele.
Atualização: De novo, no post do “Modders de GTA SA são guerreiros” eu expliquei muito bem e dei exemplo comparativo.

Ou seja, criar mods no GTA IV é tão simples quanto GTA SA, e não estou falando pois a física ajuda a criar cenas legais e tudo mais, também, realmente o GTA IV tem uma engine ótima para criar mods divertidos facilmente, mas o ponto é que há mais modders dependentes de “funções já prontas” no GTA IV e V do que no GTA SA (e outros), onde no GTA SA sim há muitos modders guerreiros que enfiam as unhas dentro do .exe e lutam contra os limites do jogo tudo manualmente.

O próprio NTAuthority critica a fama do JulioNIB (e acredito que o NTA não se incomoda de eu ter citado a opinião dele aqui, ele é realmente um (bom) crítico).

Eu particularmente sou um pouco parecido ao JulioNIB, já que eu só crio mods cleos (mas não necessariamente mods de cenas etc, geralmente eu me enfio dentro do .exe e já fui criticado por isso falando que os mods que eu faço deviam ser feitos em .asi…).

Portanto, se você quer chamar alguém de “melhor”, tudo bem, você é livre desde que não influencie a opinião de outras pessoas, a não ser que você tenha bons argumentos para a afirmação, que você queira tratar esta “opinião” como um “fato”, pois não é tão simples assim apontar qual é o melhor, há vários fatores como “O que ele faz?”, por exemplo DK22Pac faz o que fastman92 não faz, mas fastman92 faz o que DK22Pac faz? Cada um na sua função, o DK22Pac por exemplo é um expert em programação visual, shaders etc, enquanto outro dia fui falar com fastman92 sobre specular e ele nem sabia o que era isso naquela época, ou seja, cada modder tem a sua área de atuação e não se pode generalizar dizendo que um é o melhor de todos, no máximo, com muito esforço só é possível apontar quem é o melhor em cada área, como fastman92 que é o melhor hacker de limites do GTA SA, onde provou isso criando o seu incrível limit adjuster que somente modders sabem exatamente a complexabilidade disso.

Inclusive, se nós formos ver “o maior modder” como tamanho (quantidade), eu que sou o maior, pois foi eu quem publicou mais mods para GTA no mundo até hoje, totalizando mais de 300 mods.
Mas me apontar como o “melhor” também é loucura, nem se for limitar à “mods cleos” pois Fabio e LINK/2012 são melhores que eu, mas quem é o melhor entre eles? Até isso é difícil pois por exemplo LINK/2012 nos últimos tempos ficou longe de scripts cleos e assim esqueceu muita coisa, então, para você ter noção, até apontar ele como o melhor modder cleo do Brasil é difícil mesmo que haja poucas pessoas, e isso que LINK/2012 foi nosso professor. E quem sabe há pessoas escondidas por aí que sejam melhores? Quantas pessoas será que estão lendo isso e reconhece a habilidade da Thayná? El criou coisas incríveis que eu nunca imaginaria ter criado. Estou falando do script de interface gráfica de salvamento do Tuning Mod v1, um script super complexo que eu nunca me imagino conseguindo criar, portanto até ela pode ser melhor que eu, principalmente pois ela também sabe .asi (programando em Assembly e C++), e quem a conhece? E olha que ainda tem gente chamando eu de “melhor do mundo” sendo que até pessoas desconhecidas são melhores que eu.

E o que dizer de por exemplo, spaceeinstein? Quantas pessoas que estão lendo isso será que conhece a habilidade dele? Listener possivelmente ninguém conhece ou conhece ele como “o criador do crack compact” não conhecendo o quanto ele influenciou no mundo do modding, um grande (e nerd) hacker russo que sem ele e muitos outros caras nós nem estaríamos aqui com estes mods, mas estes caras ninguém conhece pois geralmente não criam mods, foi ele que documentou a maior parte do gta_sa.exe para hoje nós podermos ler o .exe do jogo pra criar mods complexos e foi com isso que montei a lista de crash.
O que sobre Craig Kostelecky? Steve-M não existe? E o DexX? GooD-NTS? oksa8? A pessoa passa a vida baixando mods cleo mas nem conhece o Alien, que é o criador da cleo 4, e NTAuthority então? Ele é chamado de “Deus do conhecimento” pelos grandes modders e já deu dores de cabeça pra Rockstar Games e Activision a ponto de ser afastado dos mods por ação judicial por ter criado mods multiplayers melhores que a R* e Activision e isso estava influenciando negativamente na economia das empresas.
Alexander Blade é conhecido no mundo do GTA SA por ter criado mods bugados como o hud do GTA IV, e o que ele é hoje?? Na GTA Forums ele tem a medalha de “Major Contribution Award [Mods]” juntamente com o spaceeinstein, Craig Kostelecky e GooD-NTS (mais?), que é o nível máximo de contribuição ao modding (nem eu tenho alguma medalha de contribuição ao modding; LINK/2012 tem), sem Alexander possivelmente não existiria mods asi para GTA V (ou não chegaria perto do que é hoje), ele brigou contra a Rockstar pra isso. Mas quem é você para apontar que um carinha que criou um mod cleo de peidar é o melhor modder do mundo? Não é porque ele criou vários mods que são do seu gosto que você pode sair por aí falando “ele é o melhor de todos”, pois opinião cada um pode ter, mas você precisa de muitíssimo conhecimento para tratar opinião como um fato, tanto que, como eu disse, absolutamente ninguém do mundo pode afirmar quem é o melhor modder, nem os mais experientes.


No momento este site está parado (motivos aqui) portanto não estamos mais moderando e aceitando comentários.

Prefira usar o nosso Discord, fórum, Facebook ou Youtube.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments