[Download] Hidden & Dangerous Deluxe

Todo dia 1 (agora foi 4) do mês a MixMods posta um jogo geralmente desconhecido.
Indicado pelo JoojBR, muitos agradecimentos, eu jogava este jogo quando criança mas não lembrava o nome dele.



Hidden & Dangerous (H&D) é um jogo tático de guerra totalmente grátis.



Este é um jogo antigo, leve e extremamente divertido da segunda guerra mundial. Inicialmente criado pela Illusion Softworks e publicado pela Take2.


Nele você é o comandante de tudo, podendo controlar todos os soldados e dar comandos para cada um deles. Uma jogabilidade muito interessante que no início te deixa confuso e limitado, mas em pouco tempo você vai descobrindo as possibilidades.



É um jogo de stealth onde você controla individualmente o soldado, mas podendo rapidamente trocar qual soldado controlar, além de abrir o mapa tático e criar as sequências de comandos ou chegar perto de algum e apertar uma tecla para dar algum comando para ele, como pedir para ele te seguir, avançar, cessar fogo etc. Muito completo.

O jogo conta com 32 soldados de personalidades próprias

Eu jogava este jogo (não-deluxe) num Windows 98 quando era criança. Eu me divertia sem entender absolutamente nada, onde inclusive eu sofri para passar a primeira missão (hoje eu passei ela na primeira tentativa kk).



Sobre H&D Deluxe


A versão Hidden and Dangerous DELUXE é uma versão extra do primeiro jogo devido ao Hidden & Dangerous 2 ter sido prometido lançar em 2002 mas não ter saído, assim, um dos programadores do Hidden & Dangerous 1 (onde hoje ele tem a empresa "Lonely Cat Games") resolveu botar o jogo pra cima corrigindo os bugs. Sim, coincidentemente esta é a exata mesma história de outro jogo belo postado aqui no blog: Rollcage Redux.
No fim de 2003 o H&D2 finalmente saiu, mas também igual ao Rollcage: A segunda versão do jogo foi muito criticada e os jogadores continuaram na primeira (e corrigida) versão. Dizem que a nova está incompleta, possível terminar o jogo em só 2 horas, perdeu o feel e não se parece nada com o que foi mostrado na E3.

As atualizações do H&D Deluxe foram feitas para rodar em PCs atuais, sem bugs e melhor desempenho. O jogo roda em 60 FPS em resoluções HD sem nenhum problema.
Também o gráfico foi muito melhorado, contendo sombras em tempo real, light-mapping, environmental-mapping e bump-mapping. Foram também adicionadas expansões e um novo sistema de multiplayer mais tático, players com colisões etc.



Sem citar o fato do jogo agora ser mais "open", ou seja, alto suporte aos mods onde inclusive no download do jogo vem automaticamente um game editor próprio (na qual em primeira vista eu não entendi nada como usa; há tutoriais no fim do post).



Conhecendo o jogo



(abra o post para ver a jogabilidade e baixar o jogo)



Depois do menu você tem a tela de seleção de campanha:

Cada nova campanha é liberada quando concluir a anterior.

A primeira campanha por exemplo tem 4 missões:

Mesmo eu não ter jogado muito, aparentemente o jogo é longo e traz muitas horas de desafios muito diferentes. (e você pode baixar mais dezenas de missões que jogadores criaram! Fim deste post.)
Edit: São quase 40 missões no total!

E é aí que a variedade e tática do jogo começa a surpreender:

Você deve selecionar 8 soldados para usar nesta campanha.
São 32 soldados diferentes para escolher, cada um com biografia e diferentes habilidades!
Se você não tem saco para escolher eles, basta usar o botão ali embaixo que escolhe tudo aleatoriamente para você.

Em seguida você deve escolher os itens para usar na campanha.

São 16 itens diferentes (será que libera mais?), e você tem que selecionar pensando em todos os seus 8 homens, ou seja, se você não selecionar pelo menos 8 armas um dos seus homens ficará desarmado, certo? Mas também há o botão para selecionar aleatoriamente, você pode usá-lo e depois revisar.
Há desde minas, dinamite, câmera a até flare gun (sinalizador). A barrinha embaixo indica o quanto você pode levar.
Lembrando que precisa inclusive adicionar a munição nas armas.

E assim começamos a nossa primeira missão.
Você verá uma "cutscene" mostrando como se fosse a maquete do mapa com as instruções.

Se você não sabe inglês pode ter dificuldades em entender o que tem que fazer (a primeira missão é simples, o problema é nas próximas), portanto eu recomendo que você por exemplo grave ou tire prints da tela durante a explicação e em seguida digite no Google Tradutor os textos (não são muitos textos).
Você deve valorizar cada missão do jogo, é assim que se curte jogos deste tipo, não precisa de pressa, entenda, pense e aja.

E continuamos:

Selecione cada soldado e coloque as armas e munições em cada um deles. Assim como as outras, você pode clicar no botão embaixo para colocar tudo automaticamente de modo aleatório caso você não tenha saco pra isso (mas cuidado, pode ser adicionado itens desnecessários, e acredito que o peso de cada um afete o desempenho do soldado, não recomendo selecionar aleatoriamente).

E assim começa a missão:

Eu podia gravar um vídeo de tudo, começando o jogo e jogando, mas esta é consideravelmente a primeira vez que jogo.

Sugiro que você abra o menu de controles do jogo para entendê-los e editá-los.
Os comandos estão num estilo muito antigo, época que era comum as setas ao invés de WASD etc.
Na minha opinião, os comandos ficam melhores caso configurados assim.
No menu Options > Game Options há como ativar a mostragem da mira (assim não necessitando usar câmera em primeira pessoa para mirar). Segure o botão direito do mouse para mirar em terceira pessoa.

Como pode se ver, por exemplo use Home para chamar outro soldado pra seguir você, TAB ou os números para mudar de soldado, C abaixa e F levanta, Q e E troca os itens (me baseei no GTA SA) entre outras coisas, como M faz abrir o mapa tático:


Muito legal, né?

Aqui deu um pequeno problema para selecionar e clicar na interface, sendo ruim selecionar os botões do lado e sendo impossível mexer na linha do tempo embaixo.
A solução foi trocar a resolução para 1024x768, deste modo funcionou tudo normalmente.

Esta é uma tela muito divertida onde você pode criar sequências de comandos para cada soldado realizar num tempo.



O uso disto não é obrigatório, você pode muito bem usar os comandos básicos do jogo (follow, stop, move, hold fire, hey) e seus soldados já irão agir por conta própria, atirar nos inimigos etc como necessário numa inteligência artificial consideravelmente boa, mas caso você queira que eles façam as suas ações, basta usar esta tela.


De resto, todo o jogo é balanceado num nível "bom sendo antigo"; animações, gráficos, sons tudo é ótimo e a trilha sonora é excelente. Acredito que este jogo é mais uma prova de quanto os jogos antigos (retrô) são divertidos de jogar.

A dificuldade do jogo é realmente difícil principalmente ao fato de que você não leva dezenas de tiros e sai andando como se nada tivesse acontecido. Se você levar alguns tiros, é morte na certa, assim te obrigando a se cuidar e formar táticas, o jogo em si é um estilo stealth, é muito fácil você ou seus companheiros morrerem, e uma morte vale muito, muito!
Mesmo que o jogo venha em modos easy, medium e hard, mesmo no easy é fácil morrer (mas ainda tem as suas facilidades como inimigos mais burros e cegos).

E nem preciso dizer sobre o PC rodar ou não, né? Isso roda até num Windows 95. É um jogo de DirectX 8.

Como eu disse, o jogo é livre, aberto e gratuito, basta escolher onde baixar:

‎Autor: Illusion Softworks
Versão Deluxe: Michal Bacik (Lonely Cat Games)

Peso: 264 MB

AUS Gamers



Gamers Hell



E ainda não acabou!
Também: Animações;
E outros.

Você pode encontrar tutoriais de criação de mods aqui. Também um FAQ sobre.

Um autodidata polímata. Amante de computação, música, desenvolvimentos e ciências em geral. Ibitinga - SP

Veja também

Próximo
« Anterior
Anterior
Próximo »
Nota: Envie sugestões de postagens neste link. Caso problemas, use a Lista de Crash.
22 Comentários


Foi removido os comentários pelo sistema do blogger. Por favor, use o Disqus.


22 comentários:
Myster B

Já joguei um que começava no deserto

Elton César

Nossaaaaaaaaaaaaaa, eu me lembro desse jogo, eu jovaga em 2010 e me irritava muito porque eu não sabia qual era o meu objetivo no jogo porque era inglês.

Junior_Djjr

Se bem q agr te fiz pensar neh kkkk

"Se você não sabe inglês pode ter dificuldades em entender o que tem que fazer (a primeira missão é simples, o problema é nas próximas), portanto eu recomendo que você por exemplo grave ou tire prints da tela durante a explicação e em seguida digite no Google Tradutor os textos (não são muitos textos)."

E bem q alguém poderia traduzir todos os textos, neh, dae envia pra gente, daria até pra publicar no blog

Traknagem

nossa joguei esse jogo pra caralho quando era pequeno, tendia nada uehaueh

Fred William

Aqueles jogos com um gráfico horrivel para a atualidade que te faz divertir para caramba, ai como eu adoro.
Saudades black, saudades The Sims 1, saudades de tantos jogos bostas que eu jogava :'( da até um aperto no coração só de lembrar.

J3FF

No próximo podia postar wolfenstein, joguei muito isso :-\ Pena que era moleque e achava que o Hitler era o liu kang do mortal kombat .-., enfim...e melhor que muita bosta atual de hoje.

Junior_Djjr

Carai mano, esse jogo eh realmente desafiador, e não há perdão, se vc perdeu um soldado, jah era, vc não terá ele pra próxima missão assim como vc tbm perderá os itens q ele estava carregando (a não ser q vc foi lah e pegou os itens dele morto)
Eu tava jogando a segunda missão aqui e levei 3 headshots

Junior_Djjr

Idêntico

J3FF

http://imagens.canaltech.com.br/2705.4943-Uncharted-3.jpg

Archives

esse poster é realmente foda

Cereal Guy

Ué, se você tá com saudade porque não baixa e joga?

+Crazy

Muito Bom esse jogo a tempos procurava!!!

Cereal Guy

Eu tava com um projeto de criar um blog lá no WordPress chamado ''PC Lixo'' onde eu iria postar jogos leves que rode em qualquer PC ruim e algumas dicas REALMENTE úteis e que dê bons resultados nos FPS dos games, mas agora com esse de cada 1 dia do mês a MixMods postar um jogo, e todos já postados são super leves, deu uma desanimada do caralho e nem fiquei mais com vontade de continua com o blog que nem sequer criei uma postagem..

DOUGLAS.BIAZUS

Tem também a versão 2 desse jogo!

Lucas Celli

Mano joguei muito esse jogo, juntamente com Track Mania Nations... Meu pc era ruim e precisava jogar jogos leves :v
Ps: eu jogava em espanhol... entendia mais do q em ingles... e com um pouco de muita intuição dava pra jogar kkkkkkkkk

Side Winder

Caro Cereal Guy, peço que pare de copiar o estilo do meu personagem fictício "SideWinder" de agir e se comportar, obrigado pela atenção.

~ Jhow Peterlevikz

~ SideWinder

Amilton

o que a gente posta 1 vez por mês vc pode postar 1 vez por dia

Side Winder

Só faça bons posts, eu te imploro.

AlphA

O jogo ta corrupto,n consigo instalar,PFF!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Amilton

tente baixar de novo

AlphA

vleo

AlphA

Axo meio strainho fala corrupto,isso m lmbra algma coisa