SAMP Map Editor (Map Construction) + PAWN 2 IPL

Atualizado 13/10/16 13:44
PAWN 2 IPL: Corrigido as rotações invertidas.
Avise caso encontre mais problemas, e envie as linhas e prints para demonstração.

Atualizado 13/10/16 13:44
PAWN 2 IPL: Corrigido a precisão das coordenadas, antes podiam ficar alguns centímetros erradas.

Atualizado 12/10/16 18:23

PAWN 2 IPL: Corrigido rotações negativas ficando erradas.


Alternativa ao MEd!
SA-MP Map Construction é um editor de mapa criado para o SAMP, podendo criar mapas em formato .PWN, mas também pode servir fora do SAMP. Veja o fim do post.
map editor do SAMP
É sem dúvidas o melhor editor de mapas já criado para o GTA SA, realmente muito bem feito, cheio de funções e muito simples de usar (nem precisa de tutorial, se você saber o básico de inglês).
map editor do SAMP
Ele apresenta um 3D view com streaming! Ou seja, os objetos são carregados do seu HDD só quando necessário, assim como funciona num jogo, onde inclui até mesmo ajuste de draw distance (distância de visão) assim não tendo problemas mesmo com PCs fracos e sem mais dores de cabeça daquele MEd confuso e com lag.
map editor do SAMP
Os posicionamentos dos objetos também são feitos por base do "clique-e-arraste", agilizando muitíssimo a criação de mapas e deixando tudo muito mais fácil. Há suporte até mesmo à veículos e remover objetos do jogo.
(as vezes aqui a seleção e movimento do objeto é lenta, não ficando em tempo real, tendo de esperar para ver a alteração e piora dependendo do draw distance. Se você descobrir a solução, compartilhe.)
editor de mapas para o SAMP
Conta até mesmo com água animada, modo noturno, iluminação ambiente, correção de alpha, visualização de LOD e até mesmo a visualização dos materiais de colisão:
O programa não tem foco algum no GTA normal (não-SAMP), mas mesmo que você não seja um criador de mapas para o SAMP, o programa ainda te será útil, como por exemplo para descobrir o nome do .dff, .txd, .col, id e até mesmo o lod de algum objeto, para por exemplo editá-lo.
Tem até mesmo suporte à novos modelos adicionados no jogo.
editor de mapas para o SAMP
E já que nós somos bonzinhos, criamos um conversor de .PAWN para .IPL, assim te possibilitando converter seus mapas criados neste map editor para o GTA offline!
Este site aqui também é útil tanto para o editor quando para outras tarefas.
editor de mapas para o SAMP
Para instalar é só arrastar para a pasta do seu GTA. Depois abra o editor.exe e clique em Load. Muito fácil. Se você sabe o básico de inglês aprenderá a usá-lo quase instantaneamente, e logo ao abrir tem as instruções das teclas.
De preferência, use o aplicativo num GTA limpo para não dar erro de DXT5.

‎Autor: JernejL

Download oficial e atualizado. Você pode ter o tópico oficial aqui.



Conversor PAWN para IPL

PAWN 2 IPL chegou para deixar o MEd praticamente inútil, pois possibilitará você a converter os mapas criados no Map Editor do SAMP em arquivo .IPL para instalar no GTA offline.
PAWN 2 IPL logo
Inclui suporte à carros, mas carros por .ipl só funcionam por New Game. E não é compatível com "editar/apagar objetos originais do jogo", neste caso será necessário usar o velho MEd mesmo.
converter .pawn para .ipl
O programa foi criado pelo Fabio e idealizado no fórum da BMS. O uso é extremamente simples, e pode ser usado ate por patos treinados. No "Show Code" do SAMP Map Editor você terá o código PAWN, basta colar o código no campo de cima do PAWN 2 IPL que elas aparecerão convertidas para o formato IPL no campo debaixo. Você também pode abrir arquivos .txt ou .pwn, e salvar em .ipl diretamente pelo programa.
Há até mesmo como converter mapas do MTA, pois existe outras ferramentas que convertem ele para PAWN, e em seguida é só usar o PAWN 2 IPL.

Se você ainda não sabe instalar arquivos .ipls novos: Basta usar o ModLoader, colocando o seu arquivo .ipl em alguma pasta dentro do ModLoader, e criando um .txt na mesma pasta com a seguinte linha: "IPL data\maps\nome_do_seu_arquivo.ipl" que o ModLoader saberá lidar com isso e carregará sem problemas.

‎Autor: Fabio
English & Português
Avise caso encontre problemas, e envie as linhas e prints para demonstração.

Um autodidata polímata. Amante de computação, música, desenvolvimentos e ciências em geral. Ibitinga - SP

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