[Tutorial] Como criar mods cleos em GTA3script

GTA3script chegou para ficar: É o mais novo método de criação de scripts para GTA SA, VC e III.

E vocês têm o privilégio de ter o primeiro tutorial de GTA3script do mundo em português, na qual foi escrito por mim (Junior_Djjr)!

gta-sa-tutorial-como-criar-mods-cleos-gta3script-8855783

Este é um tutorial extremamente leigo destinado para qualquer pessoa, como o próprio nome diz: “GTA3script para todos“, focando num tom informal, divertido e fácil de aprender.

Até neste momento, o tutorial ainda só apresenta as primeiras todas as partes essenciais, na qual já dá para começar a tentar criar mods cleos. Mas ainda tem muito pela frente! Já que é um tutorial de programação, o aprendizado é ilimitado.
Portanto, fique ligado no índice do tutorial no fórum da BMS:

Tutorial de criar mods cleos – GTA3script

Lá há até mesmo uma introdução explicando a fundo o que diabos é isso, portanto, você pode querer ler a introdução para entender melhor do que se trata.

Em grande resumo: Desde mais de 1 década atrás os mods cleos e mulifiles (main.scm) eram feitos pelo Sanny Builder por uma programação inventada por nós mesmos numa época de muita falta de conhecimento. Atualmente o modding evoluiu, várias informações sobre o jogo foram vazadas pela War Drum Studios e nos atualizamos deixando tudo mais preciso.

GTA3script é o nome real da programação criada pela Rockstar North para desenvolver o main.scm / scripts.img dos GTAs da Era 3D, e recentemente o LINK/2012 recriou precisamente esta programação usando novas tecnologias para nós criarmos scripts — cleos (custom scripts) e missões, assim como o próprio main.scm (multifiles) — do mesmo modo que a Rockstar programou o jogo! Mudou muita coisa comparado com antigamente, ficou muito mais preciso, moderno e fácil.


Atualização:
O tutorial foi um sucesso e já rendeu dezenas de novos modders criando mods cleos!
Inclusive muitos gringos também estão acompanhando o tutorial, já que até hoje não existe nenhum de GTA3script em inglês (e de fato este tutorial de CLEO é o melhor disponível mundialmente).


No momento este site está parado (motivos aqui) portanto não estamos mais moderando e aceitando comentários.

Prefira usar o nosso Discord, fórum, Facebook ou Youtube.

2 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments