Anúncios no site é desrespeito aos modders?


Felizmente é difícil ver pessoas pensando isso, mas sempre há uma ou outra pessoa que interpreta isso de modo errado, então eu acho necessário deixar a explicação aqui:


 Português      English


Imagine um site de notícias:
  1. Uma notícia ocorre;
  2. O jornalista (bem independente, também fotógrafo) vai no local, fotografa, filma etc;
  3. Ele faz um texto dizendo com suas próprias palavras o que ocorreu;
  4. E ele publica num site, e há anúncios na página onde traz dinheiro à ele.
O jornalista está errado em ganhar dinheiro com um acontecimento?
Não, pois na verdade ele está ganhando dinheiro com a criação da publicação.


Agora veja um site de publicação de mods:
  1. Um mod é lançado;
  2. O postador testa, tira prints, faz vídeos etc;
  3. Ele faz um texto dizendo com suas próprias palavras como o mod é;
  4. E ele publica num site, e há anúncios na página onde traz (pouco) dinheiro à ele.
O postador está errado em ganhar dinheiro com um mod?
Não, pois na verdade ele está ganhando dinheiro com a criação da publicação.


"Mas um acontecimento real e um conteúdo criado por terceiro é diferente!"
Este é um ponto válido, mas, sites de notícias só publicam manchetes de acontecimentos? É claro que não, também publicam conteúdo inventado, produzido etc por terceiros como forma de informação.
Eles estão errados em divulgar trabalhos terceiros?

"Mas um site de mods faz re-upload de conteúdo criado por terceiros!"
Também é um ponto válido, mas tudo há motivos, se não houvesse motivos, não faríamos isso.
Eis os motivos:


Nós fazemos re-upload porque...
  • Sempre, em algum momento, o download irá se perder. Vários mods antigos nós não fazíamos re-upload, depois de anos, perdemos eles, pois sempre em algum momento o site onde o autor fez o upload, cai, é deletado etc, até hoje você encontra postagens com avisos de download quebrado pedindo caso alguém ter o mod, nos enviar. Quando nós fazemos re-upload, nós temos certeza de que o download continuará vivo para sempre.
  • Ligado com o caso acima, sites como o nosso, que faz re-upload, são os responsáveis por muitos, eu disse, muitos mods continuarem vivos até hoje. Você sabia que o Alci publicou o Alci's IMG Editor de modo exclusivo para somente 2 sites pedindo que ninguém publique em mais nenhum? E adivinha? 1 dos sites não existe mais, se o segundo site também morresse e seguíssemos a "regra" do Alci de não publicar em outros sites, o Alci's IMG Editor morreria (na real, ele nem teria ficado famoso). Mas não é o que aconteceu, devido aos sites serem "mal educados" e não seguir a regra de "exclusividade", Alci's IMG Editor se tornou (nesta época) o aplicativo de instalação de mods mais baixado do mundo. Em suma, temos sim que ser livres, regras do tipo "não faça upload em outro site" só traz desvantagens ao modding. O modding tem que viver para sempre, e não será assim que continuará vivo. E cá entre nós, você já esteve feliz em baixar um mod em outro site pois o site do autor não existe mais, não? Veja o Ryosuke839, o site dele morreu parcialmente, mas os mods dele continuam vivos para sempre, pois outros sites fizeram re-upload!
  • Nós ajustamos a organização dos arquivos para ter uma instalação mais fácil e rápida possível. Geralmente ao baixar um mod aqui, você só tem uma pasta para colocar dentro do ModLoader, assim facilitando muito o trabalho de instalação dos mods. Assim como coisas opcionais em pastas separadas e dizendo que, na verdade, não é necessário instalar aquilo etc.
  • Ligado com o caso acima, nós removemos todos os arquivos desnecessários para facilitar o download de quem tem internet lenta (há downloads onde o mod tem 10,01 MB, onde 10 MB é de imagens em .bmp e 0,01 MB é um arquivo .cs!). Sem contar o fato de que os autores muitas vezes colocam aplicativos, mods como Asi Loader, Livraria CLEO etc no download! O que com o tempo fica desatualizado, e se você instalar junto, terá "downgrade" no seu jogo, assim fazendo os mods pararem de funcionar, pois seu jogo está desatualizado.
  • Também, e mais importante, é que nós corrigimos o modo de instalação, algumas coisas dos arquivos etc. Há diferentes modos de instalar o mesmo mod, e nós sempre escolhemos o melhor deles, assim como nós corrigimos várias coisas do mod antes de postar, para você ter um mod mais leve, menos bugado, mais bem feito, evitando crashes e principalmente incompatibilidades. Pessoas que baixam mods na MixMods afirmam que, baixar mods aqui a chance de causar crashes é muito menor. (veja mais). Há várias pessoas que me disseram que bastou parar de baixar mods em outros lugares que o GTA parou de crashar, coisas do tipo, o que faz sentido, principalmente quando falamos de mods de scripts e de mapas. Lembrando que também sempre testamos os mods antes de postar, e testamos em GTAs com boa quantia de mods para encontrar incompatibilidades.
  • ...do mesmo modo em que só postamos mods bem feitos, ou então corrigimos os mods antes de postar. Nós temos certo conhecimento sobre mods, Junior_Djjr por exemplo entende muito sobre scripts e funcionamento do jogo, e os mods passam por revisões para evitar que mods mal feitos sejam postados.
  • Assim como, nós só postamos mods selecionados, o que é um detalhe importante, afinal, sites como MixMods são úteis para filtrar o que é bom e ruim. E se não existisse? Quem merece entrar na GTA Garage, GTA Inside etc e se deparar com 10 mil mods, onde somente 1 mil são bons e o resto são chatos ou mal feitos? Esta é mais uma grande utilidade nos sites de mods para GTA, eles filtram o que você gosta, um site posta carros brasileiros, outro site posta mods gráficos, outro site posta mods cleos divertidos, outro posta mods cleos de correções e realismo etc etc. Sites de mods para GTA são sim importantes para quem está baixando mods e só quer ver o necessário.
  • ...assim como o filtro de mods atualizados. Mods fora de uso são deletados ou pelo menos colocados avisos na postagem informando que existe outro mod que faz a mesma coisa de modo melhor, ou que tem mais coisas etc. Nós tentamos evitar que você use mods que hoje estão fora de uso, filtrando somente o que é atualmente viável de se usar. Em outras palavras, "sendo moderno e atualizado".
  • E é irônico, mas totalmente verdade: nossas postagens e leiame/readme na grande maioria das vezes dão mais informações do que o próprio autor do mod. E quando o autor do mod dá muitas informações no readme, nós deixamos o readme dele no download. Ou seja, baixar aqui ao invés de baixar no autor, você está tendo até mais informações ainda. Ainda mais que há autores que escondem bugs, não diz os bugs, e é nós que deixamos tudo transparente à quem baixa os mods.
  • ...assim como nós temos grande conhecimento nos mods, suas compatibilidades etc. Geralmente é difícil definir que um mod irá crashar, ser incompatível com outro etc, mas, com tal conhecimento (diferente de outros sites, e até mesmo do próprio autor), MixMods consegue dar avisos de problemas e incompatibilidades para você que vai baixar e instalar.
  • Ainda mais vendo que tais sites como este ajudam na divulgação de mods desconhecidos, perdidos no tempo, esquecidos etc, assim como faz pessoas conhecerem os modders... Ryosuke839 faz mods desde 2007/2008, em 2011 eu baixava mods (em sites brasileiros) e nunca via mods dele sendo postados, mas conheci o site dele, mods que eu nunca imaginava que existiam, imaginei ter encontrado um tesouro perdido, comecei a postar na MixMods e em pouco tempo o Brasil todo também postou e começou a usar os mods dele, e você deve estar usando hoje. Assim como MixMods posta vários mods postados por usuários do nosso fórum, assim divulgando o trabalho de modders pouco conhecidos, que estão começando etc.
  • E no caso acima, o que dizer dos sites em que qualquer pessoa posta os seus próprios mods? (como GTA Inside, GTA Garage etc?) É bom, mas novamente entra no caso antes mencionado, ninguém está afim de procurar mod bom no meio de um mar de mods meia-boca, após um mod ser postado num lugar desses, seu mod é esquecido para sempre (se é que teve atenção). E a desvantagem de existir tais sites é que facilmente mods são publicados faltando créditos, ou créditos roubados, (afinal, qualquer pessoa consegue publicar qualquer coisa, mesmo que o mod seja mal feito ou roubado) diferente da MixMods onde os créditos têm grande importância e tomamos cuidado em publicar mods roubados. O site GTAAll por exemplo é o paraíso dos ladrões de mods.
  • Ah, e o que você me diz de traduções? Você que fala português, que tal passar a vida baixando mods lendo textos em inglês, russo etc? Vai dizer que você nunca ficou feliz em ver que um mod foi repostado traduzido em seu idioma? MixMods é também um tradutor de conteúdo.
Toda esta lista acima diz o quão importante são os sites que postam mods para GTA, como MixMods.

As informações acima podem não se encaixar em postagens antigas da MixMods, pois não tínhamos tanto foco, conhecimento e capricho quanto temos hoje. E temos este capricho hoje, novamente, porque pelo menos temos algum retorno financeiro, mesmo que não seja muito.

Um youtuber usar mods em seus vídeos e ganhar dinheiro por cima disso não tem problema, mas quando um site faz, é desrespeito!?

Se você é contra sites postando mods ganhando dinheiro, então você também devia ser contra os youtubers que usam mods em seus vídeos.

Se você realmente acredita que o que dá dinheiro ao site são os mods e não o site em si, então crie um site postando o download dos mods. Você, instantaneamente ganhará dinheiro assim? Não, você só começará a ganhar dinheiro caso conseguir público no seu site. Viu? O dinheiro vem do seu trabalho com o site.

O dinheiro vem do interesse do público em seu site.
Os mods têm que ser livres para estarem em qualquer site (como eu argumentei na lista acima), e as pessoas são livres para baixarem no site que quiserem.


Finalizando...

E além do respeito ao conteúdo e créditos (diferente de vários sites, MixMods publica os créditos de forma detalhada, verdadeira), este é também o único site do gênero que tem até página de doação à quem cria os mods, assim como os modders podem pedir para colocar informações de doação (como um botão de doação) ao publicarmos algum mod dele aqui, não há problema, você tem o direito disso.

Tudo isto acima serve de resposta para quem ainda acha que isso é errado.
De fato, em vários anos, ainda nenhum modder nos pediu para remover o mod dele daqui pois não quis que fosse postado em sites com anúncios... o que seria até irônico, afinal, a mesma pessoa que pode pensar assim, posta o mod dele em sites como GTA Inside, na qual é lotado de anúncios pela página, ou mesmo GTA Forums, que também têm anúncios, o que não é errado, afinal, não é grátis ter um site, ainda mais vendo o trabalho a se fazer por trás, assim como conseguir crescer, ter fama e grande público, é uma tarefa extremamente difícil, não é simplesmente criar um site qualquer e postar um monte de download de mods que você terá dinheiro (na verdade, alguns conseguem...), o dinheiro não vem disso, mas sim da fama que você conseguiu construir, e de todo o trabalho que você teve para conseguir isso.

Hoje, Brasil é um dos países em que mais se modifica o GTA San Andreas. Seria assim se não existisse blogs brasileiros postando mods? Seria assim se quem quisesse modificar o GTA, teria que entrar em páginas malucas em inglês e russo para procurar mods legais no meio de milhares de mods ruins? Ninguém é obrigado a entrar numa página de um autor russo e se cadastrar no site para baixar um download de 10 MB de prints .bmp, IMG Tool, readme em russo etc. (isso foi uma indireta baseada em fatos reais; ter uns anúncios na página para o dono do site tudo bem, mas isso é o cúmulo!)

O trabalho de quem cria os mods é extremamente importante, mas não podemos deixar de apoiar também os sites que re-publicam os mods.

São esses sites que filtram, divulgam etc os mods, assim ajudando a deixar o modding vivo por mais tempo, levando-os para outros públicos, outros idiomas etc.

Quando eu falei que é impossível cuidar de um site grande durante tanto tempo sem ganhar dinheiro, me responderam "então não crie o site"... depois de ler tudo isso, dá para concordar?



Este texto também estará na página Disclaimer do blog.


Use ModLoader v0.3.5 para instalar os mods.

Um autodidata polímata. Amante de computação, música, desenvolvimentos e ciências em geral. Ibitinga - SP

Veja também

Próximo
« Próximo
Anterior
Anterior »
Nota: Envie sugestões de postagens neste link. Caso problemas, use a Lista de Crash.


Foi removido os comentários pelo sistema do blogger. Por favor, use o Disqus.


Nenhum comentário: