Anúncios no site é desrespeito aos modders?


Felizmente é difícil ver pessoas pensando isso, mas sempre há uma ou outra pessoa que interpreta isso de modo errado, então eu acho necessário deixar a explicação aqui:


 Português      English


Imagine um site de notícias:
  1. Uma notícia ocorre;
  2. O jornalista (bem independente, também fotógrafo) vai no local, fotografa, filma etc;
  3. Ele faz um texto dizendo com suas próprias palavras o que ocorreu;
  4. E ele publica num site, e há anúncios na página onde traz dinheiro à ele.
O jornalista está errado em ganhar dinheiro com um acontecimento?
Não, pois na verdade ele está ganhando dinheiro com a criação da publicação.


Agora veja um site de publicação de mods:
  1. Um mod é lançado;
  2. O postador testa, tira prints, faz vídeos etc;
  3. Ele faz um texto dizendo com suas próprias palavras como o mod é;
  4. E ele publica num site, e há anúncios na página onde traz (pouco) dinheiro à ele.
O postador está errado em ganhar dinheiro com um mod?
Não, pois na verdade ele está ganhando dinheiro com a criação da publicação.


“Mas um acontecimento real e um conteúdo criado por terceiro é diferente!”
Este é um ponto válido, mas, sites de notícias só publicam manchetes de acontecimentos? É claro que não, também publicam conteúdo inventado, produzido etc por terceiros como forma de informação.
Eles estão errados em divulgar trabalhos terceiros?

“Mas um site de mods faz re-upload de conteúdo criado por terceiros!”
Também é um ponto válido, mas tudo há motivos, se não houvesse motivos, não faríamos isso.
Eis os motivos:


Nós fazemos re-upload porque…
  • Sempre, em algum momento, o download irá se perder. Vários mods antigos nós não fazíamos re-upload, depois de anos, perdemos eles, pois sempre em algum momento o site onde o autor fez o upload, cai, é deletado etc, até hoje você encontra postagens com avisos de download quebrado pedindo caso alguém ter o mod, nos enviar. Quando nós fazemos re-upload, nós temos certeza de que o download continuará vivo para sempre.
  • Ligado com o caso acima, sites como o nosso, que faz re-upload, são os responsáveis por muitos, eu disse, muitos mods continuarem vivos até hoje. Você sabia que o Alci publicou o Alci’s IMG Editor de modo exclusivo para somente 2 sites pedindo que ninguém publique em mais nenhum? E adivinha? 1 dos sites não existe mais, se o segundo site também morresse e seguíssemos a “regra” do Alci de não publicar em outros sites, o Alci’s IMG Editor morreria (na real, ele nem teria ficado famoso). Mas não é o que aconteceu, devido aos sites serem “mal educados” e não seguir a regra de “exclusividade”, Alci’s IMG Editor se tornou (nesta época) o aplicativo de instalação de mods mais baixado do mundo. Em suma, temos sim que ser livres, regras do tipo “não faça upload em outro site” só traz desvantagens ao modding. O modding tem que viver para sempre, e não será assim que continuará vivo. E cá entre nós, você já esteve feliz em baixar um mod em outro site pois o site do autor não existe mais, não? Veja o Ryosuke839, o site dele morreu parcialmente, mas os mods dele continuam vivos para sempre, pois outros sites fizeram re-upload!
  • Nós ajustamos a organização dos arquivos para ter uma instalação mais fácil e rápida possível. Geralmente ao baixar um mod aqui, você só tem uma pasta para colocar dentro do ModLoader, assim facilitando muito o trabalho de instalação dos mods. Assim como coisas opcionais em pastas separadas e dizendo que, na verdade, não é necessário instalar aquilo etc.
  • Ligado com o caso acima, nós removemos todos os arquivos desnecessários para facilitar o download de quem tem internet lenta (há downloads onde o mod tem 10,01 MB, onde 10 MB é de imagens em .bmp e 0,01 MB é um arquivo .cs!). Sem contar o fato de que os autores muitas vezes colocam aplicativos, mods como Asi Loader, Livraria CLEO etc no download! O que com o tempo fica desatualizado, e se você instalar junto, terá “downgrade” no seu jogo, assim fazendo os mods pararem de funcionar, pois seu jogo está desatualizado.
  • Também, e mais importante, é que nós corrigimos o modo de instalação, algumas coisas dos arquivos etc. Há diferentes modos de instalar o mesmo mod, e nós sempre escolhemos o melhor deles, assim como nós corrigimos várias coisas do mod antes de postar, para você ter um mod mais leve, menos bugado, mais bem feito, evitando crashes e principalmente incompatibilidades. Pessoas que baixam mods na MixMods afirmam que, baixar mods aqui a chance de causar crashes é muito menor. (veja mais). Há várias pessoas que me disseram que bastou parar de baixar mods em outros lugares que o GTA parou de crashar, coisas do tipo, o que faz sentido, principalmente quando falamos de mods de scripts e de mapas. Lembrando que também sempre testamos os mods antes de postar, e testamos em GTAs com boa quantia de mods para encontrar incompatibilidades.
  • …do mesmo modo em que só postamos mods bem feitos, ou então corrigimos os mods antes de postar. Nós temos certo conhecimento sobre mods, Junior_Djjr por exemplo entende muito sobre scripts e funcionamento do jogo, e os mods passam por revisões para evitar que mods mal feitos sejam postados.
  • Assim como, nós só postamos mods selecionados, o que é um detalhe importante, afinal, sites como MixMods são úteis para filtrar o que é bom e ruim. E se não existisse? Quem merece entrar na GTA Garage, GTA Inside etc e se deparar com 10 mil mods, onde somente 1 mil são bons e o resto são chatos ou mal feitos? Esta é mais uma grande utilidade nos sites de mods para GTA, eles filtram o que você gosta, um site posta carros brasileiros, outro site posta mods gráficos, outro site posta mods cleos divertidos, outro posta mods cleos de correções e realismo etc etc. Sites de mods para GTA são sim importantes para quem está baixando mods e só quer ver o necessário.
  • …assim como o filtro de mods atualizados. Mods fora de uso são deletados ou pelo menos colocados avisos na postagem informando que existe outro mod que faz a mesma coisa de modo melhor, ou que tem mais coisas etc. Nós tentamos evitar que você use mods que hoje estão fora de uso, filtrando somente o que é atualmente viável de se usar. Em outras palavras, “sendo moderno e atualizado”.
  • E é irônico, mas totalmente verdade: nossas postagens e leiame/readme na grande maioria das vezes dão mais informações do que o próprio autor do mod. E quando o autor do mod dá muitas informações no readme, nós deixamos o readme dele no download. Ou seja, baixar aqui ao invés de baixar no autor, você está tendo até mais informações ainda. Ainda mais que há autores que escondem bugs, não diz os bugs, e é nós que deixamos tudo transparente à quem baixa os mods.
  • …assim como nós temos grande conhecimento nos mods, suas compatibilidades etc. Geralmente é difícil definir que um mod irá crashar, ser incompatível com outro etc, mas, com tal conhecimento (diferente de outros sites, e até mesmo do próprio autor), MixMods consegue dar avisos de problemas e incompatibilidades para você que vai baixar e instalar.
  • Ainda mais vendo que tais sites como este ajudam na divulgação de mods desconhecidos, perdidos no tempo, esquecidos etc, assim como faz pessoas conhecerem os modders… Ryosuke839 faz mods desde 2007/2008, em 2011 eu baixava mods (em sites brasileiros) e nunca via mods dele sendo postados, mas conheci o site dele, mods que eu nunca imaginava que existiam, imaginei ter encontrado um tesouro perdido, comecei a postar na MixMods e em pouco tempo o Brasil todo também postou e começou a usar os mods dele, e você deve estar usando hoje. Assim como MixMods posta vários mods postados por usuários do nosso fórum, assim divulgando o trabalho de modders pouco conhecidos, que estão começando etc.
  • E no caso acima, o que dizer dos sites em que qualquer pessoa posta os seus próprios mods? (como GTA Inside, GTA Garage etc?) É bom, mas novamente entra no caso antes mencionado, ninguém está afim de procurar mod bom no meio de um mar de mods meia-boca, após um mod ser postado num lugar desses, seu mod é esquecido para sempre (se é que teve atenção). E a desvantagem de existir tais sites é que facilmente mods são publicados faltando créditos, ou créditos roubados, (afinal, qualquer pessoa consegue publicar qualquer coisa, mesmo que o mod seja mal feito ou roubado) diferente da MixMods onde os créditos têm grande importância e tomamos cuidado em publicar mods roubados. O site GTAAll por exemplo é o paraíso dos ladrões de mods.
  • Ah, e o que você me diz de traduções? Você que fala português, que tal passar a vida baixando mods lendo textos em inglês, russo etc? Vai dizer que você nunca ficou feliz em ver que um mod foi repostado traduzido em seu idioma? MixMods é também um tradutor de conteúdo.
Toda esta lista acima diz o quão importante são os sites que postam mods para GTA, como MixMods.

As informações acima podem não se encaixar em postagens antigas da MixMods, pois não tínhamos tanto foco, conhecimento e capricho quanto temos hoje. E temos este capricho hoje, novamente, porque pelo menos temos algum retorno financeiro, mesmo que não seja muito.

Um youtuber usar mods em seus vídeos e ganhar dinheiro por cima disso não tem problema, mas quando um site faz, é desrespeito!?

Se você é contra sites postando mods ganhando dinheiro, então você também devia ser contra os youtubers que usam mods em seus vídeos.

Se você realmente acredita que o que dá dinheiro ao site são os mods e não o site em si, então crie um site postando o download dos mods. Você, instantaneamente ganhará dinheiro assim? Não, você só começará a ganhar dinheiro caso conseguir público no seu site. Viu? O dinheiro vem do seu trabalho com o site.

O dinheiro vem do interesse do público em seu site.
Os mods têm que ser livres para estarem em qualquer site (como eu argumentei na lista acima), e as pessoas são livres para baixarem no site que quiserem.


Finalizando…

E além do respeito ao conteúdo e créditos (diferente de vários sites, MixMods publica os créditos de forma detalhada, verdadeira), este é também o único site do gênero que tem até página de doação à quem cria os mods, assim como os modders podem pedir para colocar informações de doação (como um botão de doação) ao publicarmos algum mod dele aqui, não há problema, você tem o direito disso.

Tudo isto acima serve de resposta para quem ainda acha que isso é errado.
De fato, em vários anos, ainda nenhum modder nos pediu para remover o mod dele daqui pois não quis que fosse postado em sites com anúncios… o que seria até irônico, afinal, a mesma pessoa que pode pensar assim, posta o mod dele em sites como GTA Inside, na qual é lotado de anúncios pela página, ou mesmo GTA Forums, que também têm anúncios, o que não é errado, afinal, não é grátis ter um site, ainda mais vendo o trabalho a se fazer por trás, assim como conseguir crescer, ter fama e grande público, é uma tarefa extremamente difícil, não é simplesmente criar um site qualquer e postar um monte de download de mods que você terá dinheiro (na verdade, alguns conseguem…), o dinheiro não vem disso, mas sim da fama que você conseguiu construir, e de todo o trabalho que você teve para conseguir isso.

Hoje, Brasil é um dos países em que mais se modifica o GTA San Andreas. Seria assim se não existisse blogs brasileiros postando mods? Seria assim se quem quisesse modificar o GTA, teria que entrar em páginas malucas em inglês e russo para procurar mods legais no meio de milhares de mods ruins? Ninguém é obrigado a entrar numa página de um autor russo e se cadastrar no site para baixar um download de 10 MB de prints .bmp, IMG Tool, readme em russo etc. (isso foi uma indireta baseada em fatos reais; ter uns anúncios na página para o dono do site tudo bem, mas isso é o cúmulo!)

O trabalho de quem cria os mods é extremamente importante, mas não podemos deixar de apoiar também os sites que re-publicam os mods.

São esses sites que filtram, divulgam etc os mods, assim ajudando a deixar o modding vivo por mais tempo, levando-os para outros públicos, outros idiomas etc.

Quando eu falei que é impossível cuidar de um site grande durante tanto tempo sem ganhar dinheiro, me responderam “então não crie o site”… depois de ler tudo isso, dá para concordar?



Este texto também estará na página Disclaimer do blog.



Imagine a news site:
  1. News occurs;
  2. The journalist (very independent, also photographer) goes on the spot, photographs, films etc;
  3. He makes a text saying in his own words what happened;
  4. And he posts on a site, and there are ads on the page where it brings money to him.
Is the journalist wrong to make money on an event?
No, because in fact he is making money from the creation of the publication.


Now see a site that publish mods:
  1. A mod is released;
  2. The poster tests, prints, makes videos etc;
  3. He makes a text saying in his own words how the mod is;
  4. And he posts on a site, and there are ads on the page where it brings (a few) money to him.
The poster is wrong in making money with a mod?
No, because in fact he is making money from the creation of the publication.


“But a real event and third-party content is different!”
This is a valid point, but, news sites only publish event headlines? Of course not, they also publish content invented, produced etc. by third parties as a form of information.
Are they wrong to divulge third-party work?

“But a mods site does re-upload content created by a third party!”
It is also a valid point, but there are reasons, if there were no motives, we would not do it.
Here are the reasons:


We do re-upload because…
  • Always, at some point, the download will get lost. Several old mods we did not do re-upload, after years, we lost them, because always at some point the site where the author uploaded, falls, is deleted etc, until today you find posts with broken download warnings asking if someone have the mod, send us. When we do re-upload, we are sure that the download will stay alive forever.
  • Linked with the above case, sites like ours, which does re-upload, are responsible for many, I said, many mods remain alive today. Did you know that Alci has published Alci’s IMG Editor exclusively for only 2 sites asking no one to post on any more? And guess what? 1 of the sites doesn’t exist anymore, if the second site also dies and we followed Alci’s rule of not publishing in other sites, Alci’s IMG Editor would die (in fact, he would not even have become famous). But that’s not what happened, because websites were “rude” and did not follow the rule of “exclusivity,” Alci’s IMG Editor became (at this time) the world’s most downloaded mod installer application. In short, we do have to be free, rules like “do not upload on another site” only brings disadvantages to modding. The modding has to live forever, and it will not be so it will continue to live. And between us, you’ve been happy to download a mod on another site because the author’s site does not exist anymore, does it? Look at Ryosuke839, his site died partially, but his mods are still alive forever, as other sites have re-uploaded!
  • We adjust the organization of the files to have an installation as quick and easy as possible. Generally when downloading a mod here, you only have one folder to put inside the ModLoader, thus making the installation work of the mods much easier. As well as optional things in separate folders and saying that, in fact, it is not necessary to install that etc.
  • Connected with the above case, we remove all unnecessary files to facilitate downloading of those who have slow internet (there are downloads where the mod has 10.01 MB, where 10 MB is of images in .bmp and 0.01 MB is a file .cs!). Not to mention the fact that authors often put applications, mods like Asi Loader, CLEO Library etc in the download! What eventually gets outdated, and if you install together, you will downgrade your game, thus making the mods stop working because your game is outdated.
  • Also, and more importantly, is that we fix the way of installation, some things of the files etc. There are different ways to install the same mod, and we always choose the best of them, just as we have corrected several mod stuff before posting, so you have a lighter, less bugged, better made, avoiding crashes and mainly incompatibilities. People who download mods at MixMods claim that downloading mods here the chance of causing crashes is much lower. (see more). There are several people who told me that stopped downloading mods in other places, his GTA stopped crashing, things like that, which makes sense, especially when it comes to mods of scripts and maps. Remembering that we also always tested the mods before posting, and we tested in GTAs with a good amount of mods to find incompatibilities.
  • …in the same way that we only post well-made mods, or else we fix the mods before posting. We have some knowledge about mods, Junior_Djjr for example understands a lot about scripts and game working, and mods go through revisions to prevent bad made mods from being posted.
  • Like, we only post selected mods, which is an important detail, after all, sites like MixMods are useful for filtering out what is good and bad. What if it did not exist? Who deserves to enter the GTA Garage, GTA Inside etc and come across 10 thousand mods, where only 1 thousand are good and the rest are boring or badly made? This is another great utility in the sites of mods for GTA, they filter what you like, a site put brazilian cars, another site put graphic mods, another site put cleo mods for fun, another put cleo mods for fixes and realism etc etc. Sites of mods are rather important for those who are downloading mods and just want to see what is needed.
  • …as well as the updated mods filter. Mods out of use are deleted or at least posted warnings in the post stating that there is another mod that does the same thing better, or that has more things etc. We try to prevent you from using mods that are out of use today, filtering only what is currently feasible to use. In other words, “being modern and updated.”
  • And it’s ironic, but totally true: our posts and readme / readme most of the time give more information than the mod’s own author. And when the mod author gives a lot of information on the readme, we leave his readme in the download. That is, download here instead of download the author, you are having even more information. Even more that there are authors who hide bugs, does not say the bugs, and it is we who leave everything transparent to who download the mods.
  • …as we have great knowledge in mods, their compatibilities etc. It is often difficult to define what a mod will crash Windows, be incompatible with other etc, but with such knowledge (different from other sites, and even the author himself), MixMods can give warnings of problems and incompatibilities for you that will download and install.
  • Still more seeing that such sites like this help in the divulgation of unknown mods, lost in the time, forgotten etc, just as it makes people know the modders… Ryosuke839 made mods even from 2007/2008, in 2011 I was downloading mods (in brazilian sites) and I never saw his mods being posted, but I knew his site, mods that I never imagined existed, I thought I have found a lost treasure, I started to post in MixMods and in a short time all Brazil also posted and started to use his mods, and you should be using today. Just as MixMods posts several mods posted by users of our forum, thus spreading the work of little-known modders, who are starting etc.
  • And in the case above, what about websites on which anyone posts their own mods? (like GTA Inside, GTA Garage etc?) It’s good, but again comes in the case mentioned above, no one is in the mood to look for good mod in the middle of a sea of mods half-mouth, after a mod is posted in such a place, your mod is forgotten forever (if it had attention). And the disadvantage of such sites is that easily mods are published lacking credits, or stolen credits, (after all, anyone can publish anything, even if the mod is badly made or stolen) other than MixMods where credits are of great importance and we are careful to publish stolen mods. The site GTAAll for example is the paradise of the thieves of mods.
  • Oh, and what do you say about translations? If you speak portuguese, how about spending your life downloading mods by reading texts in english, russian, etc? Are you going to say that you’ve never been happy to see that a mod has been translated translated into your language? MixMods is also a content translator (and I translated this post to english, oh).
The whole list above tells you how important sites are posting mods to GTA, such as MixMods.

The above information may not fit into old MixMods posts, as we did not have as much focus, knowledge, and whimsy as we have today. And we have this whim today, again, because at least we have some financial return, even if it’s not much.

A youtuber using mods on your videos and making money with that doesn’t have a problem, but when a website does it is disrespectful!?

If you are against websites posting mods making money then you should also be against the youtubers who use mods in their videos.

If you really believe that what gives money to the site are the mods and not the site itself, then create a website by posting the download of the mods. Will you instantly make money like that? No, you will only start earning money if you get audience on your site. See? Money comes from your work with the site.

The money comes from the public’s interest in your website.
The mods have to be free to be on any site (as I argued in the list above), and people are free to download on the site they want.


Finishing…

And besides respect for content and credits (unlike several sites, MixMods publishes the credits in detail, true), this is also the only site of the genre that has up to page of donation to those who create the mods, just as modders can ask to put donation information (like a donation button) when we publish some mod of it here, no problem, you have the right to do so.

All of this above serves as an answer to those who still think this is wrong.
In fact, in several years, still no modder asked us to remove the mod from here because he did not want it to be posted on sites with ads… which would be ironic, after all, the same person who can think so, put the mod of it in sites like GTA Inside, which is full of ads per page, or even GTA Forums, which also have ads, which is not wrong, after all, it is not free to have a website, even more seeing the work to be done behind the curtains, as well as growing, having fame and great public, is an extremely difficult task, is not simply to create any website and post a lot of download of mods that you will have money (in fact, some can…), the money does not come from this, but from the fame that you have been able to build, and from all the work you have done to achieve this.

Today, Brazil is one of the countries that most modifies the GTA San Andreas. Would it be so if there were no brazilian blogs posting mods? Would it be so if anyone who wanted to modify the GTA would have to go into crazy pages in english and russian to look for cool mods in the midst of thousands of bad mods? No one is required to enter a page of a russian author and register on the site to download a 10 MB download of prints .bmp, IMG Tool, readme in russian etc. (this was an indirect based on real facts; having ads on the page for the site owner is fine, but that’s unacceptable!)

The work of those who create the mods is extremely important, but we can’t forget to supporting the sites that re-publish the mods.

It is these sites that filter, divulge the mods etc, thus helping to leave the modding alive for longer, taking them to other audiences, other languages, etc.

When I said that it is impossible to take care of a big site for so long without making money, they answered me “so don’t create the site” … after reading all this, can you agree?



This text will be also on Disclaimer page of the blog.



No momento este site está parado (motivos aqui) portanto não estamos mais moderando e aceitando comentários.

Prefira usar o nosso Discord, fórum, Facebook ou Youtube.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments