[PS2] Novidades sobre mods para PS2 (08/2019)

Os mods para PS2 estão de fato evoluindo muito, novamente, por conta dos trabalhos do Daniel69 no nosso fórum.



Já começando com um destaque.
gta-v-para-ps2-legacy-4542870
gta-v-para-ps2-legacy-5885521
gta-v-para-ps2-legacy-1924787
Acredito que muitos de vocês já compraram um GTA V de PS2 e veio um GTA SA com praticamente nada modificado, né? Pensando nisto, Daniel69 está montando um verdadeiro GTA V para PS2! Quer dizer, não tão verdadeiro por ainda ser um GTA SA com mods, mas infinitamente melhor que os GTA V falsos anteriormente vendidos em camelôs.

Como você pode ver, há até mesmo o radar retangular (na verdade, quadrado, mas pela falta de um widescreen fix fica retângulo, um bug-feature!), e no momento há 10 carros do GTA V remodelados em lowpoly (não pela gente, somente convertidos para o PS2, algo que até ano passado ninguém antes havia conseguido, mas hoje você mesmo pode fazer).
Também haverá mais armas e texturas trocadas (por exemplo ruas do GTA V), e Franklin no lugar do CJ.

Você pode perceber que na imagem acima não há a coloração alaranjada do PS2, e o gráfico está bem claro, pois de fato é uma versão “lite” do Real Linear Graphics que fiz em alguns minutos pensando no PS2, juntamente com o CleanGfx, que também foi atualizado desde a última postagem aqui.

No momento o projeto ainda está em WIP sem download (se você está vendo isto no futuro, vai lá ver se já lançou).

Se você deseja ajudar neste projeto (qualquer coisa, mas principalmente remodelar os carros do GTA V em lowpoly / sa style), basta entrar em contato lá no tópico do projeto.

E o que você acha de também ter uma versão de luxo? Seria interessante, né?


MixSets para PS2

Algo que muitas pessoas vão nos cobrar, pois não existe nem para Android ainda, mas já tem para PS2, como pode!?

No momento deste post há para GTA San Andreas (18 funções) e GTA III (13 funções) (sim, há até para GTA III, algo que eu ainda nem fiz para PC). No futuro ainda haverá mais funções e se expandirá para outros jogos de PS2 (ou até mesmo outros consoles?).

Com ele você pode desativar várias coisas, como na versão do PC (efeito de calor, motion blur, filtro de cor, cheats, névoa etc) e rodar o jogo em 60 FPS (no entanto a versão de PS2 há mais bugs de FPS do que a de PC, e cuidado para não fritar o seu PS2, ein). Ele foi feito baseado no MixSets v4 de PC, e há até algumas funções que a versão de PC não tem.


E muito mais

Os mods para PS2 anteriormente já postados lá foram atualizados com nova instalação por arquivos .mcl em vez de .asi (foi trocado a extensão para MCL (MIPS Code Load) afim de não confundir as pessoas).

O ModLoader USB para PS2 ainda deve demorar, assim como a CLEO. Daniel69 está repensando em como desenvolver este tipo de coisa, e achamos melhor tentar criar um tipo de ASI loader para o PS2 carregar códigos compilados, como se fosse arquivos .asi do PC. Quando isto acontecer, os mods para PS2 podem ser programados de maneira semelhante aos mods .asi de PC, utilizando programações como C++.

Houve também GTA: Sonic Rings REMAKE, que refaz em melhor qualidade outro GTA SA de camelô, o verdadeiro GTA do Sonic! Neste caso é um projeto menor, Daniel está focado no projeto do GTA V.

Houve até uma brincadeira em refazer as loadscreens do GTA 2 de PS1.

E quando se trata de outros jogos não-GTA, se você é da época do PS2, já deve ter jogado o Midnight Club 3: DUB Edition Remix — que inclusive é o segundo jogo que mais joguei na vida!
Daniel abriu os arquivos deste jogo e se surpreendeu: os arquivos do desenvolvimento ainda estão lá! É claro que não as ferramentas (se bem que há até um .exe no meio), mas há arquivos com informações importantes sobre o desenvolvimento do jogo, algo que nunca, nem eu e nem ele, vimos um jogo ter tantas informações assim vazadas.
É interessante que isto só ocorreu na versão Remix, as versões anteriores, e mesmo o MC2 e MC1, não há vazamentos.
Ou seja, o MC3DER é um jogo de PS2 potencialmente modificável, isto se alguém tiver tempo de juntar as informações e documentá-lo, claro, algo que requer muito conhecimento de engenharia reversa e dedicação, mas comparado aos outros jogos, ele tem muito potencial.
Lembrando que ele utiliza uma versão antiga da RAGE, a engine que passou a ser utilizado no GTA a partir do GTA IV, portanto pode existir semelhanças (quem sabe, no formato dos arquivos).
Se você tem noção básica sobre programação, dê uma olhada neste arquivo vazado! (há mais arquivos assim, mas este é o maior).
Caso seja encontrado mais informações que realmente facilitem o trabalho de documentação e modding neste jogo, e as pessoas se interessarem, trarei por aqui.

Se você ainda não viu, eu já fiz um post “Modding para PS2 evoluindo…” falando sobre outros marcos não citados aqui.


No momento este site está parado (motivos aqui) portanto não estamos mais moderando e aceitando comentários.

Prefira usar o nosso Discord, fórum, Facebook ou Youtube.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments