OMP: Alternativa ao SAMP e MTA

2019, SAMP e MTA juntos alcançam o número de jogadores do GTA Online (GTA V), ainda, e se não fosse o bastante, mais um grande projeto de multiplayer para GTA San Andreas está em execução.

gta-sa-open-mp-multiplayer-logo-4341635

Open Multiplayer, open.mp ou simplesmente OMP é um projeto sendo trabalhado por uma parte dos desenvolvedores do SAMP que não estavam felizes com a situação atual do desenvolvimento dele. Isto é, mais uma opção para você jogar GTA San Andreas multiplayer online.

Em poucas palavras, segundo eles, o projeto do SAMP é muito fechado com o desenvolvedor principal, o Kalcor, vários desenvolvedores querem ajudar, discordavam de novas decisões, estavam infelizes com novos bugs que apareceram nas novas versões etc. (alguns bugs corrigidos com isto).
Em menos palavras ainda, open source é a melhor forma de desenvolvimento, e MTA provou isto.

Se você entende o mínimo de criptomoedas, é semelhante às forks do Bitcoin, mas não, OMP não é uma fork, é um projeto totalmente novo sendo escrito do zero, reimaginado, aplicando na prática os erros e acertos aprendidos na mais de 1 década de desenvolvimento do SAMP.

Atualização: Kalcor confirmou (não 100%) que está deixando o desenvolvimento do SAMP.

Uma coisa importante a ser notada, é que existirá backward compatibility com o SAMP, isto é, servidores existentes do SAMP poderão rodar no OMP, e mesmo que ainda não exista um cliente para o OMP, o cliente do SAMP poderá rodar um servidor do OMP.
Se isto realmente se tornar realidade, vai ser excelente, pois as centenas de servidores de SAMP serão reaproveitáveis, nada será perdido, com a diferença de que eles rodarão melhor, com correções e melhorias.

No momento eles estão focando no server-side, e só depois chegará o client-side, sendo que enquanto um novo cliente não é liberado, o próprio cliente do SAMP roda. Portanto se você é simplesmente um jogador e não um desenvolvedor, você não precisará fazer nada para experimentar o OMP. Daqui um tempo você estará jogando SAMP e sem saber estará jogando num servidor de OMP.

Eu não sei quais serão as diferenças do OMP para o SAMP, mas eu particularmente não acho que eles tentarão criar algo próximo do MTA, eu acho que eles continuarão seguindo os benefícios do SAMP, como a simplicidade e suporte à mods. Mesmo que eu saiba que MTA é superior, eu ainda prefiro jogar SAMP por causa destes benefícios — e eu acredito que muita gente também.

Até mesmo o single-player será beneficiado. Muita gente não sabe, mas MTA, por ser open source, foi extremamente importante para os mods atuais serem possíveis, pois os desenvolvedores trabalharam muito na documentação do jogo para a criação do MTA ser possível (eles até conseguiram uma minúscula parte do código-fonte oficial do GTA SA, quase nada, mas…), e por ser código-aberto, esta documentação pode ser (e é) usada nos mods para single-player.

OMP não é tão novo, desde o início de 2019 o projeto existe e até hoje eles estão ativos.

Ainda não é open source, mas será. Pode parecer ironia mas é porque ainda estão trabalhando na base, e é comum que a base seja melhor pensada entre um grupo fechado e só depois aberta para outros desenvolvedores ajudarem. No momento (10/2019) digamos que é semi-aberto.

Ainda pode demorar para ser publicável.

Eles já têm um site com um FAQ muito informativo, traduzido para dezenas de idiomas, inclusive português:


Lá você encontra mais informações para as seguintes perguntas:
  • O que é open.mp?
  • Isso é uma cópia/reaproveitamento de código?
  • Por que vocês estão fazendo isso?
  • Quais suas opiniões sobre o Kalcor ou SA:MP?
  • Isto não está apenas dividindo a comunidade?
  • Já que isto é “Open” Multiplayer, este projeto será de código aberto?
  • Quando o open.mp será lançado?
  • Como eu posso ajudar?
  • O que é burgershot.gg?
  • E sobre o OpenMP?
Veja o FAQ deles para ter as respostas oficiais e mais bem explicadas.

Você encontra um resumo do progresso do desenvolvimento aqui.

Agradecimentos ao SuicideV0.7 por apresentar.
[Fonte primária]


No momento este site está parado (motivos aqui) portanto não estamos mais moderando e aceitando comentários.

Prefira usar o nosso Discord, fórum, Facebook ou Youtube.

1 Comentário
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments