Jogo 171 – Ainda não era o bastante

Atualização:
Os devs do 171 soltaram uma nota defendendo algo que eu estou há 3 dias sem parar falando que eu NÃO SOU CONTRA, que é o uso de assets.

Isto já foi além da desonestidade, já faz 3 dias que eu estou falando que eu não sou contra o uso de assets, eu até falei que eu já comprei até mais assets que o 171 pros meus jogos, mas não adianta, as pessoas continuam falando que eu disse isso, e ignoram totalmente o ponto da crítica, que é a falta de transparência nas metas e o resultado entregado.

Não adianta, já faz 3 dias a mesma coisa, todo mundo só inventa coisas que eu não falei e não concordo, para defender, sendo que o que eu realmente falei ninguém consegue defender.
 
Eu duvido que a maioria das pessoas que doaram pra esse projeto acreditavam que essas metas de dezenas de milhares de reais eram somente para implementar sistemas prontos (e ainda mal implementados). Isto é uma denúncia de falta de transparência com os apoiadores, mas youtubers e sites de notícia adoram a palavra “fraude” pra gerar cliques.
 

Atualização 2022:
Com o lançamento do jogo 171, analisando os arquivos, agora eu tenho as provas concretas do que eu andei falando desde 2015:
  • Havia uma meta de 85 mil reais para criar um sistema de dia e noite, pegaram o dinheiro e compraram um asset de 39 dólares (200 reais) na Unreal Marketplace: Ultra Dynamic Sky. Há inclusive chuva, mas por algum motivo, eles propositalmente desativaram ainda (nós reativamos). Edit: as pessoas estão falando que menti dizendo que eu falei que eles disseram que custa 85 mil, sendo que não é isto o que está escrito, está escrito “havia uma meta”, mesmo que você desconsidere metas anteriores, esta meta adicional ainda é de 27 mil reais, que inclui um item que custou 200 reais, então eu pergunto, é honesto existir essa meta? Eles pelo menos deviam ter dito que eles iriam comprar um sistema pronto, pois a meta dava a entender que eles iriam criar o sistema do zero (e por isso precisa atingir aquela meta). Edit 2: Explicando ainda mais isso do ciclo de dia e noite para deixar claro, existia uma meta de 58 mil, não tinha o ciclo de dia e noite lá, mas na meta de 85 mil tinha como um item, isto dá a entender que eles precisavam de 85 mil reais para criar o ciclo de dia e noite, que nem com 58 mil eles não conseguiriam, no entanto, o sistema custa só 200 reais.
  • O sistema de carros obviamente também não foi criado por eles, é o FGear, de 100 dólares (550 reais).
  • O sistema de controle de personagem e armas é grátis: Advanced Locomotion.
  • Animações grátis da Mixamo.
  • Cachorros editados do Animalia.
  • Minimapa do Journeyman Minimap, de 300 reais.
  • GPS é o Roadmap Navigation de 50 reais.
  • Não criaram nem o sistema de NPCs, é o World Director NPC de 550 reais.
  • Os efeitos de impacto são do Ballistics FX, 550 reais.
  • Vento do Adaptive Binaural Wind (não mais a venda).
  • O menu do jogo é o Ezitna Kit System (nos arquivos se chama “Antize Menu”) (400 reais).
  • Água do Branching River Tool (180 reais).
  • Fios/cabos do Ultimate Cable System FT, 26 reais.
  • Escadas do Impromptu Stairs (27 reais).
  • Árvores do In Tree Creator (250 reais).
  • Algumas vegetações e texturas do Redwood Collection (não sei qual deles).
  • Sangue do YI Blood Droplets (eu acho que este), 160 reais.
  • Os códigos do jogo quase não têm conteúdo deles, e quando tem, é péssimo.
  • Quase todos os nomes dos arquivos são em inglês de vários assets, inclusive vegetação, props e texturas, e vários arquivos em português foram só renomeados também.
  • Vários personagens e armas estão com nomes em inglês e estilos de texturas completamente diferentes, indicando que também não foram criados por eles. A granada por exemplo é daqui, veja, 60 reais.
  • Eles adicionaram um shader de upscale/sharpness e disseram que é DLSS, sendo que é ativado mesmo em placas de vídeo da AMD.
  • Ao analisar os arquivos, fica ainda mais claro a má otimização do jogo.
  • Edit: já que a merda tá feita, vou listar mais alguns (nem todos são pagos e uns são só ferramentas, o que não é problema, pode ser útil pra vocês entenderem melhor como foi criar este jogo): DonMeshPainting, PrefabTool, MagicNode, PTMTool, FMod, Linter, ObjectPool, SkinnedDecal, rdLODtools, UIWS, RoadmapNavigation, AsyncLoadingScreen.

Isto é quase o jogo inteiro, e totaliza menos de 3 mil reais de custo (edit: com mais assets encontramos, deve chegar a 4 mil), e eles muito provavelmente compram em promoção (não sei da Unreal, mas Unity sempre faz 50% de desconto). Ainda deve ter mais que ainda não vimos, pois eles trocaram o nome de vários arquivos.

Ou seja, o sistema do jogo é um asset flip onde a única coisa criada por eles foi o mapa (exceto boa parte da vegetação e texturas), carros, armas (não todas), alguns personagens e quase nenhum script.

Se compra o lápis e papel para criar o desenho, mas não se compra o desenho (e ainda inventando metas de maneira desonesta). Eu mesmo já comprei muitos assets pros meus jogos, mas eu nunca inventei metas de milhares de reais pra depois comprar um sisteminha barato e pronto e enfiar no jogo de qualquer jeito todo bugado. Se comprar sistemas prontos fosse a ideia inicial deles, eles deviam ter deixado transparente! Pois muita gente doou para eles pensando que eles iriam criar essas coisas em vez de comprar prontas, afinal, as metas eram valores altos.

É um absurdo afirmar que esse jogo é “100% brasileiro” onde 90% do sistema é comprado de gringos na Unreal Marketplace.

Respondendo mais uma vez esse argumento de que o dinheiro serviu pra sustentar os 7 desenvolvedores, primeiro, não são 7, são 3 ou 4 (1 game designer, 2 modeladores e 1 designer (de texturas ou artes?), chega a ser engraçado as pessoas realmente acharem que o dinheiro foi usado como salário para eles trabalharem diariamente nesse jogo, se tivessem trabalhado diariamente, o jogo seria muito melhor, sendo que eles nem sequer estudaram coisas básicas, como otimização, não souberam programar nem o básico, preferiram gastar 300 reais num minimapa em vez de criar um do zero (eu já programei um minimapa do zero duas vezes, uma delas durante uma game jam).

E quem fica dizendo que Catarse pega 13%, tem que pagar recompensas etc, ainda sobra uns 200 mil, assim como quem fica falando que o jogo é criado em 7~8 anos devido a mudança de engine, em vez de 10 anos, se contar o início de tudo (final de 2010) é quase 12 anos. Dizer “10 anos” é uma média, depende se você quer contar antes ou depois da mudança de engine.

Daí eu deixo a pergunta no ar:
Será que vale o que eles entregaram (neste nível de conteúdo, polimento e otimização), mesmo com 10 anos de desenvolvimento e quase 300 mil reais de investimento, mesmo com quase todo o gameplay base comprado já pronto? E foi justo eles terem inventado metas de crowdfunding que depois foram convertidas na compra de 3 mil reais de assets prontos?

Edit: eu não consigo acreditar que há pessoas (inclusive o Gigaton) não entendendo o ponto disso tudo, eu estou dizendo que é desonesto eles terem comprado o jogo praticamente inteiro, e inventando metas onde quando atinge, eles usam o dinheiro para comprar itens prontos e baratos (algo que nem precisava de meta alguma), ou seja, tudo é desonesto, e principalmente para mostrar para as pessoas que ficam comparando o 171 com o GTA dizendo que eles criaram tudo sozinhos e que o jogo é 100% brasileiro etc, sendo que não é assim que indie funciona. Mesmo eles tendo comprado quase o jogo inteiro, eles ainda tinham quase 300 mil reais e 10 anos para polir, e não poliram.

Edit: agora há pessoas mentindo falando que eu afirmei que foi fraude, sendo que em absolutamente nenhum momento eu falei isso, eu só falei que é desonesto e criticável o que eles entregaram mesmo tendo usarem coisas prontas e gastarem tanto dinheiro e tempo com o jogo, não há absolutamente nada de fraude no que eles fizeram, somente incompetência e falta de transparência em dizer que eles iriam comprar assets em vez de criar os sistemas do zero. Eles ainda não se pronunciaram.

Edit: eu postei tudo isso no início do dia, e durante o dia INTEIRO eu recebi mensagens de pessoas discordando de mim falando que não há problema em usar assets prontos, sendo que eu deixei claro que isto não é o ponto desse texto! Eu mesmo falei que eu uso muitos assets em meus jogos, e eu já gastei até mais dinheiro do que o 171 em assets, eu não disse que é errado jogos usarem assets prontos, mas as pessoas estão distorcendo para fazer parecer que eu falei isso.


 
Atualização:
O financiamento terminou.
Eles pediram o equivalente à um Mercedes C180 usado, e conseguiram um 0 KM, com um Gol G4 de troco.
00-7432558
Ou, se preferir, imagine vender 2 casas à vista, para desenvolver um joguinho.
São 200 mil reais (mesmo que, segundo eles, só metade é para o desenvolvimento do jogo), para criar um jogo que custa somente 1,5 mil reais para ser produzido.
jogo-gta-brasileiro-171-1331205
Na imagem acima eu fiz uma lista de custos (você tem a origem com os links aqui), se baseando na Unity Engine (lembrando que Unreal Engine é ainda melhor, este sistema de movimentação para Unreal 4 é melhor do que o que usaram no 171, na verdade é melhor até que alguns jogos AAA, e é grátis), e deu somente 1320 reais (mesmo incluindo coisas que o 171 nem tem, como nadar, andar à cavalo, arco e flecha etc. E como citei anteriormente, há coisas melhores do que isto pra Unreal 4 que são grátis, só tirar o sistema de movimento já cai pra 1120 reais). Eu esqueci da física de motos, e se quiser uma margem de erro, fique à vontade para considerar 1500 reais. Um pouquinho longe dos 70 + 200 mil reais de crowdfunding que eles fizeram, né? Claro, obviamente não é só baixar os sistemas, você precisa modelar o mapa etc. Mas isto não custa dinheiro, somente tempo, e quem conhece a comunidade de modding sabe, o pessoal faz muito mais do que isto sem receber 1 centavo (GTA Brasil tem 170+ carros, não são HD, mas mesmo assim) — sem contar que modding é inacreditavelmente mais difícil do que criar algo para um jogo dentro de uma engine própria, como Unreal 4, a mesma engine usada para criar jogos como Outlast 2 e Final Fantasy, sendo usada para criar o 171. As ferramentas e documentações são precárias, criadas pela própria comunidade sem financiamento e suporte, e sistemas muito antigos, sem snippets prontos. É masoquismo.
 
Mas não adianta tentar abrir o olho do gado. Eu já mostrei códigos, eu já refiz sistemas que eles fingem ser muito custosos de criar, eu já comparei com outros jogos brasileiros melhores mas menos famosos, outras pessoas também, eu já criei um jogo open world em 8 dias e meio com a metade da equipe que eles têm e sem gastar 1 centavo, eu já fiz lista de custos de produzir um jogo semelhante. Eu nem ao menos preciso fazer comida melhor para provar que uma comida é ruim, mas as pessoas sempre levam para a falácia ad hominem, e sempre irão invalidar por motivos idiotas.
O único ponto que salva, é que 20 mil será usado para comprar o sistema de mocap para eles criarem suas próprias animações, isto sim é um custo real e correto à ser feito. (Atualização 2024: 4 anos depois, finalmente eles compraram o tal mocap e realmente foi um bom investimento).
Tirando isto, o hype exagerado do público faz jus à origem do nome, estelionato.
 
Não afirmando que estão cometendo estelionato, mas as pessoas estão se enganando sobre o que o jogo é, não entendendo o que realmente está sendo vendido, até hoje há pessoas achando que esse jogo irá bater de frente com GTA V!
 
Mas o gado não aceita estar errado. Criaram uma página no Facebook para difamar os meus trabalhos (inventando mentiras, por exemplo sobre a quantidade de anos que os jogos estiveram em desenvolvimento, espalhando que o 2NTD não era jogo mobile etc), fizeram floods nos comentários do blog e divulgação de vídeos do jogo nos comentários do blog e Facebook, e realizaram ataques DDoS no Fórum MixMods.
Isto aconteceu há 1 ano atrás: num dia o fórum ficou lento, eu passei 1 mês pensando que era bug, cheguei a tentar realizar ações de manutenção no fórum, por passar tanto tempo, e durante o dia todo, a ideia de que isto era um ataque era inimaginável, pois nenhum idiota ficaria 1 mês 24 horas por dia atacando um fórum só para deixá-lo mais lento.
Isto coincidentemente aconteceu poucos dias depois de eu criar uma postagem sobre o 171, era inimaginável, mas ativei o modo anti-ataque do Cloudflare e resolveu.
Agora, quando eu criei esta postagem, voltou a acontecer logo em seguida, e ativei de novo o modo anti-ataque e resolveu de novo, o que indica que, sim, existe pessoas idiotas o bastante para passar 1 mês 24 horas por dia tentando deixar um fórum lento porque o dono dele criticou um jogo.
 
Isto é a comunidade do 171, uma comunidade infelizmente tóxica e que não aceita críticas (edit: um modder que criou alguns mods pro 171 foi criticado no servidor do Discord por fãs do 171, sim, por simplesmente ter criado um mod!). Até mesmo os desenvolvedores zoaram minhas críticas, me agradecendo por estar “divulgando” eles.
Eu sinceramente espero que, as pessoas do outro lado, mostrem a outra face e não fiquem atacando agressivamente o jogo, e quem apoia o 171, apoie de maneira realista compreendendo que este jogo é muito hype e overrate, isto é, compreenda que o jogo não é tudo isto. É uma vergonha ver como brasileiros levam qualquer assunto como se fosse futebol, escolhendo 1 entre 2 lados e agarrando-o para nunca mais soltar.

As pessoas sempre continuará com o argumento de “ajuda quem quer”.
0-6090218
Ignorando que este argumento é de apoio ao estelionato. Simplesmente coloque este comentário em qualquer publicação sobre denúncia de estelionato, e você verá o absurdo que pessoas como esta estão falando. Não afirmando que 171 é estelionato (há como discutir em partes, né?), mas este argumento é, no mínimo, perigoso.
Não, você não fala “as pessoas fazem o que quiser com o seu próprio dinheiro” ao ver sua tia doando para uma “instituição” após ver uma publicação no Facebook pedindo por ajuda com uma foto da Mia Khalifa.

Dando um comentário à parte, recentemente eu joguei MadOut2 BigCityOnline, e tirando o fato do jogo ser muito mal polido (cheio de bugs visuais, pra piorar, ele é só um port mal feito da versão mobile), ele é muito completo, mapa grande, dezenas de carros, tanto singleplayer quando multiplayer online, eu me diverti muito, e foi criado sem crowdfunding. Mais uma prova da enganação que o 171 é na qual faz as pessoas pensarem que o jogo é mais do que ele realmente é.
 

 

Diferente das outras postagens sobre o 171, eu (Junior_Djjr) não vou extender muito agora, pois eu já disse tudo o que eu tinha pra falar, mas este é um momento importante pra mais uma postagem…
 
Se você quer entender qual é minha opinião sobre este projeto, leia: Jogo 171 – Elogios e críticas (2019), e de preferência, para entender o que venho criticando sobre as campanhas de crowdfunding dele, também: Jogo 171 – Analisando a campanha… e Jogo 171 foi financiado.

jogo-gta-brasileiro-171-3988039
A caso agora é, o jogo 171 iniciou uma segunda campanha de crowdfunding (financiamento coletivo) para gerar dinheiro para continuar a criação do jogo.
 
Esta é uma resposta para todas as pessoas que me criticaram falando que “eles estão pedindo 60 mil reais para criar o jogo inteiro, é um valor justo”. Errado, eu estava certo, aquela campanha era somente para o pré-alpha!

Agora eles estão com uma pra alpha. Será que também terá mais outra pra beta? E mais outra pra final? E mais outra pra “Gold”?
 
Mas tudo bem, não é mais 58 mil, nesta segunda campanha é menos, agora é só 57 mil.
 
Na anterior, conseguiram 68 mil reais (onde o objetivo máximo era de 150 mil), e ainda não foi o bastante, agora querem mais 57 mil, pois o equivalente à um Mercedes C180 usado, que ainda sobra pra um Uno Mille, ainda não era o bastante. Provavelmente cada clique de mouse durante a criação do jogo deve custar 1 real pra eles.
 
E o que eles irão fazer com esses 57 mil reais? Ou melhor, desconsiderando todos os outros gastos e taxas (citados por eles nesta campanha), são 43 mil reais:
 
  • Sistema de cover — Pera, mas isto não é o básico?
  • Pular muros — Ham?
  • Combate corpo à corpo — Quê? Eu pensava que já tinha isto.
  • 13 novos veículos — 1 único modder de GTA cria mais do que isto de graça, mesmo com ferramentas improvisadas. Mesmo que grande parte seja convertida, só na GTA Inside há 35 mil mods de carros (só carros).
  • 5 novas armas — Básico… Uma arma se cria em 1 dia. Eu tenho um vídeo criando uma arma lowpoly em menos de 1 hora pra você ter noção.
  • Gangues pela cidade — Não sei dizer o quão avançado isto será, se é um real sistema de gangues ou só um spawn de grupos de pessoas.
  • Polícia — …Sério, vou nem comentar.
  • Sistema de dia e noite — Eles tinham pedido um campanha de 85 mil pra colocar isto, que eu já provei (nas postagens anteriores) que é extremamente fácil de fazer. Eu criei este sistema, na Unity, que inclusive segue um calendário completo, em somente 2 dias, e com mais 1 dia eu criei ciclos de clima (névoa e chuva, mas a chuva ainda não molha superfícies), então passei mais 1 dia melhorando o código e resultado visual. Ou seja, outra coisa básica.
  • Eventos aleatórios pela cidade — Também não sei dizer o quão avançado, provavelmente só um spawn de pessoas realizando animações. Quem é ligado nos mods de GTA sabe que isto é extremamente simples de ser criado, é inclusive o tipo de sistema que eu recomendo as pessoas iniciantes praticarem no meu tutorial de scripting.
  • Loja de armas e roupas — Também não sei dizer o quão complexo será. Se eles criaram sozinhos o sistema de personagem com modelos de roupas editáveis (não só texturas, realmente trocar partes do corpo, como camisas), isto é interessante, mesmo que não sendo novidade (é o mesmo princípio do sistema de tunar carros).
  • 10% do mapa com interiores interativos — 1 em cada 10 imóveis serão entráveis, anotem isto.
Eles precisam de 43 mil reais (brutos) para fazer isto. E são 7 pessoas!
 
Sim, 7 pessoas não são capazes de criar tudo isto se você não dar 43 mil reais na mão delas.
 
Modders de GTA criam muito mais do que isto de graça, e como eu expliquei aqui, criar um mod pra GTA é muitíssimo mais difícil do que criar um sistema para um jogo, pois modding é hacking e não há ferramentas profissionais nem sistemas prontos para usar e se basear. Você mal tem suporte, tutoriais e documentações. Quando você já tem uma base pronta, criar coisas adicionais é muitíssimo mais fácil, por se tratar de uma engine moderna com ótimas ferramentas (eles estão criando na Unreal 4).
 
Não é só eu, grupos de desenvolvimento de jogos criticam muito o 171, muitas vezes é usado como motivo de piada, e exemplo do que não fazer.
 
Não que o jogo seja ruim, o problema, como eu digo desde 2015~2016, é o overrate, o hype exagerado. É um jogo de 10 anos de desenvolvimento que ainda não chegou nem ao básico ainda (é um GTA que nem tem polícia ainda, você nem consegue pular um muro), mesmo com 7 pessoas trabalhando, e agora, eles estão encaminhando para um financiamento total de mais de 100 mil reais! Com 100 mil reais você consegue comprar uma casa própria, ou se você preferir, uma outra visão: é como você vender a sua casa pra criar um jogo.
 
E as coisas que são realmente boas no jogo, como sistema de carros, armas e ragdoll ativo, não foram criadas por eles, algo que não é errado, é comum em jogos indie (você compra o lápis para desenhar o seu desenho, você não precisa produzir um lápis), mas que cria más impressões para quem é leigo, idolatram, pensam que tudo é criado pela equipe. Não, é comum que sistemas como estes sejam baixados gratuitamente ou comprados por algo em torno de 200 reais — sim, um sistema completo de movimentação de personagem em terceira pessoa com armas gira em torno de só 200 reais, na Unity, Unreal deve ser mais barato, e você encontra alternativas grátis, mesmo que você não tenha a capacidade de criar um sistema de controle novo, com só 200 reais você consegue todo o sistema de arma para criar um jogo de tiro sozinho.
 
Inclusive, pra Unity, com 300 reais (considerando promoção de 50% que Unity sempre faz, e desconsiderando a alta do dólar, pois é um ponto fora da curva) você tem isto, inclusive com montar à cavalo, cover, natação, agachar, rastejar, pular e se pendurar em muros se movendo pros lados etc. Se você duvida, vejaveja, e veja. Ou seja, isto não custa X mil reais, isto custa 300 reais.

 

Mas não vou ficar só em críticas, há algo para elogiar:

Eles estão pedindo +21,6 mil reais para comprar um equipamento de motion capture (mocap) para criar as próprias animações.

Este é o único elogio que faço para as propostas de crowdfunding deles. É para isto que crowdfunding existe! Pelo menos nisto eles acertaram, mas para chegar nisto, eles precisam de um financiamento total de 78 mil reais. Logo no primeiro dia já estão com 30 mil!

Há muitos jogos brasileiros com trabalho maior do que o 171 e que não estão recebendo a devida atenção e financiamento.
 
Eu já havia divulgado o RIO (Raised In Oblivion), mas pra minha surpresa, eles fizeram até pior do que o 171.


No momento este site está parado (motivos aqui) portanto não estamos mais moderando e aceitando comentários.

Prefira usar o nosso Discord, fórum, Facebook ou Youtube.

16 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments