In-Game Map Editor v0.6 (editor de mapa dentro do jogo)

Atualizado 15/07/21
  • Depois de muitos dias tentando, eu finalmente consegui fazer funcionar corretamente as rotações X e Y. Agora o mod saiu da beta e está estável.
  • Adicionado no .ini: “TeleportOnEnableOnce” (para fazer o teleport somente uma vez por gameplay) e “SavePath” (para salvar o .ipl num arquivo diferente do carregado).
  • Durante o mod, o efeito de vento é desativado para não causar bugs ao rotacionar árvores.
  • Agora é aplicado automaticamente algumas flags no arquivo .ipl.

Mods que adicionam novos objetos ao mapa do GTA SA são sempre legais, como Project Props, ultimamente usávamos o editor de mapa do SAMPMTA, em seguida convertendo para arquivo .ipl (para o singleplayer). Para editar os objetos originais do jogo, somente com MEd ou com 3DS Max. Nada era tão agradável de trabalhar, nem user friendly o bastante.

Pensando nisto, eu (Junior_Djjr) criei um editor de mapa que funciona dentro do jogo, durante o gameplay, do meu gosto, da maneira mais fácil e amigável possível.
O “workflow” consiste em mirar a arma para posicionar, copiar e colar objetos. Simples assim! Semelhante ao velho Planter Mod.
Também no mouse, você faz ajustes finos, como subir e rotacionar.
Suporta CTRL+C e CTRL+V para copiar e colar o número ID do objeto.

O que falta:
  • Adicionar suporte à LOD. Auto Set LOD ajuda um pouco, principalmente para árvores.
  • Adicionados suporte à flags de IPL.
  • Adicionar uma maneira de selecionar um objeto do mapa que não tenha colisão.
  • Adicionar uma maneira alternativa de posicionar objetos, para ficar mais simples de posicionar com visão de cima ou embaixo do mar.
  • Converter para .fxt, possibilitando traduções.

De qualquer forma, o mod já está usável e muito bem testado. Eu criei um mapa de 1500 objetos e funcionou perfeitamente. Mas faça backups periódicos do arquivo .ipl enquanto o edita.

Necessário CLEO+
  
‎Autor: Junior_Djjr
download-baixar-4532137
  
Veja também:
  

Tutorial completo:
Digite “IGME” (como um cheat, In-Game Map Editor) para ativar ou desativar.

Você ganhará uma pistola, mas funciona com qualquer arma.
Irá carregar automaticamente o arquivo .ipl definido no .ini. Se o carregamento automático está desativado no .ini, você precisa digitar “LOAD” para carregar.
No .ini há também como definir uma coordenada para o CJ ser teleportado toda vez que iniciar o mod, ótimo para ser teleportado para o local onde você está editando o mapa.

Eu recomendo procurar o ID de algum objeto no site do Prineside ou programa Euryopa.
Experimente copiar o número 700 e colar (CTRL+V) durante o jogo enquanto mirando com a pistola.
gta-sa-mod-in-game-map-editor-creator-9001967
Aparecerá uma árvore na superfície onde você está mirando.
No EDIT MODE está SURFACE, neste modo, você mira e aperta o botão esquerdo do mouse para posicionar o objeto numa superfície.
Use a roda do mouse para mudar o modo de edição.

Atalhos: Segure Z para ajustar altura, ou X para girar a direção. SHIFT para ir mais devagar.

Para duplicar o mesmo objeto em outro lugar, pressione o botão do meio do mouse. Há outros comandos na tela.
Pressione Y ou tecla de ação (F/Enter) para confirmar, ou Delete para apagar, e assim entrar no modo de seleção (SELECT MODE).
Neste modo você pode mirar e clicar com o botão esquerdo num objeto que você já posicionou para editar ele.
Ou mire num objeto qualquer e pressione CTRL+C para copiar o ID, em seguida CTRL+V para colar um novo objeto naquele ID.
Quando estiver pronto, digite “SAVE” (como um cheat) para salvar as alterações no arquivo .ipl definido no arquivo .ini do mod.

Dica: Use o mod NoClip (airbreak) para voar livremente pelo mapa. Mesmo no céu, você ainda consegue colocar os objetos, assim o workflow fica simples e ágil, como se fosse um “modo criativo”.

Como instalar um .ipl: Pegue o arquivo .ipl que você editou, coloque em qualquer pasta dentro do ModLoader e crie um .txt com qualquer nome, também dentro do ModLoader, com o conteúdo:
IPL DATAMAPSexample.ipl
onde “example.ipl” é o nome do seu arquivo .ipl. “DATAMAPS” é ignorado.
O jogo tem limite de arquivos .ipl (há a informação na Lista de Crash), não é tão baixo, mas também não é tão alto, você pode precisar misturar vários .ipl num só.

Editando .ipl original do jogo: É necessário removê-lo do seu jogo, e carregá-lo através do mod. Lembrando que a grande parte dos objetos estão dentro dos arquivos .ipl binários (você pode converter para arquivo de texto), e que este mod não suporta todas as funcionalidades de .ipl ainda. MEd ainda é o menos pior nisto, mas o importador de mapa do Kam’s Max Script pode ser uma alternativa mais interessante para criar mapas dentro do 3DS Max.


No momento este site está parado (motivos aqui) portanto não estamos mais moderando e aceitando comentários.

Prefira usar o nosso Discord, fórum, Facebook ou Youtube.

8 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments