[Info] Resposta ao Geneilson Santana #2

ATUALIZAÇÃO: Veja no fim do post a atualização.

Escrever artigos do tipo não é querer, mas necessitar, pois não podemos deixar que pessoas inventem e espalhem mentiras. Pessoas precisam ser corrigidas e criticadas.

Para você não precisar assistir o vídeo, cortei a parte mais importante:
ModLoader: "Ele vai gerar problemas para vocês, e erros, e então como eu sou uma pessoa bem experiente em criar modificações e saber em que tipo de modificação pode travar o GTA San Andreas, eu já fui direto fazer o teste neste "modeloáder". Agora, eu não vou falar para vocês aqui que tipo de teste eu fiz porque senão o vídeo vai ficar longo, mas se vocês pedirem aí nos comentários para fazer um vídeo mostrando como foi que eu fiz para fazer o teste, então eu gravo aqui no computador e posto aqui no canal mostrando para vocês que o "programa" do "modeloáder", esse "programa" do "modeloáder" aí, realmente não é bom, se eu tiver que provar para vocês eu provo gravando o vídeo aqui."
E ele concluiu com:
"Então eu não aconselho NINGUÉM utilizar este "programa", esse programa não, esse mod aí, que parece que até onde eu sei, parece que ele funciona com um arquivo na pasta CLEO e outras pastas dentro da raiz da pasta do GTA San Andreas, enfim, então, cara, eu não vou utilizar "modeloáder" nunca na minha vida."
(depois ele corrigiu dizendo que não é programa, mas um mod que necessita da Livraria CLEO... Continue tentando, logo você acerta.)

Como sempre, começando com arrogância em dizer que é experiente em criar modificações (sendo que tudo oque ele faz é editar modelos e publicar com créditos pra ele, ele cria praticamente nada), uma grande falta de humildade e sobra de ignorância vivendo em um mundo pequeno, e se vê que ele nem sabe o que o ModLoader é, pois ele começa dizendo que é um programa, depois corrige dizendo que é um mod que precisa da Livraria CLEO que instala os arquivos na pasta CLEO etc, ou seja, antes de fazer o vídeo ele nem conheceu o mod, sabe nem quais arquivos instalou nem que tipo de mod é, nem o que precisa para funcionar, enquanto eu acompanhei o desenvolvimento do ModLoader desde 2012 (quando vocês nem imaginavam que isso existiria).

Mas enfim, o "experiente com mods" infelizmente não disse exatamente qual é o problema do ModLoader, somente disse que é ruim, que causa erros e que nunca na vida dele usará (típico velho cabeça-dura que não troca VHS por DVD), e que se pedirem, ele irá fazer um vídeo mostrando o que há de ruim. Com certeza seria bom se ele fizesse, assim eu responderia sem problema algum sobre o tal problema que ele deverá mostrar:

Levantando especulações, ele poderia falar coisas como:
ModLoader cria delay ao iniciar o jogo — Quando você coloca vários arquivos na pasta "modloader", devido a atualização do cachê com a identificação e armazenamento das informações dos novos arquivos — principalmente arquivos .txt que são lidos e cachês armazenados na pasta appdata, e de grandes números, não necessariamente de tamanhos grandes, mas número de arquivos — demorará alguns segundos adicionais para o jogo inciar pela primeira vez, exatamente por causa da coleta das novas informações e armazenamento no cachê. Nas próximas vezes o delay é quase nulo, as vezes podendo até abrir o jogo mais rapidamente do que se tivesse moddado por .img.
Há também uma possibilidade de demorar um pouco mais para arquivos serem carregados (o melhor, encontrados), por estarem sendo carregados numa pasta do seu PC e não em um arquivo .img (onde todos os arquivos ficam armazenados próximos fazendo o disco encontrá-los mais rapidamente), na qual é problema comum do seu PC (qual pode apresentar tal perda de desempenho em literalmente qualquer pasta após muito vai-e-vem de arquivos). Basta desfragmentar o seu disco, como explicado no meu tutorial de corrigir o mapa sumindo.

Não acredito que ele realmente falaria coisas neste nível, mas já levanto os reais problemas do uso do ModLoader para deixar-lhe informado. (não duvido que ele repetirá partes do que falei aqui)
Eu realmente estou curioso para saber qual o tal "problema" que ele diz que o ModLoader tem que faz ele nunca querer usar, sério, eu uso ModLoader desde 2014 e não vejo absolutamente nenhum motivo para não preferir ModLoader à outros métodos, e como eu disse, eu estou convicto de que o tal "problema" que o Geneilson irá apontar é facilmente explicável, ou é um problema pequeno que ele está exagerando (como o fato de que você não pode usar pastas com nomes por exemplo cirílicos caso seu PC não tenha suporte, ou aquelas pequenas regras explicadas no meu tutorial de como instalar mods com ModLoader, que ele obviamente não leu, e que são regrinhas super simples para serem seguidas).

Tais problemas que citei acima, são inclusive solucionáveis utilizando os mods maiores no .img ao invés do ModLoader. Eu mesmo uso RoSA Project instalado num arquivo .img com mipmapping, por que não? Se você quiser instalar todos os mods no ModLoader, instale, se você quer instalar somente alguns mods lá, instale... É você quem escolhe, não há "sempre vou usar ou nunca vou usar". Eu mesmo geralmente instalo mods cleos na pasta CLEO e não no ModLoader, mas nunca deixo de usar ModLoader para instalar mods que substituem arquivos, pois é indiscutível que deixa tudo mais fácil (não precisa fazer backups — desinstala mods num piscar de olhos).



Aproveitando também para falar sobre um tal problema que ele citou e assim recomendou um tal de "GTA Parking" (por que ele gosta tanto de divulgar coisas fora-de-uso? Pelo o que eu vi, GTA Parking é de 2004!!! São 12/13 anos atrasado no conhecimento do modding atual)

Ele disse que o Alci's IMG Editor (o que inclui a maioria dos editores) causa "bugs", "lags", "travas", "gta não abrir" etc pois ele coloca os arquivos no fim da lista. Veja como ele espalha inverdades.

Vamos entender:
Há arquivos .ipl na pasta "data/maps" que são legíveis (você pode abrir com algum editor de texto e ler por si próprio). Eles são arquivos geralmente utilizados para o posicionamento de LODs (Level Of Detail, que são os modelos de baixa definição que aparecem no horizonte), mas também incluindo alguns modelos dinâmicos ou simplesmente não-lods, como árvores.
Dentro do gta3.img há outros arquivos .ipl, agora em formato binário não legível para leitura, utilizados para o resto dos objetos (chãos e casas principalmente). São arquivos com nomes terminados em "_stream*".
Quando você importa um novo arquivo, ele será adicionado no fim da lista do arquivo .img, e você já pode salvar.
O problema é: arquivos .ipl binários não podem ser carregados por último, a ordem de carregamento deles importa, onde pode fazer o seu jogo não abrir caso algum deles tenha mudado de ordem.
Solução?
Clicar em "Rebuild".
Sério que nem isso ele sabe fazer? E indica usar um software de 2004 para substituir os arquivos manualmente (voltando ao tempo do IMG Tool!) ao invés de clicar em Rebuild quando precisar, ou, melhor ainda, usar ModLoader que faz carregar os arquivos ipls binários nas ordens corretas.
fastman92's IMG Console não tem este problema, e, acredito eu, Spark também não.

Nota: Arquivos .col dentro do gta3.img também podem causar crash devido a ordem de carregamento, pois a colisão precisa ser carregada antes do .dff ser carregado. ModLoader mais uma vez é bem vindo aqui, inclusive o ModLoader faz carregar arquivos .col sem bater o limite original do jogo (que é de somente 2 ou 3 ou 4 arquivos), como ensinado no meu tutorial.

Mas eu sei que tudo o que estou falando aqui ele vai ignorar, eu realmente estou digitando isso para vocês, e possíveis pessoas que seguem o canal dele entendam que o que ele espalha lá são mentiras ou quase-verdades. Não deem ouvidos para uma pessoa arrogante que se auto-intitula a sabe-tudoSe uma pessoa não quer usar o ModLoader e prefere os métodos old skool de instalação manual, isso é escolha dela, agora inventar de que causa problemas no GTA é outro assunto, ele soluciona problemas, se não usar ModLoader você será obrigado a usar fastman92 limit adjuster com algumas configurações para corrigir problemas/limites que o ModLoader desvia (recentemente SilentPatch solucionou também o problema dos IMGs acima de 4 GB), mas na real, Geneilson nunca usará F92LA nem nada do tipo, os seus vídeos de "Instalando mods corretamente" não chegam a 0,001% deste tutorial, assim como seus vídeos "ante leg" é perda de tempo comparado com o meu tutorial de corrigir lag, e isso é um fato simples. É como se ele tivesse algum hate sobre o uso de coisas novas e ignora totalmente o que dizem pra ele, criando uma bolha onde nada de novo entra, assim como ele publicando o velho "FPS Increaser" para aumentar o FPS, uma coisa que MixSets e SilentPatch fazem facilmente:
Escrever "0" no endereço 0x53E94C (byte).
Sério, é só isso que o FPS Increaser (assim como MixSets, SilentPatch e Stream INI Extender) faz para aumentar o FPS, e Geneilson publica ele, que é um programa para deixar aberto no PC (por quê?? e nem citei que vem até um instalador que instala um instalador), na qual anti-virus acusam de vírus, e ele se defende como que é um "vírus do bem"! Imagina se essa moda pega e as pessoas realmente acreditam que existe um "vírus do bem"? Felizmente os vídeos dele atualmente estão tendo relativamente poucas visualizações, mas o estrago já foi feito com meio milhão de pessoas, e há vídeo até com 4 milhões. É uma pena que as pessoas não têm senso crítico e aceitam tudo que vem de qualquer um.

Espero que ele faça o tal vídeo apontando o quão ruim é o ModLoader, mostrando os tais erros, bugs etc que o ModLoader causa no GTA que faz ele nunca na vida querer usá-lo. Responderei o vídeo dele sem problemas.
(e olha que nem toquei no assunto de "se você encontrou um erro num mod, então relate para o autor corrigir ao invés de ficar mandando todo mundo não usar", até o DK22Pac já me puxou a orelha quando eu critiquei os problemas do NewOpcodes.cleo dele ao invés de relatar pra ele os problemas que ele tem)


Terminando com chave de ouro:

1:23
Se tratando de que eu sou um dos melhores modificadores de GTA San Andreas DO MUNDO (...)
Coitado... Coitado.......



ATUALIZAÇÃO:

O inesperado aconteceu: Ele mudou de opinião!
Ficamos felizes que tenha ouvido e aceitado mudar.


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