[Vários jogos] Ambient Occlusion sem ENB Series (sem mods)

Dica sugerida pelo DouglasB2310

Depois do sucesso da dica do mip-mapping, agora vamos aprender ambient occlusion... sem instalar mods!
E não só GTA San Andreas, mas que funciona em vários jogos.
gta sa san ambient occlusion ssao sem enb
"Ambient occlusion" (literalmente "oclusão de ambiente") se trata de uma técnica de sombreado que escurece pontos em que a luz ambient menos afeta, causando um melhor efeito de sombra e profundidade.
gta sa san ambient occlusion ssao sem enb off antes
gta sa san ambient occlusion ssao sem enb on depois
— abra uma imagem e mude para o lado para comparar —

Isso é comum em mods como ENB Series, mas poucos sabem que isso pode ser feito direto da sua placa de vídeo!
Isso é ótimo, pois ENB Series causa incompatibilidades, atrasam resposta de abrir e fechar o jogo (inclusive minimizar), além de problemas graves com Windows mais novos, como Windows 10.

E eis que chegamos em uma cerca: você precisa ter placa de vídeo offboard da Nvidia.
Se este não é o seu caso, fique chupando o dedo e use ENB Series.

Usaremos Nvidia Inspector.

E acredite, é muito fácil.
Não precisa nem instalar, é só extrair para alguma pasta.
Abra o nvidiaProfileInspector.exe e escolha o jogo...

E logo no topo em Ambient Occlusion compatibility temos a principal pergunta: qual modo de compatibilidade usar?
No caso do GTA San Andreas, funciona com o "13", ou seja, compatibilidade do jogo ArmA.

Outros jogos precisam de outros modos de compatibilidade para poder funcionar. Você vai precisar descobrir qual (diga nos comentários suas "descobertas").

Mais abaixo em 5 - Common, configure Ambient Occlusion setting. escolhendo a qualidade desejada.
Use "Performance" para ter baixa qualidade para não dar lag. "Quality" é um balanceamento de desempenho com qualidade.
E finalmente, configure Ambient Occlusion usage para Enabled para ativar.

Mas não se esqueça de aplicar as configurações:

E já pode entrar no jogo!
Dica: ative DisaTextures no MixSets para visualizar o jogo sem texturas:

Notei algumas piscadas no corredor da casa do CJ, alguns locais como becos e principalmente na zona rural (por causa das árvores), e não se aplica anti-aliasing por cima do efeito, assim causando uma leve borda em certos casos.
Não fiz teste A-B mas aparentemente é bem mais leve que ENB Series (na teoria, deve ser).
O efeito é sutil, nada exagerado e funciona muito bem, sombreando corretamente onde se deve.

Testado numa GTX 1050 com o GTA totalmente sem mods, o FPS continuou o mesmo (105 FPS) (edit: ocorre perda ao olhar para coisas distantes, carros e pessoas). Normalmente abaixa bem dependente da placa. Mas basta configurar a qualidade para "Performance" que não perde tanto.
Você pode desativar a qualquer momento deixando Disabled em Ambient Occlusion usage.

Download do Nvidia Inspector:

‎Autor: Orbmu2k


O programinha inclui várias outras configurações, como forçar Anisotropic Filtering (AF). Se você é usuário avançado você pode tentar utilizar para outros fins.
A qualquer momento você pode resetar todas as configurações com este botão:


Veja também:
Mip-Mapping em todas as texturas
Soft Particles
SA Render
Reshade + Tutorial
ENB MMGE3
Aviso:
Download quebrado?
Precisa atualizar?
Problemas com a postagem?
Indique mods para serem postados aqui (fórum) ou aqui (formulário).
Dê ideias de mods para GTA aqui.
É proibido discutir política, ideologias e religião aqui. Isto é um site de jogos, não facebook.
Devido à problemas com a regra acima e contas fakes, foi necessário ativar moderação. Seu comentário será aprovado dentro de 1 dia.