Fórum MixMods: Próximo fim de semana

Se você está perdido no assunto, leia a postagem antiga onde eu apresento com detalhes sobre este novo fórum.

Esta não é uma postagem de apresentação, e sim de finalização.

forum-mixmods-logo-9055908

O fórum será aberto no próximo fim de semana dia 14 ou 15. Juntamente com o MDPMv5!

Fórum MixMods roda em servidor próprio da Digital Ocean utilizando PhpBB 3.2.2, ao contrário do Fórum BMS que desde 2012 vivemos acorrentados pela plataforma gratuita Forumeiros.

Agora, graças à vocês pude contratar um servidor e criar o fórum do jeito que eu quero, sem mais as limitações da Forumeiros.

Foram quase 4 meses de trabalho duro. Agradecimentos também ao Fabio por resolver vários problemas que eu nunca conseguiria. E obviamente a todos os criadores das extensões utilizadas no fórum. A comunidade do PhpBB é realmente ótima.


Organização
A página é extremamente leve para carregar e usar. Dependente do caso, a página carrega em menos de 2 segundos mesmo numa internet de 128 kbps.
forum-mixmods-2168135
Para esta qualidade continuar valendo, o fórum tem regras rígidas sobre o uso de imagens pesadas (ao contrário da GTA Forums). Espero que seja um fórum leve e rápido.

O índice inclui(rá) todos os jogos suportados pela MixMods (terá vários), onde tendo uma conta criada, se você não se interessa por algum jogo, basta clicar no ícone unnamed-file-7038998 para fechar/abrir a categoria dele.

Há um sistema de notificações totalmente personalizável para ser notificado do que você quiser (ao contrário do Facebook!).
forum-mixmods-3388161
Geralmente você será notificado caso alguém citou o seu nome ou alguma mensagem sua, mas você pode configurar ao gosto.
É muito útil para por exemplo ser notificado caso alguém criar algum novo tópico em alguma área de seu interesse. Por exemplo se você quer ser notificado de novos mods postados ou novos tutoriais de script
forum-mixmods-6946989
Opcionalmente você pode ativar o recebimento também por e-mail.

forum-mixmods-6378961

Para quem passa a noite no PC no escuro ou simplesmente prefere visual escuro, você terá uma opção no seu perfil para ativar um tema “dark”!
forum-mixmods-1905101
forum-mixmods-2847524
forum-mixmods-2465333
Não só PC, mas o fórum também fica ótimo em mobile. (ao contrário da Forumeiros)
forum-mixmods-7809868
A organização do fórum é a seguinte:
forum-mixmods-flow-pt-br-5266877
Algumas áreas que valem a pena explicar:
Workshops” é o canto dos modders. Cada modder tem a opção de criar um tópico lá, onde ele pode falar em geral sobre seus mods, receber sugestões, postar pequenas coisas (em vez de criar novos tópicos para isto), dar notícias sobre si etc. Como uma casa.
No Fórum BMS isso fez bastante sucesso, inclusive eu tenho o meu onde eu listei todos os mods que eu já criei.
Outra área interessante será a “Ideias de mods“, onde cada ideia terá um tópico único com a devida atenção. Caso alguma ideia ser feita, o tópico será marcado como “[PRONTO]“. Lá será um ótimo lugar para divulgar suas ideias de mods, mesmo que ninguém responda, algum dia algum modder sem ideia do que fazer irá lá em busca de ideias, e provavelmente fará!
E “Sobre os jogos” ou “Sobre o jogo” é simplesmente para falar do jogo em si, sendo ou não sendo sobre mods.
Fora disto terá o tópico offtopic para conversas variadas e categoria de informática, entre outros tópicos bem selecionados, como sugestões para o fórum/blog etc.

E sobre “Ajuda“? Os tópicos de ajuda serão super organizados e convenientes!
forum-mixmods-7954002
O próprio usuário que criou o tópico pode marcar o tópico como “[RESOLVIDO]“, assim o tópico será fechado. Se enganou? Basta clicar novamente que o tópico vai voltar como não resolvido, reabrir e continuar seguindo normal.
Sim, é assim também que funcionará “Ideias de mods”.


Perfis
Existe 2 grupos de usuário: Modders e Gamers.
Em geral, todos são Gamers (afinal, é um fórum de jogos!), mas nem todos são Modders.
Qualquer um que cria mods entrará no grupo “Modders”, o que será feito automaticamente ou na página de editar o perfil (aba “Grupos”).
forum-mixmods-2420151
Mas o mais legal está dentro do seu perfil:
forum-mixmods-1169694
Lá você seleciona os jogos na qual você esteja interessado em mods (no futuro a lista deverá aumentar). E caso você sabe fazer mods, também os “ícones” de suas habilidades de criar mods.
Os ícones de suas habilidades serão sempre mostrados no seu perfil.
forum-mixmods-4693663
 

Mensagens
Editor de mensagem WYSIWYG (com opção de código fonte) baseado no CKEditor (utilizado por empresas como Microsoft, Adobe, IBM, Disney etc).
forum-mixmods-5794347
Além do básico, inclui ferramentas especiais como o uso da lista completa de emojis universais e seleção de caracteres especiais.
0-copia-8138711
Upload de imagens rápido e fácil via API do Imgur.
Você pode facilmente incorporar uma barra de progresso para indicar o progresso de seu mod etc.
0-copia-5190823
Inclui salvamento automático para evitar perder tudo o que digitou. Não funciona tão bem mas deverá ser substituído por um muito melhor no futuro.

E para os programadores, o fórum terá ótimo suporte para snippets, onde inclui syntax highlighter para várias linguagens (atualmente 12, caso necessário adiciono mais), inclusive GTA3script (sim!).
forum-mixmods-syntax-8674917
Um programa chato em fóruns são usuários fazendo “double-post”, que é o ato de enviar mensagens seguidas em vez de editar a mensagem anterior. Para resolver esse problema, o fórum faz fusão da última mensagem, assim não causando mensagens seguidas do mesmo usuário.
forum-mixmods-9814980
É claro que não pode deixar de faltar a “Resposta rápida” no fim da página, e como sempre, tudo disponível nos temas “light” e “dark”.
forum-mixmods-2877177
Quer mais praticidade? Você nem precisa sair da página para editar uma mensagem!
forum-mixmods-9454370
E organização: Cada alteração na mensagem é registrada e pode ser consultada por moderadores… Inclusive facilmente comparadas.
forum-mixmods-2160505
Algo assim teria evitado certas brigas no Fórum BMS.


Showrooms
Cada jogo terá o seu próprio “Mod Showroom” onde os modders podem divulgar os mods que criou ou que estão criando (separados por tags “download” e “wip”).
Cada mod é separado por categorias especiais de cada jogo.
forum-mixmods-6590015
Em alguns jogos como GTA SA/VC/III existe uma categoria de “Mods para Mods” para você postar ou baixar mods específicos para outros mods, por exemplo skins para o MDPMv5, peças para o Tuning Mod etc. Esta categoria será bem aberta e você poderá postar ou baixar até mesmo configurações, por exemplo alguma configuração para o Project2DFX, o que nunca serão postados aqui no blog e só estarão disponíveis lá.
Se quiser, você pode fazer upload do seu mod diretamente no fórum, assim não necessitando usar serviços terceiros. Cada arquivo para download inclui um log (registro) indicando quem baixou.
forum-mixmods-8537328
De fato, lá você tem todas as ferramentas para divulgar o seu mod, assim como deverá ter ótimo feedback, já que o fórum será frequentado por vários outros criadores de mods, como já é no Fórum BMS.
Várias pessoas pedem para postar seus mods aqui no blog, mas basta postar lá no fórum que você já terá a devida atenção, e provavelmente poderá ser postado aqui no blog MixMods, como sempre aconteceu no Fórum BMS.
E para quem só baixa mods, lá também será um ótimo lugar para baixar mods, no entanto, geralmente sem controle de qualidade para filtrar mods bons e ruins.
Um outro tipo de showroom estará presente na categoria “Utilidades” em “Criação de mods” onde você pode postar ou ter ferramentas ou utilidades para os mods. Por exemplo você fez alguma animação que pode ser útil para algum mod, ou criou algum programa que pode ser útil para mods, ou então snippets de códigos, como funções para mods cleos, lua, asi etc. Basta postar lá para ajudar a comunidade.


Reputação
Para deixar as coisas mais interessantes, o fórum terá um sistema de reputação, inclusive, incomparável com o atual da BMS.
forum-mixmods-5780305
Em certos locais do fórum (como tutoriais, ajuda, downloads etc) será possível dar e receber “pontos de reputação” para as mensagens que você achou útil (como o post de algum mod legal, ou alguma mensagem que te ajudou com algum problema).
Pessoas com mais pontos de reputação podem ganhar algo extra no fórum (algum tipo de premiação ou algo VIP). Ainda não tenho ideia do quê, vocês podem dar alguma sugestão nos comentários.
Mas certamente terá lugar na página inicial mostrando a lista de quem mais tem pontos de reputação, como “melhores contribuidores”:
forum-mixmods-1714014
O sistema de reputação é inteligente e justo. Se você por exemplo tem costume de dar poucos pontos de reputação, mas recebe vários, tem muitos dias no fórum etc, você terá um maior “poder de reputação”, assim quando você quiser, você poderá dar mais do que 1 ponto (por exemplo caso alguém tenha feito algo realmente muito legal).
forum-mixmods-2410698



Mais e mais…
Há várias outras coisas menores que também podem ser citadas, como a lista de usuários online ser atualizada em tempo real e o sistema de warning (avisos por quebras de regras) ser absurdamente organizado: cada warning fica registrado; o usuário recebe notificação; é banido automaticamente após uma quantidade X de warnings; e o warning recebido é removido após 6 meses, portando sendo organizado para a moderação e justo ao usuário.
Tem FAQ para ensinar usuários novos.
Tem uma ótima lista de regras de fácil compartilhamento, onde o link compartilhado destaca alguma regra específica.
Tem até um bloco de notas privado para você fazer anotações.
Além de, em geral, uma excelente plataforma de administração e moderação cheias de ferramentas e possibilidades.

Interface also available in english.



Só falta corrigir algumas pequenas coisas que até o fim de semana podem estar (ou não) corrigidas, e depois continuarei fazendo outras correções.

Também será lá que haverá o suporte para o MDPMv5, como a lista de erros e soluções, tutoriais de criar skins, adaptar alto-falantes, assim como baixar skins, tirar dúvidas etc. As categorias e tópicos estarão todos lá e tanto o fórum quanto o MDPMv5 serão publicados juntos.

É a recriação de 2012: MDPMv5 deu início em 2012, e o Fórum BMS foi criado também em 2012. Agora em 2018 as coisas realmente vão sair como deveriam ter saído.

Continue acompanhando o progresso no Fórum BMS.



No momento este site está parado (motivos aqui) portanto não estamos mais moderando e aceitando comentários.

Prefira usar o nosso Discord, fórum, Facebook ou Youtube.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments