Jogo 171 foi financiado

Atualização:
Os devs do 171 soltaram uma nota defendendo algo que eu estou há 3 dias sem parar falando que eu NÃO SOU CONTRA, que é o uso de assets.

Isto já foi além da desonestidade, já faz 3 dias que eu estou falando que eu não sou contra o uso de assets, eu até falei que eu já comprei até mais assets que o 171 pros meus jogos, mas não adianta, as pessoas continuam falando que eu disse isso, e ignoram totalmente o ponto da crítica, que é a falta de transparência nas metas e o resultado entregado.

Não adianta, já faz 3 dias a mesma coisa, todo mundo só inventa coisas que eu não falei e não concordo, para defender, sendo que o que eu realmente falei ninguém consegue defender.
 
Eu duvido que a maioria das pessoas que doaram pra esse projeto acreditavam que essas metas de dezenas de milhares de reais eram somente para implementar sistemas prontos (e ainda mal implementados). Isto é uma denúncia de falta de transparência com os apoiadores, mas youtubers e sites de notícia adoram a palavra “fraude” pra gerar cliques.
 

Atualização 2022:
Com o lançamento do jogo 171, analisando os arquivos, agora eu tenho as provas concretas do que eu andei falando desde 2015:
  • Havia uma meta de 85 mil reais para criar um sistema de dia e noite, pegaram o dinheiro e compraram um asset de 39 dólares (200 reais) na Unreal Marketplace: Ultra Dynamic Sky. Há inclusive chuva, mas por algum motivo, eles propositalmente desativaram ainda (nós reativamos). Edit: as pessoas estão falando que menti dizendo que eu falei que eles disseram que custa 85 mil, sendo que não é isto o que está escrito, está escrito “havia uma meta”, mesmo que você desconsidere metas anteriores, esta meta adicional ainda é de 27 mil reais, que inclui um item que custou 200 reais, então eu pergunto, é honesto existir essa meta? Eles pelo menos deviam ter dito que eles iriam comprar um sistema pronto, pois a meta dava a entender que eles iriam criar o sistema do zero (e por isso precisa atingir aquela meta). Edit 2: Explicando ainda mais isso do ciclo de dia e noite para deixar claro, existia uma meta de 58 mil, não tinha o ciclo de dia e noite lá, mas na meta de 85 mil tinha como um item, isto dá a entender que eles precisavam de 85 mil reais para criar o ciclo de dia e noite, que nem com 58 mil eles não conseguiriam, no entanto, o sistema custa só 200 reais.
  • O sistema de carros obviamente também não foi criado por eles, é o FGear, de 100 dólares (550 reais).
  • O sistema de controle de personagem e armas é grátis: Advanced Locomotion.
  • Animações grátis da Mixamo.
  • Cachorros editados do Animalia.
  • Minimapa do Journeyman Minimap, de 300 reais.
  • GPS é o Roadmap Navigation de 50 reais.
  • Não criaram nem o sistema de NPCs, é o World Director NPC de 550 reais.
  • Os efeitos de impacto são do Ballistics FX, 550 reais.
  • Vento do Adaptive Binaural Wind (não mais a venda).
  • O menu do jogo é o Ezitna Kit System (nos arquivos se chama “Antize Menu”) (400 reais).
  • Água do Branching River Tool (180 reais).
  • Fios/cabos do Ultimate Cable System FT, 26 reais.
  • Escadas do Impromptu Stairs (27 reais).
  • Árvores do In Tree Creator (250 reais).
  • Algumas vegetações e texturas do Redwood Collection (não sei qual deles).
  • Sangue do YI Blood Droplets (eu acho que este), 160 reais.
  • Os códigos do jogo quase não têm conteúdo deles, e quando tem, é péssimo.
  • Quase todos os nomes dos arquivos são em inglês de vários assets, inclusive vegetação, props e texturas, e vários arquivos em português foram só renomeados também.
  • Vários personagens e armas estão com nomes em inglês e estilos de texturas completamente diferentes, indicando que também não foram criados por eles. A granada por exemplo é daqui, veja, 60 reais.
  • Eles adicionaram um shader de upscale/sharpness e disseram que é DLSS, sendo que é ativado mesmo em placas de vídeo da AMD.
  • Ao analisar os arquivos, fica ainda mais claro a má otimização do jogo.
  • Edit: já que a merda tá feita, vou listar mais alguns (nem todos são pagos e uns são só ferramentas, o que não é problema, pode ser útil pra vocês entenderem melhor como foi criar este jogo): DonMeshPainting, PrefabTool, MagicNode, PTMTool, FMod, Linter, ObjectPool, SkinnedDecal, rdLODtools, UIWS, RoadmapNavigation, AsyncLoadingScreen.

Isto é quase o jogo inteiro, e totaliza menos de 3 mil reais de custo (edit: com mais assets encontramos, deve chegar a 4 mil), e eles muito provavelmente compram em promoção (não sei da Unreal, mas Unity sempre faz 50% de desconto). Ainda deve ter mais que ainda não vimos, pois eles trocaram o nome de vários arquivos.

Ou seja, o sistema do jogo é um asset flip onde a única coisa criada por eles foi o mapa (exceto boa parte da vegetação e texturas), carros, armas (não todas), alguns personagens e quase nenhum script.

Se compra o lápis e papel para criar o desenho, mas não se compra o desenho (e ainda inventando metas de maneira desonesta). Eu mesmo já comprei muitos assets pros meus jogos, mas eu nunca inventei metas de milhares de reais pra depois comprar um sisteminha barato e pronto e enfiar no jogo de qualquer jeito todo bugado. Se comprar sistemas prontos fosse a ideia inicial deles, eles deviam ter deixado transparente! Pois muita gente doou para eles pensando que eles iriam criar essas coisas em vez de comprar prontas, afinal, as metas eram valores altos.

É um absurdo afirmar que esse jogo é “100% brasileiro” onde 90% do sistema é comprado de gringos na Unreal Marketplace.

Respondendo mais uma vez esse argumento de que o dinheiro serviu pra sustentar os 7 desenvolvedores, primeiro, não são 7, são 3 ou 4 (1 game designer, 2 modeladores e 1 designer (de texturas ou artes?), chega a ser engraçado as pessoas realmente acharem que o dinheiro foi usado como salário para eles trabalharem diariamente nesse jogo, se tivessem trabalhado diariamente, o jogo seria muito melhor, sendo que eles nem sequer estudaram coisas básicas, como otimização, não souberam programar nem o básico, preferiram gastar 300 reais num minimapa em vez de criar um do zero (eu já programei um minimapa do zero duas vezes, uma delas durante uma game jam).

E quem fica dizendo que Catarse pega 13%, tem que pagar recompensas etc, ainda sobra uns 200 mil, assim como quem fica falando que o jogo é criado em 7~8 anos devido a mudança de engine, em vez de 10 anos, se contar o início de tudo (final de 2010) é quase 12 anos. Dizer “10 anos” é uma média, depende se você quer contar antes ou depois da mudança de engine.

Daí eu deixo a pergunta no ar:
Será que vale o que eles entregaram (neste nível de conteúdo, polimento e otimização), mesmo com 10 anos de desenvolvimento e quase 300 mil reais de investimento, mesmo com quase todo o gameplay base comprado já pronto? E foi justo eles terem inventado metas de crowdfunding que depois foram convertidas na compra de 3 mil reais de assets prontos?

Edit: eu não consigo acreditar que há pessoas (inclusive o Gigaton) não entendendo o ponto disso tudo, eu estou dizendo que é desonesto eles terem comprado o jogo praticamente inteiro, e inventando metas onde quando atinge, eles usam o dinheiro para comprar itens prontos e baratos (algo que nem precisava de meta alguma), ou seja, tudo é desonesto, e principalmente para mostrar para as pessoas que ficam comparando o 171 com o GTA dizendo que eles criaram tudo sozinhos e que o jogo é 100% brasileiro etc, sendo que não é assim que indie funciona. Mesmo eles tendo comprado quase o jogo inteiro, eles ainda tinham quase 300 mil reais e 10 anos para polir, e não poliram.

Edit: agora há pessoas mentindo falando que eu afirmei que foi fraude, sendo que em absolutamente nenhum momento eu falei isso, eu só falei que é desonesto e criticável o que eles entregaram mesmo tendo usarem coisas prontas e gastarem tanto dinheiro e tempo com o jogo, não há absolutamente nada de fraude no que eles fizeram, somente incompetência e falta de transparência em dizer que eles iriam comprar assets em vez de criar os sistemas do zero. Eles ainda não se pronunciaram.

Edit: eu postei tudo isso no início do dia, e durante o dia INTEIRO eu recebi mensagens de pessoas discordando de mim falando que não há problema em usar assets prontos, sendo que eu deixei claro que isto não é o ponto desse texto! Eu mesmo falei que eu uso muitos assets em meus jogos, e eu já gastei até mais dinheiro do que o 171 em assets, eu não disse que é errado jogos usarem assets prontos, mas as pessoas estão distorcendo para fazer parecer que eu falei isso.


 
 
2019: Leia aqui minhas opiniões atualizadas sobre o 171.

Quando a campanha do Catarse começou eu fiz um post explicando o motivo de ser um absurdo o que eles estão pedindo: Jogo 171 – Analisando a campanha…
 
E aconteceu um caso muito interessante:
 
171-catarse-3609527
O objetivo máximo deles era de 153 mil reais, e conseguiram “somente” 68 mil. 10 mil reais acima da meta mínima.
 
Eles conseguiram alcançar a meta mínima de 58 mil reais no último dia, e logo pulou para 68 mil.
 
É um caso interessante pois é pouco para eles (nem metade da meta máxima), mas na realidade é muito.
 
Com este resultado, o jogo terá somente isto:
11-2213846
Ou seja, os elementos mínimos de um GTA…
 
Na verdade, nem isso, pois:
  • O jogo não terá noite, somente dia (eles disseram que só fariam isto com 85 mil reais).
  • Não terá mercado para compras de armas.
  • Não terá bares e lojas.
  • Disseram que com somente 153 mil reais vão deixar o mapa mais vivo com oficinas, vendedores ambulantes etc.
  • Somente 10 carros.
  • Somente 2 armas (uma pistola e um fuzil).
Não sou eu que estou dizendo, mas sim eles mesmos na página do Catarse.
 
E segundo eles, este jogo vai custar 68 mil reais para ser criado…
 
Isto é mais caro do que um Volkswagen Polo Comfortline 2019 0 KM.
polo-confortline-7753252
 
E entre os carros usados, dá para comprar um Mercedes C180.
(Encontrei um anúncio no Mercado Livre, mas não vou colocá-lo aqui por motivos óbvios.)
mercedes-c-7249068
E ainda sobraria 7 mil reais para comprar um Uno.
 
Lembrando que esta foi somente a meta mínima.
 
A meta máxima que eles queriam, 153 mil reais, dá para comprar um Chevrolet Camaro, ou se preferir, 76 PlayStation 4, ou… uma casa própria.

Se está difícil de entender o nível, pense no contrário: você vender um carro deste, ou a sua própria casa, para poder criar o jogo.
 
Qualquer desenvolvedor de jogos sabe que isto é um absurdo para um jogo indie (pela proposta e o que estão entregando, um mapa de 1 KM que ainda mal tem o básico do gameplay, eu sei que existe jogos indies que custaram milhões, dã).
 
Veja o jogo brasileiro Saint Paul:
 
 
Quer saber quanto foi arrecadado para a criação deste jogo?
 
0
 
Quer saber quantas pessoas trabalharam nele?
 
1
 
Em pouco tempo estará na Steam. Já tem a página dele lá.
1 pessoa consegue fazer um jogo multiplayer, 3d, sozinho sem ajuda financeira?
– Talvez não, mas 1 pessoa talvez consiga fazer uma versão Alpha e lançar na Steam para mostrar que tudo é possível. — Facebook.
Eu não tenho nada a ver com este jogo, não conheço o desenvolvedor nem nada, só achei interessante, especialmente a ambientação. Veja a página no Facebook.

Atualização:
O jogo foi lançado, e é grátis!
Ainda muito cru e jogabilidade ruim, mas por ser pré-alpha e grátis, feito por só uma pessoa sem receber 1 centavo ainda por isto, realmente espero que o desenvolvedor melhore-o em breve.
Sobre o jogo que eu participo, IMPUNES (Projeto 2NTD) (não o IMPUNES de 2023+, que é outro projeto e ideia mas ainda com mesmo nome), eu procurei contar o custo necessário para criá-lo, seguindo a ideia de “comprar coisas básicas para economizar tempo e focar no que realmente importa” (ou seja, um desenvolvimento menos “low level” e mais “high level”). Tentando ser muito cuidadoso com o valor, evitando colocar um número baixo demais e sermos surpreendidos, eu diria que será menos de 10 mil reais.
 
É claro que daria pra criar um jogo quase sem gastar nada, ou até mesmo sem gastar nada. Mas eu entendo sim que existe custos, e comprar coisas prontas é importante para agilizar o desenvolvimento de um jogo.
 
Imagine que você quer desenhar num papel, você não precisa produzir um papel para poder desenhar, você compra o papel e foca no que importa: no desenho.
 
No entanto, você não pode afirmar que você precisa de X mil reais para comprar um papel senão não vai criar o desenho, ou o desenho só será feito pela metade. Capitalismo sim, mercenarismo não. Nós temos que exigir um preço justo.
 
Só o número de carros e armas já é um absurdo (mesmo que seja somente um dos pontos). Eu entendo completamente o argumento deles de que “é uma cidade pequena e não precisa mais do que isto”, no entanto, se não precisa mais do que isto, porque pediram mais dinheiro para criar mais deles? Isto não faz sentido, ainda mais que na meta que promete colocar uma cidade adicional, não inclui aumento do número de carros.
 
Por que farão 10 carros com 58 mil reais, e se for 85 mil será 12 carros, e 153 mil será 15 carros? É sério que um carro custa tanto dinheiro para ser criado? No IMPUNES/2NTD foi criado 7 veículos (incluindo um caminhão e uma moto) para fins de teste, e a versão final terá em torno de 100 veículos (lembrando que GTA San Andreas tem “somente” 212 veículos).
 
Quem é ligado no modding de GTA SA está acostumado e sabe muito bem que modelar um carro ou arma é algo extremamente comum (não exatamente “fácil”, mas “comum”) e um só modder faz dezenas de carros super HD e libera tudo ao público sem receber 1 centavo por isto.
 
Só o site GTA All (que eu não gosto pois não respeitam os autores e tem muito mod roubado) tem 34 mil veículos para GTA San Andreas.
 
E também, uma pergunta que eu realmente não sei dizer, 171 terá motos? Os 10 carros, são realmente carros? Não terá motos, nem caminhões, nem ônibus? Brasil sem moto não é Brasil (ou o jogo realmente não será no Brasil, pois a descrição do jogo diz que é somente “inspirado no Brasil”, devem ter se confundido…).
 
Se o 171 estivesse prometendo tais números baixos sem cobrar estes absurdos, eu estaria apoiando, pois eles estão fazendo o contrário da minha primeira crítica (que coincidência, não? Eles fizeram o certo, esta pergunta é para você que xingou aquele post), onde eu critiquei eles estarem querendo criar algo que não conseguiriam tirar do papel (por exemplo, todas as casas exploráveis), e assim eles mudaram, agora vão criar um jogo menor… …mas pedindo muito dinheiro por isto.
 
E mesmo após anos eles continuam sem mostrar competência.
“Ah, mas eles fizeram até sistema de tuning”.
Eles não fizeram! Eles compraram (há um vídeo de um cara mostrando junto com os outros assets, vários grátis, se alguém encontrar de volta eu coloco aqui).
Sinceramente eu não sei o que eles realmente fizeram no jogo além dos modelos, lembrando que na Unreal 4 é possível criar um jogo inteiro até sem escrever 1 linha de código (por exemplo utilizando os blueprints).
 
Por último, a crítica não é direcionada especificamente aos desenvolvedores, mas para quem defende eles (não necessariamente “apoiar”, mas “defender” — são coisas diferentes).
Por exemplo este vídeo não foi para os desenvolvedores, foi para quem estava defendendo eles dizendo que “é sim difícil” etc. Se as pessoas não caíssem nessas conversas, eles não estariam fazendo isto. Em outras palavras, estão nos fazendo de idiotas, pois sabe que as pessoas vão jogar dinheiro em cima deles. Também explica o motivo deles terem pedido um número tão alto como meta máxima, eles imaginavam que as pessoas fossem tão burras assim — mas não foram! Falta transparência e honestidade por parte deles.
 
E por incrível que pareça, o meu texto anterior praticamente não teve pessoas tentando defender. É muito interessante pois, em contraste, a minha primeira crítica houve mais de 100 comentários me jogando pedra. Isto demonstra que até quem apoia o jogo percebeu que tem algo errado nesta história.
 
Assim terminamos de analisar o que poderá ser a versão pré-alpha… Será que irão repetir isto na versão alpha? E depois beta? E depois na final? Estou muito curioso para saber.
O mínimo que eles deviam fazer com estes 68 mil reais é criar um jogo minimamente muito bom.
 

 
Eu prevejo pessoas lendo somente este texto e tentando contra-argumentar com os horríveis argumentos de que “GTA V custou 265 milhões”, “doou quem quer” etc.
Este post é só uma conclusão. Por favor, se você não leu, leia o anterior:
 



AFU (Argumentos Frequentemente Usados):

“você fez [coloque qualquer coisa aqui]”
Ad hominem.

“cada um faz o que quiser com o seu dinheiro”
Isto não faz o menor sentido falar para mim, eu não estou controlando o seu dinheiro, eu só estou te dando dicas para repensar no que gastar. A decisão final obviamente é sua, se você leu tudo e não concordou, siga em frente.
Seria exatamente a mesma coisa de eu criticar um político e você falar “cada um vota em quem quer”. A lógica é exatamente a mesma.
Você também pode passar a lógica para outros produtos, por exemplo criticar um preço injusto de uma loja e por exemplo falar para as pessoas que na outra loja é mais justo. Qual é o problema disto? Você está ajudando ao próximo.

“eles podem pedir dinheiro sim”
Leia o texto antes de passar vergonha. Eu deixei claro que eu apoio crowdfunding e eu mesmo uso, pretendo usar mais vezes e já apoiei projetos assim. Estou muito feliz que crowdfunding se popularizou recentemente (tem total relação com livre mercado e independência), mas também tem que tomar cuidado — MixMods já derrubou um deles.