Entrevista ao Estadão

O jornal Estadão, um dos maiores jornais do Brasil, publicou uma matéria sobre a cultura de som automotivo no GTA, e eu dei uma rápida entrevista para uma parte.


A matéria tem foco em GTA V, e eu dei minhas palavras sobre como o Tuning Mod influenciou na montagem de som automotivo dentro do GTA San Andreas.

Você pode ver a matéria na íntegra aqui:

Foi um privilégio, mas eu acho que devia se aprofundar mais no GTA San Andreas e nos pontos que eu disse. Pouca coisa do que eu disse foi pra lá.

Portanto, eu gostaria de aproveitar e liberar aqui as minhas respostas na íntegra:



"Resumidamente, o que é o tuning mod? Quantos downloads ele teve já?"

"É uma modificação para GTA San Andreas que adiciona um modo sandbox (caixa-de-areia) de tunar os veículos do jogo, isto é, diferente do que acontece em outros jogos de tuning, este modo é sem limites, possibilitando fazer literalmente qualquer alteração num carro, moto, bicicleta, avião etc. do jogo.

Por ser criado para um jogo com o GTA San Andreas, a liberdade de jogabilidade combinou muito, e mesmo pessoas que têm um PC fraco consegue jogar.

É difícil citar um número de downloads pois ele é republicado em diversos sites, mas eu diria algo em torno de 300 mil e meio milhão."


"Qual o impacto dele na cena do San Andreas, mais especificamente entre a galera que faz esses vídeos de som automotivo, de paredões etc?"

"Existe até hoje uma cultura em editar carros para GTA utilizando softwares de modelagem 3D, principalmente editá-los para trocar rodas, rebaixar e montar um som automotivo. Em seguida, o usuário disponibilizava este carro como a sua criação.

O problema é que, por utilizar softwares de modelagem 3D, era limitado à usuários avançados e necessário muita prática para conseguir realizar este feito. A minha ideia veio para deixar isto acessível à todos, para que as pessoas criem ou baixem as peças, e assim ele consegue instalá-las no veículo durante o jogo de modo muito fácil. Isto fez com que aumentasse ainda mais o número de pessoas produzindo estas criações, além de ser muito mais interessante gravar em vídeo, fazer lives etc. Afinal, antigamente isto era feito com um software no PC, mas agora você está jogando o jogo e a qualquer momento entra numa garagem, escolhe a peça e instala, se tornou algo muito mais divertido de fazer e assistir, rapidamente se espalhando pelo Youtube e grupos de Facebook.

Inúmeras pessoas do mundo, principalmente em países latinos, voltaram a jogar GTA San Andreas por causa deste mod, e parte destas pessoas começou a se interessar por modelagem, desenvolvimento de jogos ou até mesmo mecânica e real instalação de som automotivo."


"Qual a criação mais criativa, interessante etc que já viu nessas de som automotivo/paredão?"

"É difícil de dizer, e mesmo que eu tivesse uma resposta amanhã eu já teria mudado de opinião devido a grande quantia de criações que aparecem.

A coisa que eu mais acho criativa e interessante na verdade é quando a pessoa vai além das propostas iniciais, ela usa o Tuning Mod para realmente fabricar um carro dentro do jogo, algo que, enquanto eu criava o Tuning Mod, eu nunca imaginei que alguém levaria isto à este nível. Há até mesmo carros sendo criados com nível de detalhe que chega à um parafuso  — a pessoa instala cada parafuso do carro, é incrível. Não só em nível de detalhes, mas fico maravilhado em como isto está liberando a criatividade das pessoas, criando coisas (mesmo não carros) muito geniais e engraçadas, ou simplesmente reproduzindo veículos de filmes, como Mad Max, são coisas que me deixam de boca aberta."


Essa parte das pessoas que começaram a se interessar por outras coisas por causa do tuning mod, principalmente mecânica e instalação de som automotivo, tem como você desenvolver um pouco mais?

"Houve um jogador que me disse que começou a ajudar o pai numa oficina após mexer com o Tuning Mod, que ele finalmente começou a se interessar pelo assunto.
Com certeza o que mais acontece é a pessoa já se interessar um pouco, conhecer este mundo, e se interessar ainda mais. No Brasil há muita cultura de som automotivo e sem dúvidas houve uma boa influência do GTA San Andreas nisso.

Em comunidades, como no grupo do Facebook, você nota as pessoas aprendendo sobre som automotivo enquanto trabalha com o Tuning Mod, pois diferente de antigamente onde estas pessoas simplesmente baixavam carros prontos, agora elas estão montando o seu próprio som. É muito legal ver isto pois quando alguém comete um erro de lógica, às vezes alguém que entendem do assunto ensina ela a não cometer de novo.

Com certeza Tuning Mod não ajuda no interesse em mecânica como em jogos como Car Mechanic Simulator, mas é um passo inicial, e por ser sandbox (não um simulador), qualquer coisa pode ser criada, pode ser um hot rod, um kart, um carrinho de compras motorizado, um golfinho com rodas...

Quando uma peça ainda não existe (por exemplo, algum alto-falante), alguém precisa criar, e assim gerou novos modeladores 3D na comunidade. Eu fiz amizade com um destes caras e hoje ele trabalha comigo numa equipe de desenvolvimento de jogos.

Eu acho que os pais deviam entender que jogos são saudáveis e pode trazer novos interesses, habilidades e criatividade para seus filhos.

A ideia do Tuning Mod não é recente, eu tenho 23 anos mas eu tive ela aos 12 anos de idade, só que na época eu não podia fazer isto, nem internet eu tinha ainda. 1 ano após eu começar a aprender sobre programação eu comecei a criar o Tuning Mod, e hoje, com meu site, eu posso dizer que mods é meu emprego.

Por incrível que pareça, houve pessoas até me agradecendo por ter largado as drogas após se "viciar" em mods para GTA."



Enfim, está aqui o texto completo, que eu particularmente achei muito interessante para ser mostrado.

Aviso:
Download quebrado?
Precisa atualizar?
Problemas com a postagem?
Dê sugestões de mods para serem postados aqui (fórum) ou aqui (formulário).
Dê ideias de mods para GTA aqui.
É proibido discutir política, ideologias e religião aqui. Isto é um site de jogos, não facebook.
Abrir Comentários