[GTA VI] Sobre a imagem vazada (2019)

Atualização:
Este fake foi rápido: Gigaton fez um vídeo anunciando que o criador do fake se auto-denunciou, e foi um brasileiro. Ele usou um local real de Miami (como eu deduzi). Veja a imagem e vídeo do Gigaton no post.


Mais uma suposta imagem vazada do GTA VI vem correndo a internet recentemente.
Não gosto de ficar tentando desmentir qualquer uma, mas pelo menos esta está um pouco mais trabalhada do que a média.
gta vi gta 6 vice city leak gameplay foto vazada
A primeira coisa que notei na imagem, é o design do minimapa do hud, que é sempre algo incrível: todas as imagens "vazadas" do GTA VI as pessoas fazem um grande trabalho artístico no 3D, e desenham um minimapa em menos de 5 minutos.
Este minimapa é uma piada para um jogo next-gen, na verdade, nem current-gen. O minimapa do GTA V é lindo, e aquele efeito 3D é indispensável e ainda relativamente fácil de ser feito (já foi feito até no GTA SA). Este aqui parece minimapa de um jogo de PS2, e está muito aproximado, você não consegue ver quase nenhum contexto, especialmente por estar andando de carro, que normalmente o mapa do radar devia ser afastado.

"ah, mas é uma imagem do jogo em desenvolvimento, devem estar usando um minimapa provisório"
Não é isto que acontece durante um desenvolvimento. GTA VI sem dúvidas está sendo desenvolvimento na RAGE, a engine da Rockstar, mesma usada no GTA IV, GTA V, RDR2 etc. Ou seja, eles já têm sistema de minimapa pronto. Em fase de desenvolvimento as coisas provisórias são reutilizações do que eles já têm pronto, e não recriações básicas para depois melhorar. Utilizar sistemas básicos durante o desenvolvimento do jogo em vez de reutilizações de sistemas antigos é sem sentido e só atrapalha, visto que testes são constantes.

A segunda coisa que mais me chamou atenção foi o asfalto, mais especificamente, o bump mapping dele.
Usuários leigos podem nem perceber tais falhas, mas pra desenvolvedores de jogos ou pessoas que se importam muito com fidelidade gráfica, é muito óbvio que tem algo errado ali.
O asfalto parece nada natural, nenhum jogo triplo-A faria algo neste nível.
O bump map não parece ser de um asfalto, inclusive, se assemelha à um blue noise.


Continuando, o tronco da árvore na direita usa uma textura muito artificial pra um jogo deste nível.

Enquanto olhando para o centro e direita da imagem, você nota que é um gráfico artificial, comum de jogos, mas quando você olha para o lado esquerdo, parece uma foto. E de fato, as pessoas, como a seguinte mulher, parece uma foto colocada posteriormente:


Parece uma das aquelas "pessoas em png" que são colocadas posteriormente em cima de algum render 3D para trazer imersão.


Em geral, toda a vegetação parece realista demais comparado ao resto.

No desenvolvimento de jogos, por ser algo difícil de reproduzir com fidelidade e desempenho, a vegetação sempre cai no vale da estranheza, assim como as pessoas. Nesta foto os carros e chão estão no vale da estranheza, enquanto a vegetação e pessoas realmente parecem reais.

Existe a possibilidade de terem misturado 3D com uma foto real (ou várias fotos).

Alguém que conhece Miami pode tentar dizer se o lado esquerdo da imagem é realmente algum local real de Miami.

Vocês podem achar que o carro está sem sombra, mas na verdade as sombras esticadas na diagonal são das rodas dos carros, não é continuação das árvores.

Outra coisa interessante é que foi usado carros modernos, enquanto que, se GTA VI fosse em Vice City, muito provavelmente seria nos anos 80 — mas também pode acontecer a ideia que eu já citei, de fazer o mesmo jogo em duas épocas.

Outro pequeno detalhe: a placa do carro tem um "VC". Forçado demais, isto é coisa de leak.

E um detalhe que pouca gente deve ter percebido, é que as estrelas de perseguição, mesmo sem estar durante uma perseguição, está visível no hud, ou seja, está lá o tempo todo, algo que é cada vez menos provável em jogos modernos, vistos que eles estão cada vez mais buscando remover coisas do hud enquanto elas não sejam necessárias.
Você pode perceber nesta imagem que não há a barra de vida/saúde do jogador, mas há estrelas de perseguição inativas, como se elas fossem mais importantes que a vida do jogador.
Isto acontece porque as estrelas são o símbolo do GTA, então o autor do render fez questão de adicioná-las — de novo, de modo forçado. Coisa de leak.

Em suma, isto é simplesmente um render 3D, que inclusive aparenta usar carros do GTA V (exceto o carro central, que parece o equivalente ao Tornado, mas está diferente, parece um Bel Air 57' com a parte debaixo do para-choque editada).

As pessoas podem pensar "como iriam gastar tempo em algo tão elaborado?" (mesmo que não seja tão elaborado assim), é porque não estão acostumadas com o mundo dos renders 3D.
Artistas 3D gastam meses para criar renders realistas para... Nada. Isto é comum, é um desafio pessoal; aprendizado; portfólio; mostrar em grupos etc. E raramente, vender.

Um render como este, visto que ele não deve ter modelado os carros (e muito menos as pessoas), custa em torno de 1 semana para ser criado por um bom modelador. Se o artista for experiente, custa menos de 1 semana.

Você pode ter uma comparação com uma imagem do GTA V com mod de mapa do GTA Vice City aqui:

Perceba que engraçado, principalmente o asfalto, que está melhor do que a suposta imagem do GTA VI.



Atualização:
Gigaton fez um vídeo explicando o fake: quem fez foi um brasileiro chamado Pedro Gabriel Rocha, e realmente se passa num local real de Miami.

Clique aqui para ver o local na íntegra.

Vídeo do Gigaton:



Você encontra mais informações e discussões sobre o GTA VI aqui.

Aviso:
Dê sugestões de mods para serem postados aqui (fórum) ou aqui (formulário).
Dê ideias de mods para GTA aqui.
É proibido discutir política, ideologias e religião aqui. Isto é um site de jogos.
Abrir Comentários