Entrevista Cris Formage legendada em português (WCTR)

Esta é uma postagem que o pessoal das antigas da MixMods sentirá nostalgia, isto porque em 2012, quando ainda nem existia GTA V, eu (Junior_Djjr) e Amilton fizemos várias postagens sobre a religião fictícia do universo GTA, o Epsilon, e MixMods foi pioneira neste assunto no Brasil. Você ainda encontra tudo na categoria Mitos e Lendas (hoje eu acho bem ruins, mas foi divertido).

Em 2013 foi lançado o GTA V, e rapidamente ficamos sabendo que Epsilon foi implementado no jogo de maneira não misteriosa ou easter egg, mas sim, de maneira direta, onde o Michael até se junta ao grupo.

Mas GTA San Andreas é raiz: na época, Epsilon ainda era indireto, só um mistério curioso que fazia as pessoas pesquisarem e teorizarem à respeito, e tudo o que tínhamos na época, além de referências (que começaram mesmo antes do GTA San Andreas), era o site do Epsilon Program (que até o presente momento não mudou muita coisa, exceto que infelizmente devido à falta do Flash Player, não tem mais o header animado com música de fundo), e também a entrevista do Cris Formage para a rádio WCTR (West Coast Talk Radio) com o Lazlow. Aparentemente ela só toca após liberar Las Venturas.

É interessante lembrar que esta entrevista é a primeira citação direta e clara sobre o Epsilon no universo GTA, que realmente dá detalhes sobre a religião.

Em 31 de Março de 2012 nós fizemos uma tradução desta entrevista, no entanto, a qualidade da tradução era simplesmente horrível (o Google Tradutor na época não era muito bom, e nosso inglês pior ainda).

Sendo assim, hoje eu (Junior_Djjr) recriei a tradução, implementando-a por legenda diretamente no vídeo, com o áudio da entrevista retirado da rádio WCTR do GTA San Andreas.
A legenda está em português brasileiro, mas há também opção em inglês que revisei do Perant. Se você quer traduzir para outro idioma, aqui está o arquivo de legenda, envie nos comentários.


Por isso eu admiro tanto o Lazlow. Segundo os créditos do jogo, ele muito provavelmente escreveu essa entrevista, e é realmente muito criativa, profunda, sarcástica e com referências ao resto do jogo. É simplesmente um texto genial — e ele não estará no GTA VI.

E no que é possível levar esta entrevista ao lore do GTA San Andreas?

Aos 5:30, Cris Formage diz:
Lazlow, a única maneira de você realmente se comunicar com seus ancestrais é pagar alguém como eu. Só um segundo, eu quero que você tente algo: toque na minha bengala.
Muitos devem ler isso e só pensar que é só uma piada sexual, mas não, é mais do que isto.

Para entender, vamos à 2004:

O site do Epsilon foi lançado junto com o lançamento do GTA San Andreas, e na página "Join Us" (junte-se à nós) havia:
Join us in something special and become one of the children of Kraff.

Travel through the dawn to the pass pictured in our brochures. Look for a red truck with a dent on the right fender. Raise your left hand and recite the words: "Take me to to my father-father, brother-uncle. Kifflom." We'll do the rest. Because we all know, there is Kifflom and there is Krant, and both be praised.

Blindfold required.
Em português:
Junte-se a nós em algo especial e torne-se um dos filhos de Kraff.

Viaje pela madrugada até a passagem retratada em nossos folhetos. Procure uma caminhonete vermelha com amassado no para-lama direito. Levante a mão esquerda e recite as palavras: "Leve-me ao meu pai-pai, irmão-tio. Kifflom." Faremos o resto. Porque todos nós sabemos, existe Kifflom e Krant, e ambos sejam louvados.

É necessária uma venda.
Infelizmente a Rockstar removeu esse texto para colocar uma imagem do Cris Formage do GTA V, mas você ainda o encontra no Web Archive.

E de fato isso prosseguiu: no GTA V, o Epsilon Program começa enviando Michael até uma caminhonete vermelha (seria mais legal se você mesmo encontrasse, né?).

E qual a relação de tudo isso com "toque na minha bengala"?


Existe uma bengala e uma caminhonete vermelha em Beacon Hill — fato!

Teste você mesmo, ela pode aparecer com várias cores diferentes (mais especificamente, 8 cores), e uma delas (ID 43) é a cor vermelha que você vê na imagem acima.

Vocês podem falar que não é a Sadler comum, mas sim a variação danificada dela (sadlshit), pois cita "amassado no para-lama direito", no entanto, mesmo a versão danificada, o para-lama direito não é amassado. Eu acho que esse detalhe deve ser ignorado, ainda mais que, diferente do GTA III e GTA VC, no GTA SA não há como amassar os para-lamas, portanto isto tem que ser considerado como um left-over. Pra piorar, a sadlshit é completamente amassada, portanto não faz sentido especificar um amassado no para-lama direito sendo que ela está totalmente amassada.

Outro detalhe interessante é que o site também citava "Viaje pela madrugada até a passagem retratada em nossos folhetos.", não sabemos que folhetos são esses, provavelmente não existem visualmente.

Atualização: Eu pedi ao Daniel69 para confirmar a existência da Sadler vermelha estacionada em Red County, algo que vários youtubers, como Gigaton, citaram, no entanto, ela somente aparece na versão PS2 (por que tiraram no PC?? O mod de mapa do PS2 pode readicionar).
Pontos que corroboram: Sempre aparece na cor vermelha. Há uma placa "Truck Terminal Red County" (ou seja, há as palavras "Truck" e "Red"). Próximo do local há uma luz azul.
Pontos que não corroboram: Diferente do outro caso, não há a bengala (não é obrigatório, mas estamos avaliando a intenção dos desenvolvedores). É uma sadlshit (totalmente danificada), o que é ilógico, como explicado acima. O site diz para você viajar de madrugada na "passagem" mostrada num foto, vestindo uma venda (piada de que você será sequestrado no meio do nada), enquanto esta está estacionada em uma rua movimentada, portanto não faz sentido pedir para você "viajar" até aí. Inclusive a caminhonete vermelha no GTA V (que o jogo de fato te direciona até ela) é no meio do nada.

Ou seja, diferente de tantas curiosidades e mistérios mentirosos que existem por aí, este é real, e ironicamente, é muito menos falado.

Mas não, não acontece nada se você ir aí de madrugada e pegar a bengala, e depois ir na caminhonete vermelha ou algo assim — você pode tentar se quiser, mesmo com a certeza eu testei, e me assustei em vê-la com as portas trancadas, até que lembrei que eu estava com o mod More Locked Cars instalado.
E por esse motivo, eu quero criar um mod para isto, de maneira totalmente lore-friendly. Quando eu criar, colocarei o link aqui. Vocês podem deixar sugestões nos comentários.

Aviso:
Dê sugestões de mods para serem postados aqui (fórum) ou aqui (formulário).
Dê ideias de mods para GTA aqui.
É proibido discutir política, ideologias e religião aqui. Isto é um site de jogos.
Abrir Comentários