GTA San Andreas teria suporte à mods... mas sem pé grande e cães


Jordan Liles escreveu em 19 de Maio de 2005 sobre a E3 de 2005, com GTA San Andreas de Xbox e PC, e GTA Liberty City Stories prestes a serem lançados.

Jordan testou diversos jogos daquela E3, entre tantos, Destroy All Humans que ele diz ter gostado tanto, e GTA SA de Xbox.

Ele teve a oportunidade de conversar com Dan Houser (vice-presidente criativo da Rockstar North e escritor dos jogos GTA) e Terry Donovan (CEO da Rockstar Games) sobre GTA San Andreas e GTA Liberty City Stories.

Quando questionado sobre o que ele achou do GTA San Andreas no Xbox, ele disse simplesmente que parece melhor e que sentiu ótimo o jogo no controle do Xbox. Se eu tivesse essa oportunidade tudo o que eu perguntaria é o motivo deles terem removido a iluminação nos carros.

Mas enfim, não é isso o que importa...

Logo antes de sair, ele foi chamado para ser apresentado ao Sam Houser, presidente executivo da Rockstar Games, junto com Christian Cantamessa e Jeff Rosa.

Nesta conversa, Sam Houser disse que o motivo deles agirem de maneira tão "secreta" (até hoje são assim, né?) é porque eles gostam de deixar as surpresas para quando as pessoas finalmente puderem jogar o jogo, sendo assim, recebendo a real experiência que buscavam propor.

Algo interessante, é que ele pôde ter uma resposta oficial se haveria cachorros no GTA San Andreas, pois aparentemente havia um cachorro numa das screenshots beta:
Eles disseram que "examinam" cada captura de tela que divulgam para não revelar muito, mas ao mesmo tempo não revelar muito pouco.
Bem, não disse que "sim", e nem que "não". Mas Jordan disse que riram quando perguntado.

Tal rumor veio de uma screenshot da versão "beta" do GTA SA, que no fundo aparentemente havia um cachorro. Sinceramente eu não sei de onde isso veio, Jordan, ao citar o caso, linkou no artigo dele esta imagem, e eu não vejo nada demais aí.

Atualização: me disseram que a tal print do cachorro é esta abaixo, facilmente desmentida simplesmente indo até a missão "Beach Party".
 
Há também um suposto áudio no site oficial do GTA SA (provavelmente do Flash Player) que menciona uma unidade K-9, que são cães militares dos EUA. Eu não sei que áudio é esse.

Mas ainda melhor: ele perguntou se o Pé Grande (Big Foot) existe no GTA San Andreas!
Eles mencionaram que adoram o que a comunidade apresenta às vezes, e deixaram para ver como será resolvido.
Após alguns anos ficou claro que não tinha, mas imagine na época...

E aqui chegamos, no final da conversa, Jordan perguntou qual a opinião deles sobre quem cria mods para o GTA SA:
Eu perguntei a eles sobre modding no cenário GTA, e eles disseram que amam a comunidade e o fato de que tanto está sendo feito na forma de mods. Sam mencionou que uma quantidade mínima de suporte a mod virá da Rockstar. Se um desenvolvedor de ferramenta de mod na comunidade GTA precisar de ajuda, a Rockstar pode fornecer as informações necessárias. Mas, eles não vão ajudar o público. Os fãs irão escrever FAQs de qualquer maneira, então isso não é um problema.
Ou seja, sim, eles prometeram suporte à mods, mas somente para os desenvolvedores de ferramentas, não ao público. Gostei muito dessa ideia, no entanto, não aconteceu na prática, só que eu também não sei o quanto a comunidade entrou em contato com eles.

Até hoje a única ajuda oficial que eu fiquei sabendo, foi que eles deram um arquivo .h (header de programação C/C++) dos stats do jogo ao MTA:SA: CStats.h — muito provavelmente o arquivo aí está alterado, não entregaram da exata mesma forma, mas pelo menos tivemos os nomes internos reais de todos os stats do jogo.

Algo que realmente nos deu suporte aos mods, mesmo que indiretamente, foi a War Drum Studios, atualmente chamada de Grove Street Studios, que "sem querer" (será?) vazaram tantas informações para nós, e eu já falei sobre isso no artigo "7 anos de história".
Na verdade, até mesmo os mods deram suporte à eles: Eu (Junior_Djjr) perguntei ao Silent sobre a versão mobile ainda ter o tal bug dos artefatos que acontecia em alto uso de memória, corrigido pelo SilentPatch, um bug que também ocorria na versão mobile do GTA SA, e o Silent passou a solução para a War Drum Studios, e assim foi lançado a versão 2.0 do GTA SA mobile!

Não só War Drum Studios, mas a própria Rockstar North, quando ainda era DMA Design, usou ferramentas de criação de mods do GTA 1 para criar o GTA London, até deu créditos (GTACars).

Há vários casos da Rockstar Games apoiando e desaprovando o modding nos jogos deles, normalmente cada vez mais desaprovando, mas é assunto para outros artigos, já escritos por aqui, ou que ainda serão...
 
Aviso:
Dê sugestões de mods para serem postados aqui (fórum) ou aqui (formulário).
Dê ideias de mods para GTA aqui.
É proibido discutir política, ideologias e religião aqui. Isto é um site de jogos.
Abrir Comentários