[GTA RE] GTA III e VC open source

Atualização 19/02/21
A Take2 derrubou o projeto!
Não faz muito sentido pois o que foi liberado foi uma recriação do código do jogo, ainda era necessário ter o jogo comprado para ter o resto dos arquivos. Era só questão de tempo.
  
Os downloads no momento não funcionam mais e o código fonte foi apagado. Não sabemos o que será daqui pra mim, mas, é claro, o código fonte nunca será perdido, inclusive pode ser visto aqui.
Continue com a publicação original:
  

RE (Reverse Engineered) é um projeto da comunidade de modding com objetivo de converter os jogos GTA da Era 3D em jogos open source (de código aberto) utilizando engenharia reversa nos jogos originais, e mesma engine (RenderWare).
Eu ando acompanhando este projeto há anos, e estou muito feliz de finalmente poder divulgá-lo aqui.
Depois de poucos anos de trabalho, mas mais de uma década de pesquisa e conhecimento, a comunidade conseguiu recriar, através de engenharia reversa, o código fonte completo destes jogos, sendo assim, agora temos em mãos o código do sistema base do jogo (basicamente, a programação do .exe), e podemos modificá-lo de maneira mais livre e fácil (como se nós fossemos os desenvolvedores do jogo).

Isto abre um total novo nível de modding, otimizações, e portar os jogos para diversas plataformas, como Linux.

Mods:
  • Basicamente todos os mods .asi/.dll, CLEO etc para os jogos vanilla são incompatíveis com o RE, pois tecnicamente são jogos diferentes, eles precisam ser criados para este "novo jogo", mas o próprio projeto pode futuramente adicionar suportes mais apropriados ao modding.
  • No entanto, basicamente todos os mods relacionados à alteração de assets, como modelos, texturas e arquivos data, funcionam! Portanto você ainda pode instalar carros, texturas HD etc. Ainda sem ModLoader, através de editores .img por exemplo.
  • Em geral, os principais mods, como SilentPatch, SkyGfx, Widescreen Fix etc, já estão internamente implementados diretamente no código fonte destes jogos.
  • Em suma, é como se o modding de GTA tivesse tido um "reset", isto é bom e ruim ao mesmo tempo, pois fica mais expansível, mas os atuais milhares de mods para o vanilla infelizmente não funcionam e precisam ser recriados.

Como instalar:
Baixe e extraia todos os arquivos para a pasta do seu jogo. Necessário ter o jogo instalado (é como um mod). Qualquer versão. Jogue-o executando o novo arquivo re*.exe em vez do original. Quase nada será substituído, mas você pode querer tirar uma nova cópia do jogo.

Disclaimer:
Os downloads abaixo não são considerados pirataria, pois a pessoa ainda requer ter todos os arquivos/assets originais destes jogos!

  
Tamanho: normalmente menos de 10 MB

Download

GTA III (re3)

  • Corrigido muitos bugs pequenos e grandes.
  • User files (jogos salvos e configurações) são guardados na pasta raiz do jogo [como portableGTA].
  • As configurações são salvas num arquivo re3.ini em vez de gta3.set.
  • Menu de debug (depuração) para fazer e mudar várias coisas, como limite de FPS (Ctrl+M).
  • Câmera debug (Ctrl+B).
  • Câmera rotacionável (opção no menu de debug).
  • Suporte à controles através do Xinput (Windows)[como GInput].
  • Sem loadscreens entre as ilhas ("map memory usage" no menu) [como Project2DFX].
  • Suporte à skins com pele (modelos do Xbox ou Mobile)[como Skins & Bones].
  • Suporte widescreen [como Widescreen Fix].
  • MatFX (reflexos de veículos), alpha test (melhor transparência) e partículas como no PS2. [como SkyGfx e ParticleEx]
  • Reflexos de veículos, lightmap (sombras pré-calculadas, precisa do mapa do Xbox), ped rim light e gotas de chuva na tela como no Xbox. [como SkyGfx]
  • Mais personalizações de filtro de cor e postfx. [como SkyGfx]
  • Adicionado mapa completo e interativo ao menu.
  • Mais opções gráficas (como anti-aliasing) e de controles.
  • Pode carregar DFF e TXD de outras plataformas (provavelmente com perda de desempenho).
  • Mais informações oficiais aqui.

Windows D3D9 MSS 32bits
Download

Windows D3D9 64bits
Recomendado para maioria dos casos.
Download

Windows OpenGL 64bits
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Linux 64bits
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MacOS 64bits
Download


GTA Vice City (reVC)

  • Corrigido muitos bugs pequenos e grandes.
  • User files (jogos salvos e configurações) são guardados na pasta raiz do jogo [como portableGTA].
  • As configurações são salvas num arquivo reVC.ini em vez de gta3.set.
  • Menu de debug (depuração) para fazer e mudar várias coisas, como limite de FPS (Ctrl+M).
  • Câmera debug (Ctrl+B).
  • Câmera rotacionável (opção no menu de debug).
  • Suporte à controles através do Xinput (Windows)[como GInput].
  • Sem loadscreens entre as ilhas ("map memory usage" no menu) [como Project2DFX].
  • Suporte widescreen [como Widescreen Fix].
  • MatFX (reflexos de veículos), alpha test (melhor transparência) como no PS2. [como SkyGfx]
  • Reflexos de veículos, lightmap (sombras pré-calculadas, precisa do mapa do Xbox), ped rim light e gotas de chuva na tela como no Xbox. [como SkyGfx]
  • Mais personalizações de filtro de cor e postfx. [como SkyGfx]
  • Adicionado mapa completo e interativo ao menu.
  • Mais opções gráficas (como anti-aliasing) e de controles.
  • Pode carregar DFF e TXD de outras plataformas (provavelmente com perda de desempenho).
  • Mais informações oficiais aqui.
  
Windows D3D9 MSS 32bits
Download

Windows D3D9 64bits
Recomendado para maioria dos casos.
Download

Windows OpenGL 64bits
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Linux 64bits
Download

MacOS 64bits
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Playstation VITA
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reSA em breve. GTA San Andreas tem um código maior que GTA III e VC juntos, portanto pode demorar.
O porte para o PS2 provavelmente será feito pelo Daniel Santos.
  
Veja também:
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