[re3/reVC] GTA III & VC open source

Atualizado 03/07/21
  • Dias atrás, a página original do Github do projeto voltou.
Atualizado 12/05/21
  • Aproveitando que MixMods tem um alcance relativamente baixo: Os autores do projeto estão preocupados com as notícias sobre eles terem "ganho", sendo que não foi bem assim: muitas pessoas entraram em contra-ação, e somente uma ganhou. A Take2 muito provavelmente não vai desistir. Portanto, se você é dono de algum grande veículo de mídia, eu recomendo que você não espalhe tal notícia.
  • Restaurado todos os downloads, e adicionado GTA III para Playstation VITA.
Atualizado 11/05/21
  • O projeto foi restaurado! Github voltou atrás sobre a decisão, como você pode ver aqui. Segundo as regras do DMCA, se a Take2 quiser derrubar o projeto de novo, agora terá que entrar numa ação legal, o que será bem mais difícil, mas existe a possibilidade.
  • Com isto, eu decidi restaurar os arquivos para download (mesmo que eu tenha uma chance de também levar DMCA).
Atualizado 19/02/21
  • A Take2 derrubou o projeto! Aplicou DMCA para o Github, e com a decisão do Github, foi removido, o que é um absurdo pois não foi utilizado nenhum asset original do jogo, somente engenharia reversa.

RE (Reverse Engineered) é um projeto da comunidade de modding com objetivo de converter os jogos GTA da Era 3D em jogos open source (de código aberto) utilizando engenharia reversa nos jogos originais, e mesma engine (RenderWare).
Eu ando acompanhando este projeto há anos, e estou muito feliz de finalmente poder divulgá-lo aqui.
Depois de poucos anos de trabalho, mas mais de uma década de pesquisa e conhecimento, a comunidade conseguiu recriar, através de engenharia reversa, o código fonte completo destes jogos, sendo assim, agora temos em mãos o código do sistema base do jogo (basicamente, a programação do .exe), e podemos modificá-lo de maneira mais livre e fácil (como se nós fossemos os desenvolvedores do jogo).

Isto abre um total novo nível de modding, otimizações, e portar os jogos para diversas plataformas, como Linux.

Mods:
  • Basicamente todos os mods .asi/.dll, CLEO etc para os jogos vanilla são incompatíveis com o RE, pois tecnicamente são jogos diferentes, eles precisam ser criados para este "novo jogo", mas o próprio projeto pode futuramente adicionar suportes mais apropriados ao modding.
  • No entanto, basicamente todos os mods relacionados à alteração de assets, como modelos, texturas e arquivos data, funcionam! Portanto você ainda pode instalar carros, texturas HD etc. Ainda sem ModLoader, através de editores .img por exemplo.
  • Em geral, os principais mods, como SilentPatch, SkyGfx, Widescreen Fix etc, já estão internamente implementados diretamente no código fonte destes jogos.
  • Em suma, é como se o modding de GTA tivesse tido um "reset", isto é bom e ruim ao mesmo tempo, pois fica mais expansível, mas os atuais milhares de mods para o vanilla infelizmente não funcionam e precisam ser recriados.
  • Sobre traduções: Teoricamente funcionam mas faltará alguns textos no menu. Elas precisam ser adaptadas.

Como instalar:
Baixe e extraia todos os arquivos para a pasta do seu jogo. Necessário ter o jogo instalado (é como um mod). Qualquer versão. Jogue-o executando o novo arquivo re*.exe em vez do original. Quase nada será substituído, mas você pode querer tirar uma nova cópia do jogo. As instruções variam para cada plataforma.

Disclaimer:
Os downloads abaixo não são considerados pirataria, pois a pessoa ainda requer ter todos os arquivos/assets originais destes jogos! O download não inclui nenhum arquivo original destes jogos.

  
Tamanho: normalmente menos de 10 MB

Download

GTA III (re3)

  • Corrigido muitos bugs pequenos e grandes.
  • User files (jogos salvos e configurações) são guardados na pasta raiz do jogo [como portableGTA].
  • As configurações são salvas num arquivo re3.ini em vez de gta3.set.
  • Menu de debug (depuração) para fazer e mudar várias coisas, como limite de FPS (Ctrl+M).
  • Câmera debug (Ctrl+B).
  • Câmera rotacionável (opção no menu de debug).
  • Suporte à controles através do Xinput (Windows)[como GInput].
  • Sem loadscreens entre as ilhas ("map memory usage" no menu) [como Project2DFX].
  • Suporte à skins com pele (modelos do Xbox ou Mobile)[como Skins & Bones].
  • Suporte widescreen [como Widescreen Fix].
  • MatFX (reflexos de veículos), alpha test (melhor transparência) e partículas como no PS2. [como SkyGfx e ParticleEx]
  • Reflexos de veículos, lightmap (sombras pré-calculadas, precisa do mapa do Xbox), ped rim light e gotas de chuva na tela como no Xbox. [como SkyGfx]
  • Mais personalizações de filtro de cor e postfx. [como SkyGfx]
  • Adicionado mapa completo e interativo ao menu.
  • Mais opções gráficas (como anti-aliasing) e de controles.
  • Pode carregar DFF e TXD de outras plataformas (provavelmente com perda de desempenho).
  • Mais informações oficiais aqui.

Windows D3D9 MSS 32bits
Funcionando.
Download

Windows D3D9 64bits
Funcionando.
Recomendado para maioria dos casos.
Download

Windows OpenGL 64bits
Funcionando
Download

Linux Ubuntu
Funcionando
Download

MacOS
Funcionando
Download
  
Playstation VITA
Funcionando
Download


GTA Vice City (reVC)

  • Corrigido muitos bugs pequenos e grandes.
  • User files (jogos salvos e configurações) são guardados na pasta raiz do jogo [como portableGTA].
  • As configurações são salvas num arquivo reVC.ini em vez de gta3.set.
  • Menu de debug (depuração) para fazer e mudar várias coisas, como limite de FPS (Ctrl+M).
  • Câmera debug (Ctrl+B).
  • Câmera rotacionável (opção no menu de debug).
  • Suporte à controles através do Xinput (Windows)[como GInput].
  • Sem loadscreens entre as ilhas ("map memory usage" no menu) [como Project2DFX].
  • Suporte widescreen [como Widescreen Fix].
  • MatFX (reflexos de veículos), alpha test (melhor transparência) como no PS2. [como SkyGfx]
  • Reflexos de veículos, lightmap (sombras pré-calculadas, precisa do mapa do Xbox), ped rim light e gotas de chuva na tela como no Xbox. [como SkyGfx]
  • Mais personalizações de filtro de cor e postfx. [como SkyGfx]
  • Adicionado mapa completo e interativo ao menu.
  • Mais opções gráficas (como anti-aliasing) e de controles.
  • Pode carregar DFF e TXD de outras plataformas (provavelmente com perda de desempenho).
  • Mais informações oficiais aqui.
  
Windows D3D9 MSS 32bits
Funcionando
Download

Windows D3D9 64bits
Funcionando
Recomendado para maioria dos casos.
Download

Windows OpenGL 64bits
Funcionando
Download

Linux Ubuntu
Funcionando
Download

MacOS
Funcionando
Download
   
Playstation VITA
Funcionando
Download
  
reSA em breve. GTA San Andreas tem um código maior que GTA III e VC juntos, portanto pode demorar.
O porte para o PS2 começou a ser feito pelo Daniel Santos.
  
Veja também:
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