Divulgação: RIO - Raised In Oblivion: Trailer Oficial

Eu já havia citado sobre este jogo aqui ainda lá no começo, e só continuou melhorando e crescendo...
Os principais desenvolvedores foram no Flow Podcast, onde houve uma entrevista muito interessante, eles têm uma história incrível por trás desse jogo.

Mais recentemente eles lançaram o trailer da história, e sinceramente, o trailer parece de um jogo AAA.



Eu ficava triste em ver o jogo 171 sendo considerado o jogo indie que representava o Brasil, hoje está melhor, mesmo que ainda não valendo o hype, mas na minha opinião, o jogo RIO é um melhor representante, ainda sem o hype que merece. Mesmo um trailer incrível como este, em várias semanas, houve somente 22 mil visualizações (e 100 mil no Facebook, mas sabemos que Facebook conta mais do que o real, e ainda assim é pouco). É triste, eles merecem ainda mais público.

Se você tem interesse no jogo, adicione-o para a sua lista de espera na Steam:


Eu gostaria de aproveitar e dar algumas dicas para os desenvolvedores.
Provavelmente eles não verão isso, mas serve pra qualquer um.

Todo o trailer é muito caprichado, exceto as animações, que estão artificiais demais, claramente trabalhadas à mão. Quando ele bate o machado e pega a cruz, o movimento lembra animações de stop motion.

Aparentemente não usaram motion capture, é compreensível visto que um traje de mocap básico custa mais de 10 mil reais, no entanto, estamos vivendo a era da inteligência artificial, já existe ferramentas que converte um vídeo seu, gravado em qualquer celular, em uma animação 3D, de maneira grátis, sem mais a necessidade de trajes de mocap.

Eu testei o Deep Motion (devia me patrocinar, né?), com um vídeo horrível gravado dentro do meu quarto com meu celular de só 500 reais, com iluminação e câmera péssima, primeira tentativa, e mesmo assim o resultado ficou excelente (eu prefiro não mostrar o vídeo fonte...).


O único trabalho manual que eu fiz foi usar Smooth Keys e Clean Keys no Blender, sendo que isto é algo básico necessário para qualquer mocap.

Um outro pequeno detalhe está na estranheza do sons dos passos (1:19), isso porque foi usado um som que aparenta ser de um sapato social num chão de piso, sendo que o personagem está usando uma bota de combate num chão de concreto. O som devia ser algo como isto.

Outra dica é que a apresentação do trailer não está profissional. Há erros de gramática até no título do vídeo, isto perde muito a credibilidade do trabalho.
E na descrição está em misturada em português e inglês, sendo que o próprio Youtube permite adicionar múltiplos idiomas.

E pra terminar, sim eu sei que o jogo RIO no começo mentiu usando assets prontos não criados por eles, na minha opinião isso foi um tiro no pé, mas o que importa é que logo em seguida eles apagaram tudo e começaram a criar assets próprios, provaram que conseguem fazer algo do nível que mostraram antes, e no final é isso o que importa.

Sigam a First Phoenix no Facebook:
Aviso:
Dê sugestões de mods para serem postados aqui (fórum) ou aqui (formulário).
Dê ideias de mods para GTA aqui.
É proibido discutir política, ideologias e religião aqui. Isto é um site de jogos.
Abrir Comentários