Redirecionamentos
Depois da migração pro WordPress, eu (Junior_Djjr) estive corrigindo e melhorando outras coisas no site, como redirecionamentos, que são muitos, afinal, este site logo fará 11 anos de idade!
Algo que existe muito na MixMods são postagens que eu, propositalmente, em vez de atualizar e subir para a página inicial, eu criei uma nova postagem e redirecionei a postagem antiga para a nova, por exemplo para gerar uma nova seção de comentários sem citação de problemas anteriores já corrigidos, e trocar o URL da postagem (pois era comum errarmos em preservar a versão do mod na URL, e o Blogger é ruim de trocar).
Mas com o tempo, essas postagens foram se acumulando, no Blogger eu passei a redirecionar automaticamente ao entrar na postagem, boa parte das postagens, mas esses redirecionamentos não foram migrados no WordPress.
Assim, neste momento há centenas de postagens “inúteis” na MixMods, que servem somente para redirecionar para uma nova versão do mod. O pior caso era com o mod 90s Atmosphere Vehicles Pack, que era necessário 4 cliques para sair do post da versão antiga, até a postagem da última versão dele (mas eu já redirecionei tudo).
No momento comecei a colocar redirecionamento automático em centenas de postagens, e apagar as antigas, pois atrapalhava em conteúdo inútil, o que era ruim até pra mim, ao pesquisar por mods.
Pra isso eu tive que criar um programinha que detecta títulos semelhantes, e assim eu verifico manualmente cada postagem, demora mas vale a pena (Atualização: eu identifiquei e corrigi 90, é menos do que eu imaginava, mas não identifiquei postagens com nome diferente).
Com isso vai acabar essa chatice de entrar numa postagem antiga e ter que clicar pra ir pra outra.
Mods vs The Definitive Edition
Há vários vídeos de comparação entre o jogo clássico com mods e o GTA Trilogy, Nobreza lançou um ontem, mas até hoje eu não vi nenhum que realmente fosse bom (sempre deixam de usar certos mods que podiam deixar a comparação ainda melhor, alguns nem sequer usam Widescreen Fix e LOD Vegetation!).
Em geral são comparações aceitáveis. O meu problema é que as pessoas querem trazer gráficos modernos ao jogo clássico, na minha opinião, é melhor somente aceitar os gráficos clássicos e fazer somente melhorias, como texturas HD, árvores distantes, melhorias e novos sistemas gráficos etc. Na minha opinião uma ENB Series, ReShade, ou RenderHook, nunca substituirá os gráficos da Unreal Engine.
Na minha opinião, o que realmente torna o jogo clássico melhor do que o GTA Trilogy, é a estabilidade (principalmente usando mods essenciais e correções e melhorias, como Essentials Pack), lore friendly (o universo do jogo é respeitado, na ideia original dos criadores, diferente do GTA Trilogy, que parece um jogo qualquer criado por fãs, mas que não são fãs), e principalmente, o grande número de mods que você pode explorar novas possibilidades, melhorar o jogo da forma que você quer, adicionar novas mecânicas etc. É muito mais divertido, e sua nostalgia, e respeito ao trabalho original, é preservado.
Grove Street Games é uma equipe que nem parecem fãs do jogo, fizeram erros absurdos contra a lore, desrespeitaram referências, e fizeram péssimas escolhas de game design, sinceramente, um trabalho muito amador. Eu recomendo a série do Gemaplys, que é fã de desenvolvedor de jogos, às vezes ele exagera nas críticas, pelo humor, mas se eu estivesse fazendo lives desses jogos, eu faria bem parecido com ele.
Mas o que eu gostaria é de aproveitar que estão comparando (mais uma vez) aquela arte do Jão:
E compartilhar um timelapse que ele fez, desenhando esta arte:
[youtube v=”tlVhcOlv3j8″]
Lembrando que isto é somente uma das artes que ele fez, ele fez muitas outras pro nosso projeto RoSA Evolved (algo que agora estamos portando ao SA:DE, não vai demorar pra sair um beta teste).
Realmente um trabalho de respeito!
As artes originais do jogo são do Mr Cartoon, um grande tatuador, que tatuou várias celebridades, mas quase nenhuma existe em versão HD, o Jão teve que redesenhar do zero (como mostrado no vídeo acima), inclusive, boa parte delas ele criou antes de encontrar uma versão mais HD.
Esta imagem é do Mr Cartoon, pesquisando por ele, você nota semelhanças com alguns murais e tatuagens no GTA SA.
Pelo visto ele foi contratado para dar, e criar, algumas artes pro GTA San Andreas. Viu só? As tatuagens do CJ são do mesmo tatuador do Eminem!
Mod Inventory System
Por fim, eu gostaria de anunciar meu novo grande projeto (finalmente, depois de tanto tempo).
Eu ainda não tenho muito tesão em criar mods pro GTA Trilogy pois o modding dele ainda é muito limitado. Diferente dos jogos clássicos, que têm 20 anos de evolução, mas acredito que em breve, bem menos que 20 anos, o modding chegará no mesmo nível (ou quase no nível, afinal, o modding clássico foi carregado por cabeças incríveis).
Não faz muito tempo que criei o CLEO+, que é uma extensão para deixar a CLEO ainda mais potente, mas não criei mais mods avançados, até hoje.
O Inventory System (sistema de inventário) é um projeto que adiciona um sistema de itens ao GTA San Andreas, isto é, um sistema modular onde qualquer pessoa pode adicionar novos itens ao jogo, e esses itens podem ser guardados num inventário e realizar ações configuradas pelo criador do item. Um pouco parecido com o sistema do meu outro mod Buy Property Mod.
Isto possibilita e facilita muitos mods. Por exemplo, eu estive criando um mod de pescar (inspirado no jogo Stardew Valley), mas eu perdi vontade depois que eu fiz toda a base, afinal, o que fazer com o peixe? Cada peixe é só um score? É meio sem graça. E as varas? Como seria o upgrade delas?
Mods assim serão úteis para tal sistema de inventário. Cada vara de pesca, e peixe, será um item, e você pode usar o peixe como um item para vendê-lo, guardar, assar, comer etc.
Eu já programei toda a base do sistema de ler configurações, dar e guardar itens, levemente inspirado no Minecraft.
Somente com a existência de um sistema de inventário simples, será possível criar uma reforma total que transforma o GTA SA num jogo de sobrevivência, onde você precisa colher gravetos, pedras, juntá-los para montar fogueira para assar o seu peixe etc.
Tá, mas qual a graça de um modo sobrevivência sendo que o GTA SA não tem animais etc?
Ainda…
[youtube v=”bjT7uJxSfuY”]
Tarzan_3, criador do mod de floresta tropical, está criando muitos animais para o Myths Maker do nadalao (estão trabalhando juntos nisso), cada um com animações próprias, assim como comportamentos, sons… Veja mais vídeos de testes no canal do Youtube dele.
Agora imagine um mod de reforma total, de floresta, junto com vários animais com comportamentos próprios, mod de pescar, e mod de inventário com vários itens de sobrevivência… Seria uma mecânica inédita para o GTA SA!
E o mesmo vale para quem quer fazer outros mods, como sobrevivência zumbi, por exemplo, carregar um galão de combustível como item etc.
Vai dar para fazer muita coisa, inclusive simples receitas, semelhantes à jogos como The Forest. Imagine um item de graveto, e um de pedra, sendo colocados no chão, um item detecta o outro e transforma isso numa fogueira, e um item que faz fogo, detecta a fogueira, para acendê-la etc.
Algo interessante é que em nenhum momento idealizamos fazer tudo isso juntos, cada um fez uma coisa, e no fim, tudo pôde se juntar. Não sabemos quando cada coisa será concluída, mas provavelmente em semanas ou poucos meses.