Atualizado 01/01/25
- Nova versão lançada para apoiadores alpha! Versão anterior agora para apoiadores beta e versão de 2 meses atrás foi liberada para o público. Veja as novidades no final da postagem. A versão pública já inclui a prévia da vegetação distante.
Este ano, além do Urbanize, eu também estarei dando início à um projeto de novo sistema de sons ambiente, para melhorar ainda mais a imersão ambiente do GTA San Andreas, uma ideia escolhida pelos próprios apoiadores através de uma votação. Estarei começando os testes ainda este mês, e quem estiver no Discord de apoiadores poderá ajudar a testar e dar sugestões.
Urbanize é um projeto de mod com o objetivo de reviver o GTA San Andreas (clássico para PC) adicionando novos NPCs de ambientação em toda San Andreas.
O objetivo final é preencher todo o mapa do jogo com pessoas e objetos, para uma ambientação mais viva e completa, ainda com total foco em estabilidade e otimização.
Urbanize é também um mod de mapa que adiciona milhares de objetos decorativos (props) pelo cenário, para uma melhor ambientação e NPCs interagindo, já são quase 20 mil objetos! Opcional mas recomendado. Os objetos de mapa também podem ser instalados no mobile ou console.
O mod usa o poder do CLEO+ com auxílio de .asi e várias animações da Mixamo (como jogos indie), e novas versões incluem muitas animações convertidas do GTA IV.
Clique aqui ver 2022-2023
Versão 12-22
- Bar de Ganton;
- Topo do Mount Chiliad;
- Clube Alhambra de Los Santos;
- Uma mesa de praia com pessoas (por toda San Andreas);
- Pessoas deitadas no objeto lounger (por toda San Andreas);
- Uma mesa quadrada com pessoas (por toda San Andreas);
- Uma fila de cinema de Los Santos.
Versão 01-23
- Delegacia de polícia e hospital de Los Santos;
- Delegacia de polícia e hospital de San Fierro;
- Delegacia de polícia e hospital de Las Venturas;
- Estacionamento de trailer na saída de Los Santos;
- Blocos do gueto em Ganton.
Versão 02-23
- Gangues fazem drive-by contra as outras ou você;
- Academia da Praia de Santa Maria;
- Vendedores no Pier de Santa Maria;
- Ammunation de Fort Carson;
- Ammunation perto de Las Venturas;
- Mesa com gangue jogando dados em: Grove Street, El Corona, Playa Del Seville, Glen Park, Las Colinas;
- Caçadores nas florestas de Flint County, integrado aos animais do Myths Maker – Animals Pack;
- Casos “estranhos”: 4 locais;
- 500 objetos props (no momento, lixeiras por toda Los Santos).
Versão 03-23
- Grove Street;
- Hospital de Los Santos;
- Hospital de El Quebrados;
- Hospital de Fort Carson;
- Delegacia de El Quebrados;
- Delegacia de Fort Carson;
- 3 departamentos de bombeiros (LS, SF, LV);
- Salva-vidas na praia de Santa Maria;
- Total de 1070 objetos props (no momento, lixeiras por toda Los Santos e San Fierro).
Versão 04-23
- Skatistas andando de skate, e outros jovens em Glen Park. Caso não tenha o mod de skate instalado, usará a bicicleta BMX;
- Delegacia de polícia e posto de gasolina de Dillimore;
- Hospital de Montgomery;
- Cherife de Angel Pine;
- Centro médico, igreja e motel de Angel Pine;
- Pessoas deitadas em 3 modelos de espreguiçadeiras (“lounger”). Por toda San Andreas;
- Pessoas subindo ou descendo o Mount Chiliad de bicicleta (4 lugares);
- Casos “estranhos”: 1 local (easter egg de um mistério do jogo).
- Total de 2000 objetos props (no momento, lixeiras por todas as principais cidades).
Versão 05-23
- Missão “Black Project” (“Projeto Negro”) convertida para funcionar de maneira “não-missão”: Você pode invadir a Área 69 quando quiser, de maneira free roam. O script foi editado diretamente do código fonte vazado do GTA Trilogy. Há opções de dificuldade no arquivo .ini.
- Estacionamento de trailers perto da Área 69 (também inclui dezenas de novos objetos).
- Bar Lil’ Probe’Inn.
- Bar “The Welcome Pump” de Dillimore;
- Glen Park Norte.
- Mais veículos estacionados dentro das garagens da polícia de LS, SF e LV.
- Pessoas sentadas conversando numa mesa redonda (por toda San Andreas).
- 640 novos objetos props, totalizando 2640. Agora toda San Andreas está preenchida com lixeiras e containers de lixo!
Versão 06-23
- Caminhão descarregando caixas (33 locais em LS).
- Hotel “VRock” em LV.
- Frente do hotel “Pirates In Men’s Pants” em LV.
- Praça “Roca Escalante” em LV.
- Estacionamento de trailers em Angel Pine.
- Recriado todo o sistema de bancos do jogo, e aplicado em mais um (ID 1368). Agora os NPCs são mais bem selecionados com posições variadas, aparecem e somem de mais longe, fazem diferentes animações conversando, olhando no relógio etc.
- Posicionado 1000 novos bancos em LS, SF e LV. Cada um pode aparecer até 3 NPCs, ou seja, esta nova versão adiciona milhares de novos triggers de NPCs!
- Casos “estranhos”: 1 local.
- Extra de apoiador máximo: Adição ao interior do mod “GTA V Bahama Mama’s” da Michelle.
Versão 07-23
- Carros parando e abastecendo em posto de combustível em 14 locais por toda San Andreas. *um deles só funciona com a próxima atualização do Proper Fixes.
- Caminhão descarregando caixas (17 locais em SF).
- Caminhão descarregando caixas (28 locais em LV).
- Pessoas na fila do cinema na Praia de Verona.
- Pessoas na área da loja de iscas de Angel Pine.
- Pessoas nas casas em El Quebrados.
- Vendedores nas barraquinhas da praia de Verona.
- Casos “estranhos”: 1 local.
- Centenas de novos bancos na zona rural e deserto.
- Mais de 400 novos objetos de mesas e cadeiras em LS e LV.
Versão 08-23
- Pessoas em 2 quadras de basquete de LS. Arremessando bola na cesta de basquete.
- Posto de gasolina e estacionamento de caminhões de Flint County.
- Posto de gasolina de Whetstone.
- Posto de gasolina de Angel Pine (requer a versão recente do Proper Fixes).
- Posto de gasolina de Montgomery.
- Vendedor nas barracas de noodles (originalmente usado em Chinatown).
- Vendedor nas barracas de mercado (originalmente usado em Hashbury).
- Em torno de 400 novos objetos de mesas e cadeiras em SF e outros locais de San Andreas. Também mais alguns bancos.
Versão 09-23
- Pessoas fazendo churrasco no quintal de casas. Maiores chances em fins de semana. O saco de carvão requer uma nova versão do CLEO+ que adiciona objetos sem substituir IDs.
- Beco de Ganton (LS) com gangue aglomerada.
- Mendigos embaixo da ponte de Ganton para o leste de LS.
- Pessoas sentadas num banco de metal, geralmente usado em aeroporto.
- Frente do aeroporto de LS.
- Frente do aeroporto de SF.
- Frente do aeroporto de LV.
- Praça em Downtown de SF.
- Em torno de 600 novos objetos em cima de tetos, em LS e SF, mas principalmente em LV. 60 churrasqueiras.
Versão 10-23
- Lenhadores ao leste de Panopticon.
- Lenhadores ao oeste de Panopticon.
- Cemitério de LS (também aparece em cutscene).
- Igreja de SF.
- Praça de SF em Ocean.
- Mercado Roboi’s em Vinewood LS.
- Cientistas e outras pessoas no The Big Ear.
- Pessoas usando o telefone público (2 objetos por toda San Andreas).
- Quase 1000 novos objetos em cima de tetos (total de 1,6 mil por toda San Andreas).
Versão 11-23
- Construtores no Glen Park (LS).
- Construtores em King (SF).
- Construtores em Rockshore (LV).
- Construtores em Starfish Casino (LV).
- Cemitério de Palomino Creek.
- Fazenda Hilltop.
- Fazenda Beacon Hill.
- Militares e cientistas em KACC.
- Em torno de 600 novos objetos de ar condicionados nas paredes de San Fierro.
Versão 12-23
- Las Colinas (LS)
- Posto de combustível de Idlewood (LS)
- Posto de combustível de El Quebrados
- Las Payasadas
- Bayside
- Loja de Donuts de LS
- Loja de Donuts de Fort Carson
- Restaurante de trailer de SF
- 600 novos objetos de ar condicionados nas paredes de Los Santos.
Versão 01-24
- Otimizado o sistema do mod. Agora todos os scripts são armazenados em cachê para serem reutilizados, assim diminuindo o uso de disco (o que também evita lag spikes), e uso e fragmentação de memória RAM (o que melhora desempenho). Inclui opção de debug no .ini.
- Criado sistema para adicionar scripts/triggers diretamente em pedestres.
- Criado sistema para adicionar scripts/triggers em pontos onde pedestres andam, assim possibilitando criar novas pessoas nas calçadas etc realizando coisas.
- Mod “Ped Lean” (pessoas se encostando) melhorado e convertido ao sistema do Urbanize: muito mais otimizado, estável, natural e melhores seleções de pessoas.
- Agora pode aparecer grupos de 2 ou 3 pessoas conversando em qualquer lugar onde apareça pedestres, por toda San Andreas. Isto aumenta muito o nível de imersão do jogo, e também evita calçadas distantes vazias (pois usa um sistema de spawn próprio, não o do jogo).
- Ezekiel converteu as animações do GTA IV pro Urbanize. Agora praticamente todas as animações de conversas foram alteradas por animações mais realistas e naturais do GTA IV, além de dezenas de novas animações que serão utilizadas nas próximas versões do projeto.
- Adicionado cigarro/charuto na mão de todas as pessoas fazendo animação de fumar.
- Adicionado um regador de plantas na mão das pessoas regando plantas.
Versão 02-24
- Trabalhadores públicos varrendo o chão por toda San Andreas (gerados proceduralmente em áreas ricas, do GTA IV).
- Pessoas sentadas em bancos podem aparecer lendo jornais (também convertido do GTA IV). Há condição seleta baseado na classe do pedestre etc.
- Adicionado mais dezenas de animações do GTA IV convertidas pelo Ezekiel. Todas as animações do mod foram revisadas para se adequar às novas animações, principalmente as de conversa, onde são mais naturais, há mais variações e personalidade para diferentes classes de pessoas.
- Adicionado 40 novas pessoas fazendo algumas novas animações do GTA IV em várias urbanizações por toda San Andreas.
- Adicionado 400 objetos de ar condicionados nas paredes por toda Las Venturas (e alguns na zona rural e deserto).
- Agora o mod automaticamente aumenta um limite do jogo (“References”) para corrigir um possível crash em jogos com muitos mods.
Versão 03-24
- Pessoas arrumando o carro em 90 locais por toda San Andreas. São muitos triggers, mas são separados por dia da semana, então ainda é meio raro e natural de vê-los. O sistema também procura sempre usar o mesmo carro e pessoa na mesma casa, inclusive bem adaptado às variações do VehFuncs.
- Pessoas na ponta do pier da Praia de Santa Maria.
- Pessoas sentadas em bancos agora também podem aparecer bebendo ou comendo (animações do GTA IV).
- Adicionado mais algumas animações do GTA IV para serem usadas em algumas urbanizações antigas.
- Melhorado a criação de pessoas conversando na calçada, agora lida melhor com locais e horários com menos pessoas nas ruas.
- Mod rebalanceado para não criar pessoas demais (assim atrabalhando limite de pedestres), e aumentado automaticamente o limite de pedestres para evitar parar de spawnar.
- Adicionado 400 objetos props de caixas em Los Santos (pelas calçadas e becos).
- Adicionado seção “EXCLUSION” para os arquivos de configuração. Com isto o mod pode excluir áreas para não criar NPCs em objetos, ou desativar locais de maneira mais simples (útil caso você use mods que adicionam objetos, como mesas, em casas do CJ ou personagens, ou usa um mod que altera algum local do jogo).
Versão 04-24
- Pessoas no interior do bar de Ganton.
- Pessoas nas casas de Palomino.
- Pessoas olhando o mar em Bayside.
- Ciclistas parados com bicicletas MTB na floresta de Flint County (utiliza as bicicletas posicionadas vanilla).
- Adicionado otimizações para o sistema de triggers do mod ficar mais leve.
- Corrigido pessoas não reagindo ao fogo.
- Corrigido algumas pessoas restaurando enfiadas no chão.
- Adicionado 400 objetos props de caixas (e algumas caçambas) por toda San Fierro (pelas calçadas e becos).
Versão 05-24
- Pessoas no interior do clube Alhambra.
- Pessoas na praça Pershing de LS.
- Pessoas numa zona residencial de Fort Carson.
- Pessoas no estacionamento de trailers perto de SF.
- Pessoas usando telescópios (objeto CJ_VIEW_TELE2).
- Portado e melhorado o mod Homeless and Trash Bags: mendigos mexem em sacos de lixo que encontram dinamicamente por onde passam.
- Refeito pessoas falando em telefone público: agora usa animação do GTA IV e um modelo próprio de telefone.
- Adicionado a configuração “PedPopulationMult” como MixSets (substitui o valor configurado nele) para ajustar o limite populacional (do popcycle.dat) do jogo. Isto faz aparecer mais pessoas e carros nas ruas, mas principalmente evita que as pessoas adicionais criadas pelo Urbanize façam o jogo parar de spawnar novas pessoas e carros nas ruas. Com isto, agora o Urbanize já vem com pré-configuração para PCs fracos (para criar menos pessoas, assim evitando lag).
- Adicionado 600 objetos props de caixas (e algumas caçambas) por toda Las Venturas, countryside e deserto (pelas calçadas e becos).
Versão 06-24
- Pessoas paradas esperando, entrando ou saindo de táxis (200 triggers por toda San Andreas, seguindo lógicas).
- Pessoas no bar “69” na rodovia pra Los Santos.
- Pessoas na parada na rodovia pra Los Santos.
- Pessoas na fábrica Fleisch Berg.
- Pessoas na igreja de Blackfield em Las Venturas.
- Pessoas no supermercado de San Fierro.
- Adicionado 500 objetos props de caixas de correio nas casas de Los Santos e San Fierro.
- Adicionado mais objetos nos becos de Jefferson.
Versão 07-24
- Pessoas dançando breakdance com rádio tocando música (13 locais, os modelos variam com a cidade e possibilidade de gangue local).
- Prostitutas paradas em locais estratégicos, entrando em carros (38 triggers por toda San Andreas).
- Pessoas dentro da auto-escola de San Fierro.
- Pessoas dentro da escola de motos de Las Venturas.
- Pessoas dentro e fora da escola de barcos de Bayside (o instrutor era originalmente planejado pelo jogo, há áudios originais pro NPC mas por algum motivo não consegui fazê-los tocar).
- Adicionado 500 objetos props de caixas de correio nas casas de Las Venturas, countryside e deserto. Inclui mais algumas centenas de jornais e correios públicos por toda San Andreas.
Versão 08-24
- Festa na praia (luau). Recompilado do código fonte do jogo re-adicionando funcionalidades removidas, como quadriciclos e a festa ocorrendo tanto na Praia de Santa Maria quanto na de Seville. A Rockstar havia feito para aparecerem nestas duas praias para você dançar quando quiser, com a mesma ideia da dança de lowriders.
- Adicionado pessoas arrumando antena em cima das casas de Las Colinas (o que agora também está sendo incluso em outros locais).
- Pessoas em El Corona em LS.
- Pessoas no pier de Randolf em LV.
- Pessoas no pier de Rockshore em LV.
- Pessoas na montanha Missionary Hill em SF.
- Gangue nos becos de Garcia em SF.
- Adicionado 500 objetos props de vasos de plantas em Los Santos.
Versão 09-24
- Adicionado um avião comercial voando, pousando e decolando em toda San Andreas. Ele usa a IA e física do jogo (pode interagir) e de longe é movimentado sem colisores, por otimização.
- Os aeroportos de LS, SF e LV têm uma equipe que espera e se aproxima do avião que pousa e estaciona, simulando uma inspeção antes do próximo voo.
- Adicionado 300 objetos props de vasos de plantas em SF e mais 200 lixeiras em SF e LS.
Versão 10-24 (acesso público)
- Adicionado mais rotas de aviões: Dodo, Beagle e Shamal (Nevada não foi adicionado pois não funcionou bem com a física). Os aviões variam de modelo a cada dia, sempre há um limite de 3 ao mesmo tempo.
- Modelos dos aviões e pilotos são totalmente configuráveis nos arquivos .dat (separados por rotas). Breakdancers agora também são configuráveis.
- Adicionado pessoas andando dentro das passarelas do aeroporto de Los Santos. Precisa de Proper Fixes para ser visível.
- Adicionado cones quando o avião comercial estaciona, como na vida real.
- Adicionado 500 objetos props de vasos de plantas em Las Venturas, countryside e deserto.
Versão 11-24 (acesso público)
- Adicionado 5 helicópteros, um em cada região do mapa: 3 Mavericks nas cidades, 1 Sparrow no deserto, 1 helicóptero de resgaste na floresta (raro). Lembrando que os modelos são configuráveis por arquivo .dat.
- Adicionado distância de vegetação mais distante. São 57 mil objetos posicionados para simular o procobj.dat, mas agora com a possibilidade infinita de distância de visão (especialmente com Project2DFX) e mais otimizado que o sistema original do jogo. Para isso, foi necessário quebrar novos limites do jogo, agora o jogo suporta milhões de objetos .ipl. Isto é uma prévia do que estará pública na versão de Natal do Proper Fixes. (somente PC)
- Corrigido reações de madeireiros e possível crash com trigger de objetos.
- OVNI.
Versão 12-24 (acesso beta – Catarse / Patreon)
- Pessoas na fazenda de Flint Range.
- Pessoas no campo em Flint County.
- Pessoas na fazenda de Blueberry Acres.
- Pessoas na fazenda perto de Palomino Creek.
- Pessoas na fazenda de corrida de Red County.
- Pessoas no campo perto da fazenda Hiltop.
- Mais pessoas na fazenda de Hiltop (atualização).
- Pessoas na fazenda oeste perto de Fort Carson.
- Pessoas na fazenda leste perto de Fort Carson.
- Adicionado martelo e cesta de berries e nozes para pessoas fazendo determinadas animações, e corrigido garrafa faltando em outras animações.
- Adicionado 600 objetos de cercas de madeira para toda San Andreas.
Versão 01-25 (acesso alpha – Catarse / Patreon)
- Adicionado 100 grupos de gangues por toda San Andreas! São de diferentes tamanhos, em becos e outros locais fora da calçada, como se fossem reuniões ou encontros. As pessoas, carros, armas e reações agressivas são todos integrados com o sistema original do jogo. Há também vários locais fora dos territórios padrões de gangue, para mods que adicionam novas gangues, por exemplo em Las Venturas.
- Adicionado pessoas jogando basquete em 2 áreas de quadras de Las Venturas.
- Algumas correções de estabilidade e seleção de animação de conversa.
- Adicionado mais 500 objetos de cercas por toda San Andreas, geralmente preenchendo terrenos onde a Rockstar “esqueceu” de colocar.
Há arquivos (.dat de texto) de configurações de cada “urbanização”, modelos de pedestres, veículos etc. Útil caso você tenha adicionado novos modelos no jogo, ou queira desativar um local ou objeto.
Tudo é aleatório, natural ou procedural, varia com a hora, dia da semana etc. Você também pode aumentar ou diminuir a quantidade de coisas que o mod cria (vem com presets).
Este é, de longe, o mod mais caprichado que eu já criei, o sistema é excelente, estável, otimizado e bem integrado ao jogo. Para a criação deste mod foi necessário a criação do CLEO+, eu tive que atualizar a CLEO 4, OLA, quebrar limites do jogo nunca antes quebrados, criar ferramentas, dezenas de milhares de linhas de código que funciona com base num framework único e ainda um .asi de auxílio para sistema de cachê/pooling etc. É impossível fazer algo de mesmo nível no mobile ou GTA Trilogy.
Mod para PC, mas os props no mapa (.ipl) podem ser instalados no mobile/Android ou console (requer ajustar limites de IPL). Para PC requer só Essentials Pack e Open Limit Adjuster.
Atenção: Este é o download da versão pública (2 meses atrás). Para você ter acesso antecipado do mod mais completo e participar do dev, seja apoiador no Catarse (Brasil) ou Patreon (outros países). Basta apoiar que você instantaneamente tem acesso ao download das novas versões lá na página, e do próximo mês.
Autor: Junior_Djjr
Créditos: Ezekiel, Mixamo, GTA IV, Keri, Crazed
(versão pública de 2 meses atrás: 10-24; baixe a nova versão em Patreon ou Catarse)
Agradecimentos aos atuais apoiadores máximos:
Rosset RJ45
Rin
Victor Hugo Silveira Gavião
ArtemQa146
Veja também:
Myths Maker (criar mitos e lendas)
Ped Spawn Creator (pessoas fazendo animações)
Wind Project (mod de vento)
Proper Fixes (pack de correções)
[Fonte primária]