CLEO Redux

Atualizado 09/12/21

  • Corrigido um bug crítico no agendador de scripts CS, causando comportamento anormal (geralmente causando execução lenta) (#21). [É um problema grave que eu reportei ao criar o Simple Free Cam, scripts levemente complexos podiam demorar mais de minutos para serem executados, é muito importante que você atualize sua CLEO].
  • Corrigido um problema que fazia as coronas (texturas de luzes) não serem renderizadas em scripts CS (#23).

Atualizado 05/12/21

  • Agora caso não consiga criar os arquivos na pasta do jogo, devido aos problemas de acesso à pasta (aba “Segurança” nas propriedades da pasta), os arquivos, inclusive a pasta CLEO para instalar os arquivos .cs/.js, ficarão em “C:/Users/<username>/AppData/Roaming/CLEO Redux“. Ou seja, neste caso os mods .cs terão que ser instalados lá.
  • Adicionado suporte para method chaining nas entidades construtíveis.
  • Corrigido um problema que o script podia ser executado durante o menu.

CLEO Redux é uma re-implementação da CLEO reescrita do zero.
O projeto é liderado pelo Seemann, o criador da CLEO antiga! Portanto é confiável.gta-iii-vc-sa-trilogy-cleo-redux-logo-download-mod-script

Jogos compatíveis:

  • GTA III
  • GTA Vice City
  • GTA San Andreas
  • re3
  • reVC
  • GTA San Andreas The Definitive Edition

Suporta scripts SCM (arquivos .cs e outros) e JavaScript (.js).

Você pode instalar, desinstalar e atualizar os scripts durante o gameplay (não é recomendado, mas útil para testes).

FAQ:

  • Mods CLEO para o jogo clássico, funcionam no CLEO Redux? — Sim! Mas no momento, somente os mods muito simples, que não requer, ou quase não requer opcodes da CLEO, nem manipulação de memória. Com o tempo nós iremos marcar nas postagens quais mods funcionam, e eles estarão todos nas categorias: III:DE – Mods Scripts etc, VC:DE – Mods Scripts etc, SA:DE – Mods Scripts etc.
  • Posso usar CLEO Redux nos GTAs clássicos? — Sim! Funciona em conjunto com a CLEO antiga, mas lembre-se das limitações. Isto é ótimo para possibilitar mods JavaScript para os jogos clássicos.
  • Como criar mods CLEO Redux? — Para os jogos clássicos, não há diferenças, exceto que você só pode usar poucos opcodes da CLEO (como IS_KEY_PRESSED), algum futuro update do Sanny Builder pode simplificar isso. Veja aqui a lista de comandos suportados pelo SA:DE. Para o GTA Trilogy, é quase a mesma coisa, mas prefira compilar em modo “SA Mobile” no Sanny Builder. É possível usar gta3script, considerando que você somente use os comandos básicos do jogo, no futuro também haverá um .xml pra ele. Se você quer programar em JavaScript, são arquivos de texto em .js que podem ser escritos com qualquer ferramenta que suporte .js, veja instruções aqui. Eu recomendo altamente o meu tutorial de gta3script para aprender a criar mods CLEO, mesmo que você crie os mods em JavaScript, toda a lógica é praticamente idêntica, até os nomes dos comandos são iguais — mas no JavaScript são ainda melhores, pois são separados em classes.

Limitações:

Até o momento, a CLEO Redux suporta todos os comandos (opcodes) do jogo vanilla, ainda há muitos poucos novos opcodes da CLEO, portanto, ainda só funciona mods CLEO muito básicos.

É uma versão experimental, ainda há problemas e muito limitada, mas já é possível criar muita coisa.

Por ser ainda experimental com atualizações frequentes, o download aqui aponta para a página de download original do autor.

Como instalar:

  • Para GTA III/VC/SA clássicos: Baixe e instale o “cleo_redux.asi”, para a pasta raiz do jogo. Requer Ultimate ASI Loader (III/VC) ou Silent’s ASI Loader (SA). No SA é obrigatório você ter a CLEO antiga instalada (“cleo.asi”), enquanto no III e VC é opcional. Funciona em conjunto.
  • Para re3/reVC: Baixe e instale o “cleo_redux.asi”, para a pasta raiz do jogo. Só suporta a versão 32 bits (x86).
  • Para GTA Trilogy: Baixe e instale o “cleo_redux64.asi” na pasta “GamefaceBinariesWin64”, no momento só funciona nas novas versões do GTA SA The Definitive Edition. Requer Ultimate ASI Loader para GTA Trilogy. Ao abrir o jogo pela primeira vez, pode causar lag pois está baixando e criando arquivos, não acontecerá de novo. Caso não consiga criar os arquivos na pasta do jogo, devido aos problemas de acesso à pasta (aba “Segurança” nas propriedades da pasta), os arquivos, inclusive a pasta CLEO para instalar os arquivos .cs/.js, ficarão em “C:/Users/<username>/AppData/Roaming/CLEO Redux“. Ou seja, neste caso os mods .cs terão que ser instalados lá.

Autor principal: Seemann
Créditos: (github contribuitors)

download-baixar-5386177
Veja também:
Tutorial de como criar mods CLEO — escrito por mim em português, mas fica bom em inglês, usando o tradutor da página

[Origem]

[III] Essentials (pack de mods que não podem faltar no GTA 3)

Atualizado conforme: 20/01/22 (DD/MM/YY)


Um pacote de mods essenciais para o bom funcionamento do GTA III e mods.

gta-iii-3-mod-pack-essentials-4115173

O pack inclui os mods que nunca podem faltar; o passo inicial após instalar o jogo. Quickstart.

Mods incluídos no pack:
Eu NÃO incluí mods importantes, como:

Eu recomendo altamente que você leia cada post para entender o que cada mod faz e possíveis problemas, e visite periodicamente esta página para ver se saiu alguma atualização.

download-baixar-4532137
3 MB

Antes de começar a modificar o GTA III, leia:
Primeiros passos para montar um GTA modificado

[III/VC/SA] Windowed Mode v1.6 (modo janela)

Atualizado 19/10/20
O autor não informou o que mudou, mas pelo código fonte, só mudou um formato de cor…
Aviso: eu decidi que a partir de hoje este mod virá no Essentials Pack. Eu o uso há 2 anos, melhora muito o sistema de janela do jogo e corrige problemas que ainda muitas pessoas relatam. Eu recomendo que todos o tenham instalado.

 O atual melhor mod de jogar em modo janela para GTA San Andreas, Vice City e III.

E melhor: não é só para quem quer jogar modo janela, ele também corrige outros bugs!
gta-sa-mod-window-janela-windowed-mode-1201945
Você pode redimensionar livremente a janela em qualquer proporção.
gta-sa-mod-window-janela-windowed-mode-2360970

gta-vc-window-janela-mode-4997544

Ou até mesmo remover toda a borda, deixando somente a tela do jogo.
gta-sa-mod-window-janela-windowed-mode-2684610
Funciona com o comando ALT+Enter, como nos outros jogos e programas com suporte.

Útil principalmente para testar mods ou quem minimiza o jogo muitas vezes e passa por problemas.
Em modo janela você sempre pode pausar o jogo e voltar pra área de trabalho facilmente.

As outras opções também são por comandos (listados no download), e o menu “CoordsManager” é um bônus para você copiar ou colar as coordenadas do CJ (semelhante ao mod de pegar coordenadas).

  
Importante: Este mod deixa o jogo totalmente vinculado à área de trabalho do Windows, portanto é usado a mesma resolução da desktop, e o V-Sync é sempre ativado, portanto limitando o FPS do jogo, de qualquer modo, nunca é recomendado jogar acima de 60 FPS, portanto não é um problema.
  
Bônus:
Este mod não é só para quem quer jogar em modo janela.
Eu percebi que “sem querer” o mod corrige problemas de tela cheia do Windows, por exemplo a janela de erro não aparecendo, corrige o minimizar do Windows 10, o jogo abre mais rápido, corrige o printscreen não funcionando, corrige gravadores de tela não gravando etc.
Em outras palavras, este mod muda o sistema da janela do jogo, mesmo em tela cheia!
  
‎Autor: ThirteenAG
Créditos: maxorator
download-baixar-5744501

Se você pretende usar este mod pois tem problemas em fechar o jogo após crashar, outra solução é Smart Process.

Veja também:
Widescreen Fix (correção para monitores de tela larga)

[III/VC/SA] SCRLog 2020.3 (descobrir crash em mod CLEO)

Atualizado 23/11/20
Corrigido GET_COLPOINT_DEPTH e GET_COLPOINT_SURFACE com opcode diferente do newOpcodes.

Atualizado 07/10/20

Arquivos .ini atualizados com mais novos comandos da CLEO+.
Atualizado 07/10/20

Adicionado cheat “SCRL” para ativar/desativar o SCRLog durante o jogo. Fica salvo no arquivo .ini.
Está pré-adaptado para a nova versão do CLEO+ que eu devo lançar em breve.
A janela de crash agora é mais confiável (antes existia uma mínima chance de ser mostrada sem necessidade). O log mudou um pouco também.
Correções para a compatibilidade do GTA III e VC.
As opções de configurações que vêm no download foram refeitas, agora há mais opções mais leves ainda.
Como notado pelo HzanRsxa2959, a janela de crash não aparece com GInput instalado, mas estranhamente o problema é corrigido ao renomear a pasta “GInput” dentro do ModLoader para qualquer outro nome, como “GInputSA”.
 
Atualizado 07/09/20
Mod de 2012, com uma pequena atualização do lazyuselessman, e eu (Junior_Djjr), que o deixei compatível com uma futura atualização da CLEO, adicionei mais algumas opções no arquivo .ini e uma janela de crash que mostra o nome do script causador do crash.
O problema do lag foi corrigido instalando o SCRLog no ModLoader, mas se isto não funciona para você, o mod agora inclui novas opções para gerar o log com menos impacto no FPS.
Também adicionado os comandos do CLEO+.
Em geral, o mod agora está mais “user friendly”, há pré-configurações no download, e eu refiz o tutorial de como usá-lo.

SCRLog é um mod ASI que faz um log (registro) dos últimos scripts processados do seu GTA III, VC ou SA, para, por exemplo, descobrir qual mod CLEO causou crash no seu jogo, inclusive o motivo do crash. É um sucessor do velho SCMLog.
gta-mod-scrlog-crash-script-log-1046176
Compatível com praticamente qualquer versão do III, VC e SA.
Além de uma janela de crash, caso o erro tenha sido diretamente num script, também gerará um arquivo “scrlog.log” que é útil tanto para pessoas leigas, quanto para quem cria mods descobrirem qual é o motivo exato do crash, e assim corrigi-lo.
Lembrando que nem sempre o problema é no mod, por exemplo, um crash ao criar um carro pode ser problema do carro.
  
Isto pode abaixar um pouco o FPS do seu jogo caso o seu PC seja fraco e tenha muitos mods CLEO, mas é por um bem maior. Na configuração padrão o impacto é muito baixo, mas você precisa testar se realmente está funcionando. Você pode querer desativar o mod em gameplays casuais com um jogo já bem testado.
  
Leia o tutorial abaixo para entender como usá-lo da maneira correta.
Se o SCRLog não mostrar o crash pra você, provavelmente não tem relação com scripts CLEO. Então use a Lista de Crash.
  
‎Autor: LINK/2012
Melhorias: Junior_Djjr
Suporte ao GTA:VC JP: lazyuselessman
download-baixar-4532137
  
Recomendado usar junto com:
  
Veja também:
Como usar:
Básico:
Sempre que o jogo iniciar, o mod criará um arquivo “scrlog.log” (não .ini!) na mesma pasta do arquivo scrlog.asi.
Quando o jogo causar crash, as informações do último script processado estarão no final do scrlog.log, e caso de fato o crash seja causado por um script, aparecerá uma janela de crash com o nome dele e última linha.
Somente pela janela do crash você já sabe o nome do script causador do crash, mas caso essa janela não apareça:
Antes de tudo, leia o Leiame/Readme do mod para fazer o teste para saber se o mod realmente está funcionando.
No momento GInput faz a janela de crash não aparecer, e estranhamente foi corrigido renomeando o nome da pasta dele no modloader para outro nome, como “GInputSA”.
Caso a janela realmente não esteja aparecendo e o motivo é realmente um script, abra o seu “scrlog.log” com o bloco de notas e procure pelo último script no final. Continue lendo:
Como descobrir qual script deu erro:
No exemplo da imagem acima, o nome do script causador do erro é “testcra“:
Normalmente o nome do script é o nome do início do arquivo (por exemplo “testcrash.cs”), ou então um nome semelhante à proposta do mod.
Caso você não encontre, abra o “cleo.log” na pasta do jogo e pesquise (CTRL+F) pelo nome do script, na linha de cima você terá o nome do arquivo.
Caso o nome seja “noname”, normalmente é porque o crash foi causado no main.scm, o que não é normal no jogo vanilla.
Caso o final do log, no último script, termine com “Finished processing.” IGNORE! O log neste caso é inútil (mas você pode confiar na janela do crash) e provavelmente não foi um mod CLEO que causou o crash. Use a Lista de Crash para saber o real motivo. A Lista de Crash também pode ajudar algumas vezes mesmo com o scrlog, servindo como complemento.
Sabendo qual é o script causador do problema, contate o autor do mod enviando o “scrlog.log” para ele, assim ele saberá corrigir.
Entendendo de modo técnico:
Se você quer entender mais a fundo: O problema em específico aparece na janela do crash, e na última linha do tal script no scrlog.log, por exemplo.
Neste exemplo, o comando “[0A8C]” causou problema. Lembrando que “[0001] WAIT” é só a finalização, se terminar com WAIT, TERMINATE_THIS_CUSTOM_SCRIPT, RETURN_SCRIPT_EVENT ou “Finished processing.”, ignore!
Você pode pesquisar por isso, neste exemplo em específico, por “[0A8C]”, na Lista de Crash (CTRL+F). No entanto, isto raramente te ajudará, pois normalmente o erro é do mod. Qualquer pessoa que entenda o mínimo de CLEO/SCM, principalmente GTA3script, consegue te ajudar e/ou corrigir.

Euryopa (visualizador de mapa para GTA)

A imagem abaixo não é uma screenshot dentro do GTA San Andreas, mas sim um visualizador de mapa que simula a mesma engine gráfica do jogo.
gta-sa-mod-euryopa-map-visualizer-editor-3662919
O mesmo para GTA Vice City:
gta-vc-mod-euryopa-map-visualizer-editor-8525269
E GTA III:
gta-sa-mod-euryopa-map-visualizer-editor-3839795
E ainda LCS e VCS de PS2.
Extremamente útil para descobrir o nome do arquivo .txd, .dff, .col etc de cada objeto do jogo:
gta-sa-mod-euryopa-map-visualizer-editor-4428196
Com uma visualização do modelo de colisão semelhante à versão rara, de debug, do GTA SA.
gta-sa-mod-euryopa-map-visualizer-editor-debug-8877953
Inclui até mesmo o timecycle, onde você pode testar o jogo em qualquer horário, e até mesmo as opções gráficas presentes no SkyGfx, que é do mesmo criador. Ou seja, além da visualização do mapa com informações, você pode testar diferentes configurações do SkyGfx, por exemplo os gráficos do PS2:
gta-sa-mod-euryopa-map-visualizer-editor-7295437
É um trabalho impressionante do aap (The Hero), baseado num trabalho dele e da comunidade de modding que visa recriar os gráficos da RenderWare, a engine usada pelos GTAs da Era 3D entre muitos outros jogos da época do PS2, como Burnout.
  
Muita gente fala sobre “como seria legal se recriássemos o GTA de maneira open source”, bem, pelo menos na questão de gráficos, este projeto conseguiu, de maneira precisa, utilizando engenharia reversa do código original do jogo, e há um GTA III quase pronto aí. Edit: O projeto GTA RE é justamente isso.
  
E tudo isto funciona em somente um arquivo .exe de 700 KB que você coloca na pasta do jogo, executa, e abre quase instantaneamente. Obviamente não carrega mods do modloader, ele se baseia nos arquivos do seu jogo. Eu adorei a simplicidade, me foi útil principalmente para pegar informações sobre os objetos, como o nome do .txd, algo útil para criar mods de texturas etc.
Esta é ainda uma versão de desenvolvimento, ainda deverá melhorar.
  
‎Autor: The Hero (aap)
download-baixar-4532137
  
Não há nenhuma utilidade de editor, é somente um visualizador. Para editar, eu recomendo SAMP Map Construction (Map Editor) + PAWN 2 IPLMEd, Kam’s Max Script ou até mesmo In-Game Map Editor (editor de mapa dentro do jogo).