[III/VC] ParticleEx (sistema de efeitos melhorado)

Atualizado 31/10/21
  • Adicionado versão para GTA Vice City.
  • Adicionado correção para o “jetexposion” no GTA III.

Vencedor do prêmio “Melhor script” de 2018 segundo GTA Awards.
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ParticleEx é um mod asi para GTA III e GTA VC que melhora, corrige e converte os efeitos especiais do jogo no PC para se assemelhar aos efeitos da versão PS2 e Xbox.
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É como se fosse um SkyGfx dos efeitos especiais.
São vários detalhes que juntos fazem a diferença. Mas o que mais impacta é o efeito de fogo do Xbox, ele é realmente muito melhor na minha opinião.
  
‎Autor: Fire_Head

GTA III:

  • [Xbox] Removido limite de fumaças.
  • [Xbox] Efeitos de fogo (molotov, veículos e peds queimando).
  • [Xbox] Efeitos de explosões.
  • [Xbox] Efeitos do lança-chamas.
  • [Xbox] Partícula de objetos.
  • [Xbox] Tempo do hidrante (agora é 15 segundos em vez de 5).
  • [Xbox] Correção da posição do molotov.
  • [PS2] Removido limite de fumaças.
  • [PS2] Carros esguichando água.
  • [PS2] Opção alternativa ao esguicho que mistura códigos não usados do PS2 com o do PC.
  • [PS2] Esguicho nas poças de água (carros e peds).
  • [PS2] Correção das físicas da superfície das poças (faltava no PC).
  • [PS2] Poeira no pé quando o Claude para de correr (faltava no PC).
  • [PS2] Esguicho dos barcos.
  • [PS2] Partícula de objetos.
  • [PS2/PC] Correção de um bug do efeito flame5.
  • [PS2] Efeito de chuva nas rodas dos carros.
  • Corrigido mancha escura após uma explosão.
  • [general] Suporte ao Debug Menu.
  • [general] Habilidade de mudar o limite de partículas.
  • [general] Habilidade de salvar/carregar pobjs(2dfx) no Debug Menu.
  • [general] Habilidade de recarregar o particle.cfg no Debug Menu
  • [general] Habilidade de salvar/recarregar/resetar as configurações do .ini no Debug Menu
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GTA VC:

  • [Xbox] Efeitos de fogo (molotov, veículos e peds queimando).
  • [Xbox] Efeitos de lança-chamas.
  • [Xbox] Partículas de objetos.
  • [Xbox] Correção de posição do molotov (opcional).
  • [Xbox+III] Base do VC Xbox + explosões do III Xbox
  • [PC] Correção de bug no flame5 (opcional).
  • Corrigido a marca escura após a explosão (opcional).  
  • Melhorias pro ‘JetExplosion’
  • [general] Suporte ao Debug Menu.
  • [general] Habilidade de recarregar o particle.cfg no Debug Menu
  • [general] Habilidade de salvar/recarregar/resetar as configurações do .ini no Debug Menu
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[III] Shadows (sombras dinâmicas suaves)

Um excelente mod de sombras dinâmicas HD e suaves para o GTA III!
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São sombras semelhantes às dos peds do GTA SA, também usadas nos carros, como no GTA Vice City Stories: PC Edition.
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O mod foi liberado como “TEST”, mas até o momento não notei nenhum problema.
  
‎Autor: Fire_Head
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´
Veja também:

[III/VC] RenderHook Raytracing (RTX graphics)

Finalmente, suporte aos gráficos raytracing para GTA III e GTA Vice City através do RenderHook!
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— screenshots do autor —
RenderHook é um mod para GTA que usa shaders DirectX 11 para gráficos realistas e modernos.
E agora, suporte para cálculo de iluminação e reflexos raytraced!
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Situação atual:
Somente para placas de vídeo RTX, ainda, pode suportar GTX em breve.
Esta é só uma versão em desenvolvimento, liberada em forma de teste, portanto não espere muita coisa, ainda falta muito trabalho a ser feito pelo desenvolvedor.
É necessário materiais PBR para simular os reflexos.
O melhor resultado, até o momento, está no GTA III.
Somente GTA III e GTA VC, ainda, a versão GTA SA está sendo trabalhada.
  
‎Autor: PetkaGTA (petergeorgievsky)
  

GTA III

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GTA VC

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Se você deseja RenderHook sem raytracing, baixe o RenderHook normal.
  
Veja também:
  
[Fonte primária / Discord do RenderHook]

[III/VC/SA] ReShade Auto Toggle (desativar efeitos no menu)

Um problema do ReShade, é que, por ser um mod para qualquer jogo, é praticamente impossível ele diferenciar o que é a renderização do gameplay do menu dele, assim, os efeitos gráficos continuam mesmo no menu do jogo.
Portanto eu fiz este mod que automaticamente desativa os shaders do ReShade ao abrir o menu do GTA SA, GTA VC ou GTA III.
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O mod é uma gambiarra, simplesmente pressiona a tecla de ativar/desativar os efeitos ao abrir e fechar o menu. Eu não encontrei uma maneira real de resolver o problema, parece que o autor desistiu da ideia de uma API para isto.
Por não ser uma real solução, ao desativar os efeitos durante o jogo, o mod irá inverter e re-ativar os shaders no menu.
  
‎Autor: Junior_Djjr
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Se você é um desenvolvedor e quer adaptar o mod para outros jogos, não é tão difícil: código fonte.

ReShade + Tutorial de como usar

O que é ReShade?

ReShade é um post-processing injector genérico para jogos, isto é, ele injeta pós-processamentos gráficos (com shaders) em basicamente qualquer jogo, pincelando a tela para aplicar efeitos visuais como ambient occlusion, DOF, correções de cores, anti-aliasing SMAA, chromatic aberration, sharpen etc.

É semelhante ao ENB Series, mas mais sofisticado, com melhor suporte e evolução. No entanto, ENB Series também faz ações específicas para jogos (como trocar a renderização dos reflexos e água), ReShade somente altera a imagem final da tela, sendo assim, ele não é intrusivo ao jogo.

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Você pode buscar gráficos “HD”, ou simplesmente mudar o estilo gráfico dos seus jogos, por exemplo NFSMW 2005 que muita gente reclama dos gráficos amarelos, eu gosto, mas basta 2 minutos para você deixar os gráficos do jogo ao seu gosto:

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Quais jogos são suportados?

Direct3D 9, Direct3D 10, Direct3D 11, Direct3D 12, OpenGL e Vulkan.
Em jogos abaixo de Direct3D 9 é necessário usar algum conversor de Direct3D 8 para 9.

Por exemplo, GTA III e GTA Vice City são Direct3D 8, mas no download do SkyGfx inclui um conversor para o 9, e assim você pode usar ReShade. Há outros conversores para outros jogos, pesquise no Google por algo como “d3d8 to d3d9 converter“, o dgVodoo também é uma excelente opção. O Ultimate ASI Loader há uma opção no .ini.

Requisitos para rodar

Windows 7 SP1, 8.1 ou 10 e .NET Framework 4.5 ou mais nova.
Necessário no mínimo placa de vídeo com shader model 2.0 ou superior (pesquise mesmo que sua placa de vídeo seja onboard). Dependente do shader usado, normalmente vai precisar de shader model 3.0.

Baixar ReShade

‎Autor: crosire
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Desça até a parte debaixo da tela para o botão de download.
Normalmente só 2 MB (sem o pacote de shaders).

Como instalar ReShade?

Abra o Setup que você baixou.
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Clique no botão de cima para selecionar o jogo. O botão de baixo é para ativar/desativar o ReShade globalmente nos jogos baseados em Vulkan.
Selecione o jogo da lista, ou clique em “Browse” para procurar manualmente o arquivo .exe.

Antes de instalar, você pode querer ler o primeiro item do “Soluções de problemas” abaixo para evitar que o seu jogo abra em segundo plano e nunca inicie (acontece no GTA SA e outros).

Também em “Soluções de problemas” abaixo há nota de como rodar ReShade junto com ENB Series.

Em seguida você terá que selecionar se o jogo roda em Direct3D 9, ou 10/11/12, ou OpenGL ou Vulkan.
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Normalmente jogos antigos (em torno de 2003~2007) rodam em Direct3D 9 (GTA SA com RenderHook é considerado Direct3D 10), jogos mais novos normalmente rodam em Direct3D 10 / 11 / 12, OpenGL é comum em jogos antigos (caso não sejam Direct3D), e Vulkan está começando recentemente a ser usada em outros jogos modernos. Você provavelmente precisará pesquisar para saber exatamente qual usar.

Em seguida haverá uma lista de shaders padrões para você instalar.

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O maior erro que as pessoas cometem é marcar todos para ter todas as opções de shaders, e depois reclamam que o jogo demora para iniciar com o ReShade instalado.
Somente instale os que você quer! Mas é claro, no primeiro teste vale a pena instalar todos para você conhecê-los, depois você pode apagá-los abrindo o Setup novamente e desmarcando-os.

Vai começar o download dos shaders, e pronto!
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Você já pode abrir o jogo.
Para abrir o menu do ReShade dentro do jogo normalmente é a tecla Home (configurada no ReShade.ini).
  
Note que agora haverá um arquivo “d3d9.dll” (DX9) ou dxgi.dll (DX10+) na pasta do jogo, é aí que o ReShade funciona. Se já tinha este arquivo antes (por exemplo ENB Series) será substituído.

Soluções de problemas

Caso o jogo não inicie com ReShade instalado:
Mais especificamente, ele fica aberto em segundo plano mas nunca inicia. Feche-o no gerenciador de tarefas e tente renomear a pasta do jogo, mover para outro lugar, ou caso possível, mudar o nome do arquivo .exe do jogo.
Perceba que você pode tentar o inverso: renomear antes de instalar, e assim volte à como estava antes.
É um bug do Windows, provavelmente o .bat que vem na ENB MMGE resolve, e provavelmente após mudar e reiniciar o PC pode voltar pro nome anterior, não sei bem.
  
Caso o jogo funcione, mas não haja efeito do ReShade:
Você pode saber se o ReShade realmente está funcionando olhando na parte de cima da tela uma mensagem logo ao iniciar o jogo.
Se a mensagem aparece, o ReShade está funcionando normalmente. Abra o menu dele para ativar e configurar os shaders (normalmente tecla Home, é configurada como virtual key em KeyMenu no ReShade.ini).
No caso do DX11 e 12, você pode tentar renomear o “dxgi.dll” para “d3d11.dll”.
Se a mensagem não aparece, de fato o ReShade não foi carregado, e isto pode ser por diversos motivos, como má instalação (tente reinstalar) ou o jogo não suporta ReShade. Lembre-se de selecionar o Direct3D correto, e caso o jogo seja antigo demais, abaixo do Direct3D 9, baixe algum conversor de Direct3D 8 para 9. O dgVoodoo tem esta opção, o que possibilita usar ReShade no The Simpsons Hit And Run por exemplo. Dica: se você só quer anti-aliasing e controlar saturação e contraste, dgVoodoo sozinho serve.
  
Caso as opções de configuração do shader selecionado não apareçam:
Desative o “Performance Mode“. Ative-o novamente quando terminar de configurar.

Os efeitos afetam o menu, interface, hud do jogo:
É uma limitação do próprio ReShade, por ser para qualquer jogo, é praticamente impossível diferenciar o menu e gameplay do jogo. Há uma solução para o menu do GTA III, GTA VC e GTA SA (no futuro pode haver mais jogos lá): ReShade Auto Toggle.

Como usar ENB Series junto com ReShade:
Renomeie o “d3d9.dll” do ReShade para algo, por exemplo “ReShade.dll”.
Abra o “enblocal.ini” e configure “ProxyLibrary=ReShade.dll”.

Como configurar o ReShade

Dentro do jogo, pressione a tecla Home (ou outra tecla configurada em “KeyMenu” no “ReShade.ini”).
Aparecerá a lista de todos os shaders instalados.
Enquanto você configura os shaders, desative o “Performance Mode” na parte debaixo da janela de configuração.

Por exemplo, eu ativei o shader “Tonemap” e na parte debaixo do menu fiz as configurações:
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O “Tonemap” é um shader excelente para correções de cores, brilho etc e não causa impacto no desempenho do jogo.

Quando terminar de ativar e configurar os shaders, reative o “Performance Mode” e está pronto!

Na parte de cima do menu você pode criar um novo preset clicando no sinal de “+” e digitando o nome. Se você não criar um preset antes de configurar, será salvo no “DefaultPreset”.
Lá também você escolhe outros presets instalados.

A aba “Settings” há outras configurações, por exemplo ativar/desativar o salvamento de screenshots na pasta do jogo, trocar os comandos etc.

Enquanto na aba “Statistics” há dados do desempenho do jogo, inclusive quantos milissegundos cada shader custa para o processamento, assim você sabe dizer exatamente quanto cada shader está impactando no desempenho do seu jogo.

Dicas finais

  • Procure por novos shaders para ReShade na internet. Há muitos. No Setup você tem uma opção de adicionar novos repositórios do Github para uma instalação mais simples.
  • ReShade pode ser muito útil quando o seu jogo não tem uma boa solução de anti-aliasing. Além de FXAA, ReShade inclui um SMAA.
  • Outra boa utilidade são shaders de “sharpen” para aumentar a nitidez das texturas em jogos antigos. Só tente não exagerar, ainda que também afeta a interface do jogo.
  • Lembre-se que shaders podem ser úteis para outras coisas, não só “gráficos HD”, você pode por exemplo querer instalar um shader de cell shading / cartoon shading em jogos cartoon — infelizmente eu não consegui fazer ReShade rodar no The Simpsons Hit & Run. Se alguém conseguir, avise.
  • Lembre-se que você pode desinstalar os shaders que você não usa (para o jogo iniciar mais rapidamente) simplesmente abrindo o Setup, selecionando o jogo e deselecionando os shaders instalados.
  • Draw calls é uma das coisas mais importantes para o desempenho de um jogo (senão o mais importante), e na aba “Statistics” do ReShade você tem a visualização do número de draw calls. Isto é excelente para testar o desempenho de mods, principalmente de modelos, como carros. Você pode pesquisar sobre como diminuir draw calls (é basicamente usar menos materiais) e tentar diminuir esse número em seus mods. Em referência, uma cena normal do GTA V tem um pouco mais de 5 mil draw calls.
  • Baixe outros mods gráficos aqui na MixMods na lista de categorias na direita, por exemplo gráficos para GTA SA (há vários ótimos, inclusive configurações de ReShade).
Abaixo um raytracing “falso” (screen-space) sendo criado pelo Marty McFly:
Assim, teoricamente qualquer jogo que rode ReShade vai poder rodar um raytracing desses. O único lado ruim é que ele funciona com o conteúdo que está na tela.
No momento está disponível para apoiadores no Patreon dele. Em breve será grátis para todos, mas não faço ideia de quando.

90s Atmo v3.1 (RenderHook + ReShade) para GTA SA

Configurado por mim utilizando RenderHook.