Ultimate ASI Loader (.asi loader para vários jogos)

Atualizado 04/12/21
  • Eu havia postado antes, mas desde que migrei pro WordPress ficou o post antigo. Eu não havia notado até hoje, agora atualizei e re-adicionei a versão para GTA Trilogy.

ASI Loader (carregador de arquivos .asi) para vários jogos.ultimate-asi-loader-logo-gta-nfs-7479928

Como funciona

  • Tal arquivo .asi precisa ser feito especificamente para tal jogo, e de tal versão.
  • Arquivo .asi é simplesmente um arquivo .dll renomeado, portanto se você é programador, prefira criar mods em .asi.
  • Se o jogo bloquear a alteração da pasta, libere todas as permissões de usuários nas propriedades da pasta, na guia “Segurança”. Veja a seção “Revise as permissões da pasta” (inglês), deve ser o suficiente.
No download virá um .asi de testes que aparecerá uma mensagem na tela caso foi carregado.
‎Autor: ThirteenAG
Para jogos em geral
Inclusive para GTA III e GTA VC clássicos, Need For Speed etc. Para GTA San Andreas é recomendado Silent’s ASI Loader.
download-baixar-5744501
Para GTA Trilogy
Para GTA III/VC/SA The Definitive Edition
download-baixar-5744501

ReShade + Tutorial de como usar

O que é ReShade?

ReShade é um post-processing injector genérico para jogos, isto é, ele injeta pós-processamentos gráficos (com shaders) em basicamente qualquer jogo, pincelando a tela para aplicar efeitos visuais como ambient occlusion, DOF, correções de cores, anti-aliasing SMAA, chromatic aberration, sharpen etc.

É semelhante ao ENB Series, mas mais sofisticado, com melhor suporte e evolução. No entanto, ENB Series também faz ações específicas para jogos (como trocar a renderização dos reflexos e água), ReShade somente altera a imagem final da tela, sendo assim, ele não é intrusivo ao jogo.

gta-sa-mod-reshade-tutorial-9447523

Você pode buscar gráficos “HD”, ou simplesmente mudar o estilo gráfico dos seus jogos, por exemplo NFSMW 2005 que muita gente reclama dos gráficos amarelos, eu gosto, mas basta 2 minutos para você deixar os gráficos do jogo ao seu gosto:

nfs-mw-most-wanted-reshade-graphics-6518987

Quais jogos são suportados?

Direct3D 9, Direct3D 10, Direct3D 11, Direct3D 12, OpenGL e Vulkan.
Em jogos abaixo de Direct3D 9 é necessário usar algum conversor de Direct3D 8 para 9.

Por exemplo, GTA III e GTA Vice City são Direct3D 8, mas no download do SkyGfx inclui um conversor para o 9, e assim você pode usar ReShade. Há outros conversores para outros jogos, pesquise no Google por algo como “d3d8 to d3d9 converter“, o dgVodoo também é uma excelente opção. O Ultimate ASI Loader há uma opção no .ini.

Requisitos para rodar

Windows 7 SP1, 8.1 ou 10 e .NET Framework 4.5 ou mais nova.
Necessário no mínimo placa de vídeo com shader model 2.0 ou superior (pesquise mesmo que sua placa de vídeo seja onboard). Dependente do shader usado, normalmente vai precisar de shader model 3.0.

Baixar ReShade

‎Autor: crosire
download-baixar-4532137
Desça até a parte debaixo da tela para o botão de download.
Normalmente só 2 MB (sem o pacote de shaders).

Como instalar ReShade?

Abra o Setup que você baixou.
reshade-tutorial-7520783
Clique no botão de cima para selecionar o jogo. O botão de baixo é para ativar/desativar o ReShade globalmente nos jogos baseados em Vulkan.
Selecione o jogo da lista, ou clique em “Browse” para procurar manualmente o arquivo .exe.

Antes de instalar, você pode querer ler o primeiro item do “Soluções de problemas” abaixo para evitar que o seu jogo abra em segundo plano e nunca inicie (acontece no GTA SA e outros).

Também em “Soluções de problemas” abaixo há nota de como rodar ReShade junto com ENB Series.

Em seguida você terá que selecionar se o jogo roda em Direct3D 9, ou 10/11/12, ou OpenGL ou Vulkan.
reshade-tutorial-7479469
Normalmente jogos antigos (em torno de 2003~2007) rodam em Direct3D 9 (GTA SA com RenderHook é considerado Direct3D 10), jogos mais novos normalmente rodam em Direct3D 10 / 11 / 12, OpenGL é comum em jogos antigos (caso não sejam Direct3D), e Vulkan está começando recentemente a ser usada em outros jogos modernos. Você provavelmente precisará pesquisar para saber exatamente qual usar.

Em seguida haverá uma lista de shaders padrões para você instalar.

reshade-tutorial-4465560
O maior erro que as pessoas cometem é marcar todos para ter todas as opções de shaders, e depois reclamam que o jogo demora para iniciar com o ReShade instalado.
Somente instale os que você quer! Mas é claro, no primeiro teste vale a pena instalar todos para você conhecê-los, depois você pode apagá-los abrindo o Setup novamente e desmarcando-os.

Vai começar o download dos shaders, e pronto!
reshade-tutorial-5087904
Você já pode abrir o jogo.
Para abrir o menu do ReShade dentro do jogo normalmente é a tecla Home (configurada no ReShade.ini).
  
Note que agora haverá um arquivo “d3d9.dll” (DX9) ou dxgi.dll (DX10+) na pasta do jogo, é aí que o ReShade funciona. Se já tinha este arquivo antes (por exemplo ENB Series) será substituído.

Soluções de problemas

Caso o jogo não inicie com ReShade instalado:
Mais especificamente, ele fica aberto em segundo plano mas nunca inicia. Feche-o no gerenciador de tarefas e tente renomear a pasta do jogo, mover para outro lugar, ou caso possível, mudar o nome do arquivo .exe do jogo.
Perceba que você pode tentar o inverso: renomear antes de instalar, e assim volte à como estava antes.
É um bug do Windows, provavelmente o .bat que vem na ENB MMGE resolve, e provavelmente após mudar e reiniciar o PC pode voltar pro nome anterior, não sei bem.
  
Caso o jogo funcione, mas não haja efeito do ReShade:
Você pode saber se o ReShade realmente está funcionando olhando na parte de cima da tela uma mensagem logo ao iniciar o jogo.
Se a mensagem aparece, o ReShade está funcionando normalmente. Abra o menu dele para ativar e configurar os shaders (normalmente tecla Home, é configurada como virtual key em KeyMenu no ReShade.ini).
No caso do DX11 e 12, você pode tentar renomear o “dxgi.dll” para “d3d11.dll”.
Se a mensagem não aparece, de fato o ReShade não foi carregado, e isto pode ser por diversos motivos, como má instalação (tente reinstalar) ou o jogo não suporta ReShade. Lembre-se de selecionar o Direct3D correto, e caso o jogo seja antigo demais, abaixo do Direct3D 9, baixe algum conversor de Direct3D 8 para 9. O dgVoodoo tem esta opção, o que possibilita usar ReShade no The Simpsons Hit And Run por exemplo. Dica: se você só quer anti-aliasing e controlar saturação e contraste, dgVoodoo sozinho serve.
  
Caso as opções de configuração do shader selecionado não apareçam:
Desative o “Performance Mode“. Ative-o novamente quando terminar de configurar.

Os efeitos afetam o menu, interface, hud do jogo:
É uma limitação do próprio ReShade, por ser para qualquer jogo, é praticamente impossível diferenciar o menu e gameplay do jogo. Há uma solução para o menu do GTA III, GTA VC e GTA SA (no futuro pode haver mais jogos lá): ReShade Auto Toggle.

Como usar ENB Series junto com ReShade:
Renomeie o “d3d9.dll” do ReShade para algo, por exemplo “ReShade.dll”.
Abra o “enblocal.ini” e configure “ProxyLibrary=ReShade.dll”.

Como configurar o ReShade

Dentro do jogo, pressione a tecla Home (ou outra tecla configurada em “KeyMenu” no “ReShade.ini”).
Aparecerá a lista de todos os shaders instalados.
Enquanto você configura os shaders, desative o “Performance Mode” na parte debaixo da janela de configuração.

Por exemplo, eu ativei o shader “Tonemap” e na parte debaixo do menu fiz as configurações:
gta-sa-mod-reshade-tutorial-5699701
O “Tonemap” é um shader excelente para correções de cores, brilho etc e não causa impacto no desempenho do jogo.

Quando terminar de ativar e configurar os shaders, reative o “Performance Mode” e está pronto!

Na parte de cima do menu você pode criar um novo preset clicando no sinal de “+” e digitando o nome. Se você não criar um preset antes de configurar, será salvo no “DefaultPreset”.
Lá também você escolhe outros presets instalados.

A aba “Settings” há outras configurações, por exemplo ativar/desativar o salvamento de screenshots na pasta do jogo, trocar os comandos etc.

Enquanto na aba “Statistics” há dados do desempenho do jogo, inclusive quantos milissegundos cada shader custa para o processamento, assim você sabe dizer exatamente quanto cada shader está impactando no desempenho do seu jogo.

Dicas finais

  • Procure por novos shaders para ReShade na internet. Há muitos. No Setup você tem uma opção de adicionar novos repositórios do Github para uma instalação mais simples.
  • ReShade pode ser muito útil quando o seu jogo não tem uma boa solução de anti-aliasing. Além de FXAA, ReShade inclui um SMAA.
  • Outra boa utilidade são shaders de “sharpen” para aumentar a nitidez das texturas em jogos antigos. Só tente não exagerar, ainda que também afeta a interface do jogo.
  • Lembre-se que shaders podem ser úteis para outras coisas, não só “gráficos HD”, você pode por exemplo querer instalar um shader de cell shading / cartoon shading em jogos cartoon — infelizmente eu não consegui fazer ReShade rodar no The Simpsons Hit & Run. Se alguém conseguir, avise.
  • Lembre-se que você pode desinstalar os shaders que você não usa (para o jogo iniciar mais rapidamente) simplesmente abrindo o Setup, selecionando o jogo e deselecionando os shaders instalados.
  • Draw calls é uma das coisas mais importantes para o desempenho de um jogo (senão o mais importante), e na aba “Statistics” do ReShade você tem a visualização do número de draw calls. Isto é excelente para testar o desempenho de mods, principalmente de modelos, como carros. Você pode pesquisar sobre como diminuir draw calls (é basicamente usar menos materiais) e tentar diminuir esse número em seus mods. Em referência, uma cena normal do GTA V tem um pouco mais de 5 mil draw calls.
  • Baixe outros mods gráficos aqui na MixMods na lista de categorias na direita, por exemplo gráficos para GTA SA (há vários ótimos, inclusive configurações de ReShade).
Abaixo um raytracing “falso” (screen-space) sendo criado pelo Marty McFly:
Assim, teoricamente qualquer jogo que rode ReShade vai poder rodar um raytracing desses. O único lado ruim é que ele funciona com o conteúdo que está na tela.
No momento está disponível para apoiadores no Patreon dele. Em breve será grátis para todos, mas não faço ideia de quando.

90s Atmo v3.1 (RenderHook + ReShade) para GTA SA

Configurado por mim utilizando RenderHook.


Fazer aplicativos 32 bits reconhecer 4 GB de RAM

É a mesma coisa já postada aqui anteriormente:
Fazer o GTA SA/VC/III reconhecer 4 GB de RAM.
Mas agora para qualquer jogo ou aplicativo. Agradecimentos ao yunggoth por indicar.


Basicamente falando, softwares 32 bits (x86) reconhecem somente 2 GB de memória (os outros 2 GB são reservados para o sistema), e tudo acima de 4 GB simplesmente não existe no mundo do 32 bits.

Atualmente quase todas as pessoas já têm mais de 2 GB de RAM instalada no PC. Para fazer aplicativos x86 reconhecerem esta RAM adicional (até 4 GB), é necessário um “patch” no arquivo .exe que seta uma flag chamada de LARGEADDRESS.
4gb-patch-1405364
Não sei a diferença, mas por via das dúvidas eu recomendo usar a ferramenta que o Silent fez caso esteja fazendo no GTA SA, VC e III.

Assim como, se você tem mais de 2 GB num sistema 32 bits, primeiro, isto não faz sentido, e segundo, siga os passos na postagem do GTA, já que lá eu explico melhor, e neste caso não será reconhecido 4 GB e sim 3 GB.

Enfim, esta ferramenta é absurdamente fácil de usar, basta executar (recomendado modo de administrador), selecionar o .exe e está pronto. A própria ferramenta criará um backup do arquivo .exe na qual recebeu o patch.
  
‎Autor: Daniel Pistelli
download-baixar-5744501
download-baixar-2-9305765

[Vários jogos] Ambient Occlusion sem ENB Series (sem mods)

Dica sugerida pelo DouglasB2310

Depois do sucesso da dica do mip-mapping, agora vamos aprender ambient occlusion… sem instalar mods!
E não só GTA San Andreas, mas que funciona em vários jogos.
gta-sa-san-mod-ambient-occlusion-sem-enb-9082547
“Ambient occlusion” (literalmente “oclusão de ambiente”) se trata de uma técnica de sombreado que escurece pontos em que a luz ambient menos afeta, causando um melhor efeito de sombra e profundidade.
gta-sa-san-mod-ambient-occlusion-ssao-sem-enb-off-2720868
gta-sa-san-mod-ambient-occlusion-ssao-sem-enb-on-2750838
— abra uma imagem e mude para o lado para comparar —

Isso é comum em mods como ENB Series, mas poucos sabem que isso pode ser feito direto da sua placa de vídeo!
Isso é ótimo, pois ENB Series causa incompatibilidades, atrasam resposta de abrir e fechar o jogo (inclusive minimizar), além de problemas graves com Windows mais novos, como Windows 10.

E eis que chegamos em uma cerca: você precisa ter placa de vídeo offboard da Nvidia.
Se este não é o seu caso, use ReShade (pesquise por configurações pro MXAO, o resultado é excelente, provavelmente terá que “inverter o z buffer” também, ou baixe um ReShade pro GTA que tenha MXAO que já virá configurado).

Usaremos Nvidia Inspector.
nvidia-inspector-windows-1-8332749
E acredite, é muito fácil.
Não precisa nem instalar, é só extrair para alguma pasta.
Abra o nvidiaProfileInspector.exe e escolha o jogo…
nvidia-inspector-ambient-occlusion-2-7713386
E logo no topo em Ambient Occlusion compatibility temos a principal pergunta: qual modo de compatibilidade usar?
No caso do GTA San Andreas, funciona com o “13“, ou seja, compatibilidade do jogo ArmA.
nvidia-inspector-ambient-occlusion-3-2172352
Outros jogos precisam de outros modos de compatibilidade para poder funcionar. Você vai precisar descobrir qual (diga nos comentários suas “descobertas”).

Mais abaixo em 5 – Common, configure Ambient Occlusion setting. escolhendo a qualidade desejada.
nvidia-inspector-ambient-occlusion-4-9483087
Use “Performance” para ter baixa qualidade para não dar lag. “Quality” é um balanceamento de desempenho com qualidade.
E finalmente, configure Ambient Occlusion usage para Enabled para ativar.
nvidia-inspector-ambient-occlusion-5-8595432
Mas não se esqueça de aplicar as configurações:
nvidia-inspector-ambient-occlusion-6-8134783
E já pode entrar no jogo!
gta-sa-san-mod-ambient-occlusion-ssao-sem-enb-7934422
Dica: ative NoTextures no MixSets para visualizar o jogo sem texturas:
gta-sa-san-mod-ambient-occlusion-ssao-sem-enb-demo-3199703
Caso erro “NVAPI_ACCESS_DENIED” ao aplicar, apague a pasta “C:ProgramDataNVIDIA CorporationDrs” (caso houver) e crie uma nova (ou seja, uma pasta “Drs” vazia). Eu peguei a solução daqui.
 
Notei algumas piscadas no corredor da casa do CJ, alguns locais como becos e principalmente na zona rural (por causa das árvores), e não se aplica anti-aliasing por cima do efeito, assim causando uma leve borda em certos casos.
Não fiz teste A-B mas aparentemente é bem mais leve que ENB Series (na teoria, deve ser).
O efeito é sutil, nada exagerado e funciona muito bem, sombreando corretamente onde se deve.
gta-sa-san-mod-ambient-occlusion-ssao-sem-enb-8420160
Testado numa GTX 1050 com o GTA totalmente sem mods, o FPS continuou o mesmo (105 FPS) (edit: ocorre perda ao olhar para coisas distantes, carros e pessoas). Normalmente abaixa bem dependente da placa. Mas basta configurar a qualidade para “Performance” que não perde tanto.
Você pode desativar a qualquer momento deixando Disabled em Ambient Occlusion usage.

Download do Nvidia Inspector:

‎Autor: Orbmu2k
download-baixar-5744501

O programinha inclui várias outras configurações. Se você é usuário avançado você pode tentar utilizar para outros fins.
A qualquer momento você pode resetar todas as configurações com este botão:
nvidia-inspector-ambient-occlusion-7-7670294

Veja também:
Mip-Mapping em todas as texturas
Soft Particles
SA Render
Reshade + Tutorial
ENB MMGE3

[Jogos em Geral] FXAA Tool

FXAA Post Process Injection Tool é um programinha que lembra os efeitos do SweetFX e que derrota ENB Series em questão de melhorar gráficos de jogos em geral.

mod-3-9609724
mod-3-1397732
(GTA SA: Ele tem algumas incompatibilidades ao usar com Color Mod ou anti aliasing do Mix Sets (basta desativar o anti-aliasing do programa), deve dar outras incompatibilidades com mods como SkyGfx ou SAGrading, e aparentemente não é possível usar ENB Series junto)

Ele funciona com todos os jogos DirectX 9 (em outras palavras, a maioria que conhecemos hoje, exceto os mais novos)
Para jogos DirectX 10 e 11 funciona integrado ao SweetFX, e para DirectX 8 funciona integrado ao conversor “DX8 to DX9” da ENB Series.

Ele é um programa super simples de usar, onde numa guia você ativa/desativa os efeitos, e nas outras você configura os efeitos. Só.

mod-4-1595223
  • Anti-aliasing (usa FXAA, básico e mais leve que outros sistemas)
  • Nitidez (adiciona um efeito de definição nas texturas) (opções “Sharpen”)
  • Vignetting (cantos escuros)
  • Mudança de tons das cores, gamma etc, além de efeitos de coloração antiga
  • Entre outras, você possivelmente não vai precisar usar mais do que 3 ou 4 efeitos

mod-3-6963126

A perda de FPS é quase nula, dependente de qual e quantos efeitos usar.
O uso de coisas como mudanças de cores, vignetting etc, não causa perdas de FPS, mas anti-aliasing e “Radial” pode fazer dar lag em PCs fracos.

Nas prints abaixo por exemplo usei “Anti Aliasing”, “ToneMap”, “Vignette” e “Post Sharpen”, e “SplitScreen” para mostrar o antes e depois.

mod-3-7153517
mod-3-9805951
(NFSU2: Uma dica legal é retirar algumas coisas como constraste, bloom etc e adicionar seus próprios efeitos nele, aqui pulou de 30 pra 60 FPS, e com AA abaixou pra 40)

Como usar:
Para adicionar um jogo ao programa também é incrivelmente fácil, basta clicar em “Add”, dar um nome qualquer, selecionar a pasta do jogo e pronto (antes delete qualquer d3d9.dll da pasta do seu jogo, ou não aceitará)
O programa irá automaticamente criar os arquivos na pasta do jogo, basta você usar o programa para configurar os efeitos e tudo será atualizado em “tempo real” (não precisa sair do jogo etc), basta minimizar, mudar alguma coisa, voltar ao jogo e estará lá a mudança.

Para continuar com os efeitos adicionados, só clique em “Save” e pode fechar o programa, assim seus efeitos já ficarão no jogo sem precisar abrir o programa de novo.
Para remover os efeitos de um jogo, basta selecioná-lo no programa e clicar em “Remove”.

Ainda não sei qual shader sua placa de vídeo precisa para poder rodar.
Foi relatado problemas ao usar com Windows 10 (né?)

‎Autor: Violator
download-baixar-4770080
download-baixar-2-5643985

O download é da página oficial do programa (por respeito aos criadores, além de informações adicionais), portanto, abaixe a página até a sessão “Download Locations” e clique em algum link de download.