GTA San Andreas com RTX Remix supera expectativas

RTX Remix foi lançado há pouco tempo e ainda está na versão 0.2, dando seus primeiros passos, mas já demonstra resultados impressionantes!

As imagens e o vídeo foi gravado numa RTX 3060 com RoSA Evolved, e já roda muito bem.

Para contexto, desde o primeiro anúncio do RTX Remix, a NVIDIA deixou claro que a ferramenta é para jogos DirectX 8, e com suporte limitado à jogos DirectX 9.

Ou seja, jogos DX9, lançados em torno de 2004, incluindo GTA San Andreas, teriam suporte limitado. Eu (Junior_Djjr) mesmo citei que provavelmente funcionaria somente algumas partes do jogo, como água, céu e skins (como corpos de pessoas), mas, felizmente, eu estava enganado, e mesmo de início, toda a iluminação raytracing/pathtracing do jogo está em total funcionamento!

Assista ao vídeo:

Ler mais

Para 2023

Como eu já disse nesta postagem, devido aos problemas que começaram em Setembro do ano passado, a MixMods caiu muito devido aos youtubers removerem os links que divulgavam o site (lembrando que divulgar links em comentário fixado em vez de descrição não causa problemas assim), assim a renda do site caiu em torno de 30% a 40%, portanto não vale mais a pena focar diariamente como um trabalho real.

Não só isto, mas viver trabalhando pra uma comunidade de mods não faz sentido pra mim, eu perco muito mais do que ganho. Eu havia feito um texto aqui desabafando como que estou há 4 anos sendo atacado por coisas que não fiz (dizendo que sou plagiador de mods, coloco vírus em meus mods etc), mas apaguei tudo pois não vale mais a pena tentar, e o texto tinha ficado “bad vibes” até demais.

Eu estou tentando me afastar cada vez mais do meu pessoal neste site, já faz 1 ano que eu removi o meu nome como escritor das postagens, mas não adianta e nem quero mais tentar mais mudar nada, já está decidido que não vou continuar trabalhando ativamente, diariamente, na MixMods.

No geral, o problema é a injustiça que a comunidade me recebe, me tratando pelo completo oposto do que sou e faço, no entanto, é uma minoria, felizmente a grande maioria elogia o meu trabalho na comunidade etc.

Eu crio mods para GTA San Andreas há 11 anos, sou quem mais criou mods pra GTA no mundo até hoje, e crio mods para jogos há 19 anos, portanto eu realmente gosto do que faço. Os meus mods são de código-fonte aberto [1][2], num momento na GTA Forums eu recebi 3 prêmios (modder mais útil; melhor mod técnico (VehFuncs) e melhor workshop, isto contra os modders de todos os GTAs), pouco depois eu postei lá o CLEO+ onde o post não foi aprovado e fui banido no dia seguinte por plágio, engraçado né? (Atualização: O autor do Community Map Fixes nos ataca há anos e antes eu já entrei em contato com ele dizendo que não permito mais usar meus mods nos mods dele, recentemente ele propositalmente roubou os arquivos do Proper Fixes para o mod dele sem nos dar créditos, e mesmo eu tendo dito que não dou permissão. Eu fui banido da GTA Forums por “roubo” e ele não, que engraçado, né? Não só isto, como ele diz que modder mulher devia criar Only Fans em vez de Patreon, e a comunidade da GTA Forums continua aplaudindo ele. Já é a segunda vez que ele rouba nossos mods e ele sempre fala absurdos preconceituosos, e nada acontece com ele, mas eu que nunca roubei mods fui banido por roubo. GTA Forums é simplesmente uma máfia de um grupo de amigos que se juntam para atacar os outros.) (Mais: outro usuário muito reconhecido da GTA Forums, começou a vazar conteúdos de servidor de MTA:SA de pessoas que conheço, ainda não lançado (sendo trabalhado há anos). É incrível como que a comunidade da GTA Forums consegue destruir o jogo mais do que a própria TakeTwo). Eu fui um dos modders mais importantes da comunidade para ensinar e ajudar as pessoas com tutoriais e suportes diretos, eu gastei muitos anos fazendo uma seleção manual dos melhores mods e corrigindo mods para as pessoas (nos mais importantes, indo até o modder entregar o mod corrigido explicando detalhadamente os problemas e soluções), eu fiz com que o Brasil se torne um dos destaques do modding de GTA San Andreas, através do Fórum BMS, Fórum MixMods, Discord etc. Onde surgiu incontáveis modders de excelência (muitos nem sequer sabem que ModLoader foi idealizado, criado e testado no nosso fórum). LINK/2012 foi trabalhar na Google, decidiu ir pra JusBrasil, onde Thelost também trabalha e agora Daniel Santos também começou a trabalhar. Há muitas pessoas que cresceram em volta da nossa comunidade que sinto orgulho.

O problema é que eu me sinto idiota, pois com certeza eu também poderia ir pro mesmo caminho (recebi mas neguei). Eu tenho experiência e conhecimento muito maior do que gasto meu tempo fazendo na comunidade de mods, e faço isto pra ser recebido com pessoas (em maioria GTA Forums) me atacando com mentiras, fazendo doxing e atacando minha família etc. Já tentaram fazer minha namorada de suicidar duas vezes, numa delas ela tentou.

É difícil as pessoas entenderem olhando de fora, mas eu sou constantemente atacado e injustiçado pelo público, mas sou sempre muito bem recebido ao trabalhar de maneira mais “profissional”, com trabalhos particulares, privados, trabalhando ou dando suporte para outras pessoas etc. Isto me faz perder completamente a vontade de continuar criando mods para a comunidade, pois não vale a pena continuar mais anos passando pelo o que eu passo, ainda mais que hoje não tem rentabilidade o suficiente. O bem estar de trabalhar de maneira particular é muito maior.

Eu estou perdendo dinheiro, pois eu tenho conhecimento e experiência para trabalhar em coisas mais rentáveis. Mesmo recentemente eu neguei uma altíssima proposta de trabalho pro exterior, anos atrás eu neguei trabalhar pra um parceiro da Microsoft, onde o Farias trabalhava e hoje ele é MVP da Microsoft. Ou seja, enquanto todas as pessoas em minha volta estão indo pra frente, eu tenho que me defender de coisas completamente idiotas como roubar mods (sério?? E ao mesmo tempo eu tenho que lidar com dezenas senão centenas de mods meus sendo roubados pela comunidade mobile). Eu sinto como se eu estivesse vivendo num nível muito abaixo do que eu realmente sou.

Eu gosto de criar mods, mas eu não gosto de lidar com comunidades tóxicas. O caso recente do jogo 171 eu só coloquei uma nota no final de um post antigo onde eu respondia defesas antigas dos fãs dizendo que os devs estão criando o jogo do zero (com tom de “Viu? Eu estava certo, acabou o assunto.”) pois eu não queria que isto ganhasse atenção, mas as pessoas aproveitaram isto para inventar coisas que eu não falei e me senti obrigado a colocar holofotes para me defender do que eu realmente falei, o que não adiantou, pois somente umas 20 mil pessoas leram o meu post, contra vários youtubers de milhões de inscritos distorcendo e mentindo. Eu não fazia ideia da proporção que eu causaria. Daí as outras duas comunidades que me odeiam (GTA Forums com seus xenofóbicos e GTA mobile com seus ladrões) influenciaram eles e agora até os fãs do 171 começaram a espalhar mentiras de que eu sou plagiador e coloco vírus em mods. É inacreditável, parece política, a verdade nunca importa, o que importa é mentir para atacar o outro. Ser honesto é pedir para levar pedrada.

E eu não estou falando tudo isso para tentar mudar algo, pelo contrário, eu já decidi que não vale mais a pena continuar ativamente na comunidade, somente irei ocasionalmente postar e atualizar uns mods meus e da comunidade (eu tenho 500 itens na minha lista de tarefas), mas não pretendo mais fazer postagens diárias na MixMods, vou partir para trabalhos onde posso dar o meu melhor de mim (ontem mesmo fiz um sistema pra SAMP), e somente criar alguns mods de vez em quando, e claro, continuar no Urbanize, que me traz uma renda extra através do Catarse e Patreon.

Uma coisa que eu realmente me sinto bem é desenvolvendo jogos, principalmente porque é incomparavelmente mais fácil do que criar mods (eu sinto um alívio gigantesco, vocês não têm noção da diferença monstruosa que é trabalhar na Unity com ferramentas excelentes, em comparação com ferramentas precárias pra uma engine fechada de 2004). Nos últimos dias eu foquei diariamente em trabalhar pro nosso jogo IMPUNES, onde eu planejo uma versão pré-alpha em 2024. Também será um excelente portfólio para no futuro eu trabalhar numa empresa assim (mesmo o Warpunk já serviu de portfólio pra eu ser chamado, sendo que hoje eu consigo muito mais do que aquilo).

Eu também gostava muito de criar músicas eletrônicas, mas parei quase totalmente a partir de 2018 e totalmente a partir de 2020. Eu nunca recebi 1 centavo por isto, nem vou receber, pois eu vejo somente hobby (não gosto de criar música pensando no mainstream, só quero me divertir), mas eu gostaria de ter um tempinho para organizar tudo e repostar todas no meu canal de música no Youtube, por motivos históricos (eu até me assustei quando eu vi que eu já criei mais de 100 músicas). Eu gostaria inclusive de criar um vídeo clipe com CGI na Unity.

Eu ainda gosto de criar mods (muito mais do que postar eles), portanto eu ainda farei alguns, mas principalmente postar e atualizar outros mods da comunidade. No entanto, você sempre terá vários mods da nossa comunidade no Fórum MixMods e Discord, não são revisados e corrigidos por mim, claro, mas são de qualidade muito acima do que você encontra nos outros lugares.

Como eu entrei na guerra

Hoje vou contar uma breve história um tanto interessante, e inesperada, que aconteceu comigo.

Em 2021 eu comecei a usar os serviços do site climb.tv, que se trata de serviço que reproduz lives de streamers da Twitch na página do site, e eu recebo uma comissão por isso. Mesmo grandes empresas de e-sports usam (ou usavam) esse serviço.

No começo, eles próprios entraram em contato comigo através de e-mail, com essa proposta. Como eu sempre faço (e todos deviam fazer), eu gastei muitos minutos pesquisando sobre esse site, a empresa deles, os funcionários do Linkedin etc, para ver se tudo era real, e fui convencido, mesmo que ainda achando estranho pois é um site muito pouco falado no Google.

Eu comecei a usar, quando atingiu um certo valor, eu pedi para receber o pagamento, e em 1 mês pagaram. Mas foi um valor baixo, eu continuei usando por mais uns meses para um valor um pouco maior, e pagaram de novo. Tudo certo.

No final de 2021, GTA Trilogy foi lançado e MixMods explodiu em visualizações temporariamente — o interessante é que a maioria das views eram dos mods clássicos, o que indica que as pessoas simplesmente decidiram revisitar os jogos.

Foi um momento extremamente turbulento, o site estava bombando muito, e durante esse momento, ele foi apagado do Blogger, o que me obrigou a migrar pro WordPress, e adivinha? Voltei com menos views até que antes do GTA Trilogy (mas já recuperou) devido ao site ter quase desaparecido do Google, e muitos problemas de migração feita às pressas.

Já fazia meses que eu não recebia o pagamento do climb.tv, e após o site ter bombado tanto (e se não me engano esses dias também estava rolando uns eventos de e-sports na Twitch), acumulou bastante dinheiro pra receber. Não é legal dar números (uns podem zoar dizendo que é pouco, outros atacar dizendo que é muito), mas se trata de milhares de reais.

No momento o climb.tv havia aumentado o tempo de pagamento para 2 meses nos termos de serviço, e o engraçado é que quando estava terminando os 2 meses, eles aumentaram para 3 meses. Eu achei um absurdo, mas eu esperei.

Passou o dia do meu pagamento, e ainda nada.

Eu entrei em contato por e-mail diversas vezes, não responderam, até que um momento respondeu dizendo que a contagem dos 3 meses começa após o final do mês do pedido do pagamento (me pareceu só uma desculpa, mas aceitei de novo).

E assim começou a guerra na Ucrânia, em 20 de Fevereiro de 2022, 1 dia antes do aniversário de 10 anos da MixMods.

Depois de mais alguns e-mails não respondidos, recebi uma resposta de que “faremos seu pagamento no final do dia”, o momento que nunca chegou.

Eu continuei com mais e-mails, sem respostas, até que eu pesquisei mais a fundo o nome do site em sites que pessoas denunciam scam.

Como eu disse anteriormente, este site é muito pouco noticiado, tudo é estranho, mas eu encontrei um único site de scam, com 2 pessoas relatando que não receberam o pagamento, uma delas disse que conhece pessoas esperando por 10 mil dólares de pagamento há mais de 1 ano.

Foram somente 2 pessoas, mas vendo isso tudo, subiu um alerta gigantesco de que nunca mais iriam me pagar.

Outra grande “red flag”, é que o único método de pagamento do site (exceto para valores altos) é através de cartão de crédito, o que é muito estranho ter que digitar o número do cartão de crédito para receber o dinheiro, e toda a página de pagamento do site está quebrada desde sempre, com valores estáticos que não fazem o menor sentido com a minha conta.

Eu novamente pesquisei sobre a empresa, e continua sem sentido, pois tudo parece real, não vejo motivo de serem um site de scam. O próprio site é vastamente projetado com sistema próprio (scammers normalmente usam templates prontos). Inclusive, no Behance tem uma apresentação de uma espécie de “power point” do trabalho deles, linkado com os designers gráficos (mas diz ter sido publicado em 11 de Julho, interessante).

Desisti de tudo, enviei um e-mail dizendo que se não me pagarem em 1 semana, irei publicar toda essa história aqui na MixMods (que é um site de visibilidade relativamente grande) e entrar em contato com os streamers que pagam o serviço deles contando o que está acontecendo (antes, eu inclusive fiz download do arquivo excel dos meus recebimentos com o nome de cada streamer que eu recebi).

Finalmente uma resposta, quase instantaneamente me responderam que viram a mensagem e que a resposta será feita até o fim do dia. Ok.

Horas depois me enviaram um e-mail relativamente grande com toda a explicação de que eles podem ser atrasar, e que o motivo do atraso foi o início da guerra na Ucrânia, pois eles tinham escritórios em Kiev, portanto estão se mudando. Prometeram que dariam uma data de pagamento até dia 22 de Abril.

Ok, posso esperar, e esperei, e nada. Enviei e-mail questionando, nada.

Isto me pareceu que eles simplesmente inventaram uma desculpa, como eu disse, era previsto eu receber mesmo antes da guerra começar.

Mas o que me acalmou um pouco, é que felizmente (ou melhor, infelizmente) de fato há funcionários em Kiev, segundo o Linkedin. Eles podem ter colocado “Kiev” depois, para fingir, mas seria conspiração demais. Wayback Machine não salvou páginas para que seja possível verificar isto. Os designers gráficos também são de Kiev (segundo Behance).

Eu continuei enviando alguns e-mails a cada alguns meses, coisas como “Notícias? Você disse Abril, já é Julho!”, “Por que não responde?” etc. Eu nunca recebia resposta, e o site continua lá, intacto.

Há não muito tempo enviei um e-mail, que não houve resposta.

Eu desisti de novo. E agora mais uma vez, eu enviei um e-mail dizendo “Me pague ou dê provas concretas que essas desculpas sobre a guerra na Ucrânia é real”.

Eu tentei mas o e-mail não foi enviado, o que indica que o endereço de e-mail deles não existe mais.

Eu tentei com todos os e-mails do site, nenhum funcionou.

Neste momento eu concluí “Ok, eu perdi milhares de reais, eles removeram todos os meios de contato, a qualquer momento o site desaparecerá”.

Mas me acalmei e, novamente, pesquisei sobre o site para ver se há mais pessoas falando sobre ele.

Absolutamente nada novo.

Mas eu encontrei um site de notícias citando “climb.tv”, fiquei curioso…


Ler mais

Problemas que mods sofrem até hoje

ModLoader e editores .img

ModLoader chegou em 2014 para revolucionar o modo de instalar mods no GTA III, VC e SA.

Basicamente o único problema dele, é que os arquivos ficam gravados em diferentes partes do disco, portanto, os arquivos que são carregados durante o jogo (usados em streaming em tempo real, ou seja, .dff, .txd, .ifp, alguns .col e .ipl etc) podem ter atraso para serem encontrados no seu disco, principalmente se você usa um HDD fragmentado onde cada arquivo está em um local muito diferente, assim causando lag spikes / stutter / engasgos durante o gameplay.

Esta é uma vantagem de usar arquivos .img para determinados mods, principalmente modelos e texturas (.dff e .txd), pois todos os arquivos ficam gravados de maneira organizada numa só parte do disco.

Infelizmente ModLoader ainda não tem uma forma de otimizar isto (por exemplo, montar automaticamente um arquivo .img caso necessário, durante a abertura do jogo), então a única forma de otimizar isto é criar arquivos .img manualmente.

Para nós criarmos mods como Proper Fixes e RoSA Evolved, foi essencial que esses mods sejam instalados em arquivos .img, principalmente Proper Fixes, que substitui 16 mil arquivos, durante a fase inicial de desenvolvimento eu deixei todos os arquivos no ModLoader, e o jogo ficava engasgando muito, quase injogável.

Mas aí vem outro grande problema: editar arquivos .img não é muito agradável, e TODOS os atuais editores .img têm algum problema.

É aí que vem meu desabafo, já estamos em 2022 e até hoje não existe nenhum editor .img que não cause problemas.

Durante os últimos 3 dias eu fui atualizando o Proper Fixes, eu decidi incluir o Missing Smokes Fix, que requer adicionar um novo arquivo .dff do jogo, com uma extensão de efeito de fumaça (assim como vários outros arquivos .dff do jogo), mas absolutamente nenhum editor .img consegue importar esse arquivo sem corromper o jogo.

  • Primeira tentativa: Eu usei um arquivo .dff do SAMP, na qual é um arquivo limpo somente com o efeito especial de fumaça, mas causava crash ao reiniciar o jogo pelo menu.
  • Segunda tentativa: Eu peguei um arquivo .dff vazio que eu usei em incontáveis mods para esconder modelos originais (sem a necessidade de editar arquivos .ipl), um arquivo que eu sei que é estável e sempre funcionou muito bem durante anos, mas ao adicionar o efeito de fumaça, começou o mesmo crash acima.
  • Terceira tentativa: Eu peguei o “line.dff” original do jogo, presente no gta3.img, que é simplesmente um pequeno triângulo (ou seja, não é um modelo realmente vazio). Não é um problema pois o efeito de fumaça fica dentro das chaminés, coloquei o efeito de fumaça e de fato o problema foi corrigido, tudo funcionou. Mas ao importar o arquivo dentro do gta3.img, usando IMG Factory, corrompeu causando crash ao reiniciar o jogo de novo.
  • Quarta tentativa: Eu tentei IMG Manager, mesma coisa, então eu tentei Alci’s IMG Editor e fastman92 IMG Console, e esses o jogo nem sequer abria.
  • Quinta tentativa: Eu simplesmente deixei o arquivo .dff no ModLoader e funcionou.
  • Sexta tentativa: Após 1 dia testando muito, reinstalando o mod e nunca acontecendo o problema (algo que antes acontecia 100% das vezes), disseram que ao instalar Project2DFX o problema acontecia, eu testei, e realmente aconteceu, e mesmo removendo nunca mais voltou a funcionar, nem usando um arquivo original do jogo no lugar. É muito estranho.

Ou seja, Proper Fixes foi atualizado agora.

Note que, de fato o arquivo .dff era alterado ao importar no .img, mas mesmo no modloader, ao usar Project2DFX, o tal problema também aconteceu. É tudo muito estranho, parece algum tipo de overflow.

Não só esse problema: Alci’s IMG Editor corrompe o arquivo caso acima de 2 GB, IMG Factory corrompe arquivos onde o nome inicia com número, e IMG Manager causava problemas (eu não lembro qual) ao compilar o RoSA Evolved.

De fato, criar o RoSA Evolved foi uma grande dor de cabeça para conseguir algum editor .img que não cause problemas nele.

Ou seja, até hoje não existe nenhum editor de .img que funciona sem problemas, a única coisa que não dá problemas, é instalar diretamente no ModLoader, mas ter nele muitos arquivos de streaming causam stutter.

 

Detecções de malware

E o outro grande problema, ainda pior: Cada vez mais eu noto que os anti-vírus estão lutando contra mods para jogos.

Antes era raro, mas agora é muito comum um simples mod de textura ser detectado como vírus, é um absurdo, quanto mais tempo passa, menos os anti-vírus são confiáveis.

E isto fez eu perder totalmente a vontade de atualizar mods, como MixSets, pois, devido à ele fazer centenas de patches de memória no jogo, os anti-vírus odeiam ele, durante mais de 10 últimas atualizações do MixSets, logo após eu postar, eu tive que ir em vários sites de anti-vírus para enviar o arquivo como falso-positivo para eles removerem as detecções (por isso é sempre bom ter seus anti-vírus atualizados).

Qualquer mínima atualização do MixSets é um processo horrível, e às vezes eu tenho que fazer o mesmo com o CLEO+, um arquivo que também está aqui presente no download da CLEO e Essentials Pack. Eles sempre removem a detecção, mas fazer isso cada atualização é um processo muito chato.

O único que não quis remover, foi o MalwareBytes, eu contatei no fórum deles, e disseram que eles têm uma política de considerar mods para jogos como malware, devido à riscos de segurança (????). Ou seja, se você modifica jogos, você não pode usar MalwareBytes pois caso ele detecte que é um mod pra um jogo, ele bloqueará.

No último ano, eu comecei a auto-assinar todos os meus mods .asi para diminuir detecções de vírus, ajudou, mas ainda aparece. Eu considero até mesmo pagar por uma assinatura de verdade, pra ver se diminui ainda mais.

Provavelmente vou tentar separar o MixSets em vários arquivos .asi para ver se isso resolve as detecções, pois todos os meus outros mods .asi raramente são detectados, e a única diferença é que eles são menores, pois eu uso exatamente as mesmas ferramentas de compilação.


Veja também:

O que o modding precisa saber
Tutorial e Dicas – Tudo sobre ModLoader (GTA)
Como tirar o lag do GTA

O que o modding precisa saber

Aqui estão alguns pontos que eu (Junior_Djjr) acho que todas as pessoas que instalam mods deviam saber, e sempre ter em mente, para que a comunidade evolua de maneira mais saudável…


Ao pedir ajuda, dê detalhes

O velho caso da pessoa que diz “não funcionou” e desaparece para sempre, nunca mais voltando pra dar detalhes do problema.

Falar que alguma coisa “não funcionou” é a mesma coisa que nada, pois isso pode ser um crash (o jogo parar de funcionar) ao instalar o mod e tentar abrir o jogo, ou congelar, ou então o mod não dá efeito, ou não é o efeito desejado (bug) etc. Pode ser muitas coisas, e cada caso é um caso totalmente diferente.

Não dizer qual foi o problema se torna quase impossível descobrir qual foi a causa, e ainda mais difícil de descobrir a solução, para que o criador do mod, ou outra pessoa, solucione o problema para você, ou tente te ajudar a solucionar (por exemplo, conflito ou má instalação, ou de fato um bug do mod que alguém pode corrigir e enviar ao autor).

Ou seja, um “o jogo parou de funcionar ao abrir” ou “o mod não deu efeito” fala muito mais do que “não funcionou”. Quanto mais informação melhor.

Sempre usem o mod CrashInfo para descobrir o motivo do crash no jogo, e quando não há a solução documentada, ou não te ajudou, sempre compartilhe o crash dump/log para alguém experiente tentar ver melhor a causa do problema e te ajudar.

Para alguém te ajudar, você também precisa ajudar a pessoa que está te ajudando.

Isto inclusive foi o motivo de eu ter fechado os pedidos de ajuda, na velha “Lista de Crash” (que hoje está concentrado no mod CrashInfo). Em torno de 2015 aqui na MixMods, havia uma página para as pessoas pedirem ajuda e eu tentava ajudar, mas praticamente todas as pessoas não liam as instruções da página, não davam detalhes etc. Eu tentei depois abrir somente um formulário para as pessoas enviarem a solução, onde 11 em cada 10 pessoas usavam o formulário só para pedir ajuda. Até que um dia eu desisti e decidi fechar esse “serviço” e me dedicar à outras coisas.

 


Ao resolver o problema, diga como resolveu

Aquele momento em que uma pessoa pede ajuda com algo, e um tempo depois ela diz “eu consegui resolver o problema” e desaparece do mundo, sem dar qualquer informação de como ele conseguiu resolver.

Isto é uma das coisas mais irritantes, beira ao egoísmo, mas é claro que a pessoa não faz isso por maldade, é desinformação, normalmente “ajudar ao outro” nem sequer passa pela cabeça da pessoa nesse momento.

Até que num momento, essa mesma pessoa está procurando por uma solução no Google, entra na página e vê outra pessoa tendo exatamente o mesmo problema que ela está tendo, e no final, aquela pessoa diz “eu consegui resolver”, sem dizer como, e mais outras pessoas embaixo “eu também tenho o seu mesmo problema, como você resolveu?” sem respostas…

É neste momento que você vê, com seus próprios olhos, o quão importante é, quando você resolve um problema, você dizer como resolveu. Isto é mais comum do que vocês imaginam, mesmo na comunidade de desenvolvimentos, programação, eu frequentemente vejo isso em fóruns quando pesquiso por soluções, e também frequentemente vejo na comunidade de mods.

Você compartilhar como resolveu, salva horas da vida de muitas outras pessoas que tiveram o mesmo problema que você. É assim que a sociedade evolui.

 


Ao descrever um problema ou solução, teste melhor

É um pouco ao contrário do ponto anterior, pois da mesma forma que é importante você dar todas as informações de como você resolveu um problema, é bom deixar claro o que você tem certeza ou provavelmente foi só coincidência para não influenciar mal entendimento de outras pessoas.

Eu vejo muitas pessoas falando coisas do tipo “este mod CLEO não funcionou, mas quando desinstalei este mod de texturas voltou a funcionar”, o que é 99,99% de certeza que uma coisa tem nada a ver com a outra, mas quem é leigo acaba vendo isso e pensando que faz sentido, sendo que provavelmente o problema é ocasional/aleatório e foi tudo uma coincidência, ou foi uma reação em cadeia complexa e difícil de prever (por exemplo, um conflito com 3 ou mais mods causado por algo extremamente específico).

Quando um leigo vê isso e pensa que faz sentido, ele irá repetir a mesma coisa, repassando a mesma informação para outras pessoas, como um vírus contaminando pessoas.

O mesmo vale para relatar um problema, é importante relatar problemas, todo mundo que cria mods estão preocupados com o trabalho dele funcionando corretamente, mas é bom testar pelo menos um pouco antes de tirar conclusões. Há mods aqui (principalmente Proper Fixes, SkyGfx Extended e RoSA Evolved) que frequentemente recebe relatos de problemas que não tem relação com o mod em si, ou são do próprio jogo, pois a pessoa não sabe o que o mod faz (e de alguma forma relacionou o problema ao mod), ou então fez um teste rápido que ocasionalmente causou o problema ou solução, e então tirou conclusões a partir dali.

 


Ao descobrir algo novo, compartilhe conhecimento

É muito triste quem descobre como fazer algo, e guarda pra si mesmo aquele conhecimento, para ser o “único que consegue”, ou pessoas que criam tutoriais públicos e em seguida decide apagá-los (algo que já aconteceu muito nos nossos fóruns, durante vários anos com diferentes pessoas).

Quem realmente merece aplausos não são simplesmente as pessoas que conseguem, mas quem consegue e tem a humildade em compartilhar o seu conhecimento para outras pessoas também conseguirem. Isto é algo que nós da MixMods sempre tentamos passar à diante no fórum ou Discord, pois foi assim que o modding de GTA, principalmente o GTA clássico, evoluiu tanto, se tornando um dos jogos de modding, sem suporte oficial, mais bem evoluídos do mundo.

Há várias comunidades de modding que não têm esse costume de compartilhar conhecimento, um bom exemplo é o Simpsons Hit & Run, e antigamente isso acontecia bastante nos Need For Speed clássicos, mas nos últimos anos houve influência de modders de GTA, inclusive alguns modders de GTA partiram pra ele, e o modding evoluiu muito desde então.

 


Criadores querem resolver os problemas

Por exemplo, quando você tem um problema com um mod (ou qualquer software ou trabalho, realmente), você não pode sentir receio em chegar até o criador daquele mod para dizer que o mod tem um problema, isso não é chato, o modder de fato quer saber o problema para corrigir e assim seu trabalho ficar melhor.

As pessoas acham que isso é algo negativo, mas pesquise sobre “beta testing”. Ser um beta tester é um emprego, e empresas até pagam ou dão prêmios (por exemplo, Unity Engine) para o público quem reporta bugs em seus produtos.

O problema é: precisa ser educado com as pessoas, muitas pessoas tratam modders como um funcionário, sendo que ele só está lá como um hobby. E todos os pontos acima precisam ser considerados: dar detalhes claros do problema, como reproduzir o problema etc.

E não precisa de toda a cortesia de “olá, bom dia, eu tive um problema, poderia me ajudar?”, o melhor a se fazer é simplesmente ir até a publicação do mod e dar todos os detalhes, de maneira direta, também deixando claro se não tem certeza que tal problema é deste mod ou outro etc.

Isto também ajuda outras pessoas a verem se tal mod tem algum problema ou não, e se também tiveram o problema, as pessoas podem confirmar. E ainda mais, quem não teve o problema, também pode confirmar que não teve o problema (isto é muito importante para saber se tal problema foi causado por conflito com outro mod, afinal, se algo pessoa não teve o problema, é algo específico). Me acontece muito de alguém reportar um problema num mod, eu testar, e não acontecer comigo, e nem a pessoa nem ninguém vai atrás de identificar qual é o conflito/incompatibilidade, assim o mod continua com o problema indeterminadamente.

 


Modders merecem respeito

Lembre-se que se algum modder criou um mod e liberou ao público, ele ter dedicado o tempo dele para criar e publicar para você, já é motivo pra respeito. Muitos modders, devido à comunidade tóxica, nem sequer publicam seus mods.

Isso vale mesmo para mods ruins. Eu mesmo, há vários anos atrás, já fui infantil em criticar fortemente quem faz trabalhos ruins e não parte para trabalhar “de verdade”, mas eu aprendi que nem todo mundo leva isso à sério, alguém que simplesmente bota uma foto de cachorro numa parede está fazendo isso por diversão, ninguém tem obrigação de só trazer coisas úteis, inclusive, boa parte do modding do GTA San Andreas vive por causa das coisas inúteis e engraçadas.

Eu mesmo vejo muitas pessoas (geralmente GTA Forums) que não gostam de mim zoando os mods que eu crio (pegando casos muito específicos), por exemplo sobre eu ter criado o mod de usar camisinha, onde obviamente eu não me importo, afinal, eu faço coisas assim justamente para ser engraçado, mas há pessoas que sinceramente veem isso com maus olhos, que eu não devia fazer isso, como se tudo tivesse que ser correções, coisas úteis etc. Essa visão têm que acabar, os modders têm que ser livres para fazer o que quiser.

O único problema ao meu ver, geralmente são os mods mal feitos que causam problema no jogo das pessoas, pois isso mancha a imagem do modding (algo que eu sempre tento controlar, postando coisas evitando causar problemas, e realmente estou conseguindo).

Também não quer dizer que nunca devemos brincar ou fazer críticas (desde que sejam construtivas), por exemplo tentar levar as pessoas para criar mods de melhor qualidade. Mas também devemos compreender que, em alguns casos, a pessoa só está lá por diversão, ou ainda só está começando a aprender, algo que no futuro pode melhorar e começar a criar coisas incríveis (afinal, todo mundo começou do zero).

É realmente triste você criar um mod e as pessoas te tratarem mal, roubar o seu mod (o que acontece muito na comunidade mobile, onde roubam mods de PC e fazem reupload “for mobile” colocando o nome como autor, e eu prevejo isso no GTA Trilogy, pois os mods são multiplataforma), te tratar como um empregado etc. Muitos modders desistiram de criar novos mods por causa de comunidades tóxicas.

Ainda mais hoje, com tanta coisa acontecendo na internet e em todo mundo, pessoas ficando velhas e decidindo criar mods em vez de usar o seu valioso tempo para trabalhar em algo rentável, e no fim, recebendo mal tratos de uma comunidade…

Lembre-se, normalmente quem melhor cria mods, é quem mais tem potencial de trabalhar com outras coisas mais rentáveis do que criar mods. Eu por exemplo escolhi criar mods e jogos em vez de trabalhar para projetos da Microsoft e hoje estou trabalhando com mods e jogos ao mesmo tempo às vezes mais de 12 horas por dia. Isto é um problema pois sempre que um modder fica experiente, ele tende a não criar mais mods: LINK/2012 criou o ModLoader e pouco tempo depois foi trabalhar na Google, há pouco tempo ele voltou alguns dias no nosso Discord, eu pedi para ele mexer em algo no ModLoader mas não finalizou por falta de tempo; Farias começou modelando carros pra GTA e hoje é programador sênior numa subsidiária da Microsoft, ele usou uma semana de suas férias para criar o GTAFMod; Marty McFly criava ENB Series e agora trabalha em vários projetos pra Nvidia. Há vários outros casos, mesmo pequenos de pessoas que simplesmente precisam trabalhar o dia todo para sobreviver, mas usam uma hora do seu dia para criar um mod rápido, pessoas assim não têm mais incentivo para criar mods.

Alguém criar um mod e você baixar, não quer dizer que você é um patrão e o criador é seu funcionário, na verdade, você devia agradecer por alguém dedicar tempo para criar e publicar algo para você, ou então, para outra pessoa que queira aquilo.

 


Veja também:
Primeiros passos para montar um GTA modificado
Coisas que você não sabia que podem ser feitas (mods)
Dicas de como cuidar do seu GTA modificado
Como criar mods para GTA San Andreas?
Doe para os mods