O que o modding precisa saber

Aqui estão alguns pontos que eu (Junior_Djjr) acho que todas as pessoas que instalam mods deviam saber, e sempre ter em mente, para que a comunidade evolua de maneira mais saudável…


Ao pedir ajuda, dê detalhes

O velho caso da pessoa que diz “não funcionou” e desaparece para sempre, nunca mais voltando pra dar detalhes do problema.

Falar que alguma coisa “não funcionou” é a mesma coisa que nada, pois isso pode ser um crash (o jogo parar de funcionar) ao instalar o mod e tentar abrir o jogo, ou congelar, ou então o mod não dá efeito, ou não é o efeito desejado (bug) etc. Pode ser muitas coisas, e cada caso é um caso totalmente diferente.

Não dizer qual foi o problema se torna quase impossível descobrir qual foi a causa, e ainda mais difícil de descobrir a solução, para que o criador do mod, ou outra pessoa, solucione o problema para você, ou tente te ajudar a solucionar (por exemplo, conflito ou má instalação, ou de fato um bug do mod que alguém pode corrigir e enviar ao autor).

Ou seja, um “o jogo parou de funcionar ao abrir” ou “o mod não deu efeito” fala muito mais do que “não funcionou”. Quanto mais informação melhor.

Sempre usem o mod CrashInfo para descobrir o motivo do crash no jogo, e quando não há a solução documentada, ou não te ajudou, sempre compartilhe o crash dump/log para alguém experiente tentar ver melhor a causa do problema e te ajudar.

Para alguém te ajudar, você também precisa ajudar a pessoa que está te ajudando.

Isto inclusive foi o motivo de eu ter fechado os pedidos de ajuda, na velha “Lista de Crash” (que hoje está concentrado no mod CrashInfo). Em torno de 2015 aqui na MixMods, havia uma página para as pessoas pedirem ajuda e eu tentava ajudar, mas praticamente todas as pessoas não liam as instruções da página, não davam detalhes etc. Eu tentei depois abrir somente um formulário para as pessoas enviarem a solução, onde 11 em cada 10 pessoas usavam o formulário só para pedir ajuda. Até que um dia eu desisti e decidi fechar esse “serviço” e me dedicar à outras coisas.

 


Ao resolver o problema, diga como resolveu

Aquele momento em que uma pessoa pede ajuda com algo, e um tempo depois ela diz “eu consegui resolver o problema” e desaparece do mundo, sem dar qualquer informação de como ele conseguiu resolver.

Isto é uma das coisas mais irritantes, beira ao egoísmo, mas é claro que a pessoa não faz isso por maldade, é desinformação, normalmente “ajudar ao outro” nem sequer passa pela cabeça da pessoa nesse momento.

Até que num momento, essa mesma pessoa está procurando por uma solução no Google, entra na página e vê outra pessoa tendo exatamente o mesmo problema que ela está tendo, e no final, aquela pessoa diz “eu consegui resolver”, sem dizer como, e mais outras pessoas embaixo “eu também tenho o seu mesmo problema, como você resolveu?” sem respostas…

É neste momento que você vê, com seus próprios olhos, o quão importante é, quando você resolve um problema, você dizer como resolveu. Isto é mais comum do que vocês imaginam, mesmo na comunidade de desenvolvimentos, programação, eu frequentemente vejo isso em fóruns quando pesquiso por soluções, e também frequentemente vejo na comunidade de mods.

Você compartilhar como resolveu, salva horas da vida de muitas outras pessoas que tiveram o mesmo problema que você. É assim que a sociedade evolui.

 


Ao descrever um problema ou solução, teste melhor

É um pouco ao contrário do ponto anterior, pois da mesma forma que é importante você dar todas as informações de como você resolveu um problema, é bom deixar claro o que você tem certeza ou provavelmente foi só coincidência para não influenciar mal entendimento de outras pessoas.

Eu vejo muitas pessoas falando coisas do tipo “este mod CLEO não funcionou, mas quando desinstalei este mod de texturas voltou a funcionar”, o que é 99,99% de certeza que uma coisa tem nada a ver com a outra, mas quem é leigo acaba vendo isso e pensando que faz sentido, sendo que provavelmente o problema é ocasional/aleatório e foi tudo uma coincidência, ou foi uma reação em cadeia complexa e difícil de prever (por exemplo, um conflito com 3 ou mais mods causado por algo extremamente específico).

Quando um leigo vê isso e pensa que faz sentido, ele irá repetir a mesma coisa, repassando a mesma informação para outras pessoas, como um vírus contaminando pessoas.

O mesmo vale para relatar um problema, é importante relatar problemas, todo mundo que cria mods estão preocupados com o trabalho dele funcionando corretamente, mas é bom testar pelo menos um pouco antes de tirar conclusões. Há mods aqui (principalmente Proper Fixes, SkyGfx Extended e RoSA Evolved) que frequentemente recebe relatos de problemas que não tem relação com o mod em si, ou são do próprio jogo, pois a pessoa não sabe o que o mod faz (e de alguma forma relacionou o problema ao mod), ou então fez um teste rápido que ocasionalmente causou o problema ou solução, e então tirou conclusões a partir dali.

 


Ao descobrir algo novo, compartilhe conhecimento

É muito triste quem descobre como fazer algo, e guarda pra si mesmo aquele conhecimento, para ser o “único que consegue”, ou pessoas que criam tutoriais públicos e em seguida decide apagá-los (algo que já aconteceu muito nos nossos fóruns, durante vários anos com diferentes pessoas).

Quem realmente merece aplausos não são simplesmente as pessoas que conseguem, mas quem consegue e tem a humildade em compartilhar o seu conhecimento para outras pessoas também conseguirem. Isto é algo que nós da MixMods sempre tentamos passar à diante no fórum ou Discord, pois foi assim que o modding de GTA, principalmente o GTA clássico, evoluiu tanto, se tornando um dos jogos de modding, sem suporte oficial, mais bem evoluídos do mundo.

Há várias comunidades de modding que não têm esse costume de compartilhar conhecimento, um bom exemplo é o Simpsons Hit & Run, e antigamente isso acontecia bastante nos Need For Speed clássicos, mas nos últimos anos houve influência de modders de GTA, inclusive alguns modders de GTA partiram pra ele, e o modding evoluiu muito desde então.

 


Criadores querem resolver os problemas

Por exemplo, quando você tem um problema com um mod (ou qualquer software ou trabalho, realmente), você não pode sentir receio em chegar até o criador daquele mod para dizer que o mod tem um problema, isso não é chato, o modder de fato quer saber o problema para corrigir e assim seu trabalho ficar melhor.

As pessoas acham que isso é algo negativo, mas pesquise sobre “beta testing”. Ser um beta tester é um emprego, e empresas até pagam ou dão prêmios (por exemplo, Unity Engine) para o público quem reporta bugs em seus produtos.

O problema é: precisa ser educado com as pessoas, muitas pessoas tratam modders como um funcionário, sendo que ele só está lá como um hobby. E todos os pontos acima precisam ser considerados: dar detalhes claros do problema, como reproduzir o problema etc.

E não precisa de toda a cortesia de “olá, bom dia, eu tive um problema, poderia me ajudar?”, o melhor a se fazer é simplesmente ir até a publicação do mod e dar todos os detalhes, de maneira direta, também deixando claro se não tem certeza que tal problema é deste mod ou outro etc.

Isto também ajuda outras pessoas a verem se tal mod tem algum problema ou não, e se também tiveram o problema, as pessoas podem confirmar. E ainda mais, quem não teve o problema, também pode confirmar que não teve o problema (isto é muito importante para saber se tal problema foi causado por conflito com outro mod, afinal, se algo pessoa não teve o problema, é algo específico). Me acontece muito de alguém reportar um problema num mod, eu testar, e não acontecer comigo, e nem a pessoa nem ninguém vai atrás de identificar qual é o conflito/incompatibilidade, assim o mod continua com o problema indeterminadamente.

 


Modders merecem respeito

Lembre-se que se algum modder criou um mod e liberou ao público, ele ter dedicado o tempo dele para criar e publicar para você, já é motivo pra respeito. Muitos modders, devido à comunidade tóxica, nem sequer publicam seus mods.

Isso vale mesmo para mods ruins. Eu mesmo, há vários anos atrás, já fui infantil em criticar fortemente quem faz trabalhos ruins e não parte para trabalhar “de verdade”, mas eu aprendi que nem todo mundo leva isso à sério, alguém que simplesmente bota uma foto de cachorro numa parede está fazendo isso por diversão, ninguém tem obrigação de só trazer coisas úteis, inclusive, boa parte do modding do GTA San Andreas vive por causa das coisas inúteis e engraçadas.

Eu mesmo vejo muitas pessoas (geralmente GTA Forums) que não gostam de mim zoando os mods que eu crio (pegando casos muito específicos), por exemplo sobre eu ter criado o mod de usar camisinha, onde obviamente eu não me importo, afinal, eu faço coisas assim justamente para ser engraçado, mas há pessoas que sinceramente veem isso com maus olhos, que eu não devia fazer isso, como se tudo tivesse que ser correções, coisas úteis etc. Essa visão têm que acabar, os modders têm que ser livres para fazer o que quiser.

O único problema ao meu ver, geralmente são os mods mal feitos que causam problema no jogo das pessoas, pois isso mancha a imagem do modding (algo que eu sempre tento controlar, postando coisas evitando causar problemas, e realmente estou conseguindo).

Também não quer dizer que nunca devemos brincar ou fazer críticas (desde que sejam construtivas), por exemplo tentar levar as pessoas para criar mods de melhor qualidade. Mas também devemos compreender que, em alguns casos, a pessoa só está lá por diversão, ou ainda só está começando a aprender, algo que no futuro pode melhorar e começar a criar coisas incríveis (afinal, todo mundo começou do zero).

É realmente triste você criar um mod e as pessoas te tratarem mal, roubar o seu mod (o que acontece muito na comunidade mobile, onde roubam mods de PC e fazem reupload “for mobile” colocando o nome como autor, e eu prevejo isso no GTA Trilogy, pois os mods são multiplataforma), te tratar como um empregado etc. Muitos modders desistiram de criar novos mods por causa de comunidades tóxicas.

Ainda mais hoje, com tanta coisa acontecendo na internet e em todo mundo, pessoas ficando velhas e decidindo criar mods em vez de usar o seu valioso tempo para trabalhar em algo rentável, e no fim, recebendo mal tratos de uma comunidade…

Lembre-se, normalmente quem melhor cria mods, é quem mais tem potencial de trabalhar com outras coisas mais rentáveis do que criar mods. Eu por exemplo escolhi criar mods e jogos em vez de trabalhar para projetos da Microsoft e hoje estou trabalhando com mods e jogos ao mesmo tempo às vezes mais de 12 horas por dia. Isto é um problema pois sempre que um modder fica experiente, ele tende a não criar mais mods: LINK/2012 criou o ModLoader e pouco tempo depois foi trabalhar na Google, há pouco tempo ele voltou alguns dias no nosso Discord, eu pedi para ele mexer em algo no ModLoader mas não finalizou por falta de tempo; Farias começou modelando carros pra GTA e hoje é programador sênior numa subsidiária da Microsoft, ele usou uma semana de suas férias para criar o GTAFMod; Marty McFly criava ENB Series e agora trabalha em vários projetos pra Nvidia. Há vários outros casos, mesmo pequenos de pessoas que simplesmente precisam trabalhar o dia todo para sobreviver, mas usam uma hora do seu dia para criar um mod rápido, pessoas assim não têm mais incentivo para criar mods.

Alguém criar um mod e você baixar, não quer dizer que você é um patrão e o criador é seu funcionário, na verdade, você devia agradecer por alguém dedicar tempo para criar e publicar algo para você, ou então, para outra pessoa que queira aquilo.

 


Veja também:
Primeiros passos para montar um GTA modificado
Coisas que você não sabia que podem ser feitas (mods)
Dicas de como cuidar do seu GTA modificado
Como criar mods para GTA San Andreas?
Doe para os mods

Programadores são ladrões?

Atualização:

No mesmo dia que eu postei isto, fizeram um ataque DDoS contra a MixMods que derrubou o site por alguns minutos. Ou seja, em vez de aceitarem que estão errados, partem para a agressividade para tentar me calar sobre a verdade.

Realmente existe alguma dúvida de que eu sou o certo da história, e que tudo isso é somente uma perseguição contra mim? Lembrando que tudo isso partiu da comunidade da GTA Forums.

   


Eu vi um comentário de uma pessoa dizendo que eu (Junior_Djjr) roubei partes do código fonte do MTA:SA, e isto me deu vontade para fazer um texto explicando como modding (principalmente programação) realmente funciona.

Este post não é para esse comentário, afinal, não há como desconvencer um convencido, mas me deu vontade de educar as pessoas sobre isso, pois é um assunto interessante e eu já falei sobre isso em chats várias vezes.


Direito ao ponto

Para as pessoas não pensarem que tudo isso é uma tentativa de “passar pano para roubar código fonte do MTA:SA” eu vou direto ao ponto: o código fonte do MTA é de licença pública “GNU”, “copyleft”. Simples assim!

E o motivo é óbvio, isto é uma engenharia reversa do código compilado do GTA San Andreas, é completamente errado você fazer engenharia reversa de um software e ainda dar direitos autorais para você.

Inclusive, a licença GNU te deixa fazer quase qualquer coisa, inclusive para uso comercial, você basicamente só não pode trocar a licença (por exemplo, transformar o trabalho deles numa licença de direitos autorais pra você).

O que deixa tudo isso engraçado, é que o próprio plugin-sdk, amplamente usado para a criação de mods .asi, foi criado usando o código-fonte do MTA! Ou seja, quase todos os meus mods .asi usam código fonte do MTA, e não há nenhum problema nisso. Quantas vezes você viu um mod .asi com créditos para o MTA? Ninguém sequer faz isso. A única pessoa que eu lembro de ter feito, foi eu mesmo, com o mod MixSets, mas depois eu alterei para “GTA community” pois o mod ficou tão grande que não há como especificar, visto que o mod foi criado principalmente pela engenharia reversa de toda a comunidade ao longo de quase 2 décadas, “MTA” é só uma parte de toda uma comunidade.

Mas o ponto principal não é esse, o ponto é, projetos de programação funcionam diferente de como a maioria das pessoas leigas pensam.


Programadores são legais

O modding de jogos cresce rapidamente justamente pela cooperação entre as pessoas, compartilhando seus conhecimentos umas com as outras. Você pode ensinar uma pessoa algo, e esta pessoa vai crescer, e em algum momento ela irá lhe retornar algum outro conhecimento. Todo mundo sai ganhando.

No geral, o mundo da programação também é assim, tanto que este é o principal motivo de existir sites públicos como Github, pois qualquer pessoa do mundo pode aprender de você, ou contribuir com você.

Praticamente todos os código-fonte dos meus mods estão no Github e Gist, e eu praticamente nunca na vida recebi contribuições, eu faço isso para contribuir com a comunidade, ou seja, para que as pessoas aprendam como eu criei mods, para elas também criarem! Afinal, eu só conseguir aprender com outras pessoas, seria egoísmo de minha parte eu não retribuir de volta.

E chega a ser engraçado como que as pessoas dizem que eu roubei o CLEO+ (tanto que isto foi parte do motivo do meu ban na GTA Forums), sendo que CLEO+ é open source!

As pessoas inventam problemas onde não existe. A comunidade de programação, em geral, não tem essa mentalidade de “o código é somente meu e ninguém pode ver”, isto só acontece em projetos privados para empresas etc. Não porque programadores escolhem, mas sim porque é uma necessidade.


Programação vive com “snippets”

Até mesmo programadores experientes vivem no Google pesquisando por snippets, isto é, pedaços de código para resolver problemas específicos. Não só Github, como Stackoverflow e diversos outros sites específicos de compartilhamento e documentação de snippets. Não faz sentido você quebrar a cabeça durante 1 hora para resolver um problema que outra pessoa na internet já resolveu para você, se o mundo funcionasse assim, ainda estaríamos no início da computação.

“Copiar” pedaços de código é algo completamente normal na programação, só vira problema quando um trabalho inteiro é copiado — como o que eu falei anteriormente sobre o código-fonte do MTA, o problema é você pegar todo o trabalho e transformar em algo seu, dando o seu própro direito autoral completo sobre ele.

Ou seja, é saudável a comunidade usar pequenos pedaços do trabalho do outro, desde que a licença do projeto permita, e sinceramente eu nunca vi um único mod .asi avançado que tenha copyright duro contra distribuição e modificação, além do mais, isso nem sequer faz sentido no modding, pois o mod foi criado com engenharia reversa do jogo, ou seja, você nem sequer tem todos os direitos autorais sobre o seu próprio trabalho!

O melhor exemplo para isso são os modeladores que convertem um carro de outro jogo e publicam o carro como “eu não permito que você converta este carro para outro jogo”, espere! Por acaso a empresa do jogo te deu uma licença e permissão para converter??

Como jogar GTA LCS, VCS e Chinatown Wars em 2022 no PC

gta-lcs-vcs-cw-chinatown-wars-stories-logo-guia-psp-ps2-emulador

Guia escrito pela Jéssica Natália

Índice:

 


O que são os jogos GTA “Stories”?

GTA Stories são jogos que contam a história de antes dos acontecimentos de GTA III e GTA VC. Não existiu para GTA SA por causa “The Introduction” disponível numa edição especial da versão PS2 do jogo.

GTA Stories nunca foram lançados para PC. Suas únicas plataformas são: PSP, PS2, e no aniversário de 10 anos de lançamento do GTA LCS, hove um port para Android e IOS. GTA VCS nunca teve port para smartphones, provavelmente porque as vendas do GTA LCS Mobile não atenderam o esperado. Algumas pessoas dizem que GTA VCS não é relançado pois o Phill Collins, cantor que aparece em uma missão iria cobrar caro para renovar o uso de sua imagem ou porque as rádios tem licenciamento caro, ambas hipóteses pra mim (Jéssica) não fazem sentido pois a Rockstar poderia remover ou editar conteúdo problemático para poder relançar os jogos, inclusive no GTA Vice City eles editaram missões para remover menção às gangues haitianas.

Num vazamento de uma lista de um serviço da Nvidia (GeForce Now) havia menção do GTA LCS mobile rodando no PC, isso levantou a teoria de que o jogo foi portado, porém, eu acredito que não, já que na mesma lista havia jogos da Nintendo, emulados de forma não oficial através do emulador Dolphin para fins de teste pelos funcionários da Nvidia, e foi isso que imagino que aconteceu, o GTA LCS da lista provavelmente era apenas a versão mobile do jogo rodando num emulador de Android.

Como deu para notar, é bem improvável que iremos poder jogar os GTA Stories no PC de forma oficial, então nossa única alternativa para jogar os GTA Stories é usando emulação.

 

Quais versões são melhores para emular no PC?

Neste post eu vou mostrar como emular a versão de PSP dos jogos, ignorando as outras versões.
Você pode preferir emular as versões de PS2 dos Stories através do emulador PCSX2, mas eu realmente não recomendo.

GTA LCS: a performance do GTA LCS no emulador de PS2 ficou injogável, mesmo com horas testando diversas builds do emulador e tentando toda configuração possível, o jogo permanecia injogável, e não é problema de ”força” do meu pc já que ele roda RDR2 no ultra sem problemas, há vídeos de décadas atrás rodando o jogo estável a 60 fps, então imagino que seja um problema do pcsx2 com máquinas modernas.

GTA VCS: rodou bem a 4K 60 FPS no emulador de PS2 e tem algumas coisas extras como side missions (tem um mod que as coloca na versão PSP), eu as achei ruins e sem graça. Eu também não a recomendo, pois a maior perda em rodar as versões PS2 é a falta de mods, apenas na versão PSP há por exemplo mods de interface HD, que tornam a experiência muito mais agradável.

GTA CW: O GTA Chinatown Wars de Nintendo DS, Android e iOS tem gráficos inferiores ao da versão PSP, mesmo no ”remaster” feito para smartphones há falta de diversos efeitos gráficos e até sombras.
Ao meu ver, as versões PSP desses jogos combinadas com mods, trazem a melhor experiência possível para eles. Você pode preferir emular versões de outras plataformas, mas aqui, eu decidi dar apenas foco à versão PSP.

 

Como emular os jogos no PC

Antes de tudo, pegue as ROMS americanas dos jogos, elas são classificadas como “USA”.
(Obviamente não podemos dar link de download aqui, mas saiba que “wowroms” é seu amigo)

LCS – ULUS10041 | VCS – ULUS10160 | Chinatown Wars – ULUS10490

Para melhorar a experiência de jogo, vamos instalar mods.

Antes de tudo, baixe e extraia o emulador de PSP (baixe versão portable, não exe).

Atenção: Mesmo que você já tenha o emulador em mãos, é necessário que você use uma cópia limpa do PPSSPP portable, pois diversas configurações custom causam bug, desde desempenho, até sons.

Abra o emulador, vá em “Configurações – Controles – Mapeamento dos controles” e então configure o analógico direito para seu controle, assim você poderá controlar a câmera do jogo.

ppsspp-gta-emulador

Vá em “Configurações – Gráficos“, em “Backend” selecione “Vulkan“, e em “Resolução de renderização” selecione 8x (caso dê lag selecione uma menor).

Por fim, vá para “Sistema” e em “Mudar o clock da CPU do PSP emulado“, arraste a barra até 1000.

Antes de mostrar os mods, vou te ensinar como instalar um mod dentro da rom de PSP.

 

Como instalar mods na ISO de PSP

(instruções por Wannted)

  1. Abra o UMDGen, arraste a .iso de seu jogo para dentro do programa.
  2. Arraste a pasta ou arquivo do mod em cima da pasta ou arquivo dentro do programa. Isto irá substituir os arquivos antigos pelos novos.
  3. Clique em “Save” para salvar e escolha o formato. 

Nota: Você pode escolher entre o formato .iso padrão ou .cso cujo o peso em disco é menor. Geralmente 40 a 50% menor.

 


Melhorando o GTA LCS no emulador

gta-lcs-liberty-city-stories-emulador-pc-psp-ppsspp-mods

 

1 – “LCS/VCS Widescreen Fix + improvements”

Esse mod corrige o aspect ratio do jogo para monitores modernos widescreen, pula a intro do jogo, adiciona função de 60 FPS (no momento, com bug) e permite rodar a câmera do jogo (apenas no gamepad).

download-baixar-5386177

Nota: este é o mesmo mod também usado para GTA VCS.

Para instalar, extraia o mod na pasta do emulador.

Não é necessário, mas se quiser, você pode configurar o mod, vá em “memstickPSPPLUGINSGTALCS.PPSSPP.WidescreenFix” e abra o “GTALCS.PPSSPP.WidescreenFix.ini“.

Atenção: Até o momento, o modo de 60 FPS causa bug de loop nos sons do jogo após alguns minutos jogando. Não ative essa opção por enquanto. Esse é um bug do jogo, qualquer método que você use para deixar ele em 60 FPS, causa o tal problema.

 

2 – “PS2 Assets”

Este mod adiciona os modelos da versão PS2 no PSP.

download-baixar-5386177

Nota: este é o mesmo mod também usado para GTA VCS.

Veja comparação com e sem o mod:

gta-lcs-liberty-city-stories-pc-psp-ppsspp-mod-ps2-assets

Como pode notar há alguns modelos melhores, as texturas são melhores (uns 25% melhor), a distância de visão é maior e há mais objetos de mapa. Realmente um mod essencial para ter uma boa experiência no jogo.

Para instalar, simplesmente entre na pasta “GTALibertyCityStoriesAssets“, pegue a pasta “PSP_GAME” e jogue por cima da pasta “PSP_GAME” da rom do seu jogo como explicado anteriormente neste post em “Como instalar mods na ISO de PSP“.

 

3 – “Liberty City Stories HD UI”

gta-lcs-liberty-city-stories-emulador-pc-psp-ppsspp-mod-interface-hd-hud

Esse mod montado por mim (Jéssica Natália) deixa toda a interface do jogo em HD, incluindo radar, menus, fontes, ícones etc.

Atenção: O mod é compatível apenas com o “PS2 Assets”, caso você não queria usar o “PS2 Assets”, há um mod de UI HD para o jogo padrão aqui.

download-baixar-5386177

Extraia na pasta do seu emulador. Caso as texturas não funcionem, siga a instrução abaixo:

Vá em “Configurações“, selecione “Ferramentas” e então “Ferramentas do desenvolvedor“, e marque a opção ”Substituir texturas“.

 


Melhorando o GTA VCS no emulador

gta-vcs-vice-city-stories-emulador-pc-psp-ppsspp-mods

 

1 – “LCS/VCS Widescreen Fix + improvements”

Esse mod corrige o aspect ratio do jogo para telas modernas, pula a intro do jogo, adiciona função de 60 FPS e permite rodar a câmera do jogo (apenas no gamepad).

download-baixar-5386177

Nota: este é o mesmo mod também usado para GTA LCS.

Para instalar, extraia o mod na pasta do emulador. Não é necessário, mas se quiser, você pode configurar o mod, vá em “memstickPSPPLUGINSGTAVCS.PPSSPP.WidescreenFix” e abra o “GTALVS.PPSSPP.WidescreenFix.ini“.

Atenção: O modo 60 FPS pode causar bugs no jogo, como citado no GTA LCS, não testei, caso ocorra com você, desative e avise nos comentários.

 

2 – “PS2 Assets”

Adiciona o mapa de modelos da versão PS2 no PSP.

download-baixar-5386177

Nota: este é o mesmo mod também usado para GTA LCS.

Há alguns modelos melhores, as texturas são melhores (uns 25% melhor), a distância de visão é maior e há mais objetos de mapa. Realmente um mod essencial para ter uma boa experiência no jogo.

Para instalar, simplesmente entre na pasta “GTAViceCityStoriesAssets“, pegue a pasta “PSP_GAME” e jogue por cima da pasta “PSP_GAME” da rom do seu jogo como explicado anteriormente neste post em “Como instalar mods na ISO de PSP“.

 

3 – “Vice City Stories HD UI”

gta-vcs-vice-city-stories-pc-psp-ppsspp-mod-interface-hd-hud-radar-map

Esse mod montado por mim (Jéssica Natália) deixa toda a interface do jogo em HD, incluindo radar, menus, fontes, ícones etc.

Atenção: Meu mod é compatível apenas com o “PS2 Assets”, caso você não queria usar o “PS2 Assets”, há um mod de UI HD para o jogo padrão aqui.

download-baixar-5386177

Extraia na pasta do seu emulador. Caso as texturas não funcionem, siga a instrução abaixo:
Vá em “Configurações“, selecione “Ferramentas” e então “Ferramentas do desenvolvedor“, e marque a opção ”Substituir texturas“.

 

4 – “Side missions do PS2 para PSP”

Este mod adiciona o conteúdo exclusivo e adicional do PS2 no VCS de PSP. Incompatível com jogos salvos sem o mod instalado.

download-baixar-5386177

Pegue a pasta “PSP_GAME” e jogue por cima da pasta “PSP_GAME“. Para sabe instalar mods dentro da rom, veja a parte “Como instalar mods na ISO de PSP:” no topo deste post.
Infelizmente como ele muda o main.scm, torna incompatível com save games e save states antigos. Eu particularmente não acho que vale a pena usar, já que esse conteúdo do PS2 é bem bobinho, mas a decisão é sua.

 


Bônus para os GTA Stories:

Cheat menu para GTA LCS e GTA VCS:

gta-lcs-liberty-city-stories-pc-psp-ppsspp-mod-cheat-menu-trainer

download-baixar-5386177

Baixe o arquivo e coloque na pasta do emulador.

Para ativar o menu, aperte ao mesmo tempo “LB+Cima” (ou “L1+Cima“) parar abrir o menu e “LB+Baixo” (ou “L1+Baixo“) para desativar.

 


Melhorando o GTA Chinatown Wars no emulador

gta-cw-chinatown-wars-emulador-pc-psp-ppsspp-mod-camera

 

1 – “Chinatown Wars Texture Pack”

Esse mod melhora algumas texturas do jogo, inclusive toda a interface.

download-baixar-5386177

Extraia na pasta do seu emulador. Caso as texturas não funcionem, siga a instrução abaixo:
Vá em “Configurações“, selecione “Ferramentas” e então “Ferramentas do desenvolvedor“, e marque a opção ”Substituir texturas“.

 

2 – “Chinatown Wars Better Camera Mod”

Este cheat para o jogo edita o ângulo da câmera, deixando ela numa posição mais agradável aos olhos, quase em terceira pessoa (diferente do mod de câmera baixa em terceira pessoa, este é estável e jogável).

Veja a comparação:

gta-cw-chinatown-wars-pc-psp-ppsspp-mod-better-camera-angle

download-baixar-5386177

Extraia a pasta “memstick” para a pasta do emulador.

Então abra o emulador, vá em “Configurações – Sistema – Ativar trapaças“.

Abra o jogo, e pause o emulador com o botão “ESC” (teclado), “LT” (Xbox), “L1” (Playstation) ou indo em “Emulação – Pausar“, no topo do emulador. Então clique em “Trapaças

Siga o print abaixo, marcando as caixas numeradas de #1, #2, #3 e #4 para ativar a câmera.
Para desativar o mod, desmarque essas caixas e marque as chamadas [Disable], então salve o jogo dentro dele (sem save state) e reinicie o jogo.

gta-cw-chinatown-wars-pc-psp-ppsspp-mod-camera

Agora pode sair desse menu e aproveitar seu jogo.

Bônus: Também incluí a opção de ativar trapaças aí como vida infinita, munição etc.

Atenção: É possível que esse mod quebre algo ou impeça de passar determinada missão, caso isso ocorra, desative o cheat, salve o jogo in-game (não use save state), feche o emulador e abra de novo carregando esse save, passe da missão bugada e então reative. Avise nos comentários.
Pelos meus testes o mod é estável e pude fazer missões sem problemas, infelizmente há cenas onde a câmera atravessa objetos etc, mas nada que atrapalhe.


 

Nós testamos os mods deste guia, e criamos outros, parecem estáveis, mas ainda não foram intensivamente testados durante todo o modo história desses jogos.

Se você tiver algum problema, avise nos comentários.

[Fonte primária]

Entrevista Cris Formage legendada em português (WCTR)

Atualizado 06/01/22
  • Como prometido antes, eu criei um mod CLEO que adiciona o Epsilon Program da maneira lore-friendly, como a Rockstar planejou no GTA San Andreas!
  • Em vez de criar uma nova postagem, eu decidi atualizar esta. Há o download do mod no final da página, também um vídeo de demonstração.

Esta é uma postagem que o pessoal das antigas da MixMods sentirá nostalgia, isto porque em 2012, quando ainda nem existia GTA V, eu (Junior_Djjr) e Amilton fizemos várias postagens sobre a religião fictícia do universo GTA, o Epsilon, e MixMods foi pioneira neste assunto no Brasil. Você ainda encontra tudo na categoria Mitos e Lendas (hoje eu acho bem ruins, mas foi divertido).
 
Em 2013 foi lançado o GTA V, e rapidamente ficamos sabendo que Epsilon foi implementado no jogo de maneira não misteriosa ou easter egg, mas sim, de maneira direta, onde o Michael até se junta ao grupo.
 
Mas GTA San Andreas é raiz: na época, Epsilon ainda era indireto, só um mistério curioso que fazia as pessoas pesquisarem e teorizarem à respeito, e tudo o que tínhamos na época, além de referências (que começaram mesmo antes do GTA San Andreas), era o site do Epsilon Program (que até o presente momento não mudou muita coisa, exceto que infelizmente devido à falta do Flash Player, não tem mais o header animado com música de fundo), e também a entrevista do Cris Formage para a rádio WCTR (West Coast Talk Radio) com o Lazlow. Aparentemente ela só toca após liberar Las Venturas.
 
É interessante lembrar que esta entrevista é a primeira citação direta e clara sobre o Epsilon no universo GTA, que realmente dá detalhes sobre a religião.
 
Em 31 de Março de 2012 nós fizemos uma tradução desta entrevista, no entanto, a qualidade da tradução era simplesmente horrível (o Google Tradutor na época não era muito bom, e nosso inglês pior ainda).
 
Sendo assim, hoje eu (Junior_Djjr) recriei a tradução, implementando-a por legenda diretamente no vídeo, com o áudio da entrevista retirado da rádio WCTR do GTA San Andreas.
A legenda está em português brasileiro, mas há também opção em inglês que revisei do Perant. Se você quer traduzir para outro idioma, aqui está o arquivo de legenda, envie nos comentários.
 
 
Por isso eu admiro tanto o Lazlow. Segundo os créditos do jogo, ele muito provavelmente escreveu essa entrevista, e é realmente muito criativa, profunda, sarcástica e com referências ao resto do jogo. É simplesmente um texto genial — e ele não estará no GTA VI.
 
E no que é possível levar esta entrevista ao lore do GTA San Andreas?
 
Aos 5:30, Cris Formage diz:

Lazlow, a única maneira de você realmente se comunicar com seus ancestrais é pagar alguém como eu. Só um segundo, eu quero que você tente algo: toque na minha bengala.

Muitos devem ler isso e só pensar que é só uma piada sexual, mas não, é mais do que isto.
 
Para entender, vamos à 2004:
 
O site do Epsilon foi lançado junto com o lançamento do GTA San Andreas, e na página “Join Us” (junte-se à nós) havia:
 
Join us in something special and become one of the children of Kraff.
 
Travel through the dawn to the pass pictured in our brochures. Look for a red truck with a dent on the right fender. Raise your left hand and recite the words: “Take me to to my father-father, brother-uncle. Kifflom.” We’ll do the rest. Because we all know, there is Kifflom and there is Krant, and both be praised.
 
Blindfold required.
 
Em português:
 
Junte-se a nós em algo especial e torne-se um dos filhos de Kraff.
 
Viaje pela madrugada até a passagem retratada em nossos folhetos. Procure uma caminhonete vermelha com amassado no para-lama direito. Levante a mão esquerda e recite as palavras: “Leve-me ao meu pai-pai, irmão-tio. Kifflom.” Faremos o resto. Porque todos nós sabemos, existe Kifflom e Krant, e ambos sejam louvados.
 
É necessária uma venda.
 
Infelizmente a Rockstar removeu esse texto para colocar uma imagem do Cris Formage do GTA V, mas você ainda o encontra no Web Archive.
 
E de fato isso prosseguiu: no GTA V, o Epsilon Program começa enviando Michael até uma caminhonete vermelha (seria mais legal se você mesmo encontrasse, né?).
 
E qual a relação de tudo isso com “toque na minha bengala”?
 
gta-sa-mod-epsilon-program-red-truck-cane-cris-formage-6856286

Existe uma bengala e uma caminhonete vermelha em Beacon Hill — fato!

 
Teste você mesmo, ela pode aparecer com várias cores diferentes (mais especificamente, 8 cores), e uma delas (ID 43) é a cor vermelha que você vê na imagem acima.
 
Vocês podem falar que não é a Sadler comum, mas sim a variação danificada dela (sadlshit), pois cita “amassado no para-lama direito”, no entanto, mesmo a versão danificada, o para-lama direito não é amassado. Eu acho que esse detalhe deve ser ignorado, ainda mais que, diferente do GTA III e GTA VC, no GTA SA não há como amassar os para-lamas, portanto isto tem que ser considerado como um left-over. Pra piorar, a sadlshit é completamente amassada, portanto não faz sentido especificar um amassado no para-lama direito sendo que ela está totalmente amassada.
 
Outro detalhe interessante é que o site também citava “Viaje pela madrugada até a passagem retratada em nossos folhetos.”, não sabemos que folhetos são esses, provavelmente não existem visualmente.
 
Atualização: Eu pedi ao Daniel69 para confirmar a existência da Sadler vermelha estacionada em Red County, algo que vários youtubers, como Gigaton, citaram, no entanto, ela somente aparece na versão PS2 (por que tiraram no PC?? O mod de mapa do PS2 provavelmente re-adiciona).
Pontos que corroboram: Sempre aparece na cor vermelha. Há uma placa “Truck Terminal Red County” (ou seja, há as palavras “Truck” e “Red”). Próximo do local há uma luz azul.
Pontos que não corroboram: Diferente do outro caso, não há a bengala (não é obrigatório, mas estamos avaliando a intenção dos desenvolvedores). É uma sadlshit (totalmente danificada), o que é ilógico, como explicado acima. O site diz para você viajar de madrugada na “passagem” mostrada num foto, vestindo uma venda (piada de que você será sequestrado no meio do nada), enquanto esta está estacionada em uma rua movimentada, portanto não faz sentido pedir para você “viajar” até aí. Inclusive a caminhonete vermelha no GTA V (que o jogo de fato te direciona até ela) é no meio do nada.
gta-sa-san-red-truck-epsilon-sadler-2802191
 
Ou seja, diferente de tantas curiosidades e mistérios mentirosos que existem por aí, este é real, e ironicamente, é muito menos falado.
 
Mas não, não acontece nada se você ir aí de madrugada e pegar a bengala, e depois ir na caminhonete vermelha ou algo assim — você pode tentar se quiser, mesmo com a certeza eu testei, e me assustei em vê-la com as portas trancadas, até que lembrei que eu estava com o mod More Locked Cars instalado.
 

 
Como prometido antes, eu criei um mod CLEO que adiciona o Epsilon Program da maneira lore-friendly, como a Rockstar planejou no GTA San Andreas!
Este pequeno script foi criado com base na lore original do jogo e site do Epsilon.
A parte do trem eu inventei, mas de fato aquele pedestre e capela têm relação com Epsilon.
A bengala e caminhonete vermelha NÃO são criadas pelo mod (nem o carro fantasma).
  
O script usa os elementos gerados pelo próprio jogo, deixando-os funcionais para iniciar esta pequena cena. O “blindfold required” eu tive que ignorar, pois no jogo não existe nenhuma venda (blindfold).
Eu pretendia criar algo mais elaborado, mas pouca gente se interessou e eu ando ocupado, mas é uma adição interessante para se ter em seu jogo.
  
Autor: Junior_Djjr
download-baixar-4532137
[Fonte primária]

Modders não deviam corrigir o GTA Trilogy?

Atualização: A Eurogamer postou esta minha opinião no site deles, citando minhas frases. Eu fico feliz que minha voz tenha se espalhado desta maneira.

 


Hoje, eu (Junior_Djjr) gastei muitas horas redirecionando e apagando postagens inúteis, principalmente de mods deletados e redirecionados para novas versões ou alternativas melhores. Já foram quase 500 postagens (eu não esperava que fosse tantas!), e ainda tem mais… Vale a pena, UX é muito importante, eu odiava esses redirecionamentos manuais de precisar clicar num link para ir para a postagem correta (às vezes, 3 links!), como eu já expliquei na postagem anterior.

Mas não é sobre isso o assunto de hoje…

Está errado criar mods pro GTA Trilogy?

Mesmo antes do GTA Trilogy ser lançado eu já imaginava que fosse existir uma certa “treta” com quem cria mods para o jogo, pois a TakeTwo derruba e continua derrubando mods, e processando modders, e após o jogo ser lançado, vimos o fiasco que foi. É mais um item pra lista dos desrespeitos que a TakeTwo anda fazendo com os fãs de GTA nos últimos anos.

No entanto, eu quase não vi pessoas problematizando a criação de mods pro GTA Trilogy, basicamente todas as pessoas apoiaram! Somente uma minoria não apoiou. Entre eles, alguns modders importantes, como o Silent, que disse que não fará o SilentPatch pro GTA Trilogy pois não quer ajudar o jogo (boicote).

Na minha opinião a grande maioria das pessoas apoiaram a criação de mods pro GTA Trilogy devido à um motivo um tanto óbvio:

O GTA Trilogy sendo corrigido por fãs é a mais efetiva forma de protesto.

Você pode ter a ideia de os modders corrigindo os problemas do GTA Trilogy estão fazendo com que as vendas do jogo aumentem, mas eu tenho 2 pensamentos sobre isso:

  1. Nada é melhor do que as notícias “Fãs estão corrigindo o jogo”, a mensagem que isso passa é maravilhosa! É como um tapa na cara. Fomos noticiados na PC Gamer, Kotaku e Wccftech. Inclusive o título na Kotaku foi “Os modders, não a Rockstar, estão corrigindo”, não há nada melhor do que ver sites de notícia publicando títulos assim!
  2. É errado, mas “jogar sem comprar o jogo” sempre foi uma opção desde as primeiras horas de lançamento. Muita gente está partindo pro lado da pirataria, por raiva, por não querer pagar tão caro por um trabalho tão ruim.

Cada mod que os modders lançam corrigindo algum problema do GTA Trilogy, é como um tapa na cara da TakeTwo.

Por exemplo, nós fomos os primeiros do mundo a criar um mod pro GTA Trilogy, e que mod foi? “Camisa F*ck You TakeTwo“.

Por que TakeTwo e não a desenvolvedora do jogo (Grove Street Games)? Pois eu acredito que o jogo estava caminhando para um caminho bom, mas o jogo parece inacabado, como se não tivessem tempo de ser concluído.

Já está mais do que comprovado de que o nosso trabalho com o RoSA Evolved (texturas HD) é superior.

gta-sa-definitive-rosa-evolved-texture-hd-trilogy-comparison

Eu já postei muitas imagens de comparação e críticas na página Família MixMods.

Não é sobre “ajudar nas vendas do jogo”, é sobre “mostrar que os modders fazem um trabalho melhor”.

É sobre “paixão VS dinheiro”.

Eu acredito que os modders deviam criar mais mods para o GTA Trilogy, eu particularmente ainda não sinto muito gosto em criar mods pra ele, pois eu gosto de criar scripts mais avançados, e o jogo ainda é muito limitado comparado ao modding clássico, que teve 20 anos de evolução, mas eu já estou ajudando o criador da CLEO no Patreon, e acho que vocês também deviam ajudar. Daqui alguns anos o modding do jogo pode começar a ficar mais evoluído, e será os modders, mais uma vez, que farão o jogo continuar existing, mostrando mais uma vez que nós somos importantes.

Todo esse movimento do modding é importante para fazer com que o modding seja relevante e respeitado. Nós estamos mudando a visão das pessoas, de que modders só sabem trocar a cabeça do personagem principal pelo Shrek, e mostrando que sim, modding além de divertir, é também sobre criar coisas importantes e relevantes, que são comparáveis até mesmo aos trabalhos de uma grande empresa. Cyberpunk 2077 por exemplo contratou modders para trabalhar no jogo.

E lembre-se, nós, que não estamos felizes com o GTA Trilogy, estamos corrigindo o jogo com o sentimento de “está ruim, temos que corrigir”, se nós não fizéssemos isso, os poucos modders que estão felizes com o GTA Trilogy também iriam criar os mesmos mods, mas agora com o sentimento de “nós amamos esse jogo e estamos deixando ele ainda melhor”. Eu acho o primeiro caso mais efetivo.