Aparentemente eres un usuario de Venezuela.

Nos gustaría que deje su opinión anónima sobre su país, pues en Brasil hay grandes grupos defendiendo a Maduro y la situación en su país, mientras que otros están al revés, por lo tanto, nada más justo que usted mismo nos cuente si usted está o no feliz con su vida en Venezuela.

Por favor clic aquí y siéntase libre de dar su palabra.
Sus datos no serán recogidos, 40 personas ya han enviado, es importante que usted de su opinión.
¡ULTIMO DÍA!

Si esto fue un error, ignorar.

[Curiosidade] Ryder não seria vilão?

Há não muito tempo surgiu nos comentários aqui do blog uma discussão sobre um vídeo de uma teoria onde Ryder não seria um antagonista na versão beta do GTA SA.


O vídeo é realmente interessante, não tão novo mas parece que o assunto não repercutiu muito no Brasil (aparentemente o único vídeo brasileiro sobre isto até agora tinha somente 50 views), então acho que vale a pena postá-lo aqui.

Eu (Junior_Djjr) traduzi tudo e fiz algumas adições corrigindo o autor do vídeo ou simplesmente dando algumas opiniões minhas. Demorou horas, afinal, eu tive que redigitar todo o texto do vídeo antes de traduzir.


Para assistir o vídeo enquanto lê minha tradução eu recomendo usar este botão no Opera, senão, deixe o vídeo num lado da tela e o post do outro.
Assistir o vídeo não é obrigatório, mas ajuda a entender as missões e frases que ele está citando.

Atualização: No fim do post há um vídeo brasileiro narrando sobre esta teoria de modo mais compactado.



0:15
Então, como todos sabem, tem havido muita conspiração se o nosso personagem favorito, Lance "Ryder" Wilson, fosse ou não um cara mau na versão beta...

0:27
Depois de ler quase todos os artigos sobre Ryder na GTA Forums, eu tenho que dizer, é praticamente confirmado que ele nunca seria um cara mau nos primeiros estágios do jogo.

0:40
E eu tenho algumas provas que acompanham isto também...
Mas antes de começar, não vou incluir cenas de "The introduction" por muitas razões.

0:55
A razão número 1 é que "The introduction" foi criada DEPOIS quando foi decidido que Ryder deveria ser um dos antagonistas do GTA San Andreas.

Lembre-se disto. Inclusive, se você ainda não assistiu, assista o The introduction, nem todo mundo conhece ainda.

1:12
Vou começar com a principal razão... NINGUÉM mencionou Ryder durante sua cena de traição, NINGUÉM! Ele era completamente invisível, nenhuma pessoa o notou.

Sim, realmente ninguém mencionou, mas não faz sentido dizer "nenhuma pessoa o notou" sendo que não havia ninguém para o notar, só havia o Big Smoke e Tenpenny conversando entre si. A câmera começa focada no Ryder, ou seja, o CJ notou. No entanto, eu tenho certeza que a cena original era somente o Big Smoke e foi recriada para incluir o Ryder, mas a voz citando somente o Big Smoke continuou lá pois não achavam este detalhe importante. Discordo que esta é a principal razão, você verá melhores abaixo.

1:30
Nem mesmo CJ, um dos amigos mais íntimos de Ryder, não mencionou QUALQUER COISA sobre sua traição ao Sweet, caramba, Sweet nem sabe que Ryder traiu a equipe.

1:47
Mesmo depois que Sweet saiu da prisão, CJ NUNCA fala sobre Ryder, e Sweet nunca pergunta sobre Ryder também, ele nem sabe que Ryder está morto, como se Ryder nunca existiu...

2:07
Mesmo durante "King in Exile", Cesar e CJ falam sobre Smoke, Tenpenny e Pulaski, mas Ryder é completamente deixado de fora do assunto...

2:27
A segunda prova de que Ryder nunca iria trair a tripulação, é que ele nunca mostrou nenhum sinal disso, ao contrário de Smoke...

A partir daqui há ótimos argumentos, no entanto, lembre-se que existe um contra-argumento nisto: Ryder pode ter se juntado ao Big Smoke após os acontecimentos abaixo e ele não ter relação com o Sabre verde. Afinal, ele aparecer na cena junto com o Sabre verde não diz que ele teve relação, mas sim que ele simplesmente está do lado do Big Smoke e Tenpenny. Há inclusive frases como "você não sabe o que está acontecendo" (que será citada em breve) que podem indicar que o Ryder já estava pensando em se separar.
Agora, se você acha este contra-argumento é válido, fica ao seu critério, só lembre-se que existe esta possibilidade.

2:34
Ryder está morando em Grove Street, no coração dos Families, mas Smoke está morando em Idlewood - coração do Front Yard Ballas.

2:49
Ryder compareceu ao funeral de Beverly, mas Smoke não (e ele nunca teria se CJ não aparecesse na hora certa).

2:58
Quando a gangue estava falando sobre o Sabre verde, Smoke imediatamente abandonou o assunto.

3:28
Ryder ajudou CJ e Sweet a derrubar os Ballas em "Drive-Thru", mas Smoke, não. Ryder até parecia confuso sobre por que Smoke não atirou no Ballas, e ficou bravo com ele.

3:54
Todas as missões que você fez para a Ryder no GTA SA foram para beneficiar o Grove. Ryder atacou a pizzaria porque arruinou o grafite do GSF.

4:08
Em Home Invasion, Catalyst e Robbing Uncle Sam (que são todas as missões de Ryder), você rouba caixas para que o GSF possa ter armas melhores, e funcionou, elas aparecem com o Tec-9 depois.

4:35
Nas missões do Smoke, você não faz absolutamente nada. Toda missão era para beneficiar ele e C.R.A.S.H., não o Grove ou os manos.

4:49
Smoke até levou o CJ para os russos em "Just Business", esperando que eles matassem CJ, que falhou miseravelmente.

5:07
De qualquer forma, hora do último assunto do vídeo - o comportamento agressivo de Ryder em relação ao CJ.

5:21
Não há realmente nada para falar, é tudo tão simples e óbvio. Ryder estava agindo como um idiota para CJ porque ele se sentiu machucado, é isso.

5:29
Ele se machucou porque CJ de repente o abandonou e o resto dos amigos quando eles mais precisavam dele. Se você notou, Sweet estava agindo EXATAMENTE como Ryder, porque ele estava machucado também...

5:51
A única pessoa que não se importava era a Smoke, porque ele preferiria que CJ estivesse em Liberty City, então falar pela Grove Street e matar Sweet teria sido mais simples para ele.

6:12
Vê meu ponto? Ele foi igualmente (se não pior) e idiota para o CJ como o Ryder - tudo porque eles estavam machucados e pelo que aconteceu com o Brian.

6:33
Todos os insultos que Ryder e Sweet fizeram foram apenas os que sentiram falta do CJ e estavam zangados com ele, mas eles acabaram por respeitar CJ novamente.

Aqui o autor usou a cena onde CJ se reencontra com Ryder na casa dele para provar o argumento acima, o que não faz sentido, afinal, foi o reencontro inicial.

7:00
De vez em quando, sim, Ryder fez insultos aleatórios no CJ, mas foi tudo por diversão, todos nós temos o mesmo amigo típico na vida real, não é mesmo?

7:15
Além disso, CJ realmente gosta mais de estar perto do Ryder, ele simplesmente não suportava o fumo e a droga do Ryder, como Johnny e Ashley do TLAD.

7:31
Na verdade, CJ na verdade parecia ter o relacionamento mais próximo com Ryder quando eles são crianças.

7:39
Eles se conheciam desde a infância e os dois riram quando relembraram os bons e velhos tempos do ensino médio.

7:54
Então, o que você acha, o papel original de Ryder era maior nos primeiros estágios do jogo? Rockstar o matou porque eles não precisavam mais dele?

8:11
Infelizmente, isso provavelmente permanecerá um mistério para sempre, só podemos presumir qual foi o motivo deles...


Após o sucesso do primeiro vídeo, o autor fez um segundo com objetivo principal de responder os comentários do primeiro.


1:44
Muitos de vocês têm dito que Ryder acidentalmente revelou sua aliança com Tenpenny e Pulaski durante a última conversa na missão, se você escutar de perto o diálogo:

2:50
Bem, a coisa é - o diálogo poderia ter tido um significado duvidoso... ou ele estava novamente insultando CJ e falando sobre sua aliança com Tenpenny... ou ele estava falando sobre Smoke...

2:58
"Realmente confiável, ao contrário de alguns de vocês filhos da puta" (em inglês: "real dependable, unlike some of you motherfuckers") poderia significar a coisa toda sobre o Smoke tramando contra o GSF.

Ou seja, como eu citei antes, tais frases podem estar relacionadas com o Ryder ainda estar em progresso de traição, assim o tratamento inicial ser a favor do CJ faz todo o sentido.

3:06
Ryder provavelmente sabia disso, mas jurou a Smoke que ele nunca iria revelá-lo a ninguém, então é por isso que ele disse: "você não sabe o que está acontecendo..."

3:37
A introdução é um ótimo exemplo, é como Smoke ameaçou Ryder que ele vai matá-lo se ele não começar a concordar com o que ele e Tenpenny estão secretamente planejando.

E aqui tem a maior contradição do vídeo, pois o autor afirmou que não iria citar cenas da "The introduction", mas agora que uma cena ajudou num argumento dele, ele a citou. Como o autor mesmo disse, não podemos usar cenas da "The introduction" pois elas foram feitas após o lançamento do jogo, e estamos aqui teorizando sobre a versão beta, ou seja, antes do lançamento.

4:02
"Cleaning the Hood" também é outro exemplo, Ryder fica quieto sobre o problema do traficante de drogas (apesar do fato de que ele os odeia) porque os traficantes são os principais parceiros de negócios do Smoke.

4:17
Se Ryder ia expressar sua opinião e concordar com Sweet, então Smoke teria sido frio com ele mais tarde, é por isso que ele fica quieto toda essa cena até que ele está finalmente sozinho com CJ.

4:36
E a razão pela qual Ryder nunca falaria sobre a futura operação de drogas da Smoke, se por causa disso "Grove 4 Life", lealdade de rua e "código da rua - não chegue" prometem que todos fizeram.

4:46
Isso, e porque CJ e Sweet simplesmente não tinham confiança suficiente em Ryder naquela época, enquanto na Smoke eles tinham total confiança e acreditavam em qualquer coisa que ele dissesse.

4:56
Pense nisso - Mesmo se Ryder dissesse à equipe, eles nunca acreditariam nele, então Smoke descobre que Ryder o traiu e acaba matando Ryder lá, porque ele não é mais confiável.

Nesta parte eu achei meio forçado.

5:10
Por causa disso, Ryder não teve outra escolha senão trabalhar secretamente com a Smoke atrás das costas de CJ e Sweet.

5:21
CJ, infelizmente, nem sequer deu a Ryder a chance de se explicar, ele acabou matando Ryder imediatamente, enquanto que para Smoke, ele deu a ele bastante tempo para explicar por que ele traiu a equipe.

Pra mim esta é outra parte super importante da teoria. Inclusive, uma das primeiras vezes que zerei o GTA SA (não na primeira pois eu era um menino burrinho que entendia nada) eu estranhei completamente a morte do Ryder, e provavelmente você também. Eu acho que esta é a pior parte de todo o roteiro do jogo, eu fiquei pensando "Quê? Foi só isto? Ele realmente morreu? Acho que se jogou do barco".

5:56
E foi assim que CJ agiu pouco antes de matar Smoke.

6:22
De qualquer forma, vamos passar para o próximo tópico, o comportamento de Ryder em "House Party".

6:47
Nesta cena, quando o membro da Grove anuncia que os Ballas estão chegando a qualquer segundo, Ryder parecia completamente dedicado aos Families e não teve nenhum problema em matar os Ballas quando eles chegaram.

6:59
Mas, quando a luta começa, Ryder foge para obter algum apoio de Smoke e alguns caras de Grove, mas ele não retorna mais - por que isso poderia ser?

7:13
Bem, quem diz que não voltou...?

7:23
Lembre-se, a missão em si foi curta (apenas cerca de 3 minutos ou mais), Ryder provavelmente retornou, mas logo após a luta acabou.

7:35
Vamos imaginar essa missão do ponto de vista de Ryder:

Eu adorei esta parte do vídeo, deu vontade de fazer uma versão multiplayer desta missão, ou até mesmo criar um mod que muda a história do GTA SA para a visão de outro personagem, como o Ryder, para ver a vida de cada personagem em suas visões.
Mas... Não, eu não consegui concordar. O membro disse "a qualquer segundo", iria chegar rapidamente, e o Ryder sabe que não teria tempo de chamar o Smoke e outras membros da gangue, principalmente o Smoke, pois gastaria muito tempo, se ele realmente fosse querer ajudar, ele simplesmente iria ajudar, ou chamar outros membros, não especificamente o Smoke, pois ele sabia que não teria tempo para isto, andar pelas ruas em busca de pessoas próximas já seria o bastante, Smoke não é nenhum mestre ninja do combate para ter esta prioridade.

9:22
(Para não mencionar, eu também tive que pegar um par de meninos Grove, que eu cortei para salvar um par de minutos)

10:27
(E quando a missão termina, geralmente são 7:00 da manhã, isso significa que Ryder teve muito tempo para voltar, porque se não o fizesse, Sweet ou CJ mais tarde perguntariam onde ele desapareceu, mas eles não o fizeram).

Citar 7:00 da manhã não fez o menor sentido, é óbvio que a missão terminou 7:00 para dar sensação de que a festa acabou, não de que o ataque acabou. De qualquer forma, também não prova o inverso, foi só uma afirmação sem utilidade.

10:42
Conhecer as famílias também é outra questão, por que Smoke e Ryder fugiram quando a luta com o LSPD começou?

10:52
E por que a Ryder estava contra a reunião com os grupos Boulevard Boulevard Families e Temple Drive Families?

11:02
Outra resposta simples - ele era paranóico, não confiava mais neles. Lembre-se, os Temple Drive Families e Boulevard Boulevard Families eram hostis ao GSF quando o CJ ainda estava na Liberty City.

11:17
A Temple Drive e a Seville Boulevard também foram aliadas dos Ballas, eles compraram drogas deles, e por isso a Ryder não achou que era uma boa ideia se reunir com esses grupos.

11:34
E por que ele fugiu? Porque ele estava com medo do calor do momento, é por isso. Mesmo com o Smoke, ambos pensaram que esta trégua era apenas um jogo acima, então eles queriam sair de lá, rápido.

11:57
Mas eles ainda voltaram depois. Smoke, com um Greenwood muito mais forte que pode resistir ao fogo dos policiais, e Ryder com alguma artilharia para CJ que ele conseguiu na casa de Emmet.

É um erro gravíssimos citar limitações de gameplay como parte da história. O Greenwood resiste ao fogo pois foi necessário para o gameplay, senão a missão poderia ser falha simplesmente por passar em locais com fogo. Nunca se pode incluir coisas assim em uma análise de história.

12:30
Agora, para a pergunta mais frequente, o que Cesar quis dizer quando disse que Ryder "tentou bater na irmã de CJ" ...?

12:57
Mais uma vez, há uma resposta simples para isso... Cesar estava mentindo para fazer Carl se sentir melhor em matar Ryder, é isso.

13:06
Ele mentiu porque CJ foi um completo desastre nesta cena, ele se sentiu muito arrependido por matar Ryder. Cesar queria que CJ se esquecesse de Ryder, porque eles tinham muita preocupação naquela época.

13:23
Pense logicamente, se Ryder realmente tentou transar com a Kendl, você acha que Sweet iria simplesmente ignorar isso? Ryder estaria morto imediatamente, nós vimos o quão superprotetor Sweet realmente é.

Eu achei muito exagero nisto. O autor se esforçou em usar a frase "iria simplesmente ignorar isto?", quem disse que ele ignorou? Só podemos concluir que ele não matou o Ryder, e matar uma pessoa só porque tentou transar com a irmã é um exagero. Sweet é superprotetor, mas não um maluco para matar um amigo assim. Nós podemos deduzir que o Sweet não ignorou, pode ter ficado muito bravo ou até batido no Ryder, mas é um absurdo levar esta questão como "ignorar ou matar".


13:44
De qualquer forma, de volta à missão. Estou triste em dizer isso, mas esta é a última vez que Ryder é mencionado em todo o jogo, depois que a cena acabar, ele será completamente apagado da memória de todos.

14:02
Nem uma vez ele será ouvido novamente. O personagem principal do começo do enredo está agora completamente esquecido, foi assim que o destino anticlimático de Ryder foi.

14:24
Enfim, o tempo para o último assunto do vídeo, discussão diversa - o que realmente aconteceu com o personagem de Ryder durante o desenvolvimento do GTA San Andreas?

14:42
Infelizmente, apenas a Rockstar, ou os dubladores, têm a resposta para isto, mas, o que é certo, é que a Ryder definitivamente não seria a antagonista do GTA San Andreas durante o desenvolvimento inicial.

14:56
Na minha opinião, definitivamente tinha algo a ver com o dublador de Ryder...

Na minha também.

15:09
Porque "Reunindo as Famílias" é a última vez que ouvimos a REAL Ryder falar, as pequenas falas que ele disse em "Pier 69" soa mais como um velho diálogo de seu roteiro de audição de dublador.

15:30
As linhas de voz da Ryder desta missão podem até ser um dos primeiros diálogos do "Catalyst", já que nessa missão, Ryder também tem linhas como "I'm a genius" e tal.

Exatamente, é notável que as vozes foram reusadas. O autor devia ter citado a "You can't stop me" que o exato mesmo áudio foi usado em outra missão (que não lembro agora).
Isto é comum em alguns jogos, mas definitivamente não é comum no GTA. Eu inclusive não lembro de nenhum outro GTA reutilizando alguma frase durante alguma cutscene.
Deve ter tido um grande motivo para esta missão aparecer no meio do nada e só ter estas duas frases gravadas anteriormente, e este motivo só pode ser relacionado com o dublador do Ryder. Não há frases nem durante a perseguição, outra coisa que é muito comum nas missões do GTA SA.

15:53
Falando de Catalyst, muitos de vocês também vêm dizendo que foi a primeira vez que Ryder mostrou sua aliança para Tenpenny.

16:05
Bom, de certo modo - sim. Mas, lembre-se - Smoke o forçou a trabalhar com Tenpenny, ele não tinha outra escolha, então ele teve que se comportar amigavelmente com Tenpenny, apesar de Ryder não poder suportá-lo.

16:30
Tenpenny, por outro lado, não cooperou com Ryder. Toda essa missão era apenas o plano de Tenpenny de matar CJ e Ryder, que saiu pela culatra, levando apenas à morte dos Ballas e dos Vagos.

17:03
Enfim, de volta ao dublador de Ryder. Como eu estava dizendo, reunindo as famílias foi a última vez que ouvimos o verdadeiro Ryder falando.

17:13
Alguma coisa teve que passar entre o dublador da Ryder e a Rockstar Games logo depois que o áudio de Reuniting the Families foi gravado, mas o que exatamente aconteceu?

17:28
Como sempre, nunca saberemos. Esta não é a primeira vez que a Rockstar teve uma disputa com os dubladores, algo semelhante aconteceu com Ray Liotta (o dublador de Tommy Vercetti).

17:44
A Rockstar estava planejando apresentá-lo no GTA SA, mas o dublador de Tommy não estava sendo pago como ele poderia ter feito, assim, Ray se recusou a fazer mais nenhum trabalho para a Rockstar, então a ideia foi descartada.

Eu não encontrei provas disto, mas definitivamente a Dan Houser não gosta mais de contratar celebridades pois lhe causou problemas. No entanto, neste mesmo texto ele elogia rappers e diz que, juntamente com estrelas pop, nunca passou por problemas. Provavelmente ele excluiu o dublador do Ryder nesta afirmação.

18:02
O mesmo problema aconteceu com o dublador de Niko Bellic, Michael Hollic também. Eles queriam exibir Niko no GTA V, mas o dublador se recusou, porque ele foi mal pago como Ray Liotta.

Eu também não encontrei provas disto, somente dele não estar satisfeito.

18:15
Então, quem pode dizer que a mesma coisa não aconteceu com o dublador da Ryder, MC Eiht ...?

18:37
Eles obviamente tinham planos maiores com Ryder, mas o dublador provavelmente também foi mal pago, assim ele simplesmente deixou o trabalho, então a Rockstar devolveu o favor matando seu personagem completamente.

Mas tem algo a ser levado em conta: o dublador do Ryder trabalhou no The Introduction, algo que não seria comum se fosse mal pago, afinal, ele ficaria puto com a Rockstar e iria embora, mas ele voltou e trabalhou, portanto isto pode ser uma prova de que ele simplesmente ficou sem tempo para gravar ou algo assim, mas depois ele voltou.

18:46
Isso foi apenas uma teoria, eu posso estar errado. Poderia haver muitas outras razões, por exemplo, o dublador da Ryder poderia ter muitos álbuns em que ele estava trabalhando durante a produção do GTA SA.

O autor mostrou álbuns do ano 2000 até 2002, que são de fato os de desenvolvimento do GTA III e Vice City, não do GTA SA. Foi um erro grotesco.

19:06
Provavelmente ele não teve tempo para vir gravar todos os diálogos necessários para Ryder e Rockstar decidiu usar apenas linhas de voz pré-gravadas para o Pier 69 e, finalmente, dar um fim ao personagem Ryder.

19:27
Mas bem, em conclusão: Ryder sendo retratado como um vilão foi um movimento mal executado, e infelizmente não podemos mudar o que aconteceu, ele se foi, saiu como um traidor, graças ao mal roteiro.

19:47
O que a Rockstar deveria ter feito, é fazer Ryder ser morto durante a missão Sabre Verde quando a gangue lutar contra os Ballas. CJ deveria ter encontrado Ryder morto ao lado de alguns inimigos que levou com ele.

Atualização: O autor fez um vídeo mostrando como seria um melhor final para o Ryder.


Atualização: Um brasileiro fez um vídeo sobre isto e achei muito boa a narrativa, além de estar bem completo e compactado:


Atualização: Novo vídeo feito a partir deste post. Resumido em somente 7 minutos:




Não sei de vocês, mas o meu sentimento após eu perceber tudo isto, é tristeza.

Eu fiquei triste pois Ryder deve ser o meu personagem favorito no GTA SA, e saber que ele se tornou um vilão por problemas do desenvolvimento chega a ser triste. Ele poderia ter sido melhor usado, e principalmente, hoje as pessoas o odeiam por ser um antagonista, sendo que originalmente ele seria amado.

E mais, eu achei um absurdo a Rockstar escolher fazer isto em vez de simplesmente, como o autor do vídeo disse, fazê-lo morrer lutando na missão The Green Sabre. O roteiro seria muito melhor se tudo tivesse acabado assim.

Nós poderíamos estar dando só elogios e estarmos felizes com o Ryder, mas estamos falando "ele é um traidor!!!" por culpa do desenvolvimento e roteiro mal improvisado.

Aviso:
Download quebrado?
Precisa atualizar?
Problemas com a postagem?
Indique mods para serem postados aqui (fórum) ou aqui (formulário).
Dê ideias de mods para GTA aqui.
É proibido discutir política, ideologias e religião aqui. Isto é um site de jogos, não facebook.
Seu comentário será aprovado dentro de 1 dia.
Abrir Comentários