[SA] PS2 Deep Patch Loader (carregador de .dep)

Finalmente se tornou real: ASI Loader para GTA San Andreas de PS2! (mas não é .asi).

Se trata de um carregador de arquivos .dep, semelhante aos .asi do PC ou .so do mobile, não tão avançado quando as bibliotecas de vínculo dinâmico, mas ainda muito poderoso!

gta sa ps2 asi loader deep patch dep file mod 1

Com isto, se torna muito mais fácil de instalar mods que executam códigos complexos no sistema do jogo.

Já está atualmente sendo usado pela CLEO para PS2.

Spoiler: Daniel já está conseguindo fazer isso através de USB! Fiquem ligados para as próximas versões.

Autor: Daniel Santos
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Veja também:
[SA] PS2 CLEO Opcode Extender

[SA] PS2 CLEO Opcode Extender

Finalmente se tornou real: CLEO para GTA San Andreas de PS2!

E não estamos falando de emulador, estamos falando do console, o hardware real do PS2:

Criado pelo Daniel Santos, agora será possível criar mods de script avançados para o PS2, com manipulações de memória, chamadas de funções internas do sistema e engine do jogo, e muito mais.

Bem, sei que muitos já sabem, mas estou trabalhando e já tenho um protótipo funcional da biblioteca CLEO para o PS2, mas o que quase ninguém falou é: Como isso pode ajudar o modding de PS2?

Possibilidades. O que antes não era possível agora pode se tornar possível graças à vinda de uma biblioteca CLEO, pois acima de tudo ela é uma interface extremamente íntima com os sistemas internos que compõem o jogo, o que nos dá muito mais controle sobre o código que estamos produzindo e acesso a recursos que antes não tinhamos(como funções padrão da linguagem C ou da própria Renderware! Muito mais possibilidades e sem o intermédio de uma camada de abstração de scripting por parte do jogo). Além de que toda a pesquisa derivada da CLEO pode ajudar a criação de outras ferramentas como um plugin loader ou mods equivalentes aos .asi de PC.

Demorou muitos anos desde a ideia, até ter o conhecimento necessário para a implementação, e como o próprio Daniel diz, é emocionante ver que tudo está funcional, e rodando no hardware do PS2.

gta sa san andreas ps2 cleo daniel santos

Sempre que o assunto começa, as pessoas não entendem exatamente o que é isso, e muitas pensam que já existia CLEO no PS2, principalmente por causa dos vídeos clickbaits no Youtube (assim como antigamente as pessoas também pensavam que existia mods de carros etc).

Afinal, por que é tão desafiador assim? É devido à como o CPU do PS2 funciona, o MIPS, uma arquitetura que hoje é rara e você dificilmente encontrará documentações e ajuda (diferente do Assembly que é um padrão do PC e muitas outras coisas). Todo o hardware do PS2 é diferente do PC, portanto requer um conhecimento específico que hoje poucos têm.

Ainda é muito difícil criar, mas já é possível mods colossais como Tuning Mod e até mesmo este sistema de Minecraft (que não foi feito com CLEO, mas seria possível ser feito).

O sistema de scripting do jogo foi feito para as missões, e a CLEO adiciona funções novas para possibilitar ou facilitar a trabalhar com sistemas mais internos do jogo, assim possibilitando ou facilitando mods mais complexos.

CLEO do PC tem 100 opcodes (390 se incluir CLEO+ e mais de 400 se incluir NewOpcodes). CLEO para mobile tem 15 opcodes, e atualmente, esta de PS2 tem 38 opcodes!

Sim, a atual CLEO de PS2 é mais de duas vezes maior que CLEO para a versão mobile!

Por exemplo, o mod Wanted Radar Warning rodando no PS2 com CLEO:

Ainda não acabou: para isso se tornar possível, Daniel converteu parte do sistema de scripting do PC para o PS2, onde a Rockstar otimizou, portanto além de possibilitar incluir novos comandos (igual como funciona na CLEO de PC) também deixa o jogo um pouco mais leve!

E esta CLEO é uma conversão praticamente idêntica à de PC, portanto é muito fácil de portar!

Infelizmente ainda não é possível instalar scripts através de arquivos externos (como .cs). Mas há planos de que será possível! No momento tudo tem que ser feito dentro do main.scm / script.img.

Novidade: Funciona através de um “asi” loader para PS2 que ele também criou!

Para baixar, redirecionará para o tópico oficial no Fórum MixMods, onde lá há mais informações técnicas e download fácil de instalar.

Autor: Daniel Santos
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Código fonte

Veja também:
[SA/PS2] GTA Generations (GTA brasileiro para PS2) — em breve o autor usará CLEO lá!
CLEO+ — outra revolução da CLEO criada por nós
[Tutorial] Como criar mods cleos em GTA3script
(mais posts na categoria de PS2)

Real Linear Graphics v2.6 (cores realistas)

Atualizado v2.6 22/08/22
  • Corrigido o clima nublado causando cortes no oceano fora, ao ver de longe com Project2DFX, e agora haverá um sol fraco.
Atualizado v2.5 22/07/22
  • Corrigido a luz do Sol ainda visível embaixo d’água no final da tarde.
  • Agora não há sol em climas nublados e de chuva.
Atualizado v2.4 04/03/22
  • À pedidos, agora a noite é mais clara (mas ainda um pouco mais escura que o vanilla). Você pode deixá-la mais escura com GraphicsTweaker.

RLG é um mod gráfico leve, com cores realistas e precisas para GTA SA de PC, mobile e consoles.
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Isto é:
O branco realmente é branco;
O preto realmente é preto;
O vermelho realmente é vermelho;
Você consegue diferenciar todos os tons de cinza de modo linear.
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Você pode comprovar vendo os valores RGB da screenshot acima.
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Sempre que um mod gráfico faz algum ajuste de contraste, saturação, filtro de cor etc, algum detalhe fino é perdido, o que não é o caso deste.
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Assim, durante o dia, as cores do jogo serão realmente as cores das texturas (com a inclusão do vertex color).
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E o que dizer além das cores?
Cor de céu realista, nuvens realmente brancas, noites mais escuras, menos distância de visão embaixo da água etc.
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Todos os climas do jogo configurados num timecycle de 24 horas (opção).
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É também um ótimo mod para quem cria mods, pois o gráfico é balanceado, o que tende a ficar bom em qualquer outro mod gráfico, e você consegue ver melhor os detalhes finos das texturas.
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A partir da v2.2, corrige a iluminação dos interiores do jogo! Interiores mais claros e corrigido props brilhando claros demais.
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E é claro, é um excelente timecycle para quem cria mods gráficos com RenderHook, ReShade, ENB Series etc, pois é uma ótima base neutra para cores e iluminação.
Utilizando RenderHook com FXAA deste, o gráfico se parece muito com o GTA V.
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Versão “snow” — altera a tempestade de areia para nevasca. Use junto com o SA Snow Conversion.
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O mod funciona somente com arquivo timecyc.dat / timecyc_24h.dat, que controla as cores do jogo.
Ou seja, não causa impacto absolutamente nenhum impacto no FPS, zero lag, o mod muda basicamente só o valor das cores do jogo.

Multiplataforma: PC, SAMP, PS2, PS3, PS4, Xbox, Mobile (Android, iOS) etc.
  
Necessário 24h TimeCycle (mas há opção sem ele)
  
‎Autor: Junior_Djjr
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Recomendado usar junto com:
GraphicsTweaker (ajustar brilho, neblina etc)
Skyline Timecyc (cores corrigidas) — corrige o gráfico sem perder a atmosfera
  
Veja também:
Dynamic Shadow Color (sombras com cores realistas)
RenderHook
SkyGfx
SA_DirectX
[Fonte primária]

[SA/SA:DE] Proper Radar v1.3 (mapa em HD corrigido)

Atualizado 14/07/22

  • Mais várias pequenas correções, e foi removido as bordas finas por volta da água.
  • Liberado o projeto fonte! Assim qualquer pessoa pode ajudar ou criar novas opções de cores.

Atualizado 25/04/22

  • Ainda havia muita coisa para melhorar, mas agora eu espero que seja a versão final (por enquanto), já está bom o suficienteAqui as diferenças em comparação com a versão anterior. Nesta versão houve bastante correções de posição de ruas.
  • Adicionado porte para GTA SA The Definitive Edition e Xbox.
  • Adicionado arquivos .png (para instalação mais fácil no Android/iOS).

Atualizado 16/04/22

  • Eu passei mais 2 dias melhorando. Aqui as diferenças em comparação com a versão anterior.
  • Adicionado versão para PS2.
  • Por enquanto, eu vou considerar esta como uma versão final (edit: na verdade não), em breve lançar outras opções de cores e o projeto fonte para qualquer um ajudar ou criar derivados.

Novo mapa do radar do GTA San Andreas, em HD, redesenhado e mais acurado!

gta sa mod radar minimap proper map fix hd hq 6

À primeira vista parece igual, mas ao comparar, o desenho é completamente novo, preservando o estilo original! Foi somente corrigindo erros de desenho e leftovers da versão beta do jogo.

(o vídeo é da v1.1)

Veja aqui uma imagem das diferenças entre o mod e o original (onde é preto, não houve mudança).

gta sa mod radar minimap proper map fix hd hq comparison 1

Eu (Junior_Djjr) usei o modelo 3D do radar do GTA SA The Defiinitive Edition para editar, como um vetor, assim eu aproveitei algumas melhorias que a Grove Street Games fez (e cagadas também), passei 6 dias revisando, corrigindo e melhorando (com base no satélite), e este é o resultado.

gta sa definitive edition radar map mod classic color proper

Pela base ser um modelo 3D, posso trocar as cores como um vetor e renderizar em qualquer resolução. Estou agora postando novas opções de cores! O mod vem com opção de resolução 256 e 512, adaptação para Android/iOS, PS2, Xbox e SA:DE.

   

Autor: Junior_Djjr
Base: Grove Street Games (GTA Trilogy), Jéssica Natália

GTA SA (clássico)

Para PC, Mobile, PS2, Xbox
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GTA SA The Definitive Edition

Utiliza textura 8K em vez de mesh, portanto aumenta um pouco o uso de VRAM, mas diminui o processamento da GPU (o radar original é equivalente à 10 carros do GTA V), corrige completamente o serrilhado e buracos no minimapa.
Assim, além das cores clássicas e desenho mais correto, fica muito mais bonito!
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Source Project (.max)

Este é o projeto fonte da mesh usada para criar o desenho do mapa. Use para criar novas variações de cores, ajudar a corrigir os problemas etc. Leia o Leiame/Readme para mais informações!
Com isto você pode ajudar no mod. Lembrando que adicionar mais detalhes não necessariamente é uma correção, o objetivo do projeto é seguir o estilo original do jogo.
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Opções de cores:
[SA] Proper Radar – Recolor (mapa HD corrigido com nova cor) — inspirado no D159
[SA] Proper Radar – Transparent (minimapa transparente)
[SA] Proper Radar – GTA V Old/New-gen

[Fonte primária]

[SA/PS2] GTA Generations (GTA brasileiro para PS2)

GTA Generations é um pack de mods brasileiros pro GTA SA de PS2!

Esqueça de todos os “GTA brasileiro para PS2” que você já viu, este criado por nossa comunidade é incomparável!

O mod é um pacote de mods para deixar o jogo com ambientação brasileira, trocando centenas de texturas, carros, armas, músicas e adicionando scripts com mecânicas nunca antes vistas no PlayStation 2.

Este não é um simples projeto de converter mods brasileiros de PC pro PS2, o projeto inclui muitos mods próprios, liderado por Pedro_PAP e Mateus WJD.

Pra você ter noção, no momento há 110 veículos brasileiros (carros, motos etc), quase todos do GTA Brasil, algo impressionante pro PS2.

Como eu (Junior_Djjr) já expliquei em 2019, antes todos os GTAs de PS2 que modificavam carros e armas eram falsos, nossa comunidade (em principal, Daniel Santos e aap) foi quem possibilitou tudo isso!

O mod inclui um novo “cheat menu”, inspirado no PTMG, mas mais leve e com mecânicas avançadas nunca antes vistas no PS2.

Com o menu você pode ativar como se fossem mods “CLEO” no PS2, como velocímetro analógico e digital, tocar violão, simples modo de câmera primeira pessoa etc.

Há até mesmo missões e trabalhos exclusivos, como Uber, empilhador, caminhoneiro, motoboy, gari etc.

Várias skins brasileiras, como Bolsonaro, Zóio, Alek, Tiringa, youtubers etc. E roupas únicas, como marcas reais, bolsa de assalto, traje de caçador etc.

E ainda, uma loja para rebaixar carros e colocar caixas de som!

Vídeos:

Autores:

– Mods MCL e outros:

[CleanGFX 2.0.2] Autor: Daniel Santos
[MixSets] Autor: Daniel Santos
[Sets de GTA:SA] Autor: Boludoz
[SN Patch Alpha] Autor: Daniel Santos
[Modern Widscreen Fix Project] Autor: Daniel Santos
[No Loading Bar] Autor: Daniel Santos
[Radar Retangular] Autor: Daniel Santos
[Hud fix] Autor: Daniel Santos; Adição da sigla do Real Brasileiro (R$): Pedro_PAP
[MenuTweaker] Autor: Daniel Santos

– Pasta DATA:

[Real Linear Graphics] Autor: Junior_Djjr
[Memory Card Icons] Autor: Pedro_PAP
[Favela] Autor: Mateus_WJD
[Cervejeira e Mesas quebraveis bar do seu zé] Autor: Pedro_PAP
[IPLs e IDEs modificados] Autores: Mateus WJD e Pedro_PAP
[Lombadas por toda SanAndreas] Autor: Theus BMT

– Scripts no MAIN.SCM e SCRIPTS.IMG:

[MOD MENU interativo (cima + R1)] Autor: Pedro_PAP
[Velocimetro analogico] Autores Skin: fungt & olegator Autor Script: Pedro_PAP
[Mod tocar violao] Autor modelo e anim: Junior_Djjr Script: Pedro_PAP
[FPS Counter] Autor: Daniel Santos
[Stream Use Counter] Autor: Daniel Santos
[Capacete] Autor script: Pedro_PAP
[First Person Alpha] Autor: Pedro_PAP
[Rebaixar Carros] Autor: Pedro_PAP
[Celular Alpha] Autor: Pedro_PAP
[Carro e mecanico arrumando] Autor: Pedro_PAP
[Pedestres loja Nena] Autor: Pedro_PAP
[Pedestres na Favela] Autor: Pedro_PAP
[Festa no bar do seu ze] Autor: Pedro_PAP
[Lighthouse & Pyramid Fix] Autor: Junior_Djjr
[Script Som Automotivo] Autor: Pedro_PAP
[Desativar mensagem de ajuda no hospital e quando preso] Autor: Pedro_PAP

– Pasta MODELS:

[PS5 Buttons] Convertido do GTA SA:DE por PEDRO_PAP
[HUD TXD Mesclado] Autores: Rockstar Games(Bully)
[Imagens do menu] Autor: Generations Modding
[Icones Radios BR] Autor: Mateus WJD

– Textos:

[Tradução Português v1.3]
Tradução base: Afrânio Bezerra de Souza (Gamevicio), MJay/MJarcos (Tribo Gamer)
Revisores: MJay/MJarcos, Junior_Djjr (MixMods), Carinha do GTA
Conversão PS2: Eleiam
[Novos nomes de cidade] Autor: Mateus WJD

– Audios:

[Rádios BR] Autor: Mateus WJD
[Sons das armas] Autor: Mateus WJD
[Novos sons de carros e Motos] Autor: Mateus WJD
[Sons Menu] Autor: Mateus WJD
[Loading Music] Cheia de Manias – Raça Negra (LoFI version) Idealizador: Pedro_PAP, conversão audio: Mateus WJD


– Interiores:

[Aeroporto TAM] Autor: Pedro_PAP
[PS2 FAT na casa do CJ] Autor: mbosca
[TV Animada (Chaves)] ‎Autor da TV: Angeloski85; Edição de texturas para o Chaves: Junior_Djjr

– Player:

[Chapeu de Palha] Autor: Pedro_PAP
[Macacão Vermelho] Autor: Sharath Chandra
[Mochila Golpes GTA5] Autor: sai ram
[Roupas] Autor: Mateus WJD

– Animações:

[Awesome PED IFP V3] Autor: Gedimas

– Mapa:

[RDR2 Radar Map Style] Autores: Radar: Junior_Djjr; ‎Radar base: yojo2
[Placa Alto do Moura] Autor: Mateus WJD
[Bairro] Autores: TC Gta Brasil
[Bar do seu zé] Autor: TG GAMES; Correções em textura e colisão: Pedro_PAP
[Novas Casas Brasileiras] Autores: Mateus WJD e Pedro_PAP
[Casa Simpsons] Autor: Pedro_PAP
[Vila Chaves] Autor: Pedro_PAP
[Animated Movie Theater] Autores: Junior_Djjr, Jéssica Natália
[Cristo Redentor] Autor modelo: EÐERSØN; Porte para o GTA: Mateus WJD
[Deserto Verde] Autor: Emanuel23
[Eletronica NENA] Autor: Mateus WJD
[Mecanica Bortolini] Autor: Pedro_PAP
[Nova Igreja] Autor: Pedro_PAP
[Lombadas] Autor: Theus BMT
[Posto de Saude]: Autor: Pedro_PAP
[Loja de som automotivo + caixas] Autor: Pedro_PAP
[Favela] Autor: Mateus WJD


– Armas:
[IMBEL IA2] Autor: Junior_Djjr; Conversão: ThePedro004; Ícone: Deadstroke
[FN_FAL] Autor: Junior_Djjr; Icone: Victor Troquetti
[MAC-10] ‎Autor: Junior_Djjr; Ícone: nadalao
[Espingarda_boito] Autor: Junior_Djjr
[Faca The Last Of Us] Autor: Naughty Dog; Conversão: Pedro_PAP
[Jetpack SKOL] Autor: Junior_Djjr – TC GTA BRASIL
[Marreta Chapolin Colorado] Autor: Yhdf
[.38] Autor: LostMC
[Taurus PT-58] Autor: Junior_Djjr; Ícones: nadalao
[Taurus_M972] Autor: Junior_Djjr; Ícones: nadalao

– Pickups:

[Pendrive Save Game] Autor: Mateus WJD

– Texturas:

[Texturas Fachadas Brasileiras] (TC GTA BRASIL 0.2.5) Autores: RetrKill0, ThePedro004, Legacy, Johnd120, Pequeno, Eggsy_NDQ, JOKDOG, Jacobi, Mazen, Junior_Djjr.
[Ruas Brasileiras (MixMods) v2.0] Autores: ‎Autor: Junior_Djjr; Textura de asfalto base: Meck


– AUTORES PACK VEICULOS TC GTA BRASIL:
Conversão e Correções – RetrKill0 (FJB), RicardoMDS, Junior_Djjr, Vermilion093 3D, NK Gameplays, Th14g0MR (th14g0).
Originais – Ivys Sousa, Farias (FRS), Raphael Papini, RetrKill0, RicardoMDS, Junior_Djjr.
Rodas e PaintJobs: RetrKill0, Mazen, RicardoMDS, Vermilion093 3D.
Terceiros e referências – Rockstar Games, Junior_Djjr, Killer_XD, MatheusDoTrabalho, american.gxt, Estabilha, jumpsuit, Atom889, Hunter of Games, LFG, Fenix3D Mods, Patrick, 1Hellen, Nabx3n, modmarking alliance, Luxurious, Krystofer, Sallie, ?Stella?, MCHammer, kakutouka, autobahn, paradise, Qwerty Van Hallen, vovchikon, nolio, , SilPen, HellHate, Rodrigo Assunção, Alex Penza, Bigtwingo, FunGt, Wilker Santos, JuRuGamer, MVMOTORS, ShinyG, Coroian, HUM3D, Edu3D, Pedro Rocha, davidfel, Confrade, BMT (Brazilian Motors Team), Todd587, Spit81, pescador’s ltda, InquisidorMODS, Everton Fernandes TM, A.KuS, Geyson, Etc_Gabriel, Sin5k4, CSR2garage, Athalone’s, Ksalom, L.D.G, Northstar Mods, GCT, Re-Volt Race, Sh!t H3@D, Tasso3D, Burnett, Andre, PinIuli, Saturno, Emmanuelocanto14, Comandante Lopes, Nyolc8, HeD, Ramiro, J3D, Turn10, Site do GTA, Estemen456, Default Station, alliance, Raimar Lunardi, Athalone, Pack 3D models, confrade, TheMadeMan, SIlPEN, HellHatte, Vovchikon, Bigtwingo, Kurt370, casperxyt, ERENTIPO, Hol komes, Trok, LuanWrx0128, menino, Fuji3D, Renan3D, eduardo, Jean Odorico, Dj_Sergio, Operação Tática, Element, Suction Testicle Man, Kakutouka, Andre, Rene, gtapintarg, Athalone, Saga, Mark-05 Victor Nathan (SAM by MEP).

 


O mod está relativamente estável, mas ainda em fase beta e pode contar erros, e mesmo que a equipe tome cuidado com a otimização, é um mod que carrega muitos recursos do PS2, portanto pode causar um pouco de lag.

Você pode jogar no PS2, emulador no PC, e também no PS3 (PKG).

gta generations brasileiro mod capa dvd ps2 2

Este é um mod que chama muita atenção e havia sido postado somente no nosso fórum, o que fez com que vários youtubers se aproveitassem da falta de conhecimento para roubar o projeto pra eles.

Por favor respeitem o trabalho que a equipe teve nesse projeto, e se for compartilhar (gravar vídeos etc), use o link oficial da página deles. O mod sempre estará disponível gratuitamente na internet, mas aceitamos (e até gostamos) caso seja vendido em camelôs.

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[Fonte primária]