[SA PS2] Modern Widescreen Fix (corrigir tela larga no PS2)

Atualizado 06/11/21

  • Performance melhorada, foi melhor ajustado um dos multiplicadores de distância de render.
  • Adicionada opção a usar cheat no OPL, muito mais prático que injetar na ISO.
  • Corrigido texto de missão falha/concluída, e wasted/busted “tremendo”.

Mod para GTA San Andreas de PS2 que corrige o jogo esticado ao jogar com tela larga (widescreen).
Nem a Rockstar corrigiu isso ao portar o jogo ao PS4! E nas versões que corrigiu, há bugs como veículos de emergência não aparecendo, não há o bug neste. É muito semelhante à correção para PC.
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Este não é só o melhor widescreen fix para o GTA San Andreas de PS2, como é o atual melhor de qualquer jogo para PS2! Criado pelo Daniel Santos.
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  • FOV foi alterado para ser igual como ele é em 4:3
  • Céu agora buga menos com o FOV corrigido(experimental)
  • HUD e Radar praticamente totalmente corrigidos
  • Boa parte do menu de pausa do game também foi corrigido, sendo mais agradável aos olhos
  • Modo de 2 players corrigido, funcionando perfeitamente com proporção 16:9
  • Incluído no download uma versão (muito)reduzida do SilentPatch para o PS2
  • Outlines nas fontes de texto ao invés de sombras projetadas
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Instruções de instalação no Leiame.

No momento somente disponível para a versão NTSC v1.03.
  
‎Autor: Daniel Santos
Agradecimentos: ThirteenAG
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Veja também:

Real Linear Graphics v2.3.1 (cores realistas)

Atualizado v2.3.1 02/05/21
  • A versão “lite” havia um crash no centro de Los Santos relacionado com ID inválido no material de colisão causado pela configuração de 7 da noite da neblina de San Fierro tendo um número acima de 127. É, não faz nenhum sentido, mas corrigiu.
Atualizado v2.3 09/04/21
  • Por algum motivo os objetos de interior estavam claros demais, diferente da print que mostrei. Agora estão corretos, e sombras um pouco mais evidentes.
  • Corrigido o interior da mansão do Madd Dogg claro demais, inclusive impossibilitando o uso de furtividade.
  • O brilho geral de todos os climas foi levemente abaixado.
Atualizado v2.2 08/04/21
  • As configurações para interiores foram recriadas, agora os interiores do jogo são mais claros e corrigido objetos/props brilhantes demais. A iluminação está muito mais agradável!
Atualizado v2.1 22/02/21
  • Adicionado alternativa sem o 24h TimeCycle, no formato original do jogo, sendo assim menos precisão de cor a cada hora, mas você pode instalar no ModLoader e qualquer plataforma: PS2, Xbox, Mobile…
  • Adicionado filtro de cor cinza escuro, assim, é possível usar os filtros de cor do SkyGfx sem causar tela preta, mas não é útil pois basicamente não dá efeito (somente pois muita gente não lê o Leiame e pensa que deu erro). Ainda é recomendado usar a opção para filtro de cor.

RLG é um mod gráfico leve, com cores realistas e precisas para GTA SA de PC, mobile e consoles.

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Isto é:
O branco realmente é branco;
O preto realmente é preto;
O vermelho realmente é vermelho;
Você consegue diferenciar todos os tons de cinza de modo linear.

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Você pode comprovar vendo os valores RGB da imagem acima.

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Sempre que um mod gráfico faz algum ajuste de contraste, saturação, filtro de cor etc, algum detalhe fino é perdido, o que não é o caso deste.

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Assim, durante o dia, as cores do jogo serão realmente as cores das texturas (com a inclusão do vertex color).
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E o que dizer além das cores?
Cor de céu realista, nuvens realmente brancas, noites mais escuras, menos distância de visão embaixo da água etc.
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Todos os climas do jogo configurados num timecycle de 24 horas (opção).
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É também um ótimo mod para quem cria mods, pois o gráfico é balanceado, o que tende a ficar bom em qualquer outro mod gráfico, e você consegue ver melhor os detalhes finos das texturas.
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A partir da v2.2, corrige a iluminação dos interiores do jogo! Interiores mais claros e corrigido props brilhando claros demais.
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E é claro, é um excelente timecycle para quem cria mods gráficos com RenderHook, ReShade, ENB Series etc, pois é uma ótima base neutra para cores e iluminação.
Utilizando RenderHook com FXAA deste, o gráfico se parece muito com o GTA V.
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Versão “snow” — altera a tempestade de areia para nevasca. Use junto com o SA Snow Conversion.
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O mod funciona somente com arquivo timecyc.dat / timecyc_24h.dat, que controla as cores do jogo.
Ou seja, não causa impacto absolutamente nenhum impacto no FPS, zero lag, o mod só basicamente muda o valor das cores do jogo.

Funciona no PC, SAMP, PS2, PS3, PS4, Xbox, Mobile (Android, iOS) etc.
  
Necessário 24h TimeCycle (mas há opção sem ele)
  

‎Autor: Junior_Djjr
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Recomendado usar junto com:
GraphicsTweaker (ajustar brilho, neblina etc)
Skyline Timecyc (cores corrigidas) — corrige o gráfico sem perder a atmosfera
  
Veja também:
Dynamic Shadow Color (sombras com cores realistas)
RenderHook
SkyGfx
MMGE
SA_DirectX

[Fonte primária]

Transparent Radar Map v1.1 (mapa transparente)

Atualizado 09/03/21
Adicionado opção para o mobile/Android. É útil principalmente para smartphones pequenos, pois o minimapa ocupa muita área de visão.
Atualizado 10/02/21
Adicionado opção para o PS2.
Adicionado opção para o SAxVCxLC Connected.

   
Atualizado 09/02/21
Corrigido a cor da água fora do mapa do radar (nova versão do Radar Map Color).

Mod que muda o desenho do mapa do radar para uma versão transparente.
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A água é completamente transparente, enquanto as ruas e rodovias são pretas opacas. O resto é semi-transparente. Resolução 256px (2X mais HD que o do jogo) e inclui algumas correções de desenho.
  
HQ Radar: yojo2 (desenho), ernestin1 (correções)
‎Versão transparente: Junior_Djjr, Jéssica Natália
Radar Map Color: Junior_Djjr
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Para PS2:
Adaptado pelo Daniel Santos.
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Para mobile/Android:
Muito útil, principalmente se você joga num celular de tela pequena.
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Veja também:
RDR2 Radar Map Style + Bônus — inclui transparente de mesmo estilo
[Fonte primária]

Acceleratorgen (gerador de MINFO.BIN e CINFO.BIN)

Acceleratorgen.asi é um mod que cria os arquivos de cachê MINFO.BIN (modelos) e CINFO.BIN (colisores) na pasta “models” do seu GTA SA caso não exista. Isto aumenta a velocidade de carregamento do jogo devido ao caching das informações. Uma função utilizada nas versões de PS2 e Xbox do jogo.
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Aviso anti-hype: No PC, a diferença é muito baixa, tanto que com Improved Fastloader facilmente você consegue iniciar o jogo em 2 segundos. A maior utilidade está na geração destes arquivos para serem utilizados no PS2 e Xbox, assim possibilitando mapas personalizados.
Aviso de crash: Sempre ao modificar algum arquivo de mapa (.dff, .col) você tem que deletar os arquivos de cachê, caso contrário o jogo causará crash. O acceleratorgen.asi recriará.
Aviso de ModLoader: O mod ainda não é compatível com ModLoader, no sentido de não funcionar caso você tenha ModLoader instalado. Somente instale num GTA SA sem ModLoader. Lembrando do “aviso anti-hype” acima.
edit: está causando overflow no PS2, espere pela nova versão caso queira usar no PS2.
  
‎Autor: The_GTA
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[SA PS2] SNPatch (correções para o PS2)

SNPatch se trata do atual mod mais importante da história do GTA SA de PS2, criado pelo Daniel69 (Daniel Santos) depois de muita pesquisa.
Em geral, o foco é possibilitar um melhor modding para a versão de PS2 do jogo, abrindo novas possibilidades.
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  • Remove a necessidade do GTA3_1.IMG, o que economiza quase 500 MB de espaço e remove a verificação de arquivos do GTA3.IMG.
  • Torna possível a adição de novos elementos dentro do GTA3.IMG, o que antes era impossível.
Perceba que, com isto, o mod “No More GTA3_1.img” não é mais necessário, esta é uma nova real solução.
E como dito, finalmente é possível adicionar novos .dff, .txd, .col etc sem substituir!
  
Este é um mod que ainda pode passar por muitas atualizações, portanto o download vai direto para o tópico oficial no Fórum MixMods com a versão mais recente e últimas informações.
  
‎Autor: Daniel69
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