[GTA Trilogy] Como instalar mods no The Definitive Edition?

Resumo: Coloque o arquivo “.pak” na pasta “GamefaceContentPaks~mods“.
Mods .asi requer Ultimate ASI Loader, e mods CLEO (.cs/.js) requer CLEO Redux.
gta-sa-definitive-edition-trilogy-tshirt-taketwo-camisa-mod-7219345
Como funciona:
Unreal Engine tem uma espécie de “mod loader” (carregador de mods) integrado, um pouco semelhante ao ModLoader criado para GTA III/VC/SA clássicos, mas menor e mais simples.
GTA Trilogy, entre muitos jogos criados na Unreal, carrega qualquer arquivo “.pak” na pasta “GamefaceContentPaks” ou subpastas.
Ou seja, você não precisa instalar nenhuma dependência, nem substituir nenhum arquivo do jogo original!
Por conveniência, é usado uma pasta com nome “mods” ou “~mods”. Normalmente tutoriais padronizam para “~mods” portanto escolhemos usar este padrão na MixMods.
O arquivo “.pak” é um pacote de arquivos internos do jogo, que substituirá eles internamente.
Ou seja, para desinstalar um mod, basta você apagar o arquivo “.pak“, ou renomear a extensão dele para qualquer outra.
Você pode trocar o nome do arquivo como quiser, mas isto não é recomendado por diversos motivos,(por exemplo, não substituirá o arquivo anterior quando sai nova versão). Você também tem a opção de criar subpastas dentro da pasta “~mods“, por exemplo, “~mods/Armas“.
Sistema de prioridade:
Assim como o ModLoader para os GTAs clássicos, no GTA Trilogy também tem um sistema de prioridade, no entanto, mais direto.
Exemplo: 500-Mod1.pak
O “500” no início do nome do arquivo, é a prioridade, ou seja, se ambos os mods substituem o mesmo arquivo do jogo, o mod que tem maior prioridade (por exemplo, “600“) será carregado.
Outro exemplo: 100-Mod2_P.pak
Neste caso, o “_P” no final do nome do arquivo indica que é um patch. É como uma segunda camada de prioridade, acima da outra. Neste caso, mesmo sendo “100“, ele ainda será carregado acima do exemplo anterior (que usa “500“).
Um caso de uso: Você baixou um mod que corrige um bug no carro Elegy, você instala o mod com baixa prioridade, assim, quando você baixar um carro novo, por exemplo um Nissan Skyline que substitui o Elegy, você instala com prioridade maior, para que seja carregado o Skyline, e não o Elegy corrigido, afinal, o seu carro novo tem mais “importância” (prioridade).
Por conveniência, aqui na MixMods a prioridade do arquivo já está pré-ajustada para vocês: qualquer mod de pouca importância é postado aqui com “100” de prioridade, sendo “500” o padrão, e acima de “500” os mods de maior importância. Só usaremos “_P” em casos extremos, por exemplo, para um mod corrigir o outro.
Importante: perceba que, neste sistema, se você mudar a prioridade do arquivo, o nome do arquivo será outro, e quando você baixar uma nova versão do mod, não substituirá o anterior. É altamente importante que você se certifique de desinstalar a versão antiga do mod antes de instalar a nova!
Diferenças para o ModLoader clássico:
Diferente do ModLoader para os GTAs clássicos, este somente carrega os mods em determinada prioridade, e só.
Não faz fusão de arquivos iguais, muito menos lê configurações em arquivo .txt, portanto, deve atrapalhar um pouco na instalação de novos mods que requer configurações (como carros e armas, que requer substituir o mesmo arquivo, o que causa conflitos).
Não recarrega mods durante o jogo, nem há um menu de mods dentro do jogo. É uma pena, principalmente para quem desenvolve mods, pois deste modo é necessário reiniciar o jogo toda vez que for testar.
Mas há um lado bom: Diferente do jogo clássico, no GTA Trilogy você consegue trocar literalmente 1 textura específica, em vez de todo um arquivo .txd com dezenas delas. Isto é excelente para mods de pequenas correções e ajustes sem causar conflitos entre mods.

Veja também:
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments