Para 2023

Como eu já disse nesta postagem, devido aos problemas que começaram em Setembro do ano passado, a MixMods caiu muito devido aos youtubers removerem os links que divulgavam o site (lembrando que divulgar links em comentário fixado em vez de descrição não causa problemas assim), assim a renda do site caiu em torno de 30% a 40%, portanto não vale mais a pena focar diariamente como um trabalho real.

Não só isto, mas viver trabalhando pra uma comunidade de mods não faz sentido pra mim, eu perco muito mais do que ganho. Eu havia feito um texto aqui desabafando como que estou há 4 anos sendo atacado por coisas que não fiz (dizendo que sou plagiador de mods, coloco vírus em meus mods etc), mas apaguei tudo pois não vale mais a pena tentar, e o texto tinha ficado “bad vibes” até demais.

Eu estou tentando me afastar cada vez mais do meu pessoal neste site, já faz 1 ano que eu removi o meu nome como escritor das postagens, mas não adianta e nem quero mais tentar mais mudar nada, já está decidido que não vou continuar trabalhando ativamente, diariamente, na MixMods.

No geral, o problema é a injustiça que a comunidade me recebe, me tratando pelo completo oposto do que sou e faço, no entanto, é uma minoria, felizmente a grande maioria elogia o meu trabalho na comunidade etc.

Eu crio mods para GTA San Andreas há 11 anos, sou quem mais criou mods pra GTA no mundo até hoje, e crio mods para jogos há 19 anos, portanto eu realmente gosto do que faço. Os meus mods são de código-fonte aberto [1][2], num momento na GTA Forums eu recebi 3 prêmios (modder mais útil; melhor mod técnico (VehFuncs) e melhor workshop, isto contra os modders de todos os GTAs), pouco depois eu postei lá o CLEO+ onde o post não foi aprovado e fui banido no dia seguinte por plágio, engraçado né? (Atualização: O autor do Community Map Fixes nos ataca há anos e antes eu já entrei em contato com ele dizendo que não permito mais usar meus mods nos mods dele, recentemente ele propositalmente roubou os arquivos do Proper Fixes para o mod dele sem nos dar créditos, e mesmo eu tendo dito que não dou permissão. Eu fui banido da GTA Forums por “roubo” e ele não, que engraçado, né? Não só isto, como ele diz que modder mulher devia criar Only Fans em vez de Patreon, e a comunidade da GTA Forums continua aplaudindo ele. Já é a segunda vez que ele rouba nossos mods e ele sempre fala absurdos preconceituosos, e nada acontece com ele, mas eu que nunca roubei mods fui banido por roubo. GTA Forums é simplesmente uma máfia de um grupo de amigos que se juntam para atacar os outros.) (Mais: outro usuário muito reconhecido da GTA Forums, começou a vazar conteúdos de servidor de MTA:SA de pessoas que conheço, ainda não lançado (sendo trabalhado há anos). É incrível como que a comunidade da GTA Forums consegue destruir o jogo mais do que a própria TakeTwo. Mais recentemente (2024) você pode ver mais um drama causado, boa parte, pelas mesmas pessoas da GTA Forums que atacam a MixMods, fazendo mais um modder sair da comunidade). Eu fui um dos modders mais importantes da comunidade para ensinar e ajudar as pessoas com tutoriais e suportes diretos, eu gastei muitos anos fazendo uma seleção manual dos melhores mods e corrigindo mods para as pessoas (nos mais importantes, indo até o modder entregar o mod corrigido explicando detalhadamente os problemas e soluções), eu fiz com que o Brasil se torne um dos destaques do modding de GTA San Andreas, através do Fórum BMS, Fórum MixMods, Discord etc. Onde surgiu incontáveis modders de excelência (muitos nem sequer sabem que ModLoader foi idealizado, criado e testado no nosso fórum). LINK/2012 foi trabalhar na Google, decidiu ir pra JusBrasil, onde Thelost também trabalha e agora Daniel Santos também começou a trabalhar. Há muitas pessoas que cresceram em volta da nossa comunidade que sinto orgulho.

O problema é que eu me sinto idiota, pois com certeza eu também poderia ir pro mesmo caminho (recebi mas neguei). Eu tenho experiência e conhecimento muito maior do que gasto meu tempo fazendo na comunidade de mods, e faço isto pra ser recebido com pessoas (em maioria GTA Forums) me atacando com mentiras, fazendo doxing e atacando minha família etc. Já tentaram fazer minha namorada de suicidar duas vezes, numa delas ela tentou.

É difícil as pessoas entenderem olhando de fora, mas eu sou constantemente atacado e injustiçado pelo público, mas sou sempre muito bem recebido ao trabalhar de maneira mais “profissional”, com trabalhos particulares, privados, trabalhando ou dando suporte para outras pessoas etc. Isto me faz perder completamente a vontade de continuar criando mods para a comunidade, pois não vale a pena continuar mais anos passando pelo o que eu passo, ainda mais que hoje não tem rentabilidade o suficiente. O bem estar de trabalhar de maneira particular é muito maior.

Quanto mais tempo passa, menos MixMods dá dinheiro, mesmo tendo muitas views (quase o mesmo de antes), mas quanto mais tempo passa mais é comum pessoas usarem adblock etc. Hoje MixMods rende menos da metade do que rendia há pouco tempo atrás. O projeto Urbanize já me paga mais que toda MixMods, mesmo sendo o maior site de GTA da América Latina, não dá lucro o suficiente, é um site de um nicho que não dá dinheiro, e eu já sou velho demais, eu preciso trabalhar, ter dinheiro, algo que muitos jovens não entendem e reclamam dessa “decisão”, que não é decisão, só consequência.

Eu estou perdendo dinheiro, pois eu tenho conhecimento e experiência para trabalhar em coisas mais rentáveis. Mesmo recentemente eu neguei uma altíssima proposta de trabalho pro exterior, anos atrás eu neguei trabalhar pra um parceiro da Microsoft, onde o Farias trabalhava e hoje ele é MVP da Microsoft. Ou seja, enquanto todas as pessoas em minha volta estão indo pra frente, eu tenho que me defender de coisas completamente idiotas como roubar mods (sério?? E ao mesmo tempo eu tenho que lidar com dezenas senão centenas de mods meus sendo roubados pela comunidade mobile). Eu sinto como se eu estivesse vivendo num nível muito abaixo do que eu realmente sou.

Eu gosto de criar mods, mas eu não gosto de lidar com comunidades tóxicas. O caso recente do jogo 171 eu só coloquei uma nota no final de um post antigo onde eu respondia defesas antigas dos fãs dizendo que os devs estão criando o jogo do zero (com tom de “Viu? Eu estava certo, acabou o assunto.”) pois eu não queria que isto ganhasse atenção, mas as pessoas aproveitaram isto para inventar coisas que eu não falei e me senti obrigado a colocar holofotes para me defender do que eu realmente falei, o que não adiantou, pois somente umas 20 mil pessoas leram o meu post, contra vários youtubers de milhões de inscritos distorcendo e mentindo colocando palavras na minha boca como que sou contra o uso de assets etc. Eu não fazia ideia da proporção que eu causaria. Daí as outras duas comunidades que me odeiam (GTA Forums com seus xenofóbicos e GTA mobile com seus ladrões) influenciaram eles e agora até os fãs do 171 começaram a espalhar mentiras de que eu sou plagiador e coloco vírus em mods. É inacreditável, parece política, a verdade nunca importa, o que importa é mentir para atacar o outro. Ser honesto é pedir para levar pedrada.

E eu não estou falando tudo isso para tentar mudar algo, pelo contrário, eu já decidi que não vale mais a pena continuar ativamente na comunidade, somente irei ocasionalmente postar e atualizar uns mods meus e da comunidade (eu tenho 500 itens na minha lista de tarefas), mas não pretendo mais fazer postagens diárias na MixMods, vou partir para trabalhos onde posso dar o meu melhor de mim (ontem mesmo fiz um sistema pra SAMP), e somente criar alguns mods de vez em quando, e claro, continuar no Urbanize, que me traz uma renda extra através do Catarse e Patreon.

Uma coisa que eu realmente me sinto bem é desenvolvendo jogos, principalmente porque é incomparavelmente mais fácil do que criar mods (eu sinto um alívio gigantesco, vocês não têm noção da diferença monstruosa que é trabalhar na Unity com ferramentas excelentes, em comparação com ferramentas precárias pra uma engine fechada de 2004). Nos últimos dias eu foquei diariamente em trabalhar pro nosso jogo IMPUNES, onde eu planejo uma versão pré-alpha em 2024. Também será um excelente portfólio para no futuro eu trabalhar numa empresa assim (mesmo o Warpunk já serviu de portfólio pra eu ser chamado, sendo que hoje eu consigo muito mais do que aquilo).

Eu também gostava muito de criar músicas eletrônicas, mas parei quase totalmente a partir de 2018 e totalmente a partir de 2020. Eu nunca recebi 1 centavo por isto, nem vou receber, pois eu vejo somente hobby (não gosto de criar música pensando no mainstream, só quero me divertir), mas eu gostaria de ter um tempinho para organizar tudo e repostar todas no meu canal de música no Youtube, por motivos históricos (eu até me assustei quando eu vi que eu já criei mais de 100 músicas). Eu gostaria inclusive de criar um vídeo clipe com CGI na Unity.

Eu ainda gosto de criar mods (muito mais do que postar eles), portanto eu ainda farei alguns, mas principalmente postar e atualizar outros mods da comunidade. No entanto, você sempre terá vários mods da nossa comunidade no Fórum MixMods e Discord, não são revisados e corrigidos por mim, claro, mas são de qualidade muito acima do que você encontra nos outros lugares.


No momento este site está parado (motivos aqui) portanto não estamos mais moderando e aceitando comentários.

Prefira usar o nosso Discord, fórum, Facebook ou Youtube.

113 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments