Leaker do GTA VI foi preso, como diabos?

O suposto hacker que vazou imagens e outras informações do GTA VI foi preso pela polícia de Londres em Oxfordshire, e ele tem somente 17 anos! Ou seja, os rumores de que ele tinha 16 anos eram reais, aparentemente ele fez 17 recentemente. Ele já pode ser preso pelas leis do local.

gta vi 6 leaker hacker arrested busted

E o que o hacker disse antes, aparentemente é real: foi também ele quem hackeou o Uber.

Desde quando ele vazou os vídeos e parcialmente o código-fonte e documentações de desenvolvimento do GTA VI, houve muitas notícias sensacionalistas, mas hoje de fato aparenta ser real, primeiro foi postado no Twitter pela própria polícia de Londres e então confirmado pelo jornalista Matthew Keys.

Mas algo que eu gostaria de falar aqui, é uma indignação minha com o ocorrido.

Primeiro que eu lembro que brincamos falando que ele parece um louco maníaco, pois ele vazou tudo isso e pouco tempo depois ele simplesmente foi dormir, como se fosse um dia normal. Ele falava de um jeito estranho, como se não ligasse pra nada.

Eu constantemente disse no Discord que é difícil ele ser pego, porque ele obviamente usa incontáveis camadas de segurança, e Tor.

gta vi leaker hacker browser tor discord.jpg

Mas numa screenshot dele, veja só:

gta vi leaker hacker browser tor

Ele não usa Tor!

Outra coisa que eu achei estranho é que ele parece muito experiente, mas quando foi provar o código-fonte do GTA VI, ele disse não entender termos técnicos de programação. Não sei se o código-fonte do jogo está em backup em algum amigo ou simplesmente se perdeu.

Ele vazou informações de empresas multi-bilionárias que irá afetar negativamente a venda do sucessor da mídia mais lucrativa da história e jogo mais aguardado do mundo neste momento: GTA VI. E ele nem sequer usou Tor para esconder o rastreamento.

A TakeTwo é uma empresa muito poderosa, enviaram detetives particulares até a casa do modder NTAuthority para mandar ele parar o FiveM e ainda mandaram ele não falar que isto aconteceu. Vários modders ainda estão sendo processados por eles, que podem perder 150 mil dólares por cada jogo (uma quantia completamente irreal e absurda), devido ao projeto de engenharia reversa dos GTAs clássicos.

Ele não tem noção do perigo. Agora, o que me impressiona, é como que demoraram tanto tempo pra pegar ele.

Ainda darão mais informações detalhadas do ocorrido. Continuaremos na pipoca.

Qual o tamanho do mapa vazado do GTA VI?

Eu (Junior_Djjr) fiz uma imagem com os pontos das posições onde foram gravados os vídeos vazados do GTA VI, para ter uma noção de escala e localização.

Colocando por cima do mapa do GTA V, GTA San Andreas e GTA Vice City, você tem esta comparação:

gta vi leak map size comparison gta v sa vice city

(English)

Comparação com somente o GTA Vice City:

gta vi leak map size comparison gta vice city

(English)

Todos os vídeos foram gravados dentro da cidade, portanto se trata somente das coordenadas da cidade.

Cada ponto de coordenada de cada vídeo, foi colocado num plano cartesiano, assim nós temos a noção de onde cada vídeo foi gravado (em que parte do mapa é o vídeo), e assim podemos facilmente mapear cada vídeo em cada posição do mapa.

Todos os GTAs (e praticamente todos os jogos) usam metros como unidade de medida, portanto cada unidade equivale à 1 metro.

Eu peguei a escala precisa do mapa do GTA V a partir desta postagem.

[GTA VI] Informações reais, finalmente!

Recentemente houvemos algumas das primeiras confirmações reais de como será o GTA VI.

Há algumas semanas, se espalhou notícias de uma vaga de emprego no site da Rockstar Games, como VFX Artist (artista de efeitos visuais), e na vaga, citava sobre efeitos de armas, carros, e até mesmo objetos se sujando ao cair na lama. Há até mesmo a ideia de prédios caindo e gotas de chuva pingando dos telhados. Ao meu ver, obviamente se trata do GTA VI, isto é claramente um novo jogo, e não uma atualização pro GTA V, muito menos Bully 2.
Mas o que poucas pessoas citaram, é que esta vaga existe já faz pelo menos 1 ano! Ou seja, não é novidade, mas estranhamente isso só viralizou recentemente.

Por estar no site oficial da Rockstar Games, e citar claramente sobre destruição de armas, carros e prédios, na minha opinião está óbvio que se trata de uma informação real do GTA VI, a não ser que a Rockstar Games esteja criando um novo jogo que tenha armas, carros e destruição que não seja GTA (o que não faz sentido).

E há algumas horas atrás, saiu uma informação aparentemente bem confiável, da Rockstar Mag, sobre o GTA VI estar em um desenvolvimento “bagunçado” e complicado, além de uma remasterização para o Red Dead Redemption 1 chegando para os consoles atuais, e PC.

Ainda não é uma confirmação oficial, ainda é considerado um rumor, mas é relativamente confiável.
Chris, da Rockstar Mag, que tem sido uma fonte confiável de vazamentos sobre a série GTA, compartilhou alguns detalhes sobre Grand Theft Auto 6 e Red Dead Redemption Remastered.

De acordo com Chris, Grand Theft Auto 6 está atualmente em um inferno de desenvolvimento. A Rockstar reiniciou seu desenvolvimento logo depois que Dan Houser deixou a empresa. Além disso, a Take-Two planejava originalmente anunciar o jogo em 2020.

Como Chris observou, a Rockstar mudou a história e outros elementos do jogo muitas vezes desde 2019. Ao que parece, GTA 6 é o projeto mais caótico que a Rockstar já desenvolveu (e ainda pior do que o jogo Red Dead Redemption original).

Embora Chris não tenha fornecido nenhum detalhe adicional, ele afirmou que o jogo acontecerá em 2 períodos de tempo.

Por último, Chris afirmou que a Rockstar está trabalhando em Red Dead Redemption Remastered para consoles de geração atual e PC. Esta remasterização será semelhante a GTA Trilogy: The Definitive Edition. Em outras palavras, não será uma mera remasterização de “aumento de resolução” e contará com novos recursos gráficos. No entanto, Chris afirmou que este remaster não sairá tão cedo.

Abaixo você pode encontrar o vídeo em que Chris revelou todos os detalhes acima mencionados (veja em 14:23). Observe que o vídeo está em francês.

Por último, e como acontece com todos os boatos (não importa o quão confiável seja uma fonte), sugerimos considerar tudo o que você lê com um grão de sal.
A fonte vem dos vídeos da Rockstar Mag, francesa:
 

Pesquisando pelo texto, parece ser um copy-paste de cada site de notícia, pois na verdade todos apontam para a fonte com um texto diferente num tópico na NeoGaf:
Chris da R * Mag (que é muito bem informado e provou ser confiável) ouviu neste verão que se GTA VI ainda está muito longe é porque está uma bagunça.

Sim, o GTA VI foi reiniciado após a saída de Dan Houser.
Chris lembra ainda que a história do GTA VI já havia mudado antes da saída de Dan Houser.
Isso se deve principalmente ao que aconteceu nos últimos anos (Dan Houser deixando R * é uma consequência direta).

R * NÃO PODE fornecer qualquer informação sobre GTA VI (o anúncio original estava previsto para 2020) porque eles mudaram a história e outros elementos do jogo muitas vezes desde 2019, então não conte com algo relacionado ao GTA VI em breve.
Este é o projeto mais caótico que R * conseguiu até agora. Mais que RDR 1 e GTA IV. Ele não queria se alongar, mas isso não é um bom sinal.

Chris também confirma que o jogo acontecerá em 2 períodos. Ele viu o mapa e outros elementos, mas tudo está mudando tão rápido que é inútil compartilhar nada (mas alguns vazamentos se alinham com o que ele conhece).
R * está almejando algo mais mainstream para GTA VI. (Observe que estou usando mainstream, mas é um pouco “forte” para o significado original em francês. A tradução literal é “público geral”)

Red Dead Redemption Remastered está acontecendo para Xbox Series / PS5 / PC, mas não está previsto para ser lançado em breve. Espere algo como GTA Trilogy Remastered (não um remake completo, mas mais do que um simples upscale de resolução).
Não há remasterização para o GTA IV, e a geração atual do GTA V pode ser adiada novamente (talvez abril / maio).
Um detalhe que eu percebi é que na fonte está falando que o GTA VI mudou mesmo antes da saída do Dan Houser, enquanto os sites estão notificando como depois.


Atualização: O dono do canal agora falou que isso foi somente especulações, no entanto, é estranho o quão específica são as informações (por exemplo, que o jogo vem mudando mesmo antes da saída do Dan Houser), e dizem que ele até falou que viu o mapa do jogo. É possível que seja uma tentativa de controle após o vazamento das informações, fingir que não sabe de nada ou algo assim. Não sabemos, e é difícil analisar como o vídeo foi falado visto que são vídeos longos e nem há legendas em inglês.


O mais interessante é que tudo isso foi o que eu já esperava que estivesse acontecendo, e eu já falei sobre isso antes:
Eu sempre falei que eu acho que GTA VI será em Vice City em duas épocas, anos 80 e tempos atuais, podendo viajar entre as épocas quando quiser, como se fosse uma troca de personagens, e hoje se confirmou que de fato serão duas épocas. Vou ficar assustado se eu realmente estiver certo!

Outra coisa que eu dizia é que eu achava que GTA VI seria anunciado em 2020 e lançado em 2021, e hoje vemos que de fato o anúncio era planejado para 2020. Em 2019 eu postei um rumor semelhante.

E como eu também postei antes, parece haver um caos dentro da Rockstar Games hoje, segundo essas novas informações, o jogo teve que ser reformado diversas vezes, e já vimos que todas as principais mentes por trás da Rockstar Games foram embora, hoje, temos somente o Sam Houser, portanto, eu não estou muito confiante sobre o GTA VI, em principal, devido à saída do Dan Houser e Lazlow, duas das principais mentes criativas do GTA (Sam Houser trabalha na parte executiva).

Eu já espero pessoas falando que não estão positivas sobre o GTA VI pois não gostou do GTA Trilogy ou algo assim, mas lembrem-se que o GTA Trilogy não foi criado pela Rockstar Games, mas sim pela Grove Street Games, antiga War Drum Studios (a mesma quem remasterizou o jogo em 2014 para mobile, PS3, Xbox 360 e Microsoft Store), que tem atualmente 23 funcionários no Linkedin (recentemente abaixou pra 21, estranho), enquanto GTA V foi criado por 2 mil pessoas, o GTA Trilogy foi criado por provavelmente entre 15 e 20 pessoas (desconsiderando executivos, marketing etc). É uma realidade diferente! Mas também não podemos desconsiderar que quem fez o orçamento e prazo foi a própria Rockstar Games e/ou TakeTwo.

GTA Trilogy: Rockstar PROIBIU a palavra “MOD”

É isso mesmo o que vocês estão vendo. Estão bloqueando a “m” word.
gta-trilogy-rockstar-mod-word-blacklisted-5881612
Se você comentar a palavra “mod” no vídeo teaser do remaster da trilogia GTA, o seu comentário fica ocultado para outras contas: Link para meu comentário bloqueado.

Também inclui variações, como “m0d”, e outras palavras, como “blocking”.

Depois de derrubar mais de 10 mods, e processar os criadores do projeto “re”, estão bloqueando até a palavra “mod”.
E ainda há pessoas com esperança de que o GTA Definitive Edition seja lançado com suporte à mods??


Eu consegui comentar com esta variação deste site, mas logo antes de publicar esta postagem, eu voltei para ver o meu comentário, e ele tinha sumido.
gta-trilogy-rockstar-mod-word-blacklisted-1645145
Provavelmente há pessoas moderando os comentários frequentemente para evitar algum raid de pessoas burlando o bloqueio. Em seguida eu comentei algo normal e funcionou (ou seja, eu não estou banido ou algo assim).

Atualização:
Eu consegui comentar “MOD” em código morse:
— — -..
Link do comentário. Vocês podem ir lá comentar, eu acho que quando mais gente comentar, eles irão bloquear também.