GTA Trilogy foi lançado. Aqui estão os fatos

GTA Trilogy foi lançado hoje, e toda a comunidade parecia um apocalipse de coisas boas e péssimas acontecendo tudo ao mesmo tempo.
gta-san-andreas-the-definitive-edition-map-300x169-6809105
Código fonte
Logo de cara eu fiquei muito feliz com um vazamento: Dentro dos arquivos do jogo, há o código fonte do main.scm e todos os scripts do script.img! Isto quer dizer que agora temos o código fonte de todas as missões do jogo, inclusive lojas e algumas inteligências artificiais (como vendedores de drogas). Ou seja, hoje temos parte do código fonte do GTA III, GTA VC e GTA SA!
São os códigos originais do jogo, diretamente dos desenvolvedores, com comentários, explicações, e fácil recompilação, escritos na linguagem de programação gta3script, ou seja, com alguns ajustes é possível usarmos o nosso compilador de gta3script para recompilar o código das missões do jogo! E isso é útil tanto para as versões clássicas, quanto para o GTA Trilogy. O LINK/2012, que passou tanto tempo estudando isso para criar o gta3script, ficou extremamente feliz.
Mods como Storyline Enhancement serão absurdamente mais fáceis de serem criados agora! E eu me animei para voltar a trabalhar no Coop Storyline.
Isso também serve de estudos, e snippets, pois atualmente nós usamos gta3script para criar mods CLEO, e principalmente, para curiosidades, há muita informação curiosa nas anotações e comentários lá dentro, e Vadim M com certeza fará um vídeo logo em breve! Há até mesmo o código original do Hot Coffee lá.
Outra coisa muito engraçada é que a versão mobile do GTA III já havia esses vazamentos (tanto que foi assim que o LINK/2012 conseguiu criar o compilador de gta3script dele), e na GTA Vice City, havia o compilador oficial de gta3script usado para compilar as missões do jogo. São vazamentos muito absurdos, mas aparentemente a Rockstar Games não ficou sabendo, ou simplesmente não se importa, pois os mesmos vazamentos continuam lá até hoje! Mesmo o arquivo .exe do compilador, ainda está dentro dos arquivos do GTA VC DE. Parece até proposital.
Como o jogo funciona?
Aparentemente o jogo foi criado na Unreal Engine 4.26.
Ainda não estudamos tão a fundo, mas algo muito notável é que dentro do .exe do jogo há o .exe do jogo original praticamente inteiro, inclusive com alguns códigos da engine original (RenderWare).

sa-the-definitive-edition-re-ida-pro-code-interface-renderware

 

O código do jogo é muito confuso e não temos certeza do que é usado e o que não é. Há muitos leftovers (até mesmo nas texturas).
Mas não, o jogo não está sendo “emulado” em tempo real, mas sim, é só um port do código original, praticamente um copy-paste com poucas mudanças. Pelo menos o mapa do jogo de fato roda inteiramente no sistema da Unreal.
De início nós pensávamos que o jogo faz uma conversão dos arquivos originais dos clássicos, durante a execução, pois há os arquivos originais lá (há uma pasta interna chamada “OriginalData” com vários arquivos originais do jogo, intactos, até o mesmo hash). Mas aparentemente o jogo não faz isso, ou quase nunca faz isso. Tentamos trocar o “ped.ifp” daquela pasta, mas sem efeito, o que indica que é só um leftover. edit: depois encontramos um ped.ifp em outro lugar, trocamos, e de fato funcionou! Ou seja, o jogo lê vários dos mesmos arquivos do jogo clássico, idênticos, excelente para modding!
Mas algo que nos deixa muito triste é que o executável não são como na versão mobile, que contém todos os nomes internos das funções. Isto é um problema muito grave que atrasará muitos anos de evolução no modding. Nós lidamos com isso durante 1 década, mas não sabemos se será igual, ainda mais com a comunidade de modding se afastando com raiva da TakeTwo processando modders e derrubando mods.
São 167 mil funções sem nome que precisamos ler e tentar entender o que cada uma faz no jogo, em comparação ao momento, é totalmente diferente dos jogos clássicos, que já temos tudo nomeado, documentado e fácil de entender.
Em geral, o lançamento desse jogo ajudou muito a versão clássica deles, pois, nós já tínhamos praticamente o código fonte da trilogia clássica (não exatamente, mas os 20 anos de evolução, e os vazamentos das versões mobile, ajudaram muito na documentação desses jogos e conseguir ler e entender o sistema dele), só não tínhamos o código fonte das missões e lojas do jogo, e agora temos!
É fácil de criar mods para ele?
Não. Até o momento eu não vi ninguém conseguindo sequer trocar uma textura desse jogo. Mas extrair os modelos e texturas está bem fácil (mas há alguns problemas em extrair alguns modelos, ainda estamos vendo sobre). Lembrando que GTA clássico requer criar a iluminação direto no modelo, enquanto o GTA Trilogy não, então converter partes do mapa, de maneira correta, não é nada simples.
Também tentamos rodar o Ultimate ASI Loader nele, não conseguimos. Nós conseguimos rodar no Days Gone, que também é Unreal Engine 4, provavelmente há algum tipo de bloqueio contra isso, não sabemos ainda.
É uma pena, estávamos positivos achando que daria para criar mods rapidamente, até testamos criando mods no Day Gone, mas algo faz os métodos não funcionarem nesse jogo.
O que dá para aproveitar do jogo?
Tirando os belos gráficos com novo mapa e iluminação, praticamente nada. É sério.
III e VC estão bons no geral, principalmente o III, o gráfico cartoon ficou harmônico, ainda mais que todas as ruas desses jogos foram arredondadas, ficando muito boas, mas o SA parece que não tiveram tempo de polir.
Umas pessoas podem falar “mas a vegetação é boa”, bullshit, a vegetação é do GTA V!
gta-sa-definitive-edition-gta-v-trees-comparison-300x173-9875284
Há MUITOS modelos e texturas do GTA V nesses jogos, quase todos os props HD são do GTA V, uns até quebram a lore do jogo (colocando imagens de pedestres do GTA IV/V em cartazes, quadros da barbearia etc).
gta-sa-definitive-edition-mod-comparison-219x300-2703891
Sim, isto quebra a lore sim! É outro universo, e tem até um outdoor com uma personagem do GTA Online com uma arma que não existe na época do GTA SA.
O jogo foi criado por cima da versão mobile, portanto há as mesmas texturas daquela versão, e é claro, também alguns dos mesmos bugs, como portas de carros com cor errada.
O mais engraçado ainda, é que eles remasterizaram os leftovers, e erros do jogo, em vez de corrigi-los. Por exemplo, até hoje a tatuagem do CJ diz “Orange Grove Street” e “San Fiero” (em vez de “San Fierro”).
gta-sa-definitive-edition-mod-comparison-clothes-300x216-5694967

Na esquerda, foi desenhado pelo Jão (mod Proper Player Retex), mas nem precisava de tudo isso, a Grove Street Games podia ter pelo menos pego essa imagem do jogo, há ela em HD em outros locais do jogo, ou no manual dele.

Os problemas
Ontem já vimos a quantidade de problemas que esses jogos têm, e não são poucos, são gravíssimos, como crashes e soft locks, e não são raros! Principalmente no GTA SA DE, bem menos no III e VC.
Eu postei várias imagens de problemas na página Família MixMods, e mais recentemente, curiosidades técnicas sobre como esses jogos funcionam.
Mas agora o número de problemas é ainda pior, pois ontem havia gameplays somente de vazamento, eram somente algumas pessoas jogando. Hoje, o mundo inteiro está jogando.
Pra vocês terem noção, há até erros de português na tradução do jogo (como “agente” em vez de “a gente”).
Chega a ser irônico que as pessoas falam mal de mods, que mods sempre causam crash no jogo (devem estar parados em 2010 baixando monte de mod aleatório de sites aleatórios e nunca lendo instruções), sendo que o que vemos hoje, são vários crashes (principalmente no SA:DE) e softlocks, impossibilitando missões de serem concluídas.
Sim, eu estou falando do jogo original, intacto, não estou falando de cracks e nem mods. Você vê vários youtubers e streamers passando por esses problemas.
Em vez do gameplay melhorar, ele continuou igual, mas pior, pois além dos novos bugs, a câmera tem movimentos mais limitados e com input lag.
Sem contar o grande desrespeito com a nostalgia e imersão, ao colocar sons e ícones do GTA San Andreas no GTA III e GTA Vice City.
Interface? Quase todas as imagens ainda são da versão mobile. Há poucas loadscreen e sem música de loading (outra coisa que quebra a nostalgia), e ainda esticaram algumas loadscreens para encaixar em widescreen.
Falando em widescreen, é irônico como o jogo foi criado para ser moderno, mas não têm suporte para ultra widescreen nas cutscenes. Widescreen Fix pro GTA clássico tem.
Você usa 2 monitores? O jogo não roda.
Mas isso não é o bastante. No momento em que digito isso, o Rockstar Games Launcher está em manutenção há muitas horas, e já saiu o crack para todos os jogos.
Ou seja, neste momento, você só consegue jogar o jogo com crack!!!
É um absurdo. Sem o RGL só é possível abrir o jogo caso você já tenha aberto antes, portanto muita gente neste momento está precisando baixar crack para poder jogar, mesmo que tenha comprado o jogo.
Eu nunca imaginei que eu veria um fiasco tão grande vindo da Rockstar Games.
E isso não era surpresa para os investidores, os investidores já esperavam por isso desde a reunião do dia 3 (o que é esperado que a TakeTwo tenha mostrado o jogo pra eles, e nem eles gostaram). Veja o gráfico das ações da TakeTwo:
Atualização: O jogo foi removido temporariamente devido as críticas!

Mas pelo menos há muito menos problemas no GTA III e GTA VC, aparentemente o GTA SA foi criado às pressas com falta de tempo. Em geral, principalmente o GTA III, parece muito bom e o estilo cartoon ficou mais harmônico nele, mas ainda há 2 softlocks no GTA VC e outros no GTA SA. Eu não sei do GTA III.

Como eu disse antes, esse jogo é só para quem quer gráficos, é como comprar um mod gráfico.
Se você quer gameplay melhor, jogue os clássicos com mods, você praticamente nunca terá problemas (caso baixar os mods aqui, principalmente seguindo este tutorial), você terá um gameplay melhor, caso baixar mods que melhoram o gameplay (aqui na MixMods há muitos deles, principalmente para GTA SA), e quando você concluir o jogo, você ainda tem mais de 3 mil mods aqui para se divertir, inclusive novas mecânicas de gameplay, como Tuning Mod, Myths Maker, 30 mil missões para DYOM etc. E até mesmo reformas e conversões totais que mudam completamente os jogos, para novas experiências.
Dá para esperar o jogo melhorar? Dá, mas pode demorar, vai precisar de muitos patches para ficar realmente bom, e o modding não vai evoluir tão rapidamente devido à engine e falta de ferramentas.
Eu acho que eu só consigo recomendar o GTA Trilogy se você é muitíssimo fã de GTA III e GTA VC e gosta de gráficos HD, e tem paciência para lidar com problemas.
GTA SA está péssimo e sem dúvidas esse jogo não chega nem perto de valer 320 reais.
O jogo clássico ainda vai viver por muito tempo. Eu estava afim de focar um pouco no modding dos novos, mas por enquanto, com todos esses problemas, eu não estou mais animado. Eu me animei mais para criar um “The Modded Edition”, sendo um pack de mods para os jogos originais, não para competir com o GTA Trilogy, mas sim para ser uma alternativa para PCs fracos (não será focado em gráficos) e pequenas melhorias de gameplay, ou seja, totalmente o contrário do GTA Trilogy.
TakeTwo voltou a derrubar mais mods!
Calma, a postagem ainda não terminou! Ainda pode piorar!
No mesmo dia que a internet estava odiando a TakeTwo, Rockstar Games e Grove Street Games, a TakeTwo foi lá derrubar uns mods do GTA IV, o que possivelmente indica que haverá um remaster do GTA IV em breve.
Ok, mas qual a novidade?
Eles deram DMCA num jogo salvo de 65%. Sim, é isso que você leu, era simplesmente um jogo salvo, não era um mod, e nem era um jogo salvo do jogo concluído, era simplesmente um jogo salvo de 65%, e a TakeTwo foi lá e derrubou com um DMCA. [Fonte]
11/11 parece até uma piada.

GTA Trilogy: Vídeos de gameplay (LEAK)

Atualização:
O jogo está um desastre. É só isso que eu tenho pra dizer.
Se você não sabe do que estou falando, veja a quantidade de problemas:
Não vou postar todas as imagens aqui, pois no Facebook fica melhor para atualizar, comentar e compartilhar.
Amanhã nós traremos muitos mods para o GTA Trilogy, não sabemos exatamente o quê, provavelmente correções de texturas, e vou tentar criar um MixSets se for possível. Mas não espere nada grandioso tão cedo, e eu particularmente não tenho muito ânimo para trabalhar neste jogo no momento, quem sabe no futuro.

gta-sa-funky-funkyblackcat-mixmods

Nós pretendemos criar um “The Modded Edition“, inicialmente para GTA San Andreas, sendo um modpack dos melhores mods para corrigir e melhorar o jogo, sem comprometer a lore (diferente do que o GTA Trilogy fez), assim facilitando quem quer jogar o jogo como ele realmente deveria ser. Mas não será focado em gráficos, pois não há mods gráficos tão estáveis quanto o GTA Trilogy, e queremos ser uma alternativa para quem não tem PC gamer para rodá-lo. Aguardem.

Vazou gameplays dos jogos.

Assim foi confirmado o que eu e muita gente já previa: não mostraram o gameplay pois o gameplay continua o mesmo!
Muita gente estava animada esperando os belos sistemas da Unreal, mas não, o gameplay é igual, com pouquíssimas mudanças, como a adição de roda de armas.
Nem a física mudou, a única coisas da Unreal Engine são os gráficos. Nem ragdoll tem, muito menos danos realistas nos carros.
Pra você ter noção, o Tommy ainda não sabe nadar, e há ícones e sons do GTA San Andreas na interface do GTA Vice City.
Agora eu posso dizer, com toda certeza: a única coisa boa desse jogo são os gráficos.
Se você procura gráficos modernos, defina se o jogo realmente vale 300 reais pra você e decida a compra.
Se você não se importa com gráficos ou não tem PC para rodar o jogo (que os requisitos são iguais ou maiores que Red Dead Redemption 2), você pode continuar nos jogos clássicos, pois com mods você terá um gameplay melhor e mais fiél, além da opção de baixar vários mods que adicionam novas mecânicas e adições ao mundo do jogo. Mods só não conseguem gráficos melhores (por causa da engine).
Atualização: Depois de poucas horas, já podemos concluir que esses jogos, principalmente o GTA San Andreas, têm uma imensa quantidade de bugs.
O jogo está com muitos problemas e más decisões, sinceramente, não chega nem perto de valer 300 reais.

[GTA Trilogy] Todos os GIF em 1080p COM ÁUDIO (vídeo fonte)

A Rockstar Games agora à pouco publicou 32 GIFs das versões “The Definitive Edition” do GTA III, GTA VC e GTA VC.
Muita gente anda compartilhando GIF e com dificuldades de ver o vídeo fonte, portanto eu (Junior_Djjr) compilei todos os vídeos fontes dos GIFs, MP4 em 1080p com áudio.
Atualização: Agora eu adicionei áudio! Ficou praticamente um trailer 2.
Vídeo antigo (repetindo 3X cada cena, sem áudio, melhor para análise):
Na minha opinião, o jogo parece bom, só odiei os personagens, entre outras decisões de mudança, como trocar os quadros na casa do CJ por outros nada a ver etc. Entre rigging péssimo (muitos bugs nos ombros etc) e muitos upscales ruins (RoSA será muito útil aqui).
Claramente é o jogo que requer muitos mods para ficar de fato “definitivo”.

[GTA VI] Informações reais, finalmente!

Recentemente houvemos algumas das primeiras confirmações reais de como será o GTA VI.
Há algumas semanas, se espalhou notícias de uma vaga de emprego no site da Rockstar Games, como VFX Artist (artista de efeitos visuais), e na vaga, citava sobre efeitos de armas, carros, e até mesmo objetos se sujando ao cair na lama. Há até mesmo a ideia de prédios caindo e gotas de chuva pingando dos telhados. Ao meu ver, obviamente se trata do GTA VI, isto é claramente um novo jogo, e não uma atualização pro GTA V, muito menos Bully 2.
Mas o que poucas pessoas citaram, é que esta vaga existe já faz pelo menos 1 ano! Ou seja, não é novidade, mas estranhamente isso só viralizou recentemente.
Por estar no site oficial da Rockstar Games, e citar claramente sobre destruição de armas, carros e prédios, na minha opinião está óbvio que se trata de uma informação real do GTA VI, a não ser que a Rockstar Games esteja criando um novo jogo que tenha armas, carros e destruição que não seja GTA (o que não faz sentido).
E há algumas horas atrás, saiu uma informação aparentemente bem confiável, da Rockstar Mag, sobre o GTA VI estar em um desenvolvimento “bagunçado” e complicado, além de uma remasterização para o Red Dead Redemption 1 chegando para os consoles atuais, e PC.
Ainda não é uma confirmação oficial, ainda é considerado um rumor, mas é relativamente confiável.
Chris, da Rockstar Mag, que tem sido uma fonte confiável de vazamentos sobre a série GTA, compartilhou alguns detalhes sobre Grand Theft Auto 6 e Red Dead Redemption Remastered.
De acordo com Chris, Grand Theft Auto 6 está atualmente em um inferno de desenvolvimento. A Rockstar reiniciou seu desenvolvimento logo depois que Dan Houser deixou a empresa. Além disso, a Take-Two planejava originalmente anunciar o jogo em 2020.
Como Chris observou, a Rockstar mudou a história e outros elementos do jogo muitas vezes desde 2019. Ao que parece, GTA 6 é o projeto mais caótico que a Rockstar já desenvolveu (e ainda pior do que o jogo Red Dead Redemption original).
Embora Chris não tenha fornecido nenhum detalhe adicional, ele afirmou que o jogo acontecerá em 2 períodos de tempo.
Por último, Chris afirmou que a Rockstar está trabalhando em Red Dead Redemption Remastered para consoles de geração atual e PC. Esta remasterização será semelhante a GTA Trilogy: The Definitive Edition. Em outras palavras, não será uma mera remasterização de “aumento de resolução” e contará com novos recursos gráficos. No entanto, Chris afirmou que este remaster não sairá tão cedo.
Abaixo você pode encontrar o vídeo em que Chris revelou todos os detalhes acima mencionados (veja em 14:23). Observe que o vídeo está em francês.
Por último, e como acontece com todos os boatos (não importa o quão confiável seja uma fonte), sugerimos considerar tudo o que você lê com um grão de sal.
A fonte vem dos vídeos da Rockstar Mag, francesa:
 
Pesquisando pelo texto, parece ser um copy-paste de cada site de notícia, pois na verdade todos apontam para a fonte com um texto diferente num tópico na NeoGaf:
Chris da R * Mag (que é muito bem informado e provou ser confiável) ouviu neste verão que se GTA VI ainda está muito longe é porque está uma bagunça.
Sim, o GTA VI foi reiniciado após a saída de Dan Houser.
Chris lembra ainda que a história do GTA VI já havia mudado antes da saída de Dan Houser.
Isso se deve principalmente ao que aconteceu nos últimos anos (Dan Houser deixando R * é uma consequência direta).
R * NÃO PODE fornecer qualquer informação sobre GTA VI (o anúncio original estava previsto para 2020) porque eles mudaram a história e outros elementos do jogo muitas vezes desde 2019, então não conte com algo relacionado ao GTA VI em breve.
Este é o projeto mais caótico que R * conseguiu até agora. Mais que RDR 1 e GTA IV. Ele não queria se alongar, mas isso não é um bom sinal.
Chris também confirma que o jogo acontecerá em 2 períodos. Ele viu o mapa e outros elementos, mas tudo está mudando tão rápido que é inútil compartilhar nada (mas alguns vazamentos se alinham com o que ele conhece).
R * está almejando algo mais mainstream para GTA VI. (Observe que estou usando mainstream, mas é um pouco “forte” para o significado original em francês. A tradução literal é “público geral”)
Red Dead Redemption Remastered está acontecendo para Xbox Series / PS5 / PC, mas não está previsto para ser lançado em breve. Espere algo como GTA Trilogy Remastered (não um remake completo, mas mais do que um simples upscale de resolução).
Não há remasterização para o GTA IV, e a geração atual do GTA V pode ser adiada novamente (talvez abril / maio).
Um detalhe que eu percebi é que na fonte está falando que o GTA VI mudou mesmo antes da saída do Dan Houser, enquanto os sites estão notificando como depois.
Atualização: O dono do canal agora falou que isso foi somente especulações, no entanto, é estranho o quão específica são as informações (por exemplo, que o jogo vem mudando mesmo antes da saída do Dan Houser), e dizem que ele até falou que viu o mapa do jogo. É possível que seja uma tentativa de controle após o vazamento das informações, fingir que não sabe de nada ou algo assim. Não sabemos, e é difícil analisar como o vídeo foi falado visto que são vídeos longos e nem há legendas em inglês.
O mais interessante é que tudo isso foi o que eu já esperava que estivesse acontecendo, e eu já falei sobre isso antes:
Eu sempre falei que eu acho que GTA VI será em Vice City em duas épocas, anos 80 e tempos atuais, podendo viajar entre as épocas quando quiser, como se fosse uma troca de personagens, e hoje se confirmou que de fato serão duas épocas. Vou ficar assustado se eu realmente estiver certo!
Outra coisa que eu dizia é que eu achava que GTA VI seria anunciado em 2020 e lançado em 2021, e hoje vemos que de fato o anúncio era planejado para 2020. Em 2019 eu postei um rumor semelhante.
E como eu também postei antes, parece haver um caos dentro da Rockstar Games hoje, segundo essas novas informações, o jogo teve que ser reformado diversas vezes, e já vimos que todas as principais mentes por trás da Rockstar Games foram embora, hoje, temos somente o Sam Houser, portanto, eu não estou muito confiante sobre o GTA VI, em principal, devido à saída do Dan Houser e Lazlow, duas das principais mentes criativas do GTA (Sam Houser trabalha na parte executiva).
Eu já espero pessoas falando que não estão positivas sobre o GTA VI pois não gostou do GTA Trilogy ou algo assim, mas lembrem-se que o GTA Trilogy não foi criado pela Rockstar Games, mas sim pela Grove Street Games, antiga War Drum Studios (a mesma quem remasterizou o jogo em 2014 para mobile, PS3, Xbox 360 e Microsoft Store), que tem atualmente 23 funcionários no Linkedin (recentemente abaixou pra 21, estranho), enquanto GTA V foi criado por 2 mil pessoas, o GTA Trilogy foi criado por provavelmente entre 15 e 20 pessoas (desconsiderando executivos, marketing etc). É uma realidade diferente! Mas também não podemos desconsiderar que quem fez o orçamento e prazo foi a própria Rockstar Games e/ou TakeTwo.

GTA Trilogy: Minha rápida análise do trailer

Saiu o trailer do GTA Trilogy, os chamados “The Definitive Edition” do GTA III, GTA VC e GTA SA.
O jogo será lançado dia 11 de Novembro, ou seja, a mesma data que eu postei aqui semanas atrás.
Desde que o trailer saiu, já teve 7 mil mensagens no canal VIP (para somente membros selecionados) no Discord da MixMods. O pessoal de lá dissecou muita coisa, e dá para criar uma postagem profunda analisando cada detalhe, levando ao lado técnico (algo que poucas pessoas fazem).
Mas não vou fazer isso hoje pois uma postagem dessas levaria muito tempo. Agora, eu vou só fazer resumos do que eu acho do jogo neste momento…

Vale 320 reais?
Nem fodendo. Pra quem não é do Brasil, saiba que isto é quase um terço do nosso salário mínimo, e é o que uma família pequena gasta para comer num mês.
Eu peguei Red Dead Redemption 2 por 180 reais numa promoção, e hoje está 240 reais.
E a Rockstar está obrigando as pessoas a comprarem esta versão, pois removeram a versão clássica das lojas. Agora só estão disponíveis por pirataria (pra quem não pegou os jogos grátis ano passado).
“Mas são 3 jogos e não 1!”
Mas isto realmente é um argumento válido?
Todos os jogos juntos são 60 horas de gameplay do modo história, similar à jogos como RDR2, ou seja, mesmo que sejam 3 jogos, eles são considerados somente 1, devido à serem 3 pequenos remasterizados por uma equipe de menos de 50 pessoas. God Of War, considerado por muitos (por exemplo, uma votação pública da IGN) o atual melhor do jogo da história, está 100 reais mais barato!
Ou seja, são 3 jogos pequenos que juntos se tornam o equivalente à 1 grande. Lembrando que o mapa do GTA III é minúsculo, o do GTA VC também é minúsculo, mas com escala aumentada para parecer maior, somente o GTA SA é quase a metade do mapa do GTA V. Se juntar o mapa desses 3 jogos, ainda não alcança o padrão de um mapa AAA de hoje.
Ou seja, o que é válido é comparar esses 3 jogos como se fosse 1 jogo AAA. É injusto tratarmos como “o preço é grande pois são 3 jogos”, não estamos falando de 3 jogos como The Witcher 3, estamos falando de 3 jogos do início dos anos 2000, somente com gráficos novos e pequenas melhorias feitas por uma equipe de poucas pessoas! Nem da Rockstar é! E sim, eu amo eles, não estou desmerecendo, mas vamos ser realistas na comparação.
“Não ficou tão bom pois eles não conseguiriam! É trabalho demais!”
Primeiramente, os jogos foram criados pela Grove Street Games (anteriormente, War Drum Studios), é a mesma equipe de menos de 50 pessoas que remasterizaram esses jogos (e foi para o Android, iOS, Microsoft Store, PS3 e Xbox 360), ou seja, ser uma equipe de poucas pessoas é um argumento válido, realmente é difícil pra eles criarem isso tudo pra tantas plataformas. Mas é uma falha neste argumento: O jogo está sendo vendido com preço e requisitos mínimos de um jogo AAA!!! Se o jogo está sendo vendido com um preço de AAA, eles devem dar uma qualidade AAA! E também foi falha da Rockstar Games ou TakeTwo não ter investido mais dinheiro no projeto! Não podemos passar pano usando esse argumento, não estamos falando de uma equipe indie, estamos falando da Rockstar Games dando dinheiro pra uma empresa remasterizar jogos icônicos e vendê-los por preço até maior do que de um jogo AAA.
Requisitos mínimos e recomendados
Quando vazou os requisitos mínimos e recomendados, eu até duvidei que fossem reais, de tão absurdos!
Vamos comparar com um jogo absurdamente gigante e maravilhoso: Red Dead Redemption 2.
RDR2 pede um i5-2500K e o GTA Trilogy pede um i5-6600K. Como mínimos!!!
RDR2 recomenda 12 GB de RAM e GTA Trilogy recomenda 16 GB de RAM.
É sério isso, eu não faço ideia do que fizeram para o GTA Trilogy ser mais pesado que RDR2. Eu não sei nem o que comentar.
Modding
Por ser na Unreal Engine, o modding é bem ruim. Melhor que RAGE? Não sei, pelo menos Unreal há muitos jogos funcionando igual, então a comunidade para ferramentas é muito maior, mas até hoje os métodos de modding na Unreal são PÉSSIMOS! Muitas vezes você precisa usar hex editor, é um absurdo. E ainda pode ser que o jogo seja propositalmente bloqueado contra mods, com visto nas ações atuais da TakeTwo. Pode ser que no futuro isso melhore e saia ferramentas melhores. Se você tem conhecimento no assunto, nos ajude, participe do nosso Discord para nos auxiliar.
“Mas o que há de bom na Grove Street Games (War Drum Studios)?”
Porque, diferente da Rockstar Games e TakeTwo, a Grove Street Games adora a comunidade de modding!
Cada jogo que eles remasterizaram, eles vazaram alguma coisa importante pro modding. Vocês não tem noção do quanto eles ajudaram no modding que temos hoje! O CEO da empresa elogiou o SilentPatch e modding em geral, inclusive, a versão 2.0 do GTA SA para mobile foi lançada por minha causa: Eu falei com o Silent sobre o bug dos artefatos da tela, que ainda estavam presentes no mobile, e por causa disso o Silent entrou em contato com eles dando a solução, e eles implementaram a correção no jogo, logo em seguida lançando a 2.0! Eles são muito legais com a gente, diferente da Rockstar Games, e TakeTwo, que processam modders, derrubam mods e até censuraram a palavra “mod”.
Mas… A Rockstar Games e TakeTwo ainda está lá, segurando os braços da Grove Street Games. Eles podem muito bem atualizar o contrato adicionando um “se vazar alguma coisa, você morre!”.
“Os personagens estão parecendo cartoon!”
Eu zoei isso na página do Facebook, comparando os mods do modder Ezekiel falando que ele fez trabalhos melhores com os personagens, e várias pessoas começaram e me atacar falando que eu estou me achando melhor que a Rockstar, e eu me acho o “bonzão”. Sendo que nenhum dos mods que eu comparei foram criados por mim! E o que eu estava fazendo é pagando pau pra outros modders, não eu!
Por algum motivo há pessoas defendendo com unhas e dentes que os personagens estão maravilhosos. Sinceramente, eu até entendo o argumento de “eles quiseram deixar cartunesco pois o jogo ao todo tem um estilo cartoon de simplicidade” (de fato, mas GTA SA não é tão cartoon assim), pra mim eu vejo isso como uma preguiça, pois cartoon é mais fácil e rápido de fazer. Eu odiei terem mudado o jogo para estilo cartoon, principalmente GTA SA que nunca teve rostos cartunescos, sempre foram fotos reais de pessoas, agora os personagens parecem feitos no The Sims! Ficou horrível, o mod de personagens em HD do Ezekiel é absurdamente melhor que o trabalho deles.
Os personagens serem num estilo cartoon pode ser uma escolha válida para eles, e pode ser só uma opinião minha de não ter gostado, tanto faz, mas eu ainda acho que o fator “preguiça” esteve envolvido nessa decisão.
 
“Você está falando que modders fazem um trabalho melhor que a Rockstar!”
Primeiro, quem fez foi a Grove Street Games, um grupo de menos de 50 pessoas (aparentemente 21 hoje), não a Rockstar North, e segundo, o orçamento do trabalho é quem define a qualidade dele, não especificamente a grandiosidade da empresa, e terceiro, sim, os melhores trabalhos são gerados por paixão, e não por dinheiro.
 
“Mas os personagens cartoon ficaram mais expressivos!”
Ao contrário. Não sei o que aconteceu, mas há várias cenas que eles perderam as expressões faciais, A própria cena da Kendl, no original, ela faz um olhar de desprezo pro CJ, o que não vemos no remaster. Provavelmente sentiram dificuldade em deixar as expressões sem bugs e desistiram. Isto é sim um problema importante, o modo história do jogo é muito importante, as expressões faciais das cutscenes são muito importantes. O mesmo problema também pode ser visto no GTA VC. Há outros exemplos (até mesmo de novas expressões) mas não vou focar nisso aqui.
Animações e controles
Foi dito que há melhores controles pros jogos, mas vendo o trailer, parece quase tudo igual, portanto eu acho que não será tão diferente. Bem, ainda não temos como concluir, só jogando…
Mas as animações continuam as mesmas de sempre, até mesmo GTA III e GTA VC, que sempre tiveram animações péssimas e cartunescas (pelo menos o estilo cartoon das pessoas vão combinar com as animações… Péssima ideia, mas enfim).
Texturas
Grande parte são claramente upscales com inteligência artificial, ou seja, sim, o RoSA Project Evolved será extremamente útil para esse jogo e pretendemos portá-lo. Mas o que me deixou puto foi a calça do CJ, que é claramente um upscale cagado feito numa das texturas mais importantes do jogo, aparentemente utilizado o upscale do Photoshop, algo que pode ser feito muito melhor utilizando ESRGAN!
Mapa
Na cena da placa de Vinewood vemos que não há mais gramas geradas proceduralmente! (as que usam o sistema de .col do jogo). Como será as florestas do GTA SA? O trailer por algum motivo não mostrou elas. Ainda grande parte é lowpoly, principalmente chãos, mas pelo menos há vários pontos positivos…
Mas o que há de bom?
Eu prefiro muito mais um remaster assim do que um remaster que muda completamente o estilo do jogo. Eu gostei muito do jogo continuar sendo parecido como ele sempre foi.
O mapa de Vice City está maravilhoso! Há também boas melhorias no mapa do GTA III e GTA SA, mas eu fiquei mais feliz com VC, pois, eu gastei os últimos meses trabalhando em VC pra um servidor de SAMP, e eu posso afirmar com toda certeza: é o pior mapa de GTA da história dos principais GTAs! Eu espero que esteja bem melhor agora, ainda com interiores conectados ao exterior (err, nem isso), as janelas com shader de interior falso são muito legais, eu sempre gosto delas em jogos e eu já fiz isso na Unity Engine pra testar, mas ainda notei muitas partes lowpoly principalmente nos chãos, o que indica que não melhoraram tanto os mapas dos jogos, parecem ter focados mais em props. Isto causou inconsistência de definição.
Em geral, o mapa e carros tiveram boas melhorias que os modders nunca antes fizeram de maneira completa, mas não posso dizer o mesmo das pessoas e armas.
Em breve postarei uma análise profunda do trailer aqui, com informações e opiniões técnicas.

Não sejam fanboys da Rockstar Games, TakeTwo, ou qualquer empresa. É por causa de pessoas assim que eles se sentiram confortáveis em cobrar um preço tão alto por um jogo assim.