[GTA VI] Fatos sobre o remake/remaster da trilogia GTA

Cada vez mais estão falando sobre o possível remake, ou remaster, dos GTAs clássicos, mais especificamente a trilogia da “Era 3D” (GTA III, GTA Vice City e GTA San Andreas).

Como sempre, há muitos rumores, hype e clickbaits em cima disso, acompanhar essas notícias chega a ser irritante, mas afinal, o que realmente sabemos sobre isso?

O fato é de que em Maio de 2021 a Take2 já confirmou oficialmente que em 2021~2022 há 3 projetos ainda não anunciados relacionados com “novas interações para títulos anteriormente lançados”:

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Tal arquivo .pdf é um relatório obrigatório dos lucros e planos da empresa para a bolsa de valores.

A questão é, quais são os “três não anunciados” (“three unnannounced”)?

Embaixo nós temos uma descrição do que quer dizer “new iterations of previously released titles”:
New iterations of prior releases: This includes ports and remastered titles. Sequels would not fall into this category.
Ou seja, são portes e remasterizações, e não são continuações.

Então quer dizer que é só um remaster e não um remake? É possível, pode ser que seja só um remaster do GTA III, VC e SA para o PS5 (o que sabemos que nunca é nada demais, mas pode ser interessante para o modding de PC, caso não refaçam um remaster porco como o do mobile).

No entanto, não há uma definição clara do que é remaster e remake, normalmente o remake é uma recriação do zero e remaster é só uma melhoria, mas não é uma regra, há quem não use a palavra “remake” e se refere tudo à “remaster”.

E o que faz acreditar que seja a trilogia GTA (III, VC e SA), é que são exatamente 3 títulos, no entanto, pode ser algo como Bully, Manhunt e Midnight Club, ou algo assim. Ou até mesmo GTA IV e outros 2 jogos.

Mas, espere, por que estamos falando de Rockstar Games? Isto é um relatório da Take2, não da Rockstar Games!

Isto é, ainda tem mais uma variável: são 3 jogos da Take2, não necessariamente são GTA, e não necessariamente são da Rockstar Games, muito menos Rockstar North.

Take2 é dona das seguintes séries de jogos: BioShock, Borderlands, Civilization, Grand Theft Auto, Mafia, Max Payne, NBA 2K, PGA Tour 2K, Red Dead, WWE 2K, XCOM, e das seguintes subsidiárias: 2K, Ghost Story Games, NBA 2K League, Playdots, Nordeus, Private Division, Rockstar Games, Socialpoint, Dynamixyz.

Ou seja, pode ser qualquer um desses jogos de qualquer uma dessas empresas.

Mas e minha opinião? O que eu acho?

Eu estou mais otimista de que seja realmente um remaster ou remake da trilogia clássica do GTA, principalmente porque recentemente começaram a derrubar mods que trabalham em portar os jogos da trilogia de um jogo para o outro. Quase 10 mods já foram derrubados pela Take2.

Mas eu realmente não sei se será um remaster um remake, o que eu sei é que eu não vou gastar 1 centavo nesses jogos, e espero que mais pessoas façam o mesmo.

A Take2 nos faz de idiota derrubando nossos mods, isso só porque eles farão um remaster? É um absurdo, Take2 está cada vez mais se aproximando da política de empresas como Nintendo, que derruba o trabalho dos fãs pelos lucros da empresa, e isso só existe porque realmente funciona, porque as pessoas continuam dando moral para empresas como esta. Ao contrário de por exemplo a Valve que em vez de derrubar os mods, eles até divulgam e deixam você vendê-lo como um jogo.

A sede por lucros da Rockstar Games e Take2, matou a empresa, e todos os principais membros da equipe já pularam do barco antes que afunde, só sobrou o Sam Houser.

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Ou seja, se os GTAs clássicos forem recriados, eles não serão escritos pelos mesmos escritores (Dan Houser foi o principal escritor desses jogos, e Laszlow também foi muito importante).

Vai ser interessante um remake dos GTAs clássicos? É claro, mas vale a pena o desrespeito que estão fazendo com os fãs ao ponto de derrubarem mods? Definitivamente não.

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Confirmado: Caos no GTA VI e Rockstar Games

1 ano após o lançamento do Red Dead Redemption 2, a chefe de publicação da Rockstar Games, Jennifer Kolbe, que está lá desde o GTA III, enviou um e-mail aos funcionários da Rockstar Games sobre iniciativas para melhorar a cultura de trabalho no estúdio.

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Já há muitas notícias e vídeos por aí, portanto eu deixarei somente o texto do e-mail, traduzido:
Nos últimos meses, realizamos muito trabalho em todas as áreas da empresa, analisando nossos processos para determinar o que funciona e o que não funciona, em que somos ótimos e o que podemos melhorar.
Esperamos que a maioria de vocês já tenha experimentado algumas dessas mudanças positivas e aquelas que não acontecerão em breve.
Tomamos medidas conscientes para melhorar nossa abordagem no desenvolvimento de jogos, a fim de reduzir a necessidade de horas extras.
Percebemos que ainda temos muito o que fazer nessa área e continuaremos a tomar medidas para que possamos prever e programar com mais precisão jogos e DLC de uma maneira que seja mais sustentável, mas ainda nos permita a flexibilidade criativa para iterar os jogos incrivelmente ambiciosos e complexos que fazemos. 
E aqui algumas citações de funcionários:
Parece uma cultura mais saudável em geral, veremos em um ano ou dois se eu estiver puxando meu cabelo, mas parece que estamos nos movendo na direção certa por sermos uma empresa do tamanho que somos.
É como se houvesse uma operação para se livrar de ovos ruins, ainda existem ovos ruins por aí, não me interpretem mal, mas parece que os dias estão contados.
As mudanças foram boas o suficiente para eu ficar e dar uma chance a elas, mas vamos ver o que acontece no futuro quando as pressões da entrega de um produto final se tornam realidade.
O problema do Red Dead Redemption 2 não era apenas um escopo, a cultura estava muito centrada na ideia de que, se você não está fazendo horas extras, não está trabalhando duro.
Gostaria que você estivesse lá [em 2018] para ouvir o suspiro global de alívio quando as pessoas descobriram que as horas extras se tornaram opcionais.
Estamos falando tangencialmente sobre algo que parece estar apenas começando, é claro que vão se sentir muito bem agora.
Você pode ler as informações direto da fonte, no site Kotaku.


O que eu realmente queria salientar, é que em 2014 eu postei aqui na MixMods um artigo sobre relatos de supostos funcionários da Rockstar Games, segundo o site Glassdoor, que possibilita funcionários criticarem (ou elogiarem) as empresas de modo anônimo:


Houve muita gente que criticou aquela postagem falando que Glassdoor não é confiável, que podem ser pessoas fingindo ser funcionários para desmerecer a empresa (por exemplo, concorrência, o que eu duvido, pois são centenas de pessoas), mas podemos ver que não, realmente o ambiente de trabalho na Rockstar Games estava um caos, e agora estão em processo de mudança, diminuindo a carga de trabalho dos funcionários.


Não sabemos o que será do futuro, mas tudo indica que GTA VI não será tão grande quanto imaginamos, mas sim, um jogo “moderado”.

Atualização:
Uma coisa a ser notada, é que sites e youtubers estão falando sobre o GTA VI ainda estar em início de desenvolvimento. A fonte disto, é justamente a desta notícia, e lendo pela fonte, isto mais me pareceu uma opinião do autor do que, de fato, um fato. Não foi dito que alguém da Rockstar afirmou isto, o autor do texto simplesmente disse que está, provavelmente foi só um achismo.

[GTA VI] Sobre a imagem vazada (2019)

Atualização:
Este fake foi rápido: Gigaton fez um vídeo anunciando que o criador do fake se auto-denunciou, e foi um brasileiro. Ele usou um local real de Miami (como eu deduzi). Veja a imagem e vídeo do Gigaton no post.


Mais uma suposta imagem vazada do GTA VI vem correndo a internet recentemente.
Não gosto de ficar tentando desmentir qualquer uma, mas pelo menos esta está um pouco mais trabalhada do que a média.
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A primeira coisa que notei na imagem, é o design do minimapa do hud, que é sempre algo incrível: todas as imagens “vazadas” do GTA VI as pessoas fazem um grande trabalho artístico no 3D, e desenham um minimapa em menos de 5 minutos.
Este minimapa é uma piada para um jogo next-gen, na verdade, nem current-gen. O minimapa do GTA V é lindo, e aquele efeito 3D é indispensável e ainda relativamente fácil de ser feito (já foi feito até no GTA SA). Este aqui parece minimapa de um jogo de PS2, e está muito aproximado, você não consegue ver quase nenhum contexto, especialmente por estar andando de carro, que normalmente o mapa do radar devia ser afastado.

“ah, mas é uma imagem do jogo em desenvolvimento, devem estar usando um minimapa provisório”
Não é isto que acontece durante um desenvolvimento. GTA VI sem dúvidas está sendo desenvolvimento na RAGE, a engine da Rockstar, mesma usada no GTA IV, GTA V, RDR2 etc. Ou seja, eles já têm sistema de minimapa pronto. Em fase de desenvolvimento as coisas provisórias são reutilizações do que eles já têm pronto, e não recriações básicas para depois melhorar. Utilizar sistemas básicos durante o desenvolvimento do jogo em vez de reutilizações de sistemas antigos é sem sentido e só atrapalha, visto que testes são constantes.

A segunda coisa que mais me chamou atenção foi o asfalto, mais especificamente, o bump mapping dele.
Usuários leigos podem nem perceber tais falhas, mas pra desenvolvedores de jogos ou pessoas que se importam muito com fidelidade gráfica, é muito óbvio que tem algo errado ali.
O asfalto parece nada natural, nenhum jogo triplo-A faria algo neste nível.
O bump map não parece ser de um asfalto, inclusive, se assemelha à um blue noise.
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Continuando, o tronco da árvore na direita usa uma textura muito artificial pra um jogo deste nível.

Enquanto olhando para o centro e direita da imagem, você nota que é um gráfico artificial, comum de jogos, mas quando você olha para o lado esquerdo, parece uma foto. E de fato, as pessoas, como a seguinte mulher, parece uma foto colocada posteriormente:
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Parece uma das aquelas “pessoas em png” que são colocadas posteriormente em cima de algum render 3D para trazer imersão.
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Em geral, toda a vegetação parece realista demais comparado ao resto.

No desenvolvimento de jogos, por ser algo difícil de reproduzir com fidelidade e desempenho, a vegetação sempre cai no vale da estranheza, assim como as pessoas. Nesta foto os carros e chão estão no vale da estranheza, enquanto a vegetação e pessoas realmente parecem reais.
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Existe a possibilidade de terem misturado 3D com uma foto real (ou várias fotos).
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Alguém que conhece Miami pode tentar dizer se o lado esquerdo da imagem é realmente algum local real de Miami.

Vocês podem achar que o carro está sem sombra, mas na verdade as sombras esticadas na diagonal são das rodas dos carros, não é continuação das árvores.

Outra coisa interessante é que foi usado carros modernos, enquanto que, se GTA VI fosse em Vice City, muito provavelmente seria nos anos 80 — mas também pode acontecer a ideia que eu já citei, de fazer o mesmo jogo em duas épocas.

Outro pequeno detalhe: a placa do carro tem um “VC”. Forçado demais, isto é coisa de leak.

E um detalhe que pouca gente deve ter percebido, é que as estrelas de perseguição, mesmo sem estar durante uma perseguição, está visível no hud, ou seja, está lá o tempo todo, algo que é cada vez menos provável em jogos modernos, vistos que eles estão cada vez mais buscando remover coisas do hud enquanto elas não sejam necessárias.
Você pode perceber nesta imagem que não há a barra de vida/saúde do jogador, mas há estrelas de perseguição inativas, como se elas fossem mais importantes que a vida do jogador.
Isto acontece porque as estrelas são o símbolo do GTA, então o autor do render fez questão de adicioná-las — de novo, de modo forçado. Coisa de leak.

Em suma, isto é simplesmente um render 3D, que inclusive aparenta usar carros do GTA V (exceto o carro central, que parece o equivalente ao Tornado, mas está diferente, parece um Bel Air 57′ com a parte debaixo do para-choque editada).

As pessoas podem pensar “como iriam gastar tempo em algo tão elaborado?” (mesmo que não seja tão elaborado assim), é porque não estão acostumadas com o mundo dos renders 3D.
Artistas 3D gastam meses para criar renders realistas para… Nada. Isto é comum, é um desafio pessoal; aprendizado; portfólio; mostrar em grupos etc. E raramente, vender.

Um render como este, visto que ele não deve ter modelado os carros (e muito menos as pessoas), custa em torno de 1 semana para ser criado por um bom modelador. Se o artista for experiente, custa menos de 1 semana.

Você pode ter uma comparação com uma imagem do GTA V com mod de mapa do GTA Vice City aqui:
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Perceba que engraçado, principalmente o asfalto, que está melhor do que a suposta imagem do GTA VI.



Atualização:
Gigaton fez um vídeo explicando o fake: quem fez foi um brasileiro chamado Pedro Gabriel Rocha, e realmente se passa num local real de Miami.
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Clique aqui para ver o local na íntegra.

Vídeo do Gigaton:



Você encontra mais informações e discussões sobre o GTA VI aqui.

[GTA VI] Quais cidades são mais prováveis? (2019)

Atualização 02/07/19 23:56
Eu adicionei minhas opiniões sobre “EUA em escala reduzida, como The Crew” abaixo.


Recentemente saiu mais uma notícia sobre o GTA VI se passar no Brasil — mais um prato cheio para youtubers e sites de notícias.
Em 2017 já fiz um post sobre o assunto: GTA VI no Brasil? Não mesmo!

O que eu gostaria agora é abrir uma real discussão sobre a seguinte questão: “Aonde??”.

O que o GTA tem que ser


Primeiramente, é importante lembrar que a Rockstar North é pioneira do open world. GTA V foi um sucesso gigantesco que rendeu alguns (vários) bilhões de dólares para a empresa. Isto quer dizer que a Rockstar North com certeza dará o máximo para que o GTA VI seja também um jogo marcante que chame a atenção pela grandiosidade — se não fizer algo ainda mais lucrativo que GTA V, a decadência vai acontecer!

Algumas pessoas poderão dizer “mas Red Dead Redemption 2 não foi algo tão grandioso pelos padrões atuais dos jogos”, está certo, mas RDR2 não é um jogo da Rockstar North, é um jogo da Rockstar Studios, que é uma junção dos estúdios da Rockstar (incluindo Rockstar San Diego, que foram os desenvolvedores do RDR), a Rockstar North só ajudou, no momento estevem focados em DLCs do GTA V e no futuro GTA VI.
Isto é, são estúdios completamente diferentes, eles só se ajudam com compartilhamento de modelos, texturas, códigos etc. Esta confusão acontece porque, diferente de outras empresas de jogos, os estúdios levam o mesmo nome: “Rockstar”, então as pessoas tendem a tratar tudo como a mesma coisa.

Voltando ao assunto, antes de discutir o local, temos que estar em acordo com: não será algo básico, não será somente uma cidade como foi GTA V, eles com certeza tentarão inovar com algo grandioso.

Portanto, GTA VI se passará em mais de uma cidade.

Eu já discuti muito esse assunto com amigos, namorada e pessoas aleatórias, além de ler várias páginas de discussões na GTA Forums, e eu noto as pessoas sempre cometendo os mesmos erros ou repetindo opiniões genéricas, portanto eu gostaria de dar aqui algumas conclusões que eu tirei e deixar que vocês discutam nos comentários.

Lembrando que eu já expliquei o motivo de que é praticamente certeza que o GTA continuará sendo nos EUA: aqui.

Abaixo, um mapa dos EUA com as principais cidades:
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Vamos usar este mapa para identificar as possibilidades…
  

Los Angeles + São Francisco + Las Vegas?


Califórnia + Nevada (isto é, San Andreas) sem dúvidas é a área mais interessante dos EUA, e foi um dos motivos do GTA San Andreas fazer tanto sucesso ao ponto de ser o jogo mais vendido da época do PS2 — a combinação de Los Angeles + São Francisco + Las Vegas é incrível!

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Mas GTA VI faria isto? Se fizer, não faria sentido excluir Los Angeles (Los Santos), portanto eles iriam repetir Los Santos? Fazer o GTA VI reutilizando o mapa do GTA V?

Pensando rapidamente, parece uma ótima ideia, mas por eu ser um desenvolvedor eu compreendo completamente a decisão disso não acontecer: estamos falando de um jogo que provavelmente será lançado em 2021 (ou algo próximo à isto), não dá para reutilizar um modelo de mapa criado em 2013, é quase 1 década de atraso, e de fato mesmo para a época a qualidade média do mapa não era essas coisas (eles nem usaram materiais de Physically Based Rendering, algo que no momento é praticamente obrigatório para qualquer jogo ter gráficos realmente realistas). Eu duvido muito que os desenvolvedores iriam querer reutilizar aquele mapa, lembre-se que geralmente modificar uma coisa é mais difícil do que criar do zero — não vão querer remasterizar aquilo tudo.

RDR2 reutilizou o mapa do RDR, mas é incomparável, é um mapa menor, e não estamos falando de uma cidade. Uma cidade é absurdamente mais difícil de se criar e remasterizar, e a principal parte que precisam remasterizar são as texturas, que não utilizam materiais PBR, e cidade é justamente o que mais leva texturas diferentes — e GTA VI sem o uso de PBR seria um absurdo para o padrão gráfico de jogos atuais.

Então recriar Los Santos do zero? Outra coisa que eu duvido, dois jogos seguidos se passando na mesma cidade? Uma péssima ideia. Seria ok se fosse reutilização, como somente uma expansão do jogo anterior, mas acabei de argumentar que isto não deverá acontecer.

Então seria San Fierro + Las Venturas sem Los Santos? Eu acho isto mais provável do que Los Santos incluído, mas também não tenho muita fé. Não dá para imaginar estas duas cidades juntas sem a existência de Los Santos interligando elas.

E como eu disse, é muitíssimo improvável que seja somente uma cidade.

Somente San Fierro? Watch Dogs 2 já fez isso, nada demais, eles podem fazer melhor, mas não vale a pena, e é só uma simples cidade. Os jogadores querem ver algo novo.

Mesma coisa de Las Venturas, é realmente tentador imaginar um jogo como GTA focado na famosa Las Vegas, com roubo de cassinos, muitos itens e carros de luxo etc, mas, ei, Las Vegas fora da Strip é simplesmente uma cidade industrial chata, não tem muita coisa aí. No entanto pelo menos há o deserto de Nevada (Bone County no GTA San Andreas), e dá para idealizar muita coisa lá, mas são muitos pontos específicos de diversão (como a Area 51), mesmo que eu ache provável que a Rockstar North escolha isto, não me parece uma ideia tão boa assim — pelo menos é uma ótima maneira de explorar dinheiro no jogo, e assim aplicar no online, como já vêm sugando os jogadores atualmente, mas mesmo assim, roubos planejados já ficou saturado por causa do GTA Online.

  

Chicago + Detroit?


Esta parece uma boa ideia, sendo algo bem novo para o universo GTA.
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Detroit é uma cidade que combina muito para o estilo do jogo, pois é conhecida por ser “hardcore”, e Carcer City é a provável versão de Detroit no universo do jogo (cidade do Manhunt, citada em praticamente todos os jogos da série GTA).
Ou seja, o local já existe no lore e já foi citado inúmeras vezes, é só trazer algo palpável em um GTA, juntando com Chicago, que é localizada bem próximo, já temos 2 cidades interessantes e nunca antes vistas no GTA.

  

Nova Iorque + Washington + Boston?


Outra combinação interessante nos EUA, mas veja só, estamos incluindo Liberty City, nós entraremos no mesmo caso de Los Santos ali em cima.
Eu tenho certeza que a maioria dos jogadores de GTA não querem Liberty City de novo, já repetiu 2 vezes, não queremos uma terceira.
É também uma cidade muito usada em outros jogos — isto já está muito saturado (e definitivamente não estou falando dos gráficos do GTA IV).
Novamente, não dá para remover Liberty City, principalmente porque fica exatamente no meio de Washington e Boston, então não há discussão.

  

Miami


Vamos agora quebrar a regra de “mais de uma cidade”…

Ao meu ver, a maioria dos jogadores acreditam que irá voltar em Vice City, e um dos motivos é porque a Rockstar aparenta estar repetindo as cidades da Era 3D (GTA III, VC e SA) na Era HD, portanto, ainda falta vermos GTA Vice City.

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E de fato Vice City é muito interessante, mas não tanto em tempos atuais.
Vice City (isto é, Miami) nos anos 80 é incrivelmente marcante e peculiar (principalmente inspirado no filme Scarface, que o GTA VC se inspirou), na minha opinião fazer um novo “GTA Vice City” seria uma ótima ideia, e não é algo muito explorado por outros jogos atuais.
Só que criar um jogo em tempos antigos cria muita limitação. Por exemplo, nem terá smartphone! Você consegue imaginar GTA V sem o smartphone? Não terá nem GPS, não terá carros modernos, nem drones, em geral, limitações tecnológicas.
O jogo será totalmente algo na vibe dos anos 80, algo que pode enjoar após um tempo.

Mas e a questão da grandiosidade? Onde fica?

Eu falei que Vice City nos anos 80 seria mais interessante, enquanto em tempos atuais teria suas vantagens, e agora precisamos apontar algo para incluir grandiosidade no jogo.

Já entendeu a solução, né?

Vice City se passando em diferentes épocas.

Na minha opinião, esta é a melhor opção (e eu pensei nisto sozinho, e que coincidentemente o último rumor apontava a mesma coisa, mas minha ideia é diferente, inclusive Driver 4 já fez algo semelhante, não é algo tão novo assim).

Imagine um GTA onde você frequentemente troca entre duas épocas diferentes (como a troca de personagens), com duas histórias que se intercalam com o passar da narrativa.
Todo o mapa, carros, pessoas etc mudam nesta troca.
Se GTA V inovou com 3 protagonistas, que tal, além de múltiplos protagonistas, inovar com 2 épocas numa separação de 40 anos? São experiências diferentes a qualquer momento (você escolhe quando quer trocar), aproveitando o que há de melhor na vibe dos anos 80, e na tecnologia dos tempos modernos. Me parece uma ótima ideia.

Como apontado por várias pessoas, o problema de Miami é que fora da cidade é uma região muito chata.

  

EUA em escala reduzida

Muita gente também fala de algo como The Crew, onde é o país todo de modo simplificado.
Primeiramente, The Crew tem foco em rodovias e viagens, portanto mesmo sendo algo grandioso, é incomparável de tão simples comparado com o que o GTA tem que ser: foco em andar para qualquer direção, e cidades com vida.
GTA precisa de grandes centros urbanos com muita vida e coisas para fazer, e muito espaço para você ir para a direção que quiser.

Faz sentido se for pensar menos como The Crew (que definitivamente há longas distâncias, 2,4% da escala real) e mais como GTA San Andreas. Ou seja: Los Santos + San Fierro + Las Venturas + Liberty City + Vice City. Esta é uma outra possibilidade viável, mas na minha opinião ainda não é tempo para algo tão grande assim, provavelmente no GTA VII ou GTA VIII, caso isto acontecer, eu consigo imaginar o GTA VI criando algumas cidades, e o GTA VII sendo uma expansão adicionando mais, assim seria uma ótima ideia e o jogo não precisaria de tanto tempo para ser lançado.

Para você ter noção, GTA V é uma cidade só, esta ideia seria multiplicar o desenvolvimento do GTA V em 5! (ou 4, caso considerar a reutilização do mapa do GTA V). É claro que não é literalmente, mas simplificando, seria 5X mais trabalho, isto sem contar que os padrões da época exigem um jogo mais bem polido e vivo, portanto se você quer uma ambientação 2X mais viva, você multiplica ainda mais. É trabalho demais imaginando que o GTA VI pode ser lançado em torno de 2021.

A Rockstar North cresceu após o lançamento do GTA V, mas mesmo assim eu acho um trabalho inviável. Nesta ideia, eu acho que faria mais sentido imaginar somente algumas cidades (2 ou 3), para depois expandir com mais cidades nos próximos jogos. É outra possibilidade que eu acho viável principalmente porque a Rockstar North gosta de chamar atenção, mas ainda assim, pensando no lado técnico do desenvolvimento, eu duvido que aconteça logo no próximo jogo.



E o que vocês têm à dizer? Algo a corrigir? Acrescentar? Há alguma outra opção viável não citada?

Veja mais sobre GTA VI.

GTA VI exclusivo de PS5 em 2020? Veja melhor o caso…

Rumores de informações vazadas no final de 2018 começou a ser espalhado hoje pelos sites de notícias e canais do Youtube, e eu me senti obrigado a falar sobre isto de forma cética, já que nunca é o objetivo deles…

Primeiramente, rumores de informações vazadas acontecem a todo o momento, e é definitivamente muito fácil fazer isto, ?

O que aconteceu agora é só um no meio de tantos, e provavelmente foi destacado hoje devido a ele ter acertado detalhes que hoje sabemos sobre o PS5.

  

Playstation 5

  
O texto do suposto vazamento está aqui:

Em primeiro olhar, já percebemos um indício de ser falso: um desenvolvedor de jogos que está trabalhando numa empresa AAA escrevendo de maneira errada. Sério? Trabalhar numa empresa AAA é o topo que um desenvolvedor de jogos consegue chegar, normalmente só contratam pessoas pós-doutoradas (ou PhD, como é lá fora), e quem chegou lá foi um cara que mal consegue digitar corretamente? Não só está lá, como ele teve acesso à estas informações.

Ele se auto afirma que tudo o que ele falará está “99%” correto. Outro grande indício de história falsa, ninguém que está realmente falando a verdade iria encher o saco do leitor com introduções como esta afim de passar credibilidade.

Enfim, vamos para as afirmações…

Ele disse que a Sony poderia divulgá-lo no segundo semestre de 2019. Já errou, pois a Sony divulgou hoje, em Abril, no entanto não foi uma divulgação completa.

Será lançado em Março ou Novembro de 2020. Datas que não fazem sentido, é quase 1 ano de separação, por quê duas possibilidades tão distantes? Alias, como ele consegue dizer o semestre que será anunciado, mas quando vai falar do lançamento ele estende desta maneira?

Retrocompatibilidade — isto estava óbvio, se não fosse feito as vendas iriam lá embaixo. Durante vários anos seria muito mais benéfico comprar um PS4 do que um PS5, já que o PS4 tem uma grande quantidade de ótimos jogos.

Ele afirma que o CPU será um Ryzen de 7nm com 8 cores e 16 threads, de velocidade desconhecida.
A placa de vídeo será uma AMD Radeon Navi.
Ambas estas informações são realmente verdadeiras, no entanto não é uma novidade ou algo incrível, visto que ele nem disse qual era o CPU (é um Zen 2), e Radeon Navi é a RTX 2080 da AMD, portanto, também nada demais por enquanto. Provavelmente ele não quis dizer qual era a velocidade do CPU para evitar errar, já que a velocidade é algo que o número varia muito, diferente do número de cores, que era realmente esperado ser algo em torno de 8 cores, vendo que é um padrão gamer hoje.

Diz ele que será focado em Raytracing, VR e 4K, coisas óbvias para os tempos atuais.

Foi citado 8K por upscaling, mas aparentemente hoje foi dito que será um suporte real de 8K. De qualquer modo, 8K também era esperado, vendo que está se popularizando.

Ele disse “24GB Gddr6 + 4gb ddr4 for os”, algo que não entendi bem, 4 GB para o sistema operacional e ele não sabe quanto será para os jogos? Pois obviamente 4 GB para jogos é um absurdo.

E mais um erro, 2 TB de HDD, hoje sabemos que será SSD. Também incluiu “some sort of nand flash”, algo que não pude entender bem, pois uma memória Flash NAND não é um HDD, mas um NAND pode ser um SSD, mas ele disse que será HDD… Então terá os dois? Não deu para entender, mas até agora só foi anunciado oficialmente que será SSD. Também há a possibilidade de terem mudado desde lá, mas se levarmos isto em consideração, vazamentos nunca estariam errados.

O PSVR também foi citado, algo que também é óbvio pois VR é um dos focos e muito procurado hoje em dia. Neste caso ele deu detalhes exagerados, incluindo detalhes básicos de qualquer óculos VR devia ter, e outros detalhes que não fazem sentido serem dados, como “much more focus on VR for aaa games”, isto é um ponto óbvio. Lembrando que pessoas que estão mentindo exageram em detalhes afim de trazer mais credibilidade.

Eu não entendi o que “some sort of camera inside for VR” quis dizer no Dualshock 5, mas no Reddit era uma das coisas que mais as pessoas estavam apontando como desnecessário.

De início o preço será $399 dólares, que é o mesmo preço do lançamento do PS4 em 2014, algo muito estranho já que é muito superior aos padrões atuais dos hardwares.

E assim ele começa a falar sobre os jogos que serão exclusivos do PS5…


GTA VI em 2020 para PS5

  
Ele afirmou que GTA VI vai ser lançado em 2020 e será exclusivo para PS5 durante o primeiro mês. Segundo ele, se passará em Vice City e Liberty City.

Estas informações estão bem realistas, ainda mais que atualmente a Rockstar Games e Take2 só pensam em lucro, mas é impossível concordar com o “2020”.

Ultimamente a Rockstar Games sempre anunciou jogos 2 anos antes do lançamento. Já estamos em Abril de 2019 e RDR2 ainda está em alta, de maneira alguma eles irão divulgar o GTA VI este ano e já lançar no ano que vem, nem há motivos para a pressa, ainda há muito dinheiro para sugar dos jogadores de RDR2 antes de desviar a atenção para o GTA VI.

Já faz muitos anos que eu fiz as contas e deduzi que será, no mínimo, em 2021 (Novembro?), mas na minha opinião existe uma possibilidade de se estender até 2022 devido ao sucesso do RDR2.
Eu também pensava na possibilidade de ser Vice City com Liberty City, principalmente porque somente Vice City pode gerar um mapa pequeno e sem graça, mas acredito que não aconteça pois Liberty City já foi repetida muitas vezes, não deverão repetir de novo.

Outros pontos interessantes de se notar no texto dele é que ele não diz “eu ouvi que”, mas sim “ouvindo que…”, por exemplo “hearing that Sony…”, e isto é um afastamento verbal normalmente praticado por pessoas que estão mentindo (sim eu aprendi no Metaforando).
  


Conclusão

  
Em suma, este vazamento (não só sobre o GTA VI, mas em geral) está longe de ser verdade, no entanto, partes destes rumores não estão tão longes assim, pois ele usou diversas afirmações que são, seriam ou podem ser verdades.

Em outras palavras, são afirmações que podem sim estarem certas (e algumas realmente foram comprovadas que estão), mas este suposto vazamento não é uma prova, e podemos notar diversos sinais de mentira durante o texto.