Confirmado: Caos no GTA VI e Rockstar Games

1 ano após o lançamento do Red Dead Redemption 2, a chefe de publicação da Rockstar Games, Jennifer Kolbe, que está lá desde o GTA III, enviou um e-mail aos funcionários da Rockstar Games sobre iniciativas para melhorar a cultura de trabalho no estúdio.



Já há muitas notícias e vídeos por aí, portanto eu deixarei somente o texto do e-mail, traduzido:
Nos últimos meses, realizamos muito trabalho em todas as áreas da empresa, analisando nossos processos para determinar o que funciona e o que não funciona, em que somos ótimos e o que podemos melhorar.
Esperamos que a maioria de vocês já tenha experimentado algumas dessas mudanças positivas e aquelas que não acontecerão em breve.
Tomamos medidas conscientes para melhorar nossa abordagem no desenvolvimento de jogos, a fim de reduzir a necessidade de horas extras.
Percebemos que ainda temos muito o que fazer nessa área e continuaremos a tomar medidas para que possamos prever e programar com mais precisão jogos e DLC de uma maneira que seja mais sustentável, mas ainda nos permita a flexibilidade criativa para iterar os jogos incrivelmente ambiciosos e complexos que fazemos. 
E aqui algumas citações de funcionários:
Parece uma cultura mais saudável em geral, veremos em um ano ou dois se eu estiver puxando meu cabelo, mas parece que estamos nos movendo na direção certa por sermos uma empresa do tamanho que somos.
É como se houvesse uma operação para se livrar de ovos ruins, ainda existem ovos ruins por aí, não me interpretem mal, mas parece que os dias estão contados.
As mudanças foram boas o suficiente para eu ficar e dar uma chance a elas, mas vamos ver o que acontece no futuro quando as pressões da entrega de um produto final se tornam realidade.
O problema do Red Dead Redemption 2 não era apenas um escopo, a cultura estava muito centrada na ideia de que, se você não está fazendo horas extras, não está trabalhando duro.
Gostaria que você estivesse lá [em 2018] para ouvir o suspiro global de alívio quando as pessoas descobriram que as horas extras se tornaram opcionais.
Estamos falando tangencialmente sobre algo que parece estar apenas começando, é claro que vão se sentir muito bem agora.
Você pode ler as informações direto da fonte, no site Kotaku.


O que eu realmente queria salientar, é que em 2014 eu postei aqui na MixMods um artigo sobre relatos de supostos funcionários da Rockstar Games, segundo o site Glassdoor, que possibilita funcionários criticarem (ou elogiarem) as empresas de modo anônimo:


Houve muita gente que criticou aquela postagem falando que Glassdoor não é confiável, que podem ser pessoas fingindo ser funcionários para desmerecer a empresa (por exemplo, concorrência, o que eu duvido, pois são centenas de pessoas), mas podemos ver que não, realmente o ambiente de trabalho na Rockstar Games estava um caos, e agora estão em processo de mudança, diminuindo a carga de trabalho dos funcionários.


Não sabemos o que será do futuro, mas tudo indica que GTA VI não será tão grande quanto imaginamos, mas sim, um jogo "moderado".

Atualização:
Uma coisa a ser notada, é que sites e youtubers estão falando sobre o GTA VI ainda estar em início de desenvolvimento. A fonte disto, é justamente a desta notícia, e lendo pela fonte, isto mais me pareceu uma opinião do autor do que, de fato, um fato. Não foi dito que alguém da Rockstar afirmou isto, o autor do texto simplesmente disse que está, provavelmente foi só um achismo.
Aviso:
Dê sugestões de mods para serem postados aqui (fórum) ou aqui (formulário).
Dê ideias de mods para GTA aqui.
É proibido discutir política, ideologias e religião aqui. Isto é um site de jogos.
Abrir Comentários