Hoje vou contar uma breve história um tanto interessante, e inesperada, que aconteceu comigo.
Em 2021 eu comecei a usar os serviços do site climb.tv, que se trata de serviço que reproduz lives de streamers da Twitch na página do site, e eu recebo uma comissão por isso. Mesmo grandes empresas de e-sports usam (ou usavam) esse serviço.
No começo, eles próprios entraram em contato comigo através de e-mail, com essa proposta. Como eu sempre faço (e todos deviam fazer), eu gastei muitos minutos pesquisando sobre esse site, a empresa deles, os funcionários do Linkedin etc, para ver se tudo era real, e fui convencido, mesmo que ainda achando estranho pois é um site muito pouco falado no Google.
Eu comecei a usar, quando atingiu um certo valor, eu pedi para receber o pagamento, e em 1 mês pagaram. Mas foi um valor baixo, eu continuei usando por mais uns meses para um valor um pouco maior, e pagaram de novo. Tudo certo.
No final de 2021, GTA Trilogy foi lançado e MixMods explodiu em visualizações temporariamente — o interessante é que a maioria das views eram dos mods clássicos, o que indica que as pessoas simplesmente decidiram revisitar os jogos.
Foi um momento extremamente turbulento, o site estava bombando muito, e durante esse momento, ele foi apagado do Blogger, o que me obrigou a migrar pro WordPress, e adivinha? Voltei com menos views até que antes do GTA Trilogy (mas já recuperou) devido ao site ter quase desaparecido do Google, e muitos problemas de migração feita às pressas.
Já fazia meses que eu não recebia o pagamento do climb.tv, e após o site ter bombado tanto (e se não me engano esses dias também estava rolando uns eventos de e-sports na Twitch), acumulou bastante dinheiro pra receber. Não é legal dar números (uns podem zoar dizendo que é pouco, outros atacar dizendo que é muito), mas se trata de milhares de reais.
No momento o climb.tv havia aumentado o tempo de pagamento para 2 meses nos termos de serviço, e o engraçado é que quando estava terminando os 2 meses, eles aumentaram para 3 meses. Eu achei um absurdo, mas eu esperei.
Passou o dia do meu pagamento, e ainda nada.
Eu entrei em contato por e-mail diversas vezes, não responderam, até que um momento respondeu dizendo que a contagem dos 3 meses começa após o final do mês do pedido do pagamento (me pareceu só uma desculpa, mas aceitei de novo).
E assim começou a guerra na Ucrânia, em 20 de Fevereiro de 2022, 1 dia antes do aniversário de 10 anos da MixMods.
Depois de mais alguns e-mails não respondidos, recebi uma resposta de que “faremos seu pagamento no final do dia”, o momento que nunca chegou.
Eu continuei com mais e-mails, sem respostas, até que eu pesquisei mais a fundo o nome do site em sites que pessoas denunciam scam.
Como eu disse anteriormente, este site é muito pouco noticiado, tudo é estranho, mas eu encontrei um único site de scam, com 2 pessoas relatando que não receberam o pagamento, uma delas disse que conhece pessoas esperando por 10 mil dólares de pagamento há mais de 1 ano.
Foram somente 2 pessoas, mas vendo isso tudo, subiu um alerta gigantesco de que nunca mais iriam me pagar.
Outra grande “red flag”, é que o único método de pagamento do site (exceto para valores altos) é através de cartão de crédito, o que é muito estranho ter que digitar o número do cartão de crédito para receber o dinheiro, e toda a página de pagamento do site está quebrada desde sempre, com valores estáticos que não fazem o menor sentido com a minha conta.
Eu novamente pesquisei sobre a empresa, e continua sem sentido, pois tudo parece real, não vejo motivo de serem um site de scam. O próprio site é vastamente projetado com sistema próprio (scammers normalmente usam templates prontos). Inclusive, no Behance tem uma apresentação de uma espécie de “power point” do trabalho deles, linkado com os designers gráficos (mas diz ter sido publicado em 11 de Julho, interessante).
Desisti de tudo, enviei um e-mail dizendo que se não me pagarem em 1 semana, irei publicar toda essa história aqui na MixMods (que é um site de visibilidade relativamente grande) e entrar em contato com os streamers que pagam o serviço deles contando o que está acontecendo (antes, eu inclusive fiz download do arquivo excel dos meus recebimentos com o nome de cada streamer que eu recebi).
Finalmente uma resposta, quase instantaneamente me responderam que viram a mensagem e que a resposta será feita até o fim do dia. Ok.
Horas depois me enviaram um e-mail relativamente grande com toda a explicação de que eles podem ser atrasar, e que o motivo do atraso foi o início da guerra na Ucrânia, pois eles tinham escritórios em Kiev, portanto estão se mudando. Prometeram que dariam uma data de pagamento até dia 22 de Abril.
Ok, posso esperar, e esperei, e nada. Enviei e-mail questionando, nada.
Isto me pareceu que eles simplesmente inventaram uma desculpa, como eu disse, era previsto eu receber mesmo antes da guerra começar.
Mas o que me acalmou um pouco, é que felizmente (ou melhor, infelizmente) de fato há funcionários em Kiev, segundo o Linkedin. Eles podem ter colocado “Kiev” depois, para fingir, mas seria conspiração demais. Wayback Machine não salvou páginas para que seja possível verificar isto. Os designers gráficos também são de Kiev (segundo Behance).
Eu continuei enviando alguns e-mails a cada alguns meses, coisas como “Notícias? Você disse Abril, já é Julho!”, “Por que não responde?” etc. Eu nunca recebia resposta, e o site continua lá, intacto.
Há não muito tempo enviei um e-mail, que não houve resposta.
Eu desisti de novo. E agora mais uma vez, eu enviei um e-mail dizendo “Me pague ou dê provas concretas que essas desculpas sobre a guerra na Ucrânia é real”.
Eu tentei mas o e-mail não foi enviado, o que indica que o endereço de e-mail deles não existe mais.
Eu tentei com todos os e-mails do site, nenhum funcionou.
Neste momento eu concluí “Ok, eu perdi milhares de reais, eles removeram todos os meios de contato, a qualquer momento o site desaparecerá”.
Mas me acalmei e, novamente, pesquisei sobre o site para ver se há mais pessoas falando sobre ele.
Absolutamente nada novo.
Mas eu encontrei um site de notícias citando “climb.tv”, fiquei curioso…
É uma matéria do site de notícias ain.ua, ucraniano.
Agora eu fiquei sem palavras.
Aqui está uma tradução livre de uma parte do texto:
Eu, Alexa Anton (Алекса Антон), fundador(a) do serviço climb.tv, experimentei em primeira mão como é difícil trabalhar durante a guerra. Minha equipe estava espalhada por toda a Ucrânia, mas continuamos a fornecer suporte aos usuários do serviço mesmo durante os bombardeios, em abrigos antibombas. Nossos funcionários conseguiram evacuar de Buchi, Mariupol, Kyiv e encontraram um abrigo temporário em Chernivtsi.
O dono (ou dona?) do site co-fundou um fundo de caridade e abrigo em Chernivtsi, para cuidar de homens, mulheres, crianças e idosos refugiados.
Em 10 dias, um enorme trabalho foi feito – o abrigo começou a receber os primeiros migrantes. Cerca de três mil pessoas encontraram refúgio aqui. Para alguns, é um ponto intermediário, outros vivem em um abrigo desde o início da guerra. Cerca de 130 pessoas vivem no abrigo todos os dias. Fornecemos alimentos, roupas e necessidades básicas. Se necessário, ajudamos no emprego, prestando assistência psicológica.
Ou seja, milhares reais do meu dinheiro não foram pagos pra mim, porque ele gastou nisto:
Pensar nisso me dá um nó na garganta.
Mas melhor, o dinheiro que vocês renderam pra MixMods no final de 2021, foi revertido para esse abrigo.
Foram milhares de reais que eu estou há quase 1 ano com estresse imaginando que nunca me pagariam, e agora eu descobri onde o meu dinheiro está, provavelmente usado para comprar muitos alimentos, ou todos esses brinquedos da imagem acima.
Toda a equipe do site se tornou refugiada, e como o dono do site disse, mesmo com a guerra, ele continuou tentando dar suporte para os editores, como eu. Eu me sinto um pouco mal ao ler isso, eles estavam lendo meus e-mails mesmo em um abrigo anti-bomba.
Tal notícia é de 1 de Julho de 2022, relativamente recente. O que eu achei interessante é que em 11 de Julho apareceu a tal apresentação do site no Behance (que eu citei anteriormente), não sei o motivo, provavelmente é só um portfólio antigo.
Eu senti necessidade de escrever esse artigo, inclusive para que as pessoas que usam o climb.tv encontrem essa explicação ao pesquisar no Google, e não pensem que eles são scammers, muito pelo contrário. Mas eu sinceramente não sei se eles vão voltar com o site, ou se sequer estão vivos neste momento. Eles pelo menos deviam colocar um bom aviso no site sobre toda essa situação.
Eu pensei em voltar a usar o climb.tv mesmo sem receber, como apoio à ele, mas provavelmente agora eles não têm mais acesso ao site, não sei como está a situação. De qualquer forma, eles têm um site de arrecadação de fundos onde qualquer um pode doar.
Se você quiser apoiar, veja o site: