[Info] Rockstar discute com Take2 para deixar os modders em paz

Se você está perdido, clique aqui.

Depois do que foi a maior treta da história do mods de GTA, Rockstar Games pede para Take-Two não agir contra projetos de terceiros. Isso quer dizer que OpenIV voltou à ativa!

Após 90% de reviews “recentes” serem negativas na steam (contando 53 mil reviews);
Após inúmeros comentários atacando tanto Rockstar quanto Take2, até mesmo afetando negativamente as ações da bolsa da empresa Take-Two Interactive com a grande queda dos investidores.
Após toda essa força contra essa ação, a Rockstar quer deixar claro que apoia os mods para single-player.

Pergunta: Mods para Um Jogador no PC são permitidos?


Resposta: A Rockstar Games acredita na criatividade responsável dos fãs e, particularmente, gosta quando esses criadores mostram sua paixão pelos nossos jogos. Após discutir o assunto com a Take-Two, essa concordou que, em geral, não tomará medidas legais contra projetos de terceiros envolvendo os jogos da Rockstar que são para um jogador, que não sejam comerciais e que respeitem os direitos de propriedade intelectual (IP) de terceiros. Isso não se aplica a (i) serviços online ou modo multijogador; (ii) ferramentas, arquivos, bibliotecas ou funções que poderiam ser usadas para influenciar os serviços online ou modo multijogador, ou (iii) uso ou importação de outras IPs (incluindo outras IPs da Rockstar) no projeto. Isso não é uma licença e não constitui endosso, aprovação ou autorização para qualquer projeto de terceiros. A Take-Two se reserva o direito de objeção a qualquer projeto de terceiros, ou de revisar, revogar e/ou retirar esta declaração a qualquer momento a seu critério. Esta declaração não constitui renúncia de qualquer direito que a Take-Two possa ter com relação a projetos de terceiros.

Em suma, Take2 não pode mais se intrometer onde não deve. Mas pode.
Na real, o texto deixa claro que isso não é nenhum tipo de licença, que a Take2 ainda pode agir e tudo mais, mas é um texto pouco mais informal do tipo “podem continuar fazendo o que vocês quiserem aí… mas também não é porque estou dizendo isso que vocês podem fazer qualquer coisa!”. O que é certo de se fazer.
Note também que a própria “pseudo-licença” tem alguns pontos que é contra o OpenIV, mas mesmo assim o OpenIV foi aberto novamente.
A Rockstar diz estar em contato com Good-NTS, principal desenvolvedor do OpenIV, onde até o momento deste post, ele ainda não declarou nada publicamente. Do outro lado, a Take2 continuará atrás dos mods que atrapalham o GTA Online, mas deixará de lado o OpenIV.
Outro ponto importante desta declaração é o ponto “(iii)”, onde não é permitido conversão de arquivos de outras “propriedades intelectuais” (como, simplesmente, jogos), uma coisa que já era sabida e sempre esteve em suas licenças.
Ou seja, tudo está relacionado com “não atrapalhe jogos online”, “respeite direitos autorais” e “não venda mods”, seguindo isso, “continuem criando seus mods e demonstrando suas paixões”.
Em minha opinião particular, parece que a Rockstar e Take2 não se entendem bem.
Take2 quer botar as regras em prática enquanto Rockstar Games não quer perder seus fãs e continuar na sua fama de “empresa bonzinha que apoia os fãs”.

[Info] 15/06 — O dia em que o GTA modding foi declarado ilegal

Atualização (18/06/17)
Veja a resposta do desenvolvedor do OpenIV sobre a resposta da Rockstar.




Take2 ameaçou processar os desenvolvedores do OpenIV — a principal ferramenta que possibilita modificar o GTA V, GTA IV e Max Payne 3.

Com este pedido, o OpenIV teve que parar o desenvolvimento, distribuição e atividade.
open-iv-gta-v-mod-take2-rockstar-illegal-modding-9196407
GooD-NTS, principal desenvolvedor do OpenIV divulgou na GTAForums o seguinte texto (traduzido por mim (Junior_Djjr)):

Temíamos que este dia viesse… E agora está aqui.
O dia, e que o modding de GTA foi declarado ilegal.

O modding de GTA teve uma longa e gloriosa história.
Desde o GTA III, pessoas criaram vários diferentes mods desde simples substituições de texturas à impressionantes conversões totais.

E o modding sempre foi uma “gray zone” — o campo de batalha entre advogados e PR[?]…

Quase 10 anos de desenvolvimento do OpenIV, nós tínhamos tentado jogar o mais agradável possível e ainda mais:

  • Estritamente seguido o código civil da Rússia (apenas engenharia inversa para interoperabilidade).
  • Somente engenharia reversa “clean-room”.
  • Sem distribuição dos dados originais e códigos.
  • E absolutamente não atrapalhando o Online…

Em 5 de junho, 2017, nós recebemos uma carta oficial de Cesse-e-Desista.
Ela claramente dizia, que com o OpenIV nós “permite que terceiros derrotem os recursos de segurança de seu software e modifiquem esse software em violação dos direitos de Take-Two“.
Sim, esta carta analfabeta tanto tecnicamente quanto gramaticalmente (realmente, eles nem se importaram em re-ler o texto)
Sim, podemos ir ao tribunal e, mais uma vez, provar que a modificação é um uso justo e nossas ações são legais.
Sim, nós poderíamos. Mas nós decidimos que não.

Passar ao tribunal levará pelo menos alguns meses do nosso tempo e grande quantidade de esforços, e, na melhor das hipóteses, não teremos absolutamente nada.
Passar o tempo apenas para restaurar o status quo é realmente improdutivo, e todo o dinheiro no mundo não pode compensar a perda de tempo.

Então, decidimos concordar com suas reivindicações e estamos parando a distribuição do OpenIV.

Foi uma decisão difícil, mas quando qualquer atividade de modificação foi declarada ilegal, não podemos ver nenhuma possibilidade de continuar esse processo,
A menos que a alta administração da empresa Take-Two faça uma declaração oficial sobre modding, que pode ser usada no tribunal.

Com muitos agradecimentos para toda a comunidade modding para todas as suas fantásticas criações,
time OpenIV.

Adeus e obrigado pelos peixes.


É basicamente o fim do modding do GTA V, e qualquer trabalho sequente relacionado será considerado ilegal e também terá o mesmo final que o OpenIV teve.

Continuando, mais esclarecimentos:

Para ficar tudo claro, aqui o que aconteceu:

1 – Em 19 de maio, 2017, nós recebemos um email do advogado da Take Two Interactive nos EUA. Neste email eles solicitaram para parar imediatamente sem nenhum trabalho adicional e/ou distribuição dos projetos OpenIV e “Liberty City in GTAV”

2 – Na opinião de que não violamos nenhuma lei, pedi-lhes que fornecessem informações mais detalhadas sobre o pedido. Eles concordaram em fornecer detalhes por email.

3 – Em 5 de junho, 2017, depois de duas semanas de silêncio, recebi a carta de Cessar-e-Desistir da empresa de advogados (representante legal da Take Two na Rússia), tanto em formato eletrônico quanto em papel, para o meu endereço empregador. Este Cessar-e-Desistir me acusa nas violações das leis russas.

4 – Depois de muitos pensamentos pesados, decidimos concordar com suas reivindicações. Nós não conseguimos facilmente; É uma decisão muito difícil para nós.


Um processo semelhante aconteceu com NTAuthority — Detetives da Take 2 batem na casa de modder — onde ele passou por grandes problemas e foi obrigado a se afastar do modding de qualquer jogo da Rockstar/Take2.

E então, vocês ainda acreditam que algum dia existirá um GTA com suporte à mods?

A Rockstar nunca será como empresas como Valve, que até ajudam individualmente e coletivamente as pessoas a criarem mods para seus jogos, que divulgam os mods, que até aceita que trabalhos derivados sejam vendidos.

As avaliações negativas do GTA V na Steam explodiram.

Atualização:
A Rockstar Games respondeu sobre o acontecimento:

Ações da Take-Two não estão especificamente direcionadas aos mods single player. Infelizmente o OpenIV recentemente possibilita maliciosos mods que permitem assédio de jogadores e interferem no GTA Online na experiencia de todo mundo. Nós estamos trabalhando para determinar como podemos continuar o suporte criativo da comunidade sem impactos negativos para os jogadores.

Tenha a nota de que isso não anula a parte da Rockstar ter também culpa em tudo isso, mas a Take2 é mais ofensiva e é quem age.

Além de que o Good-NTS disse que na carta pedia inclusive para parar o desenvolvimento também do mod “Liberty City in GTAV”, que tem nada a ver com o GTA Online. Estranho, não?

Atualização (18/06/07):
2 dias atrás o Good-NTS respondeu:

A declaração “[declaração acima]”, está simplesmente errada e eles sabem disso. OpenIV não permite ou suporta nenhum mod do GTA Online. Nós sempre demos suporte à Rockstar em seu direito de proteger o GTA Online dos hacks e cheats. Mas, o Cessar-e-Desistir da TakeTwo foi específico para o single-player e não tem menções do GTA Online.

Portanto, a Rockstar está mentindo (DE NOVO)?

Esta está sendo a maior treta da história dos mods! A empresa Take2 está sofrendo uma queda altíssima das ações da bolsa de valores por parte dos investidores devido à isso. [1]
Essa treta ultrapassou — de longe — a treta do Hot Coffe.
A treta foi parar até na BBC!


Devido ao grande número de pessoas que modificam GTA San Andreas neste blog: Afinal, o que será do GTA SA?
É simples: GTAs antigos não são mais fontes importantes de renda para Rockstar Games / Take2, enquanto o GTA V continua rendendo muita grana pra eles. GTA SA é só um detalhe, é só um clássico que continua sendo vivo por causa de mods e que não atrapalha em nada pra Rockstar e Take2, é só história.
E com certeza se eles quisessem fazer alguma coisa, já teriam feito, pois nós fazemos coisas piores do que essa conversinha aí em cima.
Veja como o GooD-NTS diz ter evitado quebrar as leis da engenharia reversa, e mesmo assim os advogados pegaram no pé dele, no GTA SA, nós nem tentamos obedecer estas leis e nós realmente fazemos engenharia reversa e divulgamos códigos inteiros em público (a Lista de Crash só foi possível por causa disso). Quanto o assunto é GTAs clássicos, o modding é livre dessa idiotice.


Fontes: 
Take Two vs Modding (íntegra)
Here’s Rockstar’s statement about Take-Two shutting down GTA’s OpenIV modding tool (resposta da R*)
Traduzido e escrito por Junior_Djjr – MixMods
Ao copiar o conteúdo daqui, dê créditos deixando um link visível para a postagem de origem.

[Info] Detetives da Take 2 batem na casa de modder

Qual seria a reação, de você, sendo um criador de mods, estar tranquilo em sua casa criando um mod multiplayer para o GTA V e chega dois detetives particulares da Take 2 batendo na sua porta pedindo para você parar?
mod-5-7256182
Foi isso que aconteceu com NTAuthority (criador do FiveM, multiplayer do GTA V). Um par de detetives particulares foram enviados para a casa dele.
Deram para ele um telefone com alguma pessoa dos EUA ou Reino Unido falando sobre “cessar as atividades dele no GTA 5”, que “eles sabem o que aconteceu antes com a Activision e não quer envolver advogados nessa”, que “eles não aceitam qualquer coisa além de parar o que ele está fazendo” e ainda que “não pode divulgar quaisquer conversas que estamos tendo com os outros desenvolvedores de mods” (haha, olha só…) e eles não quiseram tocar no assunto da política de modificações de jogos.
(há a fonte no fim do post)
E não foi só ele!
Em seguida os criadores do GTA:MP também receberam essa visitinha (ou carta? cada um disse uma coisa) e tiveram que encerrar também o mod.
“Take2 Interactive Inc. nos contataram e pediram-nos para parar o GTA:MP, porque do ponto de vista do Take2, GTA:MP é um rival de seus negócios”
E ainda:
Os desenvolvedores do GTA:MP disseram que a Rockstar apoiou a criação do GTA:MP, quem não apoiou foi a Take 2.
(lembrando que em Agosto a Rockstar baniu os criadores do FiveM)
Em outras palavras: Fodam-se os caras que gastam suas vidas estudando e criando mods melhorando nosso jogo! Nós estamos perdendo dinheiro com eles!


Atualização:
NTAuthority foi afastado do modding pela ordem judicial obtida pela Take 2.
Parabéns Take 2! Vocês venceram a batalha contra o modding!


Veja também:
  

Mais informações:

NTAuthority também já teve problemas com a Activision ao criar o multiplayer para o COD, recebeu uma carta deles, muito diferente de detetives!
NTA teve pouca influência no GTA San Andreas, ajudou na CLEO, Silent’s Asi Loader, SkyGfx etc
FiveM e GTA:MP são dois mods multiplayer online para GTA V e com mods aceitáveis (já que o GTA Online não aceita os mods).

Escrito por: Junior_Djjr (MixMods)
Fontes: [1] [2] [3]

GTA V vs Modders – Rockstar banindo até desenvolvedores de mods

Faz tempinho que não publico mais detalhes sobre a briga entre a Rockstar e os mods para GTA V.
Recentemente aconteceu mais uma barbaridade por parte da Rockstar que resolvi falar aqui, não precisa falar muito pois no Reddit já tem todo o texto explicando a história, então resumirei e darei opiniões.
Basicamente aconteceu por causa do FiveM, onde é um novo sistema de multiplayer para o GTA V criado por NTAuthority, TheDeadlyDutchi e várias outras pessoas que dedicaram anos para desenvolver.
(para quem não conhece, NTAuthority já tem fama com esse tipo de coisa, por exemplo já recebeu uma carta da Activision depois de criar o alterIW3 para o Call Of Duty)
Na minha opinião parece um tipo de inveja por termos criado este novo sistema multiplayer, meio que a Rockstar jogando no lixo todas as pessoas que gastaram anos de sua vida para desenvolver isso, aparentemente não querem que os jogadores substituam o GTA Online pelo FiveM (mesmo que possam normalmente jogar em ambos, né…).
Para vocês terem noção do que se trata, o NTAuthority nunca (?) usou mod no single player (exceto pelo FiveM, obviamente), e TheDeadlyDutchi usou só mods há muito tempo atrás, e foram banidos juntos, juntamente com outros desenvolvedores e afiliados, e até mesmo quem joga FiveM, banidos permanentemente!!! Não podendo nem jogar mais offline!!! Quem comprou GTA V e quis se divertir com tais mods, perdeu dinheiro.
E ainda tem mais, banir da Social Club quer dizer que você não poderá mais jogar nenhum jogo da Rockstar linkado à ela! Você por exemplo não poderá mais jogar Max Payne, tudo porque você jogou GTA V offline usando um mod!
Rockstar Games já até disse que ninguém está sendo banido por usar mods no single player… Parece piada, tudo mundo já sabe que estão sim sendo banidos, na própria Steam as avaliações negativas do GTA V aumentaram juntamente com comentários reclamando de terem sido banidos, até mesmo alguns visitantes da MixMods disseram nos comentários que foram banidos do online por usar mods no single. E para piorar, agora estão banindo até desenvolvedores e afiliados dos mods.
Quando foi atualizado o GTA V e os mods pararam de funcionar, Rockstar também mentiu dizendo que foi sem querer, onde nós (experientes) sabemos muito bem que foi proposital sim.
Portanto… todos os desenvolvedores, afiliados e quem joga FiveM estão sendo banidos permanentemente do Social Club, tudo por causa de um mod multiplayer que é usado no singleplayer. E banir os desenvolvedores por terem criado esse sistema é falta de respeito, tanto que este tal mod é grátis e open source (código aberto para melhorias e pessoas estudarem), a Rockstar não apoiar nós modders criarmos tais coisas é não dar valor ao trabalho dos mesmos.
Banir por usar mods no GTA Online não tem o que reclamar, realmente tem que banir estas pessoas para sempre, mas banir por mods no singleplayer é inaceitável, nós compramos o jogo, o jogo é nosso para fazermos o que quiser com ele, e nossa comunidade passou anos para criar tais mods, não estamos atrapalhando em nada ao usar mods no singleplayer, não tem o porquê da Rockstar não nos deixar usar mods offline, isso é idiotice e a cada dia que passa mais está perdendo os fãs, eu particularmente não tenho GTA V, e já afirmei que compraria ele e com gosto, pois merece, mas depois disso tudo que está acontecendo eu não vou querer gastar meu dinheiro para usar um mod e ser banido para sempre.
O que deveriam fazer é nos agradecer por estar criando mods e melhorando um jogo que já era bom, muitas pessoas compraram o GTA V exatamente porque queriam modificá-lo, tanto desenvolver modificações quanto instalá-las, mas foram surpreendidos por um ban permanente depois de instalar um mod no single player, single player!
Atualizado
Clique aqui para ver uma outra ótima opinião do Sávio (moderador da BMS)
Gostei muito da opinião dele, disse outros detalhes que esqueci de mencionar aqui.

GTA V vs Modders – De novo?

Hoje a Rockstar lançou mais um patch para o GTA V, e mais uma vez trocaram as hashs das funções deixando os mods pararem de funcionar de novo. Sem intenção?
jpg4-7024255
Tal Rockstar, muito não intencional (referência ao Doge), eu me pergunto se R* vai dizer novamente que eles não são contra mods para o single player. Tenho o patch, as hashes nativas foram alteradas, a proteção do código DRM é aplicada aos montes de funções relacionadas à scripts, incluindo as próprias funções nativas.

Faça backup de seus arquivos até o ScriptHookV ser atualizado!

Na resposta da Rockstar sobre isso, há um tempo atrás, disseram que “não foi intencional”, e hoje, de novo, sem querer né?
Está certo que há o lado bom nisso, retirar os mods do multiplayer, mas o que trocar as hashs deixando não funcionar mod algum tanto em singleplayer ou multiplayer irá ajudar? Ainda mais que é só atualizar o Script Hook para as novas hashs e pronto (o que não é tão simples e rápido assim).