[Info] 15/06 — O dia em que o GTA modding foi declarado ilegal

Atualização (18/06/17)
Veja a resposta do desenvolvedor do OpenIV sobre a resposta da Rockstar.


Take2 ameaçou processar os desenvolvedores do OpenIV — a principal ferramenta que possibilita modificar o GTA V, GTA IV e Max Payne 3.

Com este pedido, o OpenIV teve que parar o desenvolvimento, distribuição e atividade.

GooD-NTS, principal desenvolvedor do OpenIV divulgou na GTAForums o seguinte texto (traduzido por mim (Junior_Djjr)):
Temíamos que este dia viesse... E agora está aqui.
O dia, e que o modding de GTA foi declarado ilegal.

O modding de GTA teve uma longa e gloriosa história.
Desde o GTA III, pessoas criaram vários diferentes mods desde simples substituições de texturas à impressionantes conversões totais.

E o modding sempre foi uma "gray zone" — o campo de batalha entre advogados e PR[?]...

Quase 10 anos de desenvolvimento do OpenIV, nós tínhamos tentado jogar o mais agradável possível e ainda mais:

  • Estritamente seguido o código civil da Rússia (apenas engenharia inversa para interoperabilidade).
  • Somente engenharia reversa "clean-room".
  • Sem distribuição dos dados originais e códigos.
  • E absolutamente não atrapalhando o Online...

Em 5 de junho, 2017, nós recebemos uma carta oficial de Cesse-e-Desista.
Ela claramente dizia, que com o OpenIV nós "permite que terceiros derrotem os recursos de segurança de seu software e modifiquem esse software em violação dos direitos de Take-Two".
Sim, esta carta analfabeta tanto tecnicamente quanto gramaticalmente (realmente, eles nem se importaram em re-ler o texto)
Sim, podemos ir ao tribunal e, mais uma vez, provar que a modificação é um uso justo e nossas ações são legais.
Sim, nós poderíamos. Mas nós decidimos que não.

Passar ao tribunal levará pelo menos alguns meses do nosso tempo e grande quantidade de esforços, e, na melhor das hipóteses, não teremos absolutamente nada.
Passar o tempo apenas para restaurar o status quo é realmente improdutivo, e todo o dinheiro no mundo não pode compensar a perda de tempo.

Então, decidimos concordar com suas reivindicações e estamos parando a distribuição do OpenIV.

Foi uma decisão difícil, mas quando qualquer atividade de modificação foi declarada ilegal, não podemos ver nenhuma possibilidade de continuar esse processo,
A menos que a alta administração da empresa Take-Two faça uma declaração oficial sobre modding, que pode ser usada no tribunal.


Com muitos agradecimentos para toda a comunidade modding para todas as suas fantásticas criações,
time OpenIV.

Adeus e obrigado pelos peixes.

É basicamente o fim do modding do GTA V, e qualquer trabalho sequente relacionado será considerado ilegal e também terá o mesmo final que o OpenIV teve.

Continuando, mais esclarecimentos:
Para ficar tudo claro, aqui o que aconteceu:

1 - Em 19 de maio, 2017, nós recebemos um email do advogado da Take Two Interactive nos EUA. Neste email eles solicitaram para parar imediatamente sem nenhum trabalho adicional e/ou distribuição dos projetos OpenIV e "Liberty City in GTAV"

2 - Na opinião de que não violamos nenhuma lei, pedi-lhes que fornecessem informações mais detalhadas sobre o pedido. Eles concordaram em fornecer detalhes por email.

3 - Em 5 de junho, 2017, depois de duas semanas de silêncio, recebi a carta de Cessar-e-Desistir da empresa de advogados (representante legal da Take Two na Rússia), tanto em formato eletrônico quanto em papel, para o meu endereço empregador. Este Cessar-e-Desistir me acusa nas violações das leis russas.

4 – Depois de muitos pensamentos pesados, decidimos concordar com suas reivindicações. Nós não conseguimos facilmente; É uma decisão muito difícil para nós.

Um processo semelhante aconteceu com NTAuthority — Detetives da Take 2 batem na casa de modder — onde ele passou por grandes problemas e foi obrigado a se afastar do modding de qualquer jogo da Rockstar/Take2.


E então, vocês ainda acreditam que algum dia existirá um GTA com suporte à mods?

A Rockstar nunca será como empresas como Valve, que até ajudam individualmente e coletivamente as pessoas a criarem mods para seus jogos, que divulgam os mods, que até aceita que trabalhos derivados sejam vendidos.

As avaliações negativas do GTA V na Steam explodiram.


Atualização:
A Rockstar Games respondeu sobre o acontecimento:
Ações da Take-Two não estão especificamente direcionadas aos mods single player. Infelizmente o OpenIV recentemente possibilita maliciosos mods que permitem assédio de jogadores e interferem no GTA Online na experiencia de todo mundo. Nós estamos trabalhando para determinar como podemos continuar o suporte criativo da comunidade sem impactos negativos para os jogadores.
Tenha a nota de que isso não anula a parte da Rockstar ter também culpa em tudo isso, mas a Take2 é mais ofensiva e é quem age.

Além de que o Good-NTS disse que na carta pedia inclusive para parar o desenvolvimento também do mod "Liberty City in GTAV", que tem nada a ver com o GTA Online. Estranho, não?


Atualização (18/06/07):
2 dias atrás o Good-NTS respondeu:
A declaração "[declaração acima]", está simplesmente errada e eles sabem disso. OpenIV não permite ou suporta nenhum mod do GTA Online. Nós sempre demos suporte à Rockstar em seu direito de proteger o GTA Online dos hacks e cheats. Mas, o Cessar-e-Desistir da TakeTwo foi específico para o single-player e não tem menções do GTA Online.
Portanto, a Rockstar está mentindo (DE NOVO)?

Esta está sendo a maior treta da história dos mods! A empresa Take2 está sofrendo uma queda altíssima das ações da bolsa de valores por parte dos investidores devido à isso. [1]
Essa treta ultrapassou — de longe — a treta do Hot Coffe.
A treta foi parar até na BBC!




Devido ao grande número de pessoas que modificam GTA San Andreas neste blog: Afinal, o que será do GTA SA?
É simples: GTAs antigos não são mais fontes importantes de renda para Rockstar Games / Take2, enquanto o GTA V continua rendendo muita grana pra eles. GTA SA é só um detalhe, é só um clássico que continua sendo vivo por causa de mods e que não atrapalha em nada pra Rockstar e Take2, é só história.
E com certeza se eles quisessem fazer alguma coisa, já teriam feito, pois nós fazemos coisas piores do que essa conversinha aí em cima.
Veja como o GooD-NTS diz ter evitado quebrar as leis da engenharia reversa, e mesmo assim os advogados pegaram no pé dele, no GTA SA, nós nem tentamos obedecer estas leis e nós realmente fazemos engenharia reversa e divulgamos códigos inteiros em público (a Lista de Crash só foi possível por causa disso). Quanto o assunto é GTAs clássicos, o modding é livre dessa idiotice.



Fontes: 
Take Two vs Modding (íntegra)
Here's Rockstar's statement about Take-Two shutting down GTA's OpenIV modding tool (resposta da R*)
Traduzido e escrito por Junior_Djjr - MixMods
Ao copiar o conteúdo daqui, dê créditos deixando um link visível para a postagem de origem.


Use ModLoader v0.3.5 para instalar os mods.

Um autodidata polímata. Amante de computação, música, desenvolvimentos e ciências em geral. Ibitinga - SP

Veja também

Próximo
« Próximo
Anterior
Anterior »
Nota: Envie sugestões de postagens neste link. Caso problemas, use a Lista de Crash.


Foi removido os comentários pelo sistema do blogger. Por favor, use o Disqus.


Nenhum comentário: