GTA Trilogy: Minha rápida análise do trailer

Saiu o trailer do GTA Trilogy, os chamados “The Definitive Edition” do GTA III, GTA VC e GTA SA.
 
O jogo será lançado dia 11 de Novembro, ou seja, a mesma data que eu postei aqui semanas atrás.
 
Desde que o trailer saiu, já teve 7 mil mensagens no canal VIP (para somente membros selecionados) no Discord da MixMods. O pessoal de lá dissecou muita coisa, e dá para criar uma postagem profunda analisando cada detalhe, levando ao lado técnico (algo que poucas pessoas fazem).
 
Mas não vou fazer isso hoje pois uma postagem dessas levaria muito tempo. Agora, eu vou só fazer resumos do que eu acho do jogo neste momento…
 

Vale 320 reais?
Nem fodendo. Pra quem não é do Brasil, saiba que isto é quase um terço do nosso salário mínimo, e é o que uma família pequena gasta para comer num mês.
Eu peguei Red Dead Redemption 2 por 180 reais numa promoção, e hoje está 240 reais.
E a Rockstar está obrigando as pessoas a comprarem esta versão, pois removeram a versão clássica das lojas. Agora só estão disponíveis por pirataria (pra quem não pegou os jogos grátis ano passado).
 
“Mas são 3 jogos e não 1!”
Mas isto realmente é um argumento válido?
Todos os jogos juntos são 60 horas de gameplay do modo história, similar à jogos como RDR2, ou seja, mesmo que sejam 3 jogos, eles são considerados somente 1, devido à serem 3 pequenos remasterizados por uma equipe de menos de 50 pessoas. God Of War, considerado por muitos (por exemplo, uma votação pública da IGN) o atual melhor do jogo da história, está 100 reais mais barato!
Ou seja, são 3 jogos pequenos que juntos se tornam o equivalente à 1 grande. Lembrando que o mapa do GTA III é minúsculo, o do GTA VC também é minúsculo, mas com escala aumentada para parecer maior, somente o GTA SA é quase a metade do mapa do GTA V. Se juntar o mapa desses 3 jogos, ainda não alcança o padrão de um mapa AAA de hoje.
Ou seja, o que é válido é comparar esses 3 jogos como se fosse 1 jogo AAA. É injusto tratarmos como “o preço é grande pois são 3 jogos”, não estamos falando de 3 jogos como The Witcher 3, estamos falando de 3 jogos do início dos anos 2000, somente com gráficos novos e pequenas melhorias feitas por uma equipe de poucas pessoas! Nem da Rockstar é! E sim, eu amo eles, não estou desmerecendo, mas vamos ser realistas na comparação.
 
“Não ficou tão bom pois eles não conseguiriam! É trabalho demais!”
Primeiramente, os jogos foram criados pela Grove Street Games (anteriormente, War Drum Studios), é a mesma equipe de menos de 50 pessoas que remasterizaram esses jogos (e foi para o Android, iOS, Microsoft Store, PS3 e Xbox 360), ou seja, ser uma equipe de poucas pessoas é um argumento válido, realmente é difícil pra eles criarem isso tudo pra tantas plataformas. Mas é uma falha neste argumento: O jogo está sendo vendido com preço e requisitos mínimos de um jogo AAA!!! Se o jogo está sendo vendido com um preço de AAA, eles devem dar uma qualidade AAA! E também foi falha da Rockstar Games ou TakeTwo não ter investido mais dinheiro no projeto! Não podemos passar pano usando esse argumento, não estamos falando de uma equipe indie, estamos falando da Rockstar Games dando dinheiro pra uma empresa remasterizar jogos icônicos e vendê-los por preço até maior do que de um jogo AAA.
 
Requisitos mínimos e recomendados
Quando vazou os requisitos mínimos e recomendados, eu até duvidei que fossem reais, de tão absurdos!
Vamos comparar com um jogo absurdamente gigante e maravilhoso: Red Dead Redemption 2.
RDR2 pede um i5-2500K e o GTA Trilogy pede um i5-6600K. Como mínimos!!!
RDR2 recomenda 12 GB de RAM e GTA Trilogy recomenda 16 GB de RAM.
É sério isso, eu não faço ideia do que fizeram para o GTA Trilogy ser mais pesado que RDR2. Eu não sei nem o que comentar.
 
Modding
Por ser na Unreal Engine, o modding é bem ruim. Melhor que RAGE? Não sei, pelo menos Unreal há muitos jogos funcionando igual, então a comunidade para ferramentas é muito maior, mas até hoje os métodos de modding na Unreal são PÉSSIMOS! Muitas vezes você precisa usar hex editor, é um absurdo. E ainda pode ser que o jogo seja propositalmente bloqueado contra mods, com visto nas ações atuais da TakeTwo. Pode ser que no futuro isso melhore e saia ferramentas melhores. Se você tem conhecimento no assunto, nos ajude, participe do nosso Discord para nos auxiliar.
 
“Mas o que há de bom na Grove Street Games (War Drum Studios)?”
Porque, diferente da Rockstar Games e TakeTwo, a Grove Street Games adora a comunidade de modding!
Cada jogo que eles remasterizaram, eles vazaram alguma coisa importante pro modding. Vocês não tem noção do quanto eles ajudaram no modding que temos hoje! O CEO da empresa elogiou o SilentPatch e modding em geral, inclusive, a versão 2.0 do GTA SA para mobile foi lançada por minha causa: Eu falei com o Silent sobre o bug dos artefatos da tela, que ainda estavam presentes no mobile, e por causa disso o Silent entrou em contato com eles dando a solução, e eles implementaram a correção no jogo, logo em seguida lançando a 2.0! Eles são muito legais com a gente, diferente da Rockstar Games, e TakeTwo, que processam modders, derrubam mods e até censuraram a palavra “mod”.
Mas… A Rockstar Games e TakeTwo ainda está lá, segurando os braços da Grove Street Games. Eles podem muito bem atualizar o contrato adicionando um “se vazar alguma coisa, você morre!”.
 
“Os personagens estão parecendo cartoon!”
Eu zoei isso na página do Facebook, comparando os mods do modder Ezekiel falando que ele fez trabalhos melhores com os personagens, e várias pessoas começaram e me atacar falando que eu estou me achando melhor que a Rockstar, e eu me acho o “bonzão”. Sendo que nenhum dos mods que eu comparei foram criados por mim! E o que eu estava fazendo é pagando pau pra outros modders, não eu!
Por algum motivo há pessoas defendendo com unhas e dentes que os personagens estão maravilhosos. Sinceramente, eu até entendo o argumento de “eles quiseram deixar cartunesco pois o jogo ao todo tem um estilo cartoon de simplicidade” (de fato, mas GTA SA não é tão cartoon assim), pra mim eu vejo isso como uma preguiça, pois cartoon é mais fácil e rápido de fazer. Eu odiei terem mudado o jogo para estilo cartoon, principalmente GTA SA que nunca teve rostos cartunescos, sempre foram fotos reais de pessoas, agora os personagens parecem feitos no The Sims! Ficou horrível, o mod de personagens em HD do Ezekiel é absurdamente melhor que o trabalho deles.
Os personagens serem num estilo cartoon pode ser uma escolha válida para eles, e pode ser só uma opinião minha de não ter gostado, tanto faz, mas eu ainda acho que o fator “preguiça” esteve envolvido nessa decisão.
 
“Você está falando que modders fazem um trabalho melhor que a Rockstar!”
Primeiro, quem fez foi a Grove Street Games, um grupo de menos de 50 pessoas (aparentemente 21 hoje), não a Rockstar North, e segundo, o orçamento do trabalho é quem define a qualidade dele, não especificamente a grandiosidade da empresa, e terceiro, sim, os melhores trabalhos são gerados por paixão, e não por dinheiro.
 
“Mas os personagens cartoon ficaram mais expressivos!”
Ao contrário. Não sei o que aconteceu, mas há várias cenas que eles perderam as expressões faciais, A própria cena da Kendl, no original, ela faz um olhar de desprezo pro CJ, o que não vemos no remaster. Provavelmente sentiram dificuldade em deixar as expressões sem bugs e desistiram. Isto é sim um problema importante, o modo história do jogo é muito importante, as expressões faciais das cutscenes são muito importantes. O mesmo problema também pode ser visto no GTA VC. Há outros exemplos (até mesmo de novas expressões) mas não vou focar nisso aqui.
 
Animações e controles
Foi dito que há melhores controles pros jogos, mas vendo o trailer, parece quase tudo igual, portanto eu acho que não será tão diferente. Bem, ainda não temos como concluir, só jogando…
Mas as animações continuam as mesmas de sempre, até mesmo GTA III e GTA VC, que sempre tiveram animações péssimas e cartunescas (pelo menos o estilo cartoon das pessoas vão combinar com as animações… Péssima ideia, mas enfim).
 
Texturas
Grande parte são claramente upscales com inteligência artificial, ou seja, sim, o RoSA Project Evolved será extremamente útil para esse jogo e pretendemos portá-lo. Mas o que me deixou puto foi a calça do CJ, que é claramente um upscale cagado feito numa das texturas mais importantes do jogo, aparentemente utilizado o upscale do Photoshop, algo que pode ser feito muito melhor utilizando ESRGAN!
 
Mapa
Na cena da placa de Vinewood vemos que não há mais gramas geradas proceduralmente! (as que usam o sistema de .col do jogo). Como será as florestas do GTA SA? O trailer por algum motivo não mostrou elas. Ainda grande parte é lowpoly, principalmente chãos, mas pelo menos há vários pontos positivos…
 
Mas o que há de bom?
Eu prefiro muito mais um remaster assim do que um remaster que muda completamente o estilo do jogo. Eu gostei muito do jogo continuar sendo parecido como ele sempre foi.
O mapa de Vice City está maravilhoso! Há também boas melhorias no mapa do GTA III e GTA SA, mas eu fiquei mais feliz com VC, pois, eu gastei os últimos meses trabalhando em VC pra um servidor de SAMP, e eu posso afirmar com toda certeza: é o pior mapa de GTA da história dos principais GTAs! Eu espero que esteja bem melhor agora, ainda com interiores conectados ao exterior (err, nem isso), as janelas com shader de interior falso são muito legais, eu sempre gosto delas em jogos e eu já fiz isso na Unity Engine pra testar, mas ainda notei muitas partes lowpoly principalmente nos chãos, o que indica que não melhoraram tanto os mapas dos jogos, parecem ter focados mais em props. Isto causou inconsistência de definição.
Em geral, o mapa e carros tiveram boas melhorias que os modders nunca antes fizeram de maneira completa, mas não posso dizer o mesmo das pessoas e armas.
 
Em breve postarei uma análise profunda do trailer aqui, com informações e opiniões técnicas.
 
Não sejam fanboys da Rockstar Games, TakeTwo, ou qualquer empresa. É por causa de pessoas assim que eles se sentiram confortáveis em cobrar um preço tão alto por um jogo assim.


No momento este site está parado (motivos aqui) portanto não estamos mais moderando e aceitando comentários.

Prefira usar o nosso Discord, fórum, Facebook ou Youtube.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments