SAMP Objects for singleplayer (todos os objetos do SAMP)

Atualizado 04/03/21
Opção adaptada ao AutoID v2.1.4 ou superior.

Mod que adapta todos os 1432 objetos adicionais do SAMP para funcionar no GTA San Andreas singleplayer/offline!
gta-sa-mod-samp-objects-pack-singleplayer-map-4083487

Com isto, além de muitos objetos úteis para usar em mods, você pode facilmente converter os mods de mapa do SAMP para o singleplayer utilizando o PAWN 2 IPL. Como visto abaixo:

  
Atenção:
Por adicionar tantos objetos, substitui muitos IDs que podem ser usados por outros mods.
Isto quer dizer que este mod é potencialmente incompatível com outros mods que também adicionam peds, veículos e objetos, como mods de mapa, e peças pro Tuning Mod.
Caso a incompatibilidade acontecer, causará o crash 0x00534134 (veja soluções na Lista de Crash).
Necessário Open Limit Adjuster ou outro aumento de limite, ou causará o crash 0x004C663B.
  
‎Autor: SAMP
Adaptação: Firefly
download-baixar-4532137
10 MB
  
Adaptado para AutoID:
Evita crash causado por incompatibilidade entre IDs. Precisa do AutoID v2.1.4 ou superior instalado, e atrasa o carregamento do jogo (uns 5 segundos, depende do PC).
download-baixar-4532137
26 MB
  
Veja também:

SAMP Addon v2.5 (correções para o SAMP)

Atualizado 2.5 RC6 29/05/20

Muita coisa nova, tentando listar as mais interessantes: foi adicionado antialiasing nos reflexos do espelho, mesmo para o singleplayer (eu tentei instalar somente o SAMP.asi no singleplayer e não deu efeito); foi corrigido a incompatibilidade com Hud do GTA Vmarcadores mais visíveis; mais várias pequenas correções de bugs de alto FPS, consequentemente o limite de FPS foi aumentado para 250; em caso de crash, aparecerá uma janela com informações; corrigido um crash se o jogo não houver memória disponível; capslock não se ativa ao apertar fora do chat; desativado a pausa ao tirar foto, menu do colormod e clicar no modo janela… Entre muitas outras coisas…


Um mod que é um absurdo quando o assunto é corrigir e melhorar o SA-MP.


Quase 500 correções e melhorias para o SA-MP.

Incluem de tudo, até mesmo aumentar e corrigir bugs de FPS, diminuir o ping, anti-crash, correções de segurança, novos modelos etc etc…

Se você joga SA-MP, é obrigatório ter este mod instalado! Desde que o servidor que você for jogar, o aceite, pois nem todos aceitam.


 

Tudo o que o mod faz:

Desculpe mas não vou traduzir a lista… é grande demais


O resumo da lista toda é: Muitas melhorias e correções de crashes e bugs, não só relacionados com o SAMP, mas também com o jogo em si, onde muitas coisas são úteis para o singleplayer/offline.

  
Note que várias correções também estão em outros mods, como Mix Sets e SilentPatch, mas em geral não deverá causar incompatibilidades caso você tenha mods que façam as mesmas coisas (mas ainda pode causar incompatibilidade com outros mods, é claro).

Se conectar em servidores 0.3.DL usando 0.3.7:

gta-sa-samp-addon-connect-2013926
Objetos remasterizados:
gta-sa-mp-samp-multiplayer-mod-hd-1-3585157
gta-sa-san-samp-addons-fix-icons-4678522
Usar outros modelos para pickups:
gta-sa-mod-samp-addon-pickup-models-object-5630650
Anti-aliasing nos espelhos:
gta-sa-mod-samp-addon-antialiasing-mirror-7569781
E ele também já inclui outros mods, como SAMP Graphic Restore. É como um pack de mods, mas também com muita coisa em primeira mão.

Se você é dono de um servidor: Siga estes passos para corrigir possíveis problemas.

  
Nota: O Windows, anti-virus etc pode tentar bloquear a instalação, mas você pode confiar, o autor é confiável, criou outros mods como correções aos mods do Ryosuke839. É um autor de nome (ou não):

‎Autor: nonamenoname

Instalador / Installer
(recomendado)

download-baixar-5386177

O mod adiciona e substitui muitos arquivos, até mesmo asi loader, bass.dll, mouse por um feio, e o próprio gta_sa.exe (ou seja, você o perderá caso você tenha aumentado o limite de RAM do GTA SA; no download compactado abaixo não substitui ele).
Baixar a versão compactada pode ser melhor para você ter a visão de quais arquivos você está instalando, escolher qual instalar e facilitar a desinstalação.
No entanto o instalador automático também possibilita a desinstalação pelo painel de controle do Windows — mas cuidado pois irá remover mesmo arquivos que você não queira, portanto pode ser necessário reinstalar asi loader, CLEO e outros mods.

Compactado / Compacted

download-baixar-5386177

(eu não incluí o gta_sa.exe no download)

Caso você optar pelo compactado ao invés do instalador. Recomendado para saber quais arquivos você está instalando.
Você não terá:

  • In SA-MP appears when typing input language (?)
  • Instalação do Microsoft Visual C++ 2008
  • Não poderá desativar a seleção de monitor (SilentPatch faz isso)
  • Não poderá aplicar os 2 botões adicionais do mouse como Enter e Esc.
  • Não poderá ativar e desativar o limite de FPS do SAMP.
  • Não poderá desativar o anti-pause.
  • Não checará pela correta versão do SAMP (samp.img e samp.dll).
  • Não terá como desinstalar o mod pelo painel de controle do Windows.

Veja também:
SAMP Graphic Restore (incluído)
SAMP FXT Fix
Crash Fix
Anti Crasher (parcialmente incluído)
Mix Sets (algumas coisas incluídas)
SilentPatch (algumas coisas incluídas)

ModdedSAA (carregar arquivos bloqueados no SAMP)

SAMP não possibilita modificar alguns arquivos, e esta é a solução.
Com este mod .asi instalado, você vai poder carregar mods para os seguintes arquivos no SAMP:

  • HANDLING.CFG
  • VEHICLES.IDE
  • CARMODS.DAT
  • WEAPON.DAT
  • VEHICLE.TXD
  • GTA.DAT
  • TIMECYC.DAT
  • LOADSCS.TXD
  • STREAM.INI
Basta instalá-los na pasta “ModdedSAA” que, quando você jogar SAMP, o mod fará o carregamento destes arquivos a partir daquela pasta. A lista dos arquivos está também incluída lá.

— vídeo do autor —

  • Aviso 1: Alguns anti-vírus, como BitDefender, apontam como arquivo malicioso. Mesmo que tudo aqui é baixado por sua conta e risco, DarkP1xel é um modder já reconhecido e participa da BH Team (criadores do MoonLoader). Então tudo indica ser um falso-positivo (este mod é de 2017 e já famoso).
  • Aviso 2: Alguns servidores de SAMP podem proibir este mod, visto que o mod possibilita alterar coisas como weapon.dat (pode deixar armas mais fortes) e handling.cfg (pode deixar carros mais rápidos), que podem causar vantagem ao jogador. Mas este mod não necessariamente é cheating, tudo depende de como você o usa.
  • Aviso 3: Alguns dos arquivos já conseguem ser carregados pelo ModLoader. Não sei quais, mas pelo menos timecyc.dat. Uma das boas utilidades deste mod é que ele possibilita carregar um vehicle.txd modificado, como o ECG, e configurações do vehicles.ide, onde corrige carros de mods com rodas afundadas no chão. Só tome cuidado que em alguns casos, instalar linhas do vehicles.ide mas não handling.cfg, causa um crash (já listado na Lista de Crash).

  

‎Autor: DarkP1xel
download-baixar-4532137

OMP: Alternativa ao SAMP e MTA

2019, SAMP e MTA juntos alcançam o número de jogadores do GTA Online (GTA V), ainda, e se não fosse o bastante, mais um grande projeto de multiplayer para GTA San Andreas está em execução.
gta-sa-open-mp-multiplayer-logo-4341635
Open Multiplayer, open.mp ou simplesmente OMP é um projeto sendo trabalhado por uma parte dos desenvolvedores do SAMP que não estavam felizes com a situação atual do desenvolvimento dele. Isto é, mais uma opção para você jogar GTA San Andreas multiplayer online.
Em poucas palavras, segundo eles, o projeto do SAMP é muito fechado com o desenvolvedor principal, o Kalcor, vários desenvolvedores querem ajudar, discordavam de novas decisões, estavam infelizes com novos bugs que apareceram nas novas versões etc. (alguns bugs corrigidos com isto).
Em menos palavras ainda, open source é a melhor forma de desenvolvimento, e MTA provou isto.
Se você entende o mínimo de criptomoedas, é semelhante às forks do Bitcoin, mas não, OMP não é uma fork, é um projeto totalmente novo sendo escrito do zero, reimaginado, aplicando na prática os erros e acertos aprendidos na mais de 1 década de desenvolvimento do SAMP.

Atualização: Kalcor confirmou (não 100%) que está deixando o desenvolvimento do SAMP.

Uma coisa importante a ser notada, é que existirá backward compatibility com o SAMP, isto é, servidores existentes do SAMP poderão rodar no OMP, e mesmo que ainda não exista um cliente para o OMP, o cliente do SAMP poderá rodar um servidor do OMP.
Se isto realmente se tornar realidade, vai ser excelente, pois as centenas de servidores de SAMP serão reaproveitáveis, nada será perdido, com a diferença de que eles rodarão melhor, com correções e melhorias.
No momento eles estão focando no server-side, e só depois chegará o client-side, sendo que enquanto um novo cliente não é liberado, o próprio cliente do SAMP roda. Portanto se você é simplesmente um jogador e não um desenvolvedor, você não precisará fazer nada para experimentar o OMP. Daqui um tempo você estará jogando SAMP e sem saber estará jogando num servidor de OMP.

Eu não sei quais serão as diferenças do OMP para o SAMP, mas eu particularmente não acho que eles tentarão criar algo próximo do MTA, eu acho que eles continuarão seguindo os benefícios do SAMP, como a simplicidade e suporte à mods. Mesmo que eu saiba que MTA é superior, eu ainda prefiro jogar SAMP por causa destes benefícios — e eu acredito que muita gente também.

Até mesmo o single-player será beneficiado. Muita gente não sabe, mas MTA, por ser open source, foi extremamente importante para os mods atuais serem possíveis, pois os desenvolvedores trabalharam muito na documentação do jogo para a criação do MTA ser possível (eles até conseguiram uma minúscula parte do código-fonte oficial do GTA SA, quase nada, mas…), e por ser código-aberto, esta documentação pode ser (e é) usada nos mods para single-player.
OMP não é tão novo, desde o início de 2019 o projeto existe e até hoje eles estão ativos.
Ainda não é open source, mas será. Pode parecer ironia mas é porque ainda estão trabalhando na base, e é comum que a base seja melhor pensada entre um grupo fechado e só depois aberta para outros desenvolvedores ajudarem. No momento (10/2019) digamos que é semi-aberto.
Ainda pode demorar para ser publicável.
Eles já têm um site com um FAQ muito informativo, traduzido para dezenas de idiomas, inclusive português:
Lá você encontra mais informações para as seguintes perguntas:
  • O que é open.mp?
  • Isso é uma cópia/reaproveitamento de código?
  • Por que vocês estão fazendo isso?
  • Quais suas opiniões sobre o Kalcor ou SA:MP?
  • Isto não está apenas dividindo a comunidade?
  • Já que isto é “Open” Multiplayer, este projeto será de código aberto?
  • Quando o open.mp será lançado?
  • Como eu posso ajudar?
  • O que é burgershot.gg?
  • E sobre o OpenMP?
Veja o FAQ deles para ter as respostas oficiais e mais bem explicadas.

Você encontra um resumo do progresso do desenvolvimento aqui.

Agradecimentos ao SuicideV0.7 por apresentar.
[Fonte primária]

Crash Fix v2.51 (corrigir crashes)

Atualizado 20/10/19
  • Corrige um problema do SA-MP 0.3.7-R3 e SA-MP 0.3.DL: Peds não correndo corretamente e flutuando.
  • Removes climb bug changes [isto quer dizer que a correção do bug de perder vida ao escalar foi removida, ou corrigida?]. Os jogadores agora irão sofrer dano normalmente em qualquer situação (nota: alguns danos de queda são introduzidos em FPS alto e não foi corrigido por este mod).
  • Corrigido um crash ao usar este mod com SkyGFX.
  • Compilado em VS2017-XP [compatível com Windows XP].
  • A configuração de brilho e mouse agora é desligada por padrão pois só se aplica à versões do Windows antes do 10.
  • Removido o report automático de erros, pois o domínio estava offline há anos [a versão anteriormente aqui postada eu já havia removido].
  • Adiciona uma opção de limite de FPS no crashes.cfg que ativa ou desativa o limite de FPS forçado do SAMP para 100. Está desativado por padrão pois devido aos bugs [alguns já corrigidos pelo framerate vigilante] providencia vantagens aos jogadores.

Este é um mod bem famoso nos fóruns de SAMP, o famoso crashes.asi, sempre encontrado como “Corrige crashes! Aumenta o FPS!“, bem vamos devagar…
gta-sa-mod-crash-fix-samp-9760805
(Imagem que eu fiz pro post não ficar tão sem graça)

Ele corrige em torno de 30 crashes, o que é muito pouco visto que as possibilidades de crash são incontáveis, mas pouco é melhor do que nada.
Para aumentar o FPS, ele desativa processos do jogo que não são necessários para o SAMP, como o processamento de pedestres (mesmo que não existam). Eu acho que o próprio SAMP já faz isto em partes, portanto dificilmente fará diferença, mas não há nada a perder… As outras opções de remoções de detalhes gráficos para aumentar o FPS já estão no MixSets (e no MixSets tem mais).


Lista das coisas que pode te interessar neste mod:
  • Corrige aproximadamente 30 crashes, evitando que o jogo feche ao encontrar o erro.
  • Todas as resoluções disponíveis [na tela de escolher display ao usar multimonitores; MixSets também faz].
  • Remove música nos interiores;
  • Remove nuvens; [MixSets também]
  • Desativa o limite de frames para aumentar o FPS [é um limite de 100 FPS do SAMP; opcional]
  • Corrige algumas incompatibilidades do Windows 8.
  • Adiciona coisas do StreamIni Extender do Deji [MixSets adiciona todas elas].
  • Implementa o fastloader do Ryosuke839 [o do LINK/2012 é melhor].

Há um crashes.cfg para configurar, mas há somente algumas configurações comparado ao o que o mod faz por completo.

Para jogadores de SAMP: O mod foi muito focado em SAMP, inclusive é o motivo principal da existência, então fiquem tranquilos. Mas alguns servidores podem proibir este mod.

Para desenvolvedores de mods: É altamente recomendado você não usar esse mod caso você crie mods, pois este mod corrige crashes do jogo, e crashes são bons, pois os crashes te avisam que há algo errado com o seu mod e você deve corrigir.

Cuidado ao alterar ou remover a configuração “brightness”, se forçar o jogo a fechar será permanente e terá que reconfigurar o brilho do Windows (que horrível!).
  

‎Autor: Whitetiger
Créditos: MTA, Deji, 0x688, Ryosuke839

download-baixar-4532137
 
Lembre-se de usar a Lista de Crash para encontrar soluções para problemas do seu GTA SA.