[SA] Proper Fixes v1.5 (pack de correções para PC/mobile)

Atualizado 08/01/25 23:23

  • Em torno de 100 novas correções! (em principal do StreetFonso)
  • Adicionado opção de vegetação (procobj) com maior distância de visão de maneira otimizada.
  • Árvores em LOD agora deve ter melhor compatibilidade com mods de árvores. Atualizado: Se as árvores LOD do Monte Chiliad ficarem com textura errada, baixe o mod novamente que foi corrigido.

Atualizado 27/10/24 10:25

  • Em comemoração ao aniversário de 20 anos do GTA San Andreas: Em torno de 700 novas correções! (média com base no número de arquivos atualizados e commits no Github). O mod agora continua sendo ativamente trabalhado com mais organização por um novo time de pessoas da nossa comunidade: Hysen, Aal, StreetFonso, MJkun17, Tripaseca, KaiQ.
  • Infelizmente é impossível listar tudo o que foi feito, é instalar e sentir. Mas agora há até mesmo correções para cutscenes, veículos, armas, além de centenas de novas correções e melhorias visuais para o mapa.

O maior pack de correções de bugs para GTA San Andreas (PC e Android).

Este pacote mistura todos os principais mods de correções para o mapa do jogo, e adiciona milhares de correções inéditas criadas pela nossa comunidade.

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Esta é a melhor forma de jogar GTA San Andreas, da maneira que ele realmente deveria ser.

É muito mais que um modpack, é praticamente um re-port de quase todos os arquivos do jogo, juntamente com milhares de correções e melhorias criadas pela nossa comunidade. Alanzoka jogou GTA SA com este mod em 2025.

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Este mod faz quase 4 mil correções e muda 16 mil arquivos do GTA SA.

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  • Corrigido centenas de texturas erradas ou ruins.

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  • Corrigido centenas de LODs mostrando modelos e texturas erradas em distância.

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  • Corrigido a cor das gramas, agora são mais parecidas com o chão. Recomendado SkyGfx.
  • Todos os arquivos .dff e .txd convertidos (portados) da versão PS2, portanto corrigindo vários bugs no mapa e carros causados pelo port da versão PC (exceto alguns que no PC/Xbox são melhores), e restaurado algumas funcionalidades, como animações.

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  • Adicionado melhorias que existem somente na versão Xbox, inclusive alguns novos objetos.

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  • Misturado o mapa do PS2, Xbox e PC. Nada foi perdido, uma fusão do melhor de cada um.
  • Adicionado centenas de correções de pre-lighting (iluminação dos objetos do mapa).

  • Recriado várias iluminações inspiradas nos locais reais (continuação do Lumos).

  • Corrigido centenas de modelos de colisão errados, com colisores invisíveis ou materiais errados.

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  • Corrigido centenas de objetos mal posicionados no mapa.

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  • Corrigido dezenas de locais ilógicos.

  • Várias remasterizações de detalhes 3D e texturas.

  • Vegetação procedural (procobj) com maior distância de visão de maneira otimizada (opcional).


O mod corrige e otimiza o jogo, mas também adiciona algumas coisas, em geral não causará nenhuma ou quase nenhuma queda no FPS do seu jogo, mesmo em PCs fracos (você pode desativar o LOD Vegetation como nas instruções, mas sinceramente vale a pena ter). Também adiciona mipmapping em todas as texturas, portanto se sua GPU é fraca não use anisotropic filtering alto.

Apague a versão antiga antes de instalar a nova.

Muda praticamente o jogo inteiro, caso encontre novos bugs (e não seja conflito com outro mod), avise.

Ao instalar este mod, desinstale todos os mods de correções que já estão inclusos (no caso do Proper Radar é opcional).

Para SAMP você pode instalar com este .bat (siga as instruções em How To Use)

Necessário SkyGfx com buildingPipe=PS2

Necessário Open Limit Adjuster (ou outro configurado)

Leia o Leiame/Readme!

Atenção: Este mod foi roubado pelo Community Map Fixes mesmo eu já tendo entrado em contato com o autor dizendo que não permito que use meus mods no projeto dele (pois ele nos ataca há anos). Ele propositalmente roubou o mod e não deu créditos, e já é a segunda vez. Eu que nunca roubei mods e fui banido da GTA Forums porque acharam que eu roubo, e UnitedMel rouba mods continua lá sendo aplaudido, mesmo falando absurdos. GTA Forums é uma máfia.


– Proper Fixes:
Autores: Junior_Djjr, Jéssica Natália, Hysen, StreetFonso, Aal, MJkun17, Tripaseca, KaiQ, Kaoru

– Créditos:
Outras correções: Zeneric, Dragomazing, Diniz, Mystertv, BMWSauberF1.08, Yucark, luke_skywalker
Algumas correções terceiras: atfburner, RJSanModder
SA Optimized Map: Jéssica Natália, Junior_Djjr
LOD Vegetation: Junior_Djjr
Better Leftovers Fix: Jéssica Natália, Junior_Djjr, OjTrue, Yhdf, _F_, KUSTODIY, M. Osborn, dmpbr, El_Narrador, Alexa21, neon, Zeneric
Map Textures Fix: YOEL_44, Jéssica Natália, Junior_Djjr, Blackbird88, Tomasak, Berry
PS2 Map + Fixes: ELDorado, Reyks, atfburner
PS2 files: aap
Xbox Map Features: Hrod Wolf
Grass Color Fix: Junior_Djjr
ORG Patch e algumas texturas: DimZet
Proper Radar: Junior_Djjr, Jéssica Natália (base), GTA Trilogy (base)


Baixar Proper Fixes PC

Versão normal. Note que, para usar com o RoSA Evolved, baixe a outra versão.
ShareMods:
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Google Drive:
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500 MB

Baixar Proper Fixes PC para RoSA Evolved

Baixe este se você usa RoSA Project Evolved
AUMENTE a prioridade da pasta do Proper Fixes (ou abaixe a do RoSA) no ModLoader.
Esta versão só pode ser usada em conjunto com o RoSA Evolved, ou outro pack de texturas adaptado. Não use sem! Senão causará erro.
ShareMods:
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Google Drive:
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250 MB

Baixar Proper Fixes para Android

Versão antiga v1.3.
Versão mobile, pra Android.
Quase totalmente completa. Vídeo. Causa crash se ficar um tempo em Jefferson.
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Recomendado:
Essentials Pack
SkyGfx
Improved Streaming
Project2dfx
MixSets
GraphicsTweaker
Urbanize

Veja também:
[SA/SA:DE] Proper Vehicles Retex (texturas HD para veículos)
[SA/SA:DE] Proper Player Retex (CJ com texturas em HD)

[SA] Proper Weapons Retex (armas com texturas HD)

[Fonte primária]

[SA] Urbanize

Atualizado 01/01/25

  • Nova versão lançada para apoiadores alpha! Versão anterior agora para apoiadores beta e versão de 2 meses atrás foi liberada para o público. Veja as novidades no final da postagem. A versão pública já inclui a prévia da vegetação distante.
  • Este ano, além do Urbanize, eu também estarei dando início à um projeto de novo sistema de sons ambiente, para melhorar ainda mais a imersão ambiente do GTA San Andreas, uma ideia escolhida pelos próprios apoiadores através de uma votação. Estarei começando os testes ainda este mês, e quem estiver no Discord de apoiadores poderá ajudar a testar e dar sugestões.


Urbanize é um projeto de mod com o objetivo de reviver o GTA San Andreas (clássico para PC) adicionando novos NPCs de ambientação em toda San Andreas.

O objetivo final é preencher todo o mapa do jogo com pessoas e objetos, para uma ambientação mais viva e completa, ainda com total foco em estabilidade e otimização.

Urbanize é também um mod de mapa que adiciona milhares de objetos decorativos (props) pelo cenário, para uma melhor ambientação e NPCs interagindo, já são quase 20 mil objetos! Opcional mas recomendado. Os objetos de mapa também podem ser instalados no mobile ou console.

O mod usa o poder do CLEO+ com auxílio de .asi e várias animações da Mixamo (como jogos indie), e novas versões incluem muitas animações convertidas do GTA IV.

Ler mais

In-Game Map Editor v0.7 (editor de mapa dentro do jogo)

Atualizado 19/12/24

Para posicionar os mais de 12 mil objetos do meu projeto Urbanize, eu andei atualizando este mod para ficar mais fácil e estável de usar. Então está aqui ele atualizado com todas as melhorias que eu andei fazendo nos últimos meses:

  • Corrigido todos os problemas com rotações complexas de 3 eixos.
  • Corrigido gymbal lock. O lado ruim é que agora o “snap to angle” (imã de ângulo) é confuso, pois o mod foi convertido de euler pra quaternion e eu ainda não consegui fazer isto melhor.
  • Adicionado alinhamento de superfície: Um objeto colocado no chão ou parede pode seguir a direção da superfície. Ao usar este modo, a rotação é local (relativa ao objeto). Facilita o posicionamento de alguns tipos de objetos, como cercas.
  • Agora ao colocar carregar um objeto, o mod calcula automaticamente qual é o ponto mais baixo dele, para ficar corretamente posicionado na altura do chão.
  • Adicionado salvamento automático.
  • Adicionado a possibilidade de carregar e salvar objetos definidos numa lista dentro do arquivo .ini.
  • Você pode visualizar a lista de objetos do .ini e total de objetos posicionados segurando TAB.
  • Corrigido problemas ocasionais de perder rotação ao salvar um objeto distante.

Mods que adicionam novos objetos ao mapa do GTA SA são sempre legais, ultimamente usávamos o editor de mapa do SAMPMTA, em seguida convertendo para arquivo .ipl (para o singleplayer). Para editar os objetos originais do jogo, somente com MEd ou 3DS Max. Nada era tão agradável de trabalhar, nem user friendly o bastante.
 
Pensando nisto, eu (Junior_Djjr) criei um editor de mapa que funciona dentro do jogo, durante o gameplay, do meu gosto, da maneira mais fácil e amigável possível.
Vídeo da versão antiga, atualmente há mais facilidades.
  
O “workflow” consiste em mirar a arma para posicionar, copiar e colar objetos. Simples assim!
Também no mouse, você faz ajustes finos, como subir e rotacionar.
Suporta CTRL+C e CTRL+V para copiar e colar o número ID do objeto.

O que falta:
  • Adicionar suporte à LOD. Auto Set LOD ajuda um pouco, principalmente para árvores.
  • Adicionados suporte a mais flags de IPL.
  • Adicionar uma maneira de selecionar um objeto do mapa que não tenha colisão.
  • Adicionar uma maneira alternativa de posicionar objetos, para ficar mais simples de posicionar com visão de cima ou embaixo do mar. Por enquanto eu recomendo NoClip.

De qualquer forma, o mod já está estável e muito bem testado.
Até o momento (2024), eu já posicionei 12 mil objetos pro Urbanize usando este editor.
  
Necessário CLEO+
  
‎Autor: Junior_Djjr
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Veja também:
  

Tutorial completo:
Digite “IGME” (como um cheat, In-Game Map Editor) para ativar ou desativar.
 
Você ganhará uma pistola, mas funciona com qualquer arma.
Carregará automaticamente o arquivo .ipl definido no .ini. Se o carregamento automático está desativado no .ini, você precisa digitar “LOAD” para carregar.
No .ini há também como definir uma coordenada para o CJ ser teleportado toda vez que iniciar o mod, ótimo para ser teleportado para o local onde você está editando o mapa.
 
Eu recomendo procurar o ID de algum objeto no site do Prineside ou programa Euryopa.
Experimente copiar o número 700 e colar (CTRL+V) durante o jogo enquanto mirando com a pistola.
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Aparecerá uma árvore na superfície onde você está mirando.
No EDIT MODE está SURFACE, neste modo, você mira e aperta o botão esquerdo do mouse para posicionar o objeto numa superfície.
O modo SURFACE ALIGN alinha automaticamente na superfície, util para objetos como cercas, mas usar pode ser meio falho e confuso (neste caso, sempre mire pra baixo).
Use a roda do mouse para mudar o modo de edição.
 
Atalhos: Segure Z para ajustar altura, ou X para girar a direção, C e V para outras rotações, T para alinhar na superfície, R para ímã de ângulo (é confuso, pressione duas vezes pra ver). SHIFT para ir mais devagar. Esses atalhos são só para agilizar o trabalho, com o tempo você se acostuma.
 
Para duplicar o mesmo objeto em outro lugar, pressione o botão do meio do mouse. Há outros comandos na tela.
Pressione Y ou tecla de ação (F/Enter) para confirmar, ou Delete para apagar, e assim entrar no modo de seleção (SELECT MODE).
Neste modo você pode mirar e clicar com o botão esquerdo num objeto que você já posicionou para editar ele.
Ou mire num objeto qualquer e pressione CTRL+C para copiar o ID, em seguida CTRL+V para colar um novo objeto naquele ID.
Pressionando qualquer número do teclado alfanumérico você carrega um modelo salvo no arquivo .ini do mod, segurando CTRL você salva o atual modelo para o .ini no tal número.
Quando estiver pronto, digite “SAVE” (como um cheat) para salvar as alterações no arquivo .ipl definido no arquivo .ini do mod.
 
Dica: Use o mod NoClip (airbreak) para voar livremente pelo mapa. Mesmo no céu, você ainda consegue colocar os objetos, assim o workflow fica simples e ágil, como se fosse um “modo criativo” do Minecraft.
 
Como instalar um .ipl: Pegue o arquivo .ipl que você editou, coloque em qualquer pasta dentro do ModLoader e crie um .txt com qualquer nome, também dentro do ModLoader, com o conteúdo:
IPL DATA/MAPS/test.ipl
onde “test.ipl” é o nome do seu arquivo .ipl. “DATA/MAPS” é ignorado pelo ModLoader.
O jogo tem limite de arquivos .ipl, mas isto já foi corrigido pela nova versão do Open Limit Adjuster.
 
Editando .ipl original do jogo: É necessário removê-lo do seu jogo, e carregá-lo através do mod. Lembrando que a grande parte dos objetos estão dentro dos arquivos .ipl binários (você pode converter para arquivo de texto), e que este mod não suporta todas as funcionalidades de .ipl ainda. MEd ainda é o menos pior nisto, mas o importador de mapa do Kam’s Max Script pode ser uma alternativa mais interessante para criar mapas dentro do 3DS Max, é mais difícil e pesado mas tem um workflow bem mais avançado visto que é também onde se modela, gera prelight e tudo mais.

[SA] Santa Maria Pier Extended (parque de diversões)

Atualizado 22/11/24

  • Corrigido incompatibilidade com o novo Proper Fixes.
  • Corrigido problema do carregamento do colisor (caso já tenha instalado, apague o mod antes de atualizar).

Mod que expande o pier da praia de Santa Maria adicionando um lindo carrossel animado com pessoas e música:

O movimento do carrossel é muito preciso à um real, e toca uma parte da música do RCT2.

Também inclui o mod “[SA] Pacific Park Rotating Ferris Wheel (roda-gigante animada)“.

E remasteriza em HD a bilheteria, e inclui o mod de cercas 3D (pois substituem os mesmos arquivos e a posição foi reajustada).

A ideia do mod é mais do que isto, também pretendemos expandir a área do chão com montanha-russa etc. Mas por enquanto, está aí!

O mod inclui outros mods editados, portanto desinstale o outro caso você já tenha instalado.

Necessário Proper Fixes.

Modelo da roda-gigante: Zeneric
Modelo do carrossel: Smilegate Entertainment (FOCUS on YOU)
Conversão do carrossel: Jéssica Natália
Ticket Stand HD: Zeneric
Santa Maria 3D Pier Fences: Jéssica Natália
Scripts: Junior_Djjr
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Código-fonte

[Fonte primária]

[SA] Pacific Park Rotating Ferris Wheel (roda-gigante animada)

Roda-gigante funcional para GTA San Andreas, que gira, com luzes animadas, remasterizada em HD com base na real de Los Angeles em 1992.

Mod criado com base no mod “[SA] Rotating Ferris Wheel (roda gigante animada do GTA V e vanilla)“, mas agora combinando com a época do GTA San Andreas!

Como no mod original, ainda não há como entrar nela. Devido a funcionar por script, não é compatível com mobile.

Modelo: Zeneric
Script: Junior_Djjr
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Mod já incluso em:
[SA] Santa Maria Pier Extended (parque de diversões)

Veja também:
[SA] Rotating Ferris Wheel (roda gigante animada do GTA V e vanilla) – alternativa, não use junto

[Fonte primária]